Depois de 22 anos na liderança dos destinos desportivos da Mercedes-Benz, Norbert Haug está de partida. O alemão deixará a Mercedes no final de Dezembro, tendo rescindido o contrato em "comum acordo" com a marca alemã.
O germânico de 60 anos foi, entre muitas coisas, o responsável pelo retorno da Mercedes enquanto equipa à Fórmula 1 em 2010. Haug agradeceu à equipa na sua despedida: Gostaria de agradecer à melhor companhia de carros do mundo por mais de vinte e dois anos, ao longo dos quais nunca tive um único momento sem paixão. Gostaria de agradecer particularmente ao conselho de administração pelo confiança e pela liberdade que sempre me deram em todas as minhas actividades. Desde 1991, tivemos alcançamos feitos tremendos e vitórias e, por isso, quero agradecer a todos os meus colegas.
Infelizmente, com a apenas uma vitória, em 2012, desde que fundámos a nossa própria equipa em 2010, não alcançámos as nossas próprias expectativas.
No entanto, demos os passos certos para sermos bem-sucedidos no futuro. A nossa equipa e os nossos pilotos tudo farão para alcançar os objectivos , disse, deixando escapar alguma frustração.
O jornalista de profissão dirigia a divisão desportiva da Mercedes-Benz desde 1990, tendo chegado à chefia dias antes da marca vencer o Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos. No "reinado" de Haug, o construtor de Estugarda obteve sucesso em diversas categorias do automobilismo mundial, como a Fórmula 1, a Fórmula 3, FIA-GT, ou no DTM (campeonato de turismo alemão), competição em que triunfou em 50% das provas desde 1992.
"Haug foi o rosto do programa de competições da Mercedes por mais de 20 anos. Ele deixou sua marca e foi responsável pelo regresso bem-sucedido das Flechas de Prata à Fórmula 1. Em nome do conselho de administração e da família Mercedes, gostaria de agradecer a Norbert pela sua extraordinária dedicação à estrela de três pontas", declarou Dieter Zetsche, presidente da marca e diretor-executivo da Daimler AG na hora do adeus.
Sob o comando de Haug, a Mercedes-Benz voltou ao "Grande Circo" em 1993 após 40 anos de ausência, através da assistência à equipa Sauber com quem tinha colaborado no mundial de Sport-Protótipos. Em 1995, o construtor alemão passou a fornecer motores à McLaren, uma parceria de sucesso que rendeu um Campeonato Mundial de Construtores (1998) e três de pilotos – Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Lewis Hamilton (2008). Em 2009 voltou aos títulos, desta feita com a Brawn e com Jenson Button. No ano seguinte, a marca alemã voltou a competir na F-1 como equipa ao comprar a Brawn GP. A última vez tinha sido em 1955.
A Mercedes-Benz não confirmou quem irá suceder a Haug na liderança de um dos mais fortes departamentos de competição automóvel do mundo.
www.sportmotores.com