SLR722
New member
Esse esteve em vigor entre 1991-2002 (lembras-te dessa época?! a FIA disse que aquele festival não podia continuar...).
Logo em 2003 o novo sistema pontual esteve a ponto de conseguir o seu intento, tendo Schumacher garantido o campeonato só na última corrida...
Mas em 2004, Schumacher sacou do jogo todo e com as 13 vitórias (!!!) na época ainda conseguiu dar uma magistral bofetada de luva vermelha nos senhores da FIA e seus pedintes de favores especiais... Mas o especialíssimo favor concedido à Michelin para uso de pneus de endurance para a F1 já estava encomendado e a caminho como vimos em 2005...
Entre 1966-1990 esteve em vigor aquele sistema que eu tomo por mais equilibrado e que atravessou 3 décadas: 9, 6, 4, 3, 2, 1...
Apesar de não simpatizar com o Schumacher tenho de te dar razão nesse aspecto, ainda que "sacou do jogo todo" é um bocado relativo, pois talvez tenha sido por mérito dele e também com grande ajuda do demérito dos adversários e do "brazileirinho" amigo, que não era pago para ganhar corridas[
...mas nem sempre as coisas foram assim, por exemplo em 2005, o Schumacher levou baile, mas se fosse com a pontuação antiga ainda levava um baile maior:
o Shumacher só ganhou uma vez, enquanto que o Alonso e o KImi ganharam 7 vezes cada. E no de construtores a coisa correu mesmo mal para à Ferrari.
Eu gostava da pontuação antiga porque valorizava mais a vitória , no entanto esta valoriza mais a regularidade, e tendo em conta que a diferença entre o 1º e o 3º pode ser alguns décimos, acho que premiar a regularidade de um piloto é uma teoria perfeitamente aceitável, pois por vezes pode ser injusto premiar em demasia a vitória, havendo um piloto que ganhou pouco ,mas andou sempre lá na frente, enquanto que outro, umas vezes ganhava e outras ficava abaixo de 5º, por exemplo.
Uma coisa que acho que seria interessante, era usarem a pontuação antiga para os pilotos e a actual para os construtores. Isso talvez prejudicasse os pilotos, mas o campeonato ficava mais interessante de seguir [
Última edição: