F1 2009 - Jenson Button e Brawn campeões

Status
Not open for further replies.
Acho incrível é como ainda há pessoas neste fórum que acha que a Ferrari é que está, propositadamente, a dar cabo da vida ao Massa.

Este ano temos assistido a um conjunto enorme de asneiras por parte da equipa da Ferrari. Tanto erros de estratégia como funcionais têm comprometido bastante as corridas, tanto de Massa como de Kimi.

Quem perde mais com estas asneiras nem são os pilotos, mas sim as equipas. E neste caso em particular as asneiras este ano irão custar caro à Ferrari.

Já agora deixo aqui uma nota para a abertura do precedente que é penalizar com um drive-through um piloto (e equipa) devido a uma saida perigosa das boxes.

Eu acho que estas manobras devem de facto ser punidas. Agora não convém é esquecer qual foi a equipa que foi novamente alvo de uma penalização "nova".

A Ferrari não precisa de fazer de propósito: basta-lhe fazer como fez no Canadá, no Mónaco, em Singapura...

Esta época ainda não vi outra equipa (especialmente top-teams) asneirar tanto.

Também não bateu, o Massa?? :rolleyes:

E com que consequências?...

As consequências das batidas de Raikkonen em Spa e Singapura, essas sim custaram caro à Ferrari.

A McLaren ultrapassou hoje a Ferrari no campeonato de construtores: 135 pts contra 134 pts.

E Heidfeld a 1 pt de igualar Raikkonen.

Last edited:
Concordo.

Qto a mim ainda não provou nada!
Ganhou o ano passado, sabe-se lá como. (Se na pista ou nos bastidores)

Qdo andava na Mclaren era mais rápido que o DC. Mas quem não é mais rápido do que o DC. Tirando ele todos os k foram campanheiros dele.

Não provou nada e nada está a provar!

Resumindo a Ferrari cometeu 1 grande erro em não contratar o Alonso.
(Apesar de isto parecer um absurdo para os anti-Spain, que há mtos)

Ainda por cima 1 gajo que ganha bem mais que o Massa.

Não provou nada? É verdade que está a fazer uma má época mas convém não ter memória curta.

Só a título de exemplo, lembro-me da época do Mclaren MP4/17D. Não me lembro em que ano foi mas lembro-me bem deste carro porque se esteve a época quase toda a aguardar por um MP4/18 que surgiu... a três corridas do fim. A Mclaren fez a época quase toda com um carro que era uma evolução do carro do ano anterior e que era para ter sido apenas um carro de transição, tendo poucas ou nenhumas evoluções ao longo da época.
Apesar disso, Kimi foi o único a conseguir fazer sombra a um Schumacher imparável.

Se não me engano, nos anos da Mclaren esteve em condições de lutar pelo título 2 ou 3 vezes e de todas elas a fiabilidade do próprio carro foi o seu principal adversário. Se podemos dizer que o ano passado foi o campeão com mais sorte de sempre, também podemos que noutros anos foi o vice mais azarado de sempre. Isto da sorte e azar é muito relativo...

O que ele fez não apaga a má época que vem fazendo mas o inverso também é válido.

Quanto a Massa, sinceramente nunca morri de amores por ele, mas a verdade é que, ao contrário do Kimi, está a fazer uma boa época e acima das minhas expectativas.

E com isto tudo ainda não falei da corrida propriamente dita.

Foi bom ver mais um piloto e mais um construtor a vencer este ano, só vem provas que apesar da vantagem clara da Mclaren e da Ferrari a segunda linha está muito mais próxima do que em anos anteriores. Está ano já tivemos cinco equipas e sete pilotos diferentes a vencer. Nada mau para um desporto "sem emoção" [:p]

Só fiquei com pena que em vez da Renault não tivesse sido a Williams a regressar às vitórias mas já foi tê-los de volta ao pódio.

As conclusões desta corrida foram óbvias. O Alonso teve sorte, mas grande parte da vitória foi conseguida no braço. Como não perdia nada em arriscar foi o que fez, e conseguiu gizar uma estratégia que, conjugada com o bom andamento nesta pista lhe deu a vitória. Em jeito de comparção, mereceu mto mais este resultado do q o Piquet em Hockenheim.

De resto o Hamilton esteve bastante bem. Evidentemente e como tenho dito todo o campeonato o Ferrari é o melhor carro, na maioria das pistas e nesta tb o era, e o Ham atacou qdo tinha de atacar e controlou mto bem a corrida.

Já a Ferrari um desatre. Já tinha criticado por diversas vezes a estupidez do sistema de paragem. Em Valência foi uma total incompetência da equipa e hj tb foi. Tenho a teoria q a passagem para verde aconteceu pq o "mecânico" dos botões se enganou e carregou no verde!! É que se há override para manter o vermelho, tb deve haver para passar a verde caso o sensor da mangueira não funcione! E desenvolvi esta estratégia pq o que aconteceu hj nunca havia ocorrido, e pq o Sutil se vinha aproximando, altura em que o mecanico se engana e em vez de carregar no botão de manter o vermelho passou o sistema a verde! Claro que é apenas e só conjectura minha.

Já qto ao Kimi acho que cometeu um erro de corrida. Ele estava a ir mto bem até ao 1.º SC e tinha claramente mais andamento que os outros todos. E ele si teve o azar de perder mto tempo no reabastecimento e apesar disso, conseguia seguir em 5.º já no final da corrida. Claro que dá sp gozo ver o Raik espetar o Ferrari contra o muro de noite!lol

Para finalizar falta à Ferrari o Schumacher e respectivo team.

De qq modo a campeonato está totalmente em aberto, não fossem Hamilton e McL bastante permeaveis aos erros qdo são (bem) pressionados.

As conclusões desta corrida foram óbvias. O Alonso teve sorte, mas grande parte da vitória foi conseguida no braço. Como não perdia nada em arriscar foi o que fez, e conseguiu gizar uma estratégia que, conjugada com o bom andamento nesta pista lhe deu a vitória. Em jeito de comparação, mereceu mto mais este resultado do q o Piquet em Hockenheim.

De resto o Hamilton esteve bastante bem. Evidentemente e como tenho dito todo o campeonato o Ferrari é o melhor carro, na maioria das pistas e nesta tb o era, e o Ham atacou qdo tinha de atacar e controlou mto bem a corrida.

Já a Ferrari um desatre. Já tinha criticado por diversas vezes a estupidez do sistema de paragem. Em Valência foi uma total incompetência da equipa e hj tb foi. Tenho a teoria q a passagem para verde aconteceu pq o "mecânico" dos botões se enganou e carregou no verde!! É que se há override para manter o vermelho, tb deve haver para passar a verde caso o sensor da mangueira não funcione! E desenvolvi esta estratégia pq o que aconteceu hj nunca havia ocorrido, e pq o Sutil se vinha aproximando, altura em que o mecanico se engana e em vez de carregar no botão de manter o vermelho passou o sistema a verde! Claro que é apenas e só conjectura minha.

Já qto ao Kimi acho que cometeu um erro de corrida. Ele estava a ir mto bem até ao 1.º SC e tinha claramente mais andamento que os outros todos. E ele si teve o azar de perder mto tempo no reabastecimento e apesar disso, conseguia seguir em 5.º já no final da corrida. Claro que dá sp gozo ver o Raik espetar o Ferrari contra o muro de noite!lol

De qq modo a campeonato está totalmente em aberto, não fossem Hamilton e McL bastante permeaveis aos erros qdo são (bem) pressionados.

Acho incrível é como ainda há pessoas neste fórum que acha que a Ferrari é que está, propositadamente, a dar cabo da vida ao Massa.

Este ano temos assistido a um conjunto enorme de asneiras por parte da equipa da Ferrari. Tanto erros de estratégia como funcionais têm comprometido bastante as corridas, tanto de Massa como de Kimi.

Quem perde mais com estas asneiras nem são os pilotos, mas sim as equipas. E neste caso em particular as asneiras este ano irão custar caro à Ferrari.

é aqui que está o problema da Ferrari este ano![;)] [:D]
"Ferrari (organização interna) quem te viu e quem te vê" :( :( [s)] [s)]

voltem Todt e Ross....[;)] [:D]

Já agora deixo aqui uma nota para a abertura do precedente que é penalizar com um drive-through um piloto (e equipa) devido a uma saida perigosa das boxes.

Eu acho que estas manobras devem de facto ser punidas. Agora não convém é esquecer qual foi a equipa que foi novamente alvo de uma penalização "nova".
É natural a penalização mais grave.

Em Valência foi a 1.ª vez queo sistema xpto da Ferrari deu bota.

Eles insistem em manterem um sistema extremamente arriscado a nivel de segurança (para além de ineficaz) e nada fizeram.

E com que consequências?...

As consequências das batidas de Raikkonen em Spa e Singapura, essas sim custaram caro à Ferrari.

Se não se esforçasse, é porque era cagão. Mas quando vai atrás de um resultado melhor e bate, já é estúpido. Não tinha outra hipótese senão arriscar. Assim como nas 3 corridas que restam.

Vês alguém chamar «cagão» ao Hamilton por nem sequer ter atacado o Rosberg?...

Há alturas para arriscar e alturas para facturar. E Raikkonen e a Ferrari preferiram a «roda livre» em Singapura. Deu no que deu. Que aprendam, mas começo a duvidar, pois os erros começam a ser demasiados e muito provavelmente custarão ambos os campeonatos á Ferrari e a Massa.

Vi agora a entrevista de um engnheiro da Ferrari e ele falou numa coisa que acho que ninguém reparou. O Massa, para além do "desastre" do pit-stop, a seguir teve um furo e comprometeu a direcção do carro, que ficou danificada até ao fim da prova. Daí ter parado tão cedo (2º pitstop) .

Palavras do Domenicali:

"Then the team made a mistake at the pit stop during the Safety Car period, which cost Massa the race. I am very sorry for Felipe because he was driving a very strong race following on from a great pole yesterday.”

“I want to point out that it was Felipe himself who went to console the mechanic who made the mistake, which shows the team spirit that we have between us: we win together and we lose together"

Houve mesmo (mais) um erro da equipa.

Por acaso apenas vi até ao incidente da Boxe do Massa... mas pelos vistos houve motivos de interesse até final.

Parabéns ao Alonso pela vitória e a Ferrari que reveja procedimento...

Vês alguém chamar «cagão» ao Hamilton por nem sequer ter atacado o Rosberg?...

Há alturas para arriscar e alturas para facturar. E Raikkonen e a Ferrari preferiram a «roda livre» em Singapura. Deu no que deu. Que aprendam, mas começo a duvidar, pois os erros começam a ser demasiados e muito provavelmente custarão ambos os campeonatos á Ferrari e a Massa.
Concordo ctgo na parte do há alturas para arriscar!

E segundo essa ideia o Hamilton fez bem em não atacar. E o Kimi fez bem em atacar!

É natural a penalização mais grave.

Em Valência foi a 1.ª vez queo sistema xpto da Ferrari deu bota.

Eles insistem em manterem um sistema extremamente arriscado a nivel de segurança (para além de ineficaz) e nada fizeram.
O sistema se funcionar a 100% não tem nada de arriscado, até oferece melhores condições de segurança.

O lolipop é comandado por um homem que sozinho vê toda a equipa e se vem ou não algum carro. Qualquer erro que haja é erro Humano do lolipop.

O sistema electrónico é comandado por um homem que vê toda a equipa e que vê se vem ou não algum carro. (ou seja exactamente o mesmo) e depois ainda tem um sistema extra de segurança em que supostamente com a mangueira colocada o verde não acende.

Ou seja o sistema electrónico tem TUDO PARA SER MELHOR! mas infelizmente não o é. O sistema e a extra da segurança não têm funcionado nada bem. Mas o erro humano é sempre o mesmo factor!

O que eu me queixo em relação ao sistema electrónico é que a sua parte de segurança faz com que o verde demore sempre mais tempo que um lolipop normal... é estranho mas isso tem acontecido! O que faz com que a Ferrari perca cerca de 1seg por paragem!

O sistema lolipop é tão falível como se viu no Coultard que arrancou ainda com a mangueira.

O lollipop é mais seguro porque se o piloto arrancar com a mangueira ainda atrelada, pode-se baixar outra vez o lollipop na cara (literalmente) do piloto e ele trava. Isso já aconteceu e apesar de perder tempo, e até de se poder magoar alguém, ao menos há mais hipóteses de o piloto se aperceber da asneirada e parar. Perde tempo, mas não tanto como se for por ali fora...

As conclusões desta corrida foram óbvias. O Alonso teve sorte, mas grande parte da vitória foi conseguida no braço. Como não perdia nada em arriscar foi o que fez, e conseguiu gizar uma estratégia que, conjugada com o bom andamento nesta pista lhe deu a vitória. Em jeito de comparação, mereceu mto mais este resultado do q o Piquet em Hockenheim.

Confirma-se a versão do erro humano:

""Of course we could return to using a lollipop, but today's problem was not about this," Massa added, explaining that because a mechanic pressed a button too soon, the green light on the driver gantry simply came on too soon.""

O problema é que isto continua mal explicado. É que o verde em situações normais até aparece de forma automática logo que se o fuel hose é libertado, portanto a barraca foi a dobrar.

Em Valência o erro humano podia ter custado uma vitória fundamental.

Em Singapura o erro humano custou uma vitória fundamental.

E o curioso é q supostamente foi o erro humano num sistema electrónico.

Status
Not open for further replies.
Back