citação:
Originalmente colocada por VTEC
citação:
Originalmente colocada por Manuel Barbosa
citação:
citação:
Originalmente colocada por DêCêIi
citação:
citação:
Originalmente colocada por DêCêIi
citação:Originalmente colocada por VTEC
lembro-me de ver um documentario em que o piloto nao tinha garantia q a gota chegasse ao fim... desligou o turbo durante umas voltas e perdia tempo que era uma loucura... qd poupou o suficiente, volta a ligar o turbo e ainda ganha a corrida...

[}

]
Mas que comentário da treta (para não dizer pior...) tu viste...
O turbo não é componente mecânico que se possa fazer "On" / Off"...

[}

]
Se nao estou em erro, o Sr. que proferiu tais palavras foi Nigel Mansell...
Tenho a sensação que pensas que os turbos surgiram como os conheces, 1.5dci, turbo de geometria variavel, muito linear, etc etc...

[}

]
PS: Foi algo que vi relativamente à pouco tempo e que quase de certeza nao sonhei
Se foi proferido pelo Mansell, torna-se mais grave...
Enfim... Se não tens a certeza de como as coisas funcionam, como é [?] Depois admiram-se...
Um turbo não é como o interruptor da luz lá de casa, ok [?]
Mas afinal que queres que faça??
Nao fui eu que inventei tal historia... foi quem trabalhou durante a era Turbo... Apenas citei aquilo que vi!!
Se quiseres, nao acredites, se nao tenta encontrar essa informação...
Que para a proxima ouças com mais atenção o que se diz.
Se tivesses a noção minima do que é e como funciona um motor turbo terias de certeza interpertado correctamente o que o Mansell disse.
Basicamente escrevi aquilo que o Sr. Mansell disse... Se ele diz com todas as letras, "Desliguei o turbo e quando recebi a informação da boxe que tinha gasolina suficiente voltei a liga-lo", parecem-me palavras muito esclarecedoras e proferidas por pessoa(s) que, perante a situação em causa, nao merece sequer que se coloque em dúvida!
Isto foi o que disse, agora qual o método que usam para haver essa quebra/aumento de potencia, nao faço ideia.
Nao sou eng. mecanico (e mt menos especializado em automoveis), apenas que á 20 anos, a tecnologia existente era bastante diferente da actual. À 20 anos suponho que os turbos eram de geometria fixa... e já agora levanta-me outras duvidas sobre algo que nem é propriamente F1... um turbo de geometria fixa nao funciona so quando chegar ao regime pre-estabelecido?
Mesmo das muitas coisas que se dizem, os segredos da F1 sao muito bem guardados, sendo por isso "normal" que apenas se sabe o principio basico de funcionamento, o que na realidade costuma ser bem mais complexa.