Extintor no Carro... Sim?... Não?

Por aqui anda um extintor do lado do pendura, está bem fixo. Uma caixa de primeiros socorros bem completa e dois macacos de triangulo na mala, duas chaves de rodas (isto porque me aconteceu uma vez ter partido a unica que trazia e tive de esperar que uma alma caridosa parasse e me emprestasse a que trazia.) Uma caixa de ferramenta básica.

Eu tinha dois triângulos, por causa das idas frequentes a Espanha, mas não sei de um deles. :sh)[8b]

Por aqui anda um extintor do lado do pendura, está bem fixo. Uma caixa de primeiros socorros bem completa e dois macacos de triangulo na mala, duas chaves de rodas (isto porque me aconteceu uma vez ter partido a unica que trazia e tive de esperar que uma alma caridosa parasse e me emprestasse a que trazia.) Uma caixa de ferramenta básica.

Como estamos de validade dos produtos?

Eu tinha dois triângulos, por causa das idas frequentes a Espanha, mas não sei de um deles. :sh)[8b]

Que havia sempre a discussão se era ou não obrigatório para não residentes [:D]

Nem uma sprayzada para ver se a válvula de descarga funciona?

Acho que não interessa saber. Se o prédio arder é porque quem usou não o fez corretamente. Nas cinzas a etiqueta foi com os porcos. Para o seguro basta a fatura da empresa a atestar que os extintores estavam revistos.
As mangueiras dos andares por exemplo, TÊM de ser desenroladas e testadas. Mas não eram. Era limpo o vidro do cofre, retiradas as baratas e outras bichezas que tinham falecido no interior do armário e posta nova etiqueta com a nova validade. Se saia água ou não com a devida pressão, isso não interessa nem ao menino jesus.
E siga pró Bingo...

Que havia sempre a discussão se era ou não obrigatório para não residentes [:D]

Pois. [:D][:D] Ainda este verão andei pela Andaluzia e Gibraltar sempre só com um triângulo. No meu carro tenho umas luzes suplentes, se bem que, quando se fundem, passo numa midas ou coisa que o valha. Eles levam para aí 50cent ou 1€ pela MO. Não vale a pena a chatice. :sh)

Não ando com nada, nem fusíveis e nem roda suplente. Ando com o kit de enchimento porque veio de origem e vem escondido num compartimento, também tenho o triângulo e colete porque é obrigatório.
A unica coisa que coloquei é uma bolsa de primeiros socorros.
Sim um extintor pode salvar uma vida, porém um desfibrilhador também em muitos acidentes também temos pessoas que entram em paragem cardiorrespiratória.
E se formos a fazer comparação existem mais acidentes sem incêndios e mais mortes de paragens cardiorrespiratórias.

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
Mas qual a lógica de nao ter extintor com o pensamento de " para isso mais valia ter tudo " ?

É sempre melhor não ter nada só porque não se pode ter tudo ??

Eu não preciso, o carro tem forras no fundo do motor, desde que não abra o capot, o fogo tem uma probabilidade tão grande de se extinguir por falta de oxigénio para alimentar a combustão, como de capot aberto apagar o fogo com um extintor de 1 ou 2 kg eheheh...
Para os carros que não têm forros em baixo é espetar o carro para um monte de areia e dar a fuga.

Pneu suplente, isso ja nem veio no carro e nunca mudei nenhum em mais de 300mil km que tenho de condução.
Portanto furos nunca acontecem, pneus suplentes para quê [:D]

Montes de areia há em qq sitio pa afogar o carro [:)]

Pois. [:D][:D] Ainda este verão andei pela Andaluzia e Gibraltar sempre só com um triângulo. No meu carro tenho umas luzes suplentes, se bem que, quando se fundem, passo numa midas ou coisa que o valha. Eles levam para aí 50cent ou 1€ pela MO. Não vale a pena a chatice. :sh)

Costumava ir a Espanha cerca de uma vez por mês (Verin) e nunca levei 2 triângulos (por acaso tenho um médio e um stop suplentes).

Da malta que conheço daquela zona, e que vai frequentemente a Espanha, ninguém tem 2 triângulos.

Boas!
Obrigado a todos pelo vosso feedback...

Do que venho a aferir, a maioria ou não usa, ou não acha necessário ou simplesmente nem quer saber...

Pelo que depreendo que fiz mal em ter comprado, já que a probabilidade de o carro arder por algum motivo é baixa correcto?

Essa é outra das questões... Será que em caso de acidente ou fogo no carro, devo eventualmente tentar apagar o mesmo, ou mais vale simplesmente deixar o carro arder e esperar pelo dinheiro da companhia para ir buscar outro?
No meu caso falo de um carro com 2 anos e seguro contra todos os riscos...

Obrigado e cumprimentos,

LPC

Há coisas que nunca acontecem até ao dia que acontecem.

Imagina que numa situação de carros muito próximos, um deles pega fogo, sempre pode haver mais hipotese com extintor, até para o fogo não alastrar.

É certo que muitas vezes não há nada a fazer e o extintor de nada serve.

Mas pode tb ser útil.

Outra coisa, e já que falaram nos furos, eu já tive uns quantos ao longo da vida e o pneu suplente deu jeito, claro que ou era isso ou esperar pela assistência, bom, ambas hipoteses válidas.

Um extintor sim, mas tem que estar bem acondicionado, como nos TVDE, táxis, etc. E tem que ser no mínimo um de 6kg ou 9kg. Esses de 1 ou 2kg são pouco mais que decorativos. Não esquecer a revisão anual.
Eu tenho um de 1 KG acho eu, enfim, melhor que nada mas num fogo de motor, térmico, cruzes.
Bom, há também outro factor: saber usar aquilo.

Ainda tenho de ver uns videos, melhor que nada [:D]

Tambem não ocupa espaço nenhum.

Ao pessoal que tem extintor no carro, ou em casa, invistam mais um pouco e façam uma formação de manuseamento de extintores. Por vezes os bombeiros voluntários promovem essas formações, costumam ser de meio dia, e pode safar bastante mais tarde. Não me recordo ao certo dos valores mas sei que não era nada de extraordinário.

Lembro-me de há muitos anos atrás, ter feito uma visita de estudo a Petrogal, e estivemos no parque de treino dos bombeiros para a extinção de incêndio.
Colocaram uma tina com combustível a arder, e cada um de nós teve a oportunidade de tentar apagar o fogo com um extintor de 5kg. Praticamente todos esvaziamos os extintores antes de conseguir apagar. Com a exceção de um colega meu, que já tinha tido formação de extintores (andava no motocross), e em poucos segundos apagou aquilo.

Pois eu já conheci alguns bombeiros, já me deram umas dicas, é melhor que nada mas convinha aprender na prática.
Na altura com o stress é que a prática dá jeito.

Pois eu já conheci alguns bombeiros, já me deram umas dicas, é melhor que nada mas convinha aprender na prática.
Na altura com o stress é que a prática dá jeito.

É frustrante descarregares um extintor de 5kg, e aquilo continuar a arder como se nada fosse, e depois vai um gajo e em poucos segundos apaga aquilo. [:D]

Na altura ficámos todos de boca aberta a olhar para ele. E ele então explicou que no motocross tinha tido umas aulas de como apagar fogo.

É frustrante descarregares um extintor de 5kg, e aquilo continuar a arder como se nada fosse, e depois vai um gajo e em poucos segundos apaga aquilo. [:D]

Na altura ficámos todos de boca aberta a olhar para ele. E ele então explicou que no motocross tinha tido umas aulas de como apagar fogo.
Sim, aliás na prática até mesmo aquelas instruções básicas que estão escritas no extintor, ajudam bue.
Se nem isso se cumprir, chapéu.

Era bom que fosse como nos filmes em que qq um sabe disparar 1 arma mesmo que seja a 1ª vez [:D]

Disparar uma arma é mais fácil que utilizar um extintor. Mesmo que seja pela aprendizagem por imitação.
É mais fácil disparar por si só.
Disparar correctamente, não.
Disparar um extintor por si só também é fácil.

Falamos de usar as coisas de forma correcta.

E não, muitos, se tiverem uma arma single action e com a safety on, não conseguem disparar, aliás já testei isso num simulador de armas e muita malta ficava à nora.

Disparar uma arma é mais fácil que utilizar um extintor. Mesmo que seja pela aprendizagem por imitação.

E depois acontece isto:

cannot-hold-the-pistol-backfire.gif

damn-crazy.gif

Ao pessoal que tem extintor no carro, ou em casa, invistam mais um pouco e façam uma formação de manuseamento de extintores. Por vezes os bombeiros voluntários promovem essas formações, costumam ser de meio dia, e pode safar bastante mais tarde. Não me recordo ao certo dos valores mas sei que não era nada de extraordinário.

Lembro-me de há muitos anos atrás, ter feito uma visita de estudo a Petrogal, e estivemos no parque de treino dos bombeiros para a extinção de incêndio.
Colocaram uma tina com combustível a arder, e cada um de nós teve a oportunidade de tentar apagar o fogo com um extintor de 5kg. Praticamente todos esvaziamos os extintores antes de conseguir apagar. Com a exceção de um colega meu, que já tinha tido formação de extintores (andava no motocross), e em poucos segundos apagou aquilo.

Basicamente de um modo mais simplista é apontar á base do fogo, eu tive esse tipo de formação á uns anos quando trabalhei para a Spel/Maxam.
O pessoal normalmente aponta á parte mais visivel das chamas, daí acontecer o que referes, gastam o extintor sem apagar nada... lol

ps: Falaram no pneu suplente num carro, para mim é preferivel a ter de andar a chamar assistencia.
Já me aconteceu uma vez ter de usar o pneu suplente e ele estar com pouco ar, deu para desenrascar, mas foi por um triz a partir daí cada vez que vou verificar a pressão dos pneus, dou uma vista ao suplente.

Última edição:
Por acaso tenho um no carro e felizmente nunca precisei de usar, e espero continuar assim.

No entanto, o que lá estava antes deste, ajudou a apagar um incêndio inicial num carro que encontrei na estrada há uns anos.

Se não fosse aquele pequeno extintor, certamente alastraria num ápice e lá ia a viatura do homem.

Voltar
Superior