F1 2007 GP Brasil - Kimi Raikkonen CAMPEAO

Uma pequena/grande questão:

O Markus Winkelhock (MW) foi o único que arriscou e montou pneus para chuva extrema (não sei o nome correcto!) e com isso ganhou 35s de vantagem.

O problema é que os pastorinhos da FIA interromperam a corrida devido à muita chuva (e às naturais consequencias: o "lago" criado na 1ª curva).

Ora, se com muita chuva, a prova é interrompida (bandeira vermelha), ou, mesmo que apenas pelo Safety Car (SC), o MW (ou quem quer que monte pneus de chuva forte), será sempre penalizado.

Vejam se me seguem: entra o SC, o MW tem pnus de chuva forte, todos os restantes têm pneus de chuva "normais", o SC dá algumas voltas (para "secar" a pista), e, como resultado, quando saí o SC o MW tá "tramado" porque tem que ir às boxes para montar pneus adequandos (chuva normal).

Foi notória a facilidade que o MW era passado (mesmo para um Spyker).

E, digo eu, ele foi o que cautelarmente melhor agiu em termos de segurança.

Se fosse outro piloto, ou equipa, mais alguém teria notado?

Ou sou eu que estou a fazer um filme??

A Pergunta é esta:

Porque razão alguém montará pneus para muita chuva?

Última edição:
Penso que o Alonso tem razão para estar chateado com o Massa.

Claro que há por aqui muito anti-Alonsismo ou anti-Espanholismo ou apenas uma grande dôr de corno, mas não ver que o Alonso já em outras situações tem sido prejudicado pela defesa excessiva de Massa, é mesmo estar noutro planeta. E como já o Alonso referiu no princípio deste campeonato, este tipo de incidentes podem colocar as pessoas de fora da corrida.

Ele ainda por cima explica, e depois dizem que não percebem. [:cool:]

Ah, então o Alonso não estava de trombas no pódium? [;)] [:blush:]

Isso agora está nos regulamentos. Qdo um carro esteja a a 1ª volta ou mais pode-se desdobrar. Foi uma medida para tornar as corridas mais interessantes.

Mas nesta corrida o incrivel foi mesmo o reboque q não só violou as mais elementares regras de segurança como agiu em completa contravenção com os regulamentos.

Eu sei que a regra existe, mas o fim para o qual foi criada não é o que tu indicas.

O regulamento de 2007 diz:
40.12
When the clerk of the course considers it safe to do so, and the message "LAPPED CARS MAY NOW OVERTAKE" is shown on the timing monitors, any lapped cars which were between the cars running on the lead lap at the time the safety car was deployed (and also remain in that position) will be required to pass the cars on the lead lap and the safety car. They must then proceed around the track at an appropriate speed, without overtaking, and take up position at the back of the line of cars behind the safety car.

A ideia inicia para o qual criaram esta regra foi a de mtas vezes ficarem carros atrasados entre pilotos em luta directa. Por exemplo ficar um spyker entre o 1º e o 2º lugar e assim acabar por penalizar o carro que vai em 2º lugar que tem de esperar pela linha de meta para ultrapassar o spyker e só entao ir atrás do 1º lugar.

A regra até diz "between". Claro que tem um significado abrangente e o Hamilton estava de facto "entre" os carros do pelotão. Mas estava em último e não estava de forma nenhuma a prejudicar o espectáculo. De igual forma depois de o deixarem passar era suposto ele dar a volta sem ultrapassar nenhum outro carro e juntar-se de novo ao pelotão. Mas não, ele aproveitou para ir ás boxes! Novamente a regra não é específica e por isso concordo que não exista penalização. Mas foi o tentar lixar toda a gente com uma borla que lhe foi dada! Não considero de todo ilegal o que aconteceu (as regras não o proibem claramente) mas considero que não só foi demasiada ajuda ao Hamilton como o McLaren ainda aproveitou para transformar essa "ajuda" numa vantagem competitiva face aos outros concorrentes. Por sorte (ou azar) não funcionou, mas foi por muito pouco. Bastava mais 1 volta do SC ou a pista estar um poquito mais seca e já tinhamos Hamilton de entre os primeiro se não mesmo na frente da corrida qdo os outros todos parassem para trocar de pneus!

Não me custa a entender absolutamente nada que ele tenha sido o unico a deixar o carro a funcionar. O que me custa a entender é como é que consideram que era um posição perigosa... Qdo até ia havendo um acidente perigoso com o reboque.

Até te contradizes...
Lê lá o que escreveste...

Contradigo? :sh)
Eu disse e digo que foi mais perigoso ir com o reboque fazer a escapatória toda para a frente e para trás do que deixar o carro do Hamilton lá ou então colocarem-no logo de fora através dos rails.

Agora lê lá outra vez o que eu escrevi [;)]

Não sou o único não.
Foram todos os comissários, todas as equipas, e até agora ainda não vi uma única notícia a questionar a decisão...

Sabes pq é que ng reclamou? Pq o homem não marcou pontos! Ou achas que se aquela jogada da troca de pneus qdo ele se estava a desdobrar tivesse funcionada n vinham dizer que tinha sido ajudado? Até o Alonso vinha criticar! [:p]

E se viste a corrida deves ter ouvido o Tiago Monteiro a repetir várias vezes que tinha sido uma manobra mto estranha...

Grande confusão de corrida. Com chuva as contas ficam sempre todas trocadas... [kiss]

Pontos que realço. O caso do Hamilton. Parece-me a mim que foi excessivamente ajudado nesta corrida. A regra do recolocar em pista aplica-se qdo o piloto está numa posição perigosa e qdo é mais prático dar so uma ajuda para o recolocar em pista e acabar com essa situação. No caso especifico desta vez foram buscar o reboque, pegaram no carro que estava no fim da escapatória (e já estava o SC em pista!!! logo perigo reduzido) e ainda fizeram a escapatoria toda até o recolocarem em pista. A mim parece-me que foi mais perigoso o Speed quase acertar no reboque do que terem deixado o hamilton onde estava e depois o terem colocado fora dos rails em vez de o andarem a rebocar uma distância maior! Qdo foi o caso Schumacher à uns bons anos atrás em que estava meio dentro da pista, meio fora caiu o carmo e a trindade!!

Segunda ajuda foi o facto de ele ter passado todos os atrasados aquando do safety car. Novamente existe essa regra mas foi criada para limpar o pelotão de carros atrasados minimizando os problemas com as lutas por posições! O Hamilton estava em último e por isso não estava de forma nenhuma a prejudicar o pelotão!

Terceira "jogada". O pit stop do Hamilton. Aproveita o facto de o terem deixado passar para ter uma vantagem. Se o SC tem ficado mais 1 volta era mto provavel que o Hamilton conseguisse recuperar praticamente todos os lugares até aos primeiros.

Acho que foram situações exageradas e eu que até tenho gostado muito do puto esta época (mesmo n sendo Ferrari) acho que devia ter ficado fora. E digo isto já depois de saber que ele não marcou pontos. Mesmo assim acho que foram demasiadas situações de "ajuda".

Qto ao resto da corrida o Alonso ganhou-a bem. Não que tenha merecido pelos primeiro 90% da corrida. Mas no fim sobe aproveitar bem a chuva e como o considero bem melhor piloto que o Massa viu-se bem que o conjunto McLaren/Pneu/Alonso era superior. Foi uma excelente ultrapassagem. É pena ver o Massa e a Ferrari a perderem a "vantagem" de 2 pontos face ao Alonso e McLaren mas as corridas são assim e quem no fim passa à frente é pq em determinado ponto foi melhor que os outros (excepto alguma calamidade).

O toque do Massa parece-me totalmente normal. Não vi uma tentativa de deixar o Alonso fora.

Deu foi para ver que o Alonso qdo as coisas lhe correm bem tem a mania de ser o maior (e até é provavelmente dos maiores que lá anda este ano) e qdo as coisas lhe correm mal não perde nem 1m para começar a disparar para todos os lados. Acho que é pena pois considero que é um bom piloto, um mto bom piloto, mas não tenho conseguido ir à bola com este constante atacar de equipa e companheiros, sempre com um incrível mau perder (deve estar + habituado a ganhar [;)])
Impressionante, não mudo uma vírgula desde a primeira à última linha do teu post!

Uma pequena/grande questão:

O Markus Winkelhock (MW) foi o único que arriscou e montou pneus para chuva extrema (não sei o nome correcto!) e com isso ganhou 35s de vantagem.

O problema é que os pastorinhos da FIA interromperam a corrida devido à muita chuva (e às naturais consequencias: o "lago" criado na 1ª curva).

Ora, se com muita chuva, a prova é interrompida (bandeira vermelha), ou, mesmo que apenas pelo Safety Car (SC), o MW (ou quem quer que monte pneus de chuva forte), será sempre penalizado.

Vejam se me seguem: entra o SC, o MW tem pnus de chuva forte, todos os restantes têm pneus de chuva "normais", o SC dá algumas voltas (para "secar" a pista), e, como resultado, quando saí o SC o MW tá "tramado" porque tem que ir às boxes para montar pneus adequandos (chuva normal).

Foi notória a facilidade que o MW era passado (mesmo para um Spyker).

E, digo eu, ele foi o que cautelarmente melhor agiu em termos de segurança.

Se fosse outro piloto, ou equipa, mais alguém teria notado?

Ou sou eu que estou a fazer um filme??

A Pergunta é esta:

Porque razão alguém montará pneus para muita chuva?
Para mim, pior que a interrupção da corrida (que já acontecia noutros tempos), é mesmo a anulação das classificações e diferenças obtidas nas primeiras voltas. Juntam-se os pilotos em prol do espectáculo, mas arruina-se a verdade desportiva.

Eu sei que a regra existe, mas o fim para o qual foi criada não é o que tu indicas.

O regulamento de 2007 diz:
40.12
When the clerk of the course considers it safe to do so, and the message "LAPPED CARS MAY NOW OVERTAKE" is shown on the timing monitors, any lapped cars which were between the cars running on the lead lap at the time the safety car was deployed (and also remain in that position) will be required to pass the cars on the lead lap and the safety car. They must then proceed around the track at an appropriate speed, without overtaking, and take up position at the back of the line of cars behind the safety car.

A ideia inicia para o qual criaram esta regra foi a de mtas vezes ficarem carros atrasados entre pilotos em luta directa. Por exemplo ficar um spyker entre o 1º e o 2º lugar e assim acabar por penalizar o carro que vai em 2º lugar que tem de esperar pela linha de meta para ultrapassar o spyker e só entao ir atrás do 1º lugar.

A regra até diz "between". Claro que tem um significado abrangente e o Hamilton estava de facto "entre" os carros do pelotão. Mas estava em último e não estava de forma nenhuma a prejudicar o espectáculo. De igual forma depois de o deixarem passar era suposto ele dar a volta sem ultrapassar nenhum outro carro e juntar-se de novo ao pelotão. Mas não, ele aproveitou para ir ás boxes! Novamente a regra não é específica e por isso concordo que não exista penalização. Mas foi o tentar lixar toda a gente com uma borla que lhe foi dada! Não considero de todo ilegal o que aconteceu (as regras não o proibem claramente) mas considero que não só foi demasiada ajuda ao Hamilton como o McLaren ainda aproveitou para transformar essa "ajuda" numa vantagem competitiva face aos outros concorrentes. Por sorte (ou azar) não funcionou, mas foi por muito pouco. Bastava mais 1 volta do SC ou a pista estar um poquito mais seca e já tinhamos Hamilton de entre os primeiro se não mesmo na frente da corrida qdo os outros todos parassem para trocar de pneus!

Continuo a achar q um dos fins foi tornar as corridas mais interessantes embora tb fosse importante retirar do meio dos carros os pilotos atrasados. E a prova acaba por ser simples. Se não fosse para tornar as corridas mais interessantes e dar hipoteses a quem se atrasou inicialmente qual a lógica de passar para a frente em vez de passar para trás o q seria mais seguro?

É q passando para a frente acaba por ser mais perigoso pois o piloto q o faz vai ter q recuperar grande distância em condições perigosas (pois se não fossem o SC não estava em pista).

Não sei se me expliquei bem mas se for preciso tento outra vez.

Quando os dois se encontraram na sala onde se preparavam para a cerimónia do pódio, acabaram por se confrontar verbalmente.

Massa: O que queres dizer com o que disseste?
Alonso: Tentaste atirar-me para fora.
Massa realiza um gesto com a mão.
Alonso: Guarda-o
Massa: Vai-te lixar! Vences e andas a queixar-te!! És um *****!
Alonso: Não, não, eu lutei com tudo o que tinha...
Massa: Vences e ainda estas chateado???
Alonso: Coisas daquelas não se podem fazer. (Referindo-se ao toque entre os dois.)
Massa: Amigo, tens que te esforçar... (batendo com a mão no ombro de Alonso)
Alonso: Contigo tenho sempre que me esforçar... Lutei com muitos pilotos, mas contigo toquei-me a três voltas do fim!!! Fizeste de propósito.
Massa: Bravo! Tal como fiz de propósito em Barcelona! Fi-lo de propósito...

Já na conferencia de imprensa após o Grande Prémio, Felipe Massa mostrou-se surpreendido com as acusações de Alonso, refutando-as com veemência. "Fiquei muito surpreendido quando ele me disse que eu o tinha feito de propósito. Nunca faria qualquer coisa daquele género de propósito. Como disse em Barcelona, foi normal, aqui foi normal e será sempre assim. Portanto, se ele estava infeliz não é um problema meu", apontou o brasileiro.

Fernando Alonso acabou por pedir desculpa a Massa pela sua reacção intempestiva, tentando ao mesmo tempo colocar um ponto final sobre o assunto: "Tocámo-nos em outras duas ocasiões e desculpei-me com ele porque eu estava muito stressado quando terminei a corrida, porque por pouco que não acabávamos a corrida. Terminámos a prova, portanto, não quero falar mais sobre este assunto, quero aproveitar esta vitória."

Massa aceitou as desculpas de Alonso, reafirmando-se consciente de que não fez nada de errado. "Eu não tenho nada contra ninguém, faço apenas a minha corrida e sigo as regras do desporto, é tudo. Se alguém me diz que fiz qualquer coisa errada e eu não fiz, não fico satisfeito. Isso é normal. Mas se ele me pediu desculpa, tudo bem. Ele sabe que depois da corrida não tinha razão", sublinhou o piloto da Ferrari que hoje terminou o Grande Prémio da Europa na segunda posição.
sportmotores

http://www.youtube.com/watch?v=vIasWZgUhRA&NR=1

Última edição:
Continuo a achar q um dos fins foi tornar as corridas mais interessantes embora tb fosse importante retirar do meio dos carros os pilotos atrasados. E a prova acaba por ser simples. Se não fosse para tornar as corridas mais interessantes e dar hipoteses a quem se atrasou inicialmente qual a lógica de passar para a frente em vez de passar para trás o q seria mais seguro?

É q passando para a frente acaba por ser mais perigoso pois o piloto q o faz vai ter q recuperar grande distância em condições perigosas (pois se não fossem o SC não estava em pista).

Não sei se me expliquei bem mas se for preciso tento outra vez.

Eu pelo menos percebi pq penso exactamente o mesmo. E tb tenho ai um post qualquer a dizer o mesmo (já há uns valentes tempos). Que é uma regra que tem logica devido a não deixar carros atrasados no meio das lutas mas que peca pela falta de segurança.

No caso desta ultima corrida foi ainda pior aplicado. Pq não só o Hamilton estava em ultimo como depois fez a volta completamente a esgalhar de forma a conseguir parar nas boxes...

comentarios decentes do tiago monteiro...afinal não sabe só partir retrovisores da seat...
no final da corrida estavam avisar o alonso pelo team radio para seguir os procedimentos...e ele explicou o que queriam dizer: era para ele passar por zonas onde houvesse mais borracha para ela se colar aos pneus e assim aumentar (cerca de 1kg) o peso do carro para a pesagem final! Não sabia mesmo!

comentarios decentes do tiago monteiro...afinal não sabe só partir retrovisores da seat...
no final da corrida estavam avisar o alonso pelo team radio para seguir os procedimentos...e ele explicou o que queriam dizer: era para ele passar por zonas onde houvesse mais borracha para ela se colar aos pneus e assim aumentar (cerca de 1kg) o peso do carro para a pesagem final! Não sabia mesmo!

Por acaso essa info ele já tinha dado há umas corridas atrás.
Mas estou a gostar mesmo muito de ter o Tiago a comentar. Ele percebe as comunicações de radio todas. Sabe explicar tudo mto bem. Tem sido mesmo 5 estrelas. Depois o José Miguel Barros dá o toque de "classe" aos comentarios.

Mto melhor que o Solipa ou o Zé Pinto... [:vm)]

As coisas estão pretas...na STR!!!

Os patrões ficaram fulos pq ambos os pilotos ficaram na mesma curva, com a agravante de terem ambos saído das boxes nessa volta e a do Liuzzi ter sido já com o SC.

Outra coisa de q eles se queixam é q os pilotos até andam bem nos treinos livres mas á medida q chega qualif e corrida vão-se mto abaixo!

Agora eu pergunto: Só agora é q repararam q nem o Liuzzi nem o Speed merecem os lugares! Eles ainda não fizeram nadinha de nota na F1. E mesmo no ano passado qdo tinham a vantagem V10 (Mónaco e Hungria por ex) andaram a passear os carros e as motas no paddock. Sim aqueles dois aplicam-se mais no paddock do q na pista. São os reis das festas da REd Bull apesar do Speed já se ter armado em coitadinho. Enfim...[:vm)] (podiam lá por o Monteiro[;)] )

Em relação às ajudas ao Hamilton, acho errado o que fizeram, claro.. Beneficiado a olhos abertos.. mas o mais engraçado é que de um molho de carros, em que o Hamilton nem foi o primeiro, vão no meio deles buscar a correr o Mclaren para o colocar na pista..

Achei piada a isso.. E ainda estavam os outros dentro do carro.. aliás vão tão a correr para salvar o mclaren que até levam com o outro em despiste..

Ali no estado que a situação estava aquela grua só tinha uma coisa a fazer, que era ir metendo todos para fora pista... o mais rapido possivel..

Em relação ao Massa/alonso, o espanhol mais uma vez foi estupido.. um simples incidente de corrida, ou acham que o massa queria arriscar a perder pontos?! Para mais com o hamilton sem pontuar!!!
E vai o queixinhas tirar satisfações.. Bem esteve o Massa que lhe respondeu e o mandou tratar-se.. e mais, o Alonso tem meoria curta, lol

PS: e por favor, não comparem o Alonso ao Schumi.. nunca vi, nem num ano inteiro que quase foi humilhado, que fez tudo o possivel, mesmo assim conseguiu penso ser 3º no campeonato, devido aos pneus, ele fez queixinhas.. manteve-se um senhor, profissional ao maximo, e com todo o empenho.. não fez birras, etc..
O Alonso não tem estofo de campeão, nem terá nunca.. é bom piloto, não é o melhor, e enquanto tiver o carro por cima, tudo bem.. deixem o mclaren ir a baixo um pouco, como é normal, em todas as marcas e vão ver as qualidades dele..

No caso desta ultima corrida foi ainda pior aplicado. Pq não só o Hamilton estava em ultimo como depois fez a volta completamente a esgalhar de forma a conseguir parar nas boxes...

Durante o período do Safety Car, alguns pilotos foram à box (fundamentalmente para mudar de pneus de chuva forte para os intermédios), e ao encostarem novamente no pelotão, o Hamilton ficou literalmente "entre" pilotos que rodavam na mesma volta.

Só nessa altura foi dada autorização para o Hamilton passar tudo e todos.

Ainda sobre o acidente do Hamilton qdo ele desatou a mexer as pernas logo após o embate:

Hamilton immediately wiggled his legs to deal with the pain of the impact, before stumbling out of the car and laying down in the gravel trap.

Ainda sobre o acidente do Hamilton qdo ele desatou a mexer as pernas logo após o embate:

Hamilton immediately wiggled his legs to deal with the pain of the impact, before stumbling out of the car and laying down in the gravel trap.

Quando o vi a mexer as pernas, até comentei com os meus primos que ele devia estar em modo de autodiagnóstico para ver se consiguia fazer os movimentos.

" This video is no longer available due to a copyright claim by Formula One Management"

Não sei o que ganham em tirar do youtube[8b]

Voltar
Superior