F1 - 2015

Não acredito que funcione muito bem com a luminosidade da luz natural... no WEC tal funciona bem é quanto se atinge o horário nocturno como nas 24h de Le Mans.

Já que estão numa de voltar atrás nas decisões, podiam voltar a utilizar os V8...

Eu falo por mim, mas já sigo a F1 há tantos anos, e este ano simplesmente não consegui seguir as corridas do inicio ao fim, e os pontos são bem simples de enumerar:

1. Falta de som dos motores
2. Demasiadas regras anti-manobras arriscadas e da própria condução nos limites da pista (passam as 4 rodas do risco branco não conta o tempo, etc..)
3. Monolugares feios como tudo, fazem as regras a restringir narizes altos por causa da segurança e depois aparecem coisas horríveis como se viu este ano.
4. Congelamento do desenvolvimento parcial dos motores, assim não dá para recuperar, é contranatura.

Enquanto lia este comentário imaginava-me a mim mesmo a falar... Não podia estar mais de acordo, com tudo!
A pergunta é: Porquê estas quatro regras que só ajudaram a que MUITA gente deixasse de se interessar pela F1? Se isto é a evolução, então parabéns. Daqui a pouco teremos a F1 com menos adeptos que o campeonato regional de kart...

Enquanto lia este comentário imaginava-me a mim mesmo a falar... Não podia estar mais de acordo, com tudo!
A pergunta é: Porquê estas quatro regras que só ajudaram a que MUITA gente deixasse de se interessar pela F1? Se isto é a evolução, então parabéns. Daqui a pouco teremos a F1 com menos adeptos que o campeonato regional de kart...

1. Não é regra. A FIA não diz que os motores não podem passar X decibéis. Eles não soam mais alto devido à natureza da configuração que as marcas escolheram. Como ouviste, o motor Honda soa bem mais alto do que os outros.
2. Querias que quando se atalhasse/saísse da pista ganhando tempo, os tempos contassem na mesma?
3. Se são feios, novamente não é culpa das regras. É de quem projecta os monolugares. Se não há restrições nas regras, é porque têm muitas asas e os narizes altos, se tentam limitar é porque os narizes são feios.. Vá-se lá perceber.
4. Neste ponto já estou de inteiro acordo contigo, mas apenas porque este foi apenas o 1º ano com estes motores. Isso só devia ser feito a partir do 3º ano de novos motores.

1. Não é regra. A FIA não diz que os motores não podem passar X decibéis. Eles não soam mais alto devido à natureza da configuração que as marcas escolheram. Como ouviste, o motor Honda soa bem mais alto do que os outros.
2. Querias que quando se atalhasse/saísse da pista ganhando tempo, os tempos contassem na mesma?
3. Se são feios, novamente não é culpa das regras. É de quem projecta os monolugares. Se não há restrições nas regras, é porque têm muitas asas e os narizes altos, se tentam limitar é porque os narizes são feios.. Vá-se lá perceber.
4. Neste ponto já estou de inteiro acordo contigo, mas apenas porque este foi apenas o 1º ano com estes motores. Isso só devia ser feito a partir do 3º ano de novos motores.

1. Eu não falei em regras do som, enumerei pontos (que podem ser regras ou não), eles depois de decidirem as regras dos motores é que perceberam que afinal o som iria desaparecer, mas já era tarde demais para recuar ou mudar alguma coisa.
2. Eu não falei em atalhar, atalhar uma chicane é uma coisa, outra coisa é andar rápido e sair ligeiramente mais largo numa curva, aliás, vendo bem nem tens provavelmente ganhos substanciais de tempo, provavelmente até é ao contrário, mas aumenta a espectacularidade.
3. Aqui claramente é culpa das regras, vê os caminhos que quase todos seguiram, nos narizes dos monolugares têm de existir mais restrições de modo a não haver equívocos como os deste ano. Aqui funciona um bocado como a polícia e o ladrão, o ladrão está mais avançado que a polícia, esta é que tem de andar atrás do prejuízo e mudar as coisas.

1. Eu não falei em regras do som, enumerei pontos (que podem ser regras ou não), eles depois de decidirem as regras dos motores é que perceberam que afinal o som iria desaparecer, mas já era tarde demais para recuar ou mudar alguma coisa.
2. Eu não falei em atalhar, atalhar uma chicane é uma coisa, outra coisa é andar rápido e sair ligeiramente mais largo numa curva, aliás, vendo bem nem tens provavelmente ganhos substanciais de tempo, provavelmente até é ao contrário, mas aumenta a espectacularidade.
3. Aqui claramente é culpa das regras, vê os caminhos que quase todos seguiram, nos narizes dos monolugares têm de existir mais restrições de modo a não haver equívocos como os deste ano. Aqui funciona um bocado como a polícia e o ladrão, o ladrão está mais avançado que a polícia, esta é que tem de andar atrás do prejuízo e mudar as coisas.

Eu por acaso, sou mais de acordo que se crie, o famoso tecto orçamental (de uma forma que seja controlável), depois criem-se regras mais gerais. Depois é deixar os engenheiros serem criativos.

Se não fosse o espírito de criatividade que sempre existiu na F1, não teriamos visto carros com 6 rodas, ventoinhas atrás, carros com efeito solo,etc...

Eu por acaso, sou mais de acordo que se crie, o famoso tecto orçamental (de uma forma que seja controlável), depois criem-se regras mais gerais. Depois é deixar os engenheiros serem criativos.

Se não fosse o espírito de criatividade que sempre existiu na F1, não teriamos visto carros com 6 rodas, ventoinhas atrás, carros com efeito solo,etc...

Nem precisaria de tecto orçamental, bastava que a divisão de dinheiro fosse mais igualitária para o espectáculo ser muito melhor.

Basta saber que há equipas que recebem só por aparecer![8b]

1. Eu não falei em regras do som, enumerei pontos (que podem ser regras ou não), eles depois de decidirem as regras dos motores é que perceberam que afinal o som iria desaparecer, mas já era tarde demais para recuar ou mudar alguma coisa.2. Eu não falei em atalhar, atalhar uma chicane é uma coisa, outra coisa é andar rápido e sair ligeiramente mais largo numa curva, aliás, vendo bem nem tens provavelmente ganhos substanciais de tempo, provavelmente até é ao contrário, mas aumenta a espectacularidade.3. Aqui claramente é culpa das regras, vê os caminhos que quase todos seguiram, nos narizes dos monolugares têm de existir mais restrições de modo a não haver equívocos como os deste ano. Aqui funciona um bocado como a polícia e o ladrão, o ladrão está mais avançado que a polícia, esta é que tem de andar atrás do prejuízo e mudar as coisas.
Por não teres sido tu a falar em regras é que não fiz quote ao teu post.Longe vão os tempos em que os carros a turbo é que faziam mais barulho.. até no WRC hoje em dia o som dos motores são cada vez mais abafados. Estar com 4 rodas fora da pista é estar fora da pista. E ganha-se tempo… como se pôde ver na Austria. Eles com os narizes tentaram limitar ao máximo o que os projectistas fariam, mas claro que não se vai ao ponto de limitar ao máximo e fazer um nariz obrigatório para todos. Porque só assim é que não se tinha isto que temos hoje em dia. Haveria sempre alguém a lembrar-se de alguma coisa diferente que os outros iam copiar.

1. Eu não falei em regras do som, enumerei pontos (que podem ser regras ou não), eles depois de decidirem as regras dos motores é que perceberam que afinal o som iria desaparecer, mas já era tarde demais para recuar ou mudar alguma coisa.2. Eu não falei em atalhar, atalhar uma chicane é uma coisa, outra coisa é andar rápido e sair ligeiramente mais largo numa curva, aliás, vendo bem nem tens provavelmente ganhos substanciais de tempo, provavelmente até é ao contrário, mas aumenta a espectacularidade.3. Aqui claramente é culpa das regras, vê os caminhos que quase todos seguiram, nos narizes dos monolugares têm de existir mais restrições de modo a não haver equívocos como os deste ano. Aqui funciona um bocado como a polícia e o ladrão, o ladrão está mais avançado que a polícia, esta é que tem de andar atrás do prejuízo e mudar as coisas.
Por não teres sido tu a falar em regras é que não fiz quote ao teu post.Longe vão os tempos em que os carros a turbo é que faziam mais barulho.. até no WRC hoje em dia o som dos motores são cada vez mais abafados. Estar com 4 rodas fora da pista é estar fora da pista. E ganha-se tempo… como se pôde ver na Austria. Eles com os narizes tentaram limitar ao máximo o que os projectistas fariam, mas claro que não se vai ao ponto de limitar ao máximo e fazer um nariz obrigatório para todos. Porque só assim é que não se tinha isto que temos hoje em dia. Haveria sempre alguém a lembrar-se de alguma coisa diferente que os outros iam copiar.

Mas repara num pormenor interessante, a própria comissão da FIA ora coloca em vigor umas regras como depois passados poucos meses volta às mesmas regras que sofreram alterações. Tens o caso da pontuação a dobrar na última corrida, as informações via rádio, a partida parada após a entrada do safety car (esta então nem chegou a ser implementada, foi agora abolida). Na parte das 4 rodas para lá da linha branca, ora em certos locais era permitido, ora não era, enfim, já não se percebe muito bem onde e quando.

Mas repara num pormenor interessante, a própria comissão da FIA ora coloca em vigor umas regras como depois passados poucos meses volta às mesmas regras que sofreram alterações. Tens o caso da pontuação a dobrar na última corrida, as informações via rádio, a partida parada após a entrada do safety car (esta então nem chegou a ser implementada, foi agora abolida). Na parte das 4 rodas para lá da linha branca, ora em certos locais era permitido, ora não era, enfim, já não se percebe muito bem onde e quando.

Concordo e sinceramente diria que a F1 precisa de um "reboot". É necessário reflectir muito bem e simplificar as coisas.
Já não se percebe nada de tamanha confusão.
As equipas andam às turras por causa do congelamento dos motores - para mim não faz sentido desenvolver unidades novas e depois não ser possível evoluí-las pelo menos durante 1 ou 2 anos. Há equipas que já desapareceram, enquanto são anunciadas somas astronómicas para levar o circo da F1 aos 4 cantos do Mundo. O Bernie continua a mandar as suas postas de pescada sem que ninguém o cale - com que então o público-alvo da F1 não são os jovens porque não têm dinheiro para comprar um Rolex ou ter uma conta na UBS mas sim a malta com 60/70 anos? ok, quando esses adeptos forem desta para melhor, a F1 morre com eles. Ah, e não precisam de redes sociais (ou da internet) para nada?! A sério? onde é que se vê, ouve e lê acerca de F1? Será nas revistas e nas notícias da TV?!!.
Depois, o que raio é aquela palermice de "Bernie says: think before you drive"? Que tal: "Bernie, think before you speak or shut the f*** up!"

Há demasiada "política" na F1. Regras para restringir muita coisa, botões para tudo e mais alguma coisa, bons pilotos que deveriam estar na F1 e não têm lugar porque outros só lá estão devido aos contentores de notas, carros que não podem andar a fundo - gestão de pneus, gestão do consumo... Enfim, se o "topo" do automobilismo continuar assim os fãs irão continuar a divorciar-se da F1.

Há demasiada "política" na F1. Regras para restringir muita coisa, botões para tudo e mais alguma coisa, bons pilotos que deveriam estar na F1 e não têm lugar porque outros só lá estão devido aos contentores de notas, carros que não podem andar a fundo - gestão de pneus, gestão do consumo... Enfim, se o "topo" do automobilismo continuar assim os fãs irão continuar a divorciar-se da F1.

Era mais ou menos isto que queria dizer mais acima...
Quanto ao congelamento dos motores, foi mais uma das medidas mais sem nexo, quando se sabia que os motores de 2014 iriam ser desenvolvidos do zero, de certeza que pensaram que o motor que fosse melhor construído iria ser instrumento de vantagem nos anos seguintes. Seria (estapafúrdio) mas interessante ver agora um boicote por parte da Renault e da Ferrari, saindo por um ano e fazendo como a Honda, entrar quando já existe mais informação acerca dos motores. Já que não podem mexer por estarem congelados, ao estar de fora poderiam desenvolver o motor à vontade. Óbvio que isto não faz sentido, mas será que o congelamento já no final do primeiro ano faz algum?

A grande pergunta agora é: Quando o Bernie sair, o que será mudado? Depende muito de quem o substituir e do binómio "amor pelas corridas - amor pelo lucro" que possuir...

Hulkenberg vai correr pela Porsche em Le Mans 2015.

Vai tambem correr pela Force India na F1.

Dos pilotos actuais, é o primeiro a correr nas duas provas ao mesmo tempo. O ultimo foi Bourdais em 2009.

O Carlitos lá conseguiu o lugar. Dos ultimos pilotos da Red Bull Junior Team o último que não chegou lá foi o AFC...pq até o Lynn esteve nos planos este ano. E cheira que até fora do DTM ficará....

E agora...como será a luta de rookies? Eu sinceramente sempre achei o Carlitos um piloto mediano, coisa que o Max não é... por isso vamos ver o que vai dar isto mas cheira a baile do Max.

Faz ele bem, já não tem nada a perder, mas no entanto a culpa disto tudo é dele, ninguém o mandou nascer português...
A época na WSR podia ter sido melhor e a que passou no DTM tb podia ter sido melhor...e isso não é culpa da nacionalidade...digo mais...normalmente quem perde a hipotese de chegar à F1 no universo RB depois desaparece do mapa mas deram-lhe a oportunidade de ir ao DTM e não será pela importância do mercado português para a RB ou a BMW...

Não acho que seja um exemplo do pequeno que é o nosso país.... agora se falamos do Albuquerque....é outra história, esse sim merecia mesmo! Ou até mesmo um Álvaro Parente...

Quem resultados teve o AFC antes de entrar na RB Junior Team?

Edit: O AFC devia ter entrado na F1 no ano 2013 após o fim de época fantástico na WSR e ainda venceu Macau...mas não lhe deram a oportunidade pq não era a vez dele...no ano seguinte era o claro favorito para limpar tudo e não correspondeu as expectativas e lá foi....

Last edited:
Back