Bruno4646
Well-known member
Não ando lá metido, mas sigo a F1 a anos suficientes para saber que em queixinhas, intrigas e historia mirabolantes ninguém bate a Ferrari.
Não discordo , mas acho que não se pode meter tudo no mesmo saco, só isso.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não ando lá metido, mas sigo a F1 a anos suficientes para saber que em queixinhas, intrigas e historia mirabolantes ninguém bate a Ferrari.
Quais foram os anos em que a Porche ganhou 2 Títulos de Construtores de F1?
Não discordo , mas acho que não se pode meter tudo no mesmo saco, só isso.
Ora então toca a meter os factos onde estão as palavras... Nada como dar exemplos. []
Norberto Fontana.Como é que se chamava aquele piloto que tinha sido pressionado pela Ferrari antes do grande prémio conhecido pelo "caso villeneuve"?
Como é que se chamava aquele piloto que tinha sido pressionado pela Ferrari antes do grande prémio conhecido pelo "caso villeneuve"?
Então podes começar por inumerar as invenções e evoluções da Ferrari na F1, além da caixa sequencial, isto para não falar nos carros de estrada porque aí o panorama é desolador.
Por ex. dois dos genios (Giotto Bizarrini e Gian Paolo Dallara) que ajudaram a criar uma tal Lamborghini e depois marcaram o mundo automovel com empresas proprias, foram despedidos da Ferrari por uma razão muito simples, queriam inovar.
Quando a tempos passou na RTP uma serie sobre a vida do Enzo Ferrari, gostei da parte em que ele se vira para os empregados e diz " a nossa maneira de construir carros é ultrapassada e obsuleta" e por isso teria que vender a firma.
Peter Sauber no Jornal Blick:
""In the nine years that we co-operated, Ferrari never expressed the desire that we should obstruct an opponent of Schumacher's on the track."
Basicamente é o que se chama de atirar o barro à parede a ver se cola. Pode-se dizer que todas as equipas que já venderam motores fizeram o mesmo.
E já que falamos dessa corrida e a panelinha entre a McLaren e a Williams? Ou já se esqueceram que o Villeneuve deixou passar os dois McLarens na ultima volta? Parece-me que essa situação é bem mais cara que as declarações de um tipo que nunca foi ninguém na F1 e que um dia se lembro de mandar umas bocas.
A minha humilde opinião é que não podemos ficar parados no tempo e pensar que a história de há 50 anos ainda se mantém...caso ainda não tenham visto, aconselho-os a ver o documentário do National Geographic - "Mega Fabricas - Ferrari". É um processo artesanal? É. Mas não tem lá incorporada tecnologia de ponta? E as soluções da F1 aplicadas nos carros de estrada, como o Manettino e o uso do efeito de solo?
Acho engraçado imensos colegas do fórum acusarem os fãs da Ferrari de serem fanáticos, doentes, etc, quando os que não gostam da marca mostram a mesma atitude exacerbada, por vezes ainda mais. Mas claro que ninguém é obrigado a gostar do mesmo que o vizinho do lado
Quanto ao facto da Ferrari quase ter sido vendida à Ford e ter sido a Fiat a dar-lhe a mão numa atitude pró-nacionalista: há uns anos também me recordo da Porsche estar com as contas no "vermelho" e ter sido o projecto do Boxster a trazer a recuperação da marca, e bem mais recentemente o Cayenne (mesmo sendo um modelo que os puristas ainda não engoliram, sobretudo por ter usado na sua versão de entrada um motor V6 VW...)ser a verdadeira mola impulsionadora da boa saúde financeira da Porsche. E ainda bem, diga-se de passagem! Porque é uma marca que faz falta ao mundo automóvel, tal como a Ferrari. Hajam coisas coloridas num mundo cada vez mais cinzento!
Cumps
Só titulo de Mega Fabrica não abona nada em favor da credibilidade do documentario, mega fabrica é o que tem a Toyota por ex. nunca uma como a da Ferrari.
Sim o processo é artesanal e os carro tem tecnologia de ponta (embora isso seja uma realidade bem recente ), nunca disse o contrario o que não teem é nada de novo a Ferrari nunca inventa nada limita-se a utilizar o que há no mercado.
Meu caro o efeito de solo foi inventado por um tal Colin Chapman, fundador da Lotus faz muitos anos e o Manettino não passa de um sistema de gestão da tecnologia do carro igual a tantos outros que existem no mercado, só que Ferrari vem sempre com a historia do directamente saído fa F1 e há que engula.
Não é atitude nenhuma exacerbada contra a Ferrari, é a realidade, voces é que a põem num pedestal que ela não está e acham impossivel alguém não gostar da Ferrari, quando alguém não gosta reagem mal.
Essa da atitude pró-nacionalista é nova e comica, a Ferrari só não foi vendida a Ford porque, como sabem (pelo menos eu sei) o Enzo era louco por corridas e a Ford queria comprar a Ferrari mas queria que o departamento de competição da Ferrari passa-se a ser gerido pelos americanos o que significava que Enzo iria perder o controlo pelo seu amavado departamento de competição e foi essa a causa do falhanço da negociações com a Ford. A FIAT aceitou essa condição Enzo continuou a gerir a competição e a Ferrari foi vendida a FIAT já em desespero de causa pois não abundavam interessados. A Porsche também já passou dificuldades mas teve a arte e engenho para se levantar sozinha e permanecer independente e hoje é das marcas mais valiosas que existe.
Quer-me parecer que o Manettino é um dos sistemas mais avançados nos carros de produção corrente, no que toca a diversos tipos de controlo e set-up do automóvel, logo não será tão igual a tantos outros no mercado e é uma ideia retirada da F1 sim senhor. Isto para mostrar que sempre há coisas que a marca desenvolve e usa depois na produção corrente.
Volto a frisar que cada um tem os seus gostos e num mundo onde impera a liberdade de expressão e opinião, ninguém pode obrigar outrém a seguir a mesma linha de pensamento.
Agora acho é que TENTAR denegrir a imagem de uma marca apenas refererindo os espectos menos positivos é, no mínimo, injusto e pode ser confundido com uma atitude vincadamente anti-Ferrari (ou será anti-Ferraristas?)
É verdade (nós sabemos) que o negócio com a Ford não se concretizou pela vontade desta em passar a controlar o departamento de competição e Enzo não querer abdicar de ficar à frente da Scuderia e ser ele a geri-lo, mas também foi nessa altura que a Fiat entrou em campo para tomar parte decisiva nesta história:
"O primeiro sinal do entendimento com Giovanni Agnelli surgiu em 1965, quando a FIAT aceitou ajudar a Ferrari na homologação do motor que a Scuderia queria utilizar na Fórmula 2.(...)É certo que nem o super-coupé da Fiat foi um sucesso comercial, nem a Ferrari se afirmou como vencedora na Fórmula 2, mas a mensagem tinha passado e, em Itália, todos compreenderam que era necessário evitar que a marca de Maranello caísse em mãos estrangeiras".
in suplemento especial do nº 217 da revista Auto Motor, "Ferrari 60 anos de Mito"
Cumps
O Fontana já confirmou que foi instruido no sentido de prejudicar o Villeneuve, o que aliás conseguiu em sensivelmente 3 segundos.Peter Sauber no Jornal Blick:
""In the nine years that we co-operated, Ferrari never expressed the desire that we should obstruct an opponent of Schumacher's on the track."
Basicamente é o que se chama de atirar o barro à parede a ver se cola. Pode-se dizer que todas as equipas que já venderam motores fizeram o mesmo.
E já que falamos dessa corrida e a panelinha entre a McLaren e a Williams? Ou já se esqueceram que o Villeneuve deixou passar os dois McLarens na ultima volta? Parece-me que essa situação é bem mais cara que as declarações de um tipo que nunca foi ninguém na F1 e que um dia se lembro de mandar umas bocas.
User "Manuel Barbosa", já leste o artigo que anda por aí a circular de um workshop "inovação técnica Ferrari"?
são menos de 5 megas que valem a pena, acredita. gostava de ler a opinião sobre a proposta da Ferrari para diminuir o drag
Já repararam que ao invés da generalidade dos pilotos, Hamilton não usa o relógio durante a corrida, colocando-o somente depois de ser pesado?...
![]()