Falência de banco...

Não é como uma fábrica de sapatos, fecha.

Não é como uma fábrica de sapatos, fecha.

Se disseres a Banca falida o caso é diferente, agora um banco a falir, deixa que é como na selva os "abutres" estão logo de volta.
Eu sou cliente do Banco Pinto&SottoMayor desde sempre (agora chama-se Millenniumbcp)[;)]

Boa noite a todos...

Pesquisei aqui pelo forum mas não encontrei nada a respeito disto.

No telejornal da noite deu a noticia do Millenium BCP ja ter novo presidente. O que acontece é que o banco enquanto andou neste processo de guerras de direcção, OPAs falhadas, etc., o banco perdeu milhoes de €€.
A minha questão é a seguinte, isto serve para este exemplo e qualquer banco: Se o banco falisse como ficavam os clientes que tinham o dinheiro depositado la??? Ia á vida ou alguèm o teria de reembolsar?

Espera se que isto nunca aconteca mas foi uma questão que me pos a pensar [;)]

Os interesses dos clientes são sempre garantidos pelo banco de Portugal.. Além de haver fundos de garantia, os bancos têm que fazer uma série de reservas e têm que manter uma série de racios de rentabilidade, de liquidez e se solvabilidade que torna quase impossível que um banco sem aviso aparecesse quase falido..

E depois, não te preocupes que o Millennium bcp está longe de falir.. Quando se fala em percas de milhões por causa da OPA falhada e por causa das guerras de poder, estamos a dizer que o banco nos primeiros 6 meses do ano "só" teve 300 e tal milhões de euros de lucro, e não os 400 que eram esperados [;)]... Não estamos a falar de prejuízos...

Last edited:
Os interesses dos clientes são sempre garantidos pelo banco de Portugal.. Além de haver fundos de garantia, os bancos têm que fazer uma série de reservas e têm que manter uma série de racios de rentabilidade, de liquidez e se solvabilidade que torna quase impossível que um banco sem aviso aparecesse quase falido..

E depois, não te preocupes que o Millennium bcp está longe de falir.. Quando se fala em percas de milhões por causa da OPA falhada e por causa das guerras de poder, estamos a dizer que o banco nos primeiros 6 meses do ano "só" teve 300 e tal milhões de euros de lucro, e não os 400 que eram esperados [;)]... Não estamos a falar de prejuízos...

Obrigado! A resposta para uma das minhas questões!!!

Mas uma coisa... Na crise em que estamos, os bancos não param de facturar e cada vez têm mais lucros. Cada vez há mais desigualdades, os ricos cada vez mais ricos e os pobres...coitados :(

Obrigado! A resposta para uma das minhas questões!!!

Mas uma coisa... Na crise em que estamos, os bancos não param de facturar e cada vez têm mais lucros. Cada vez há mais desigualdades, os ricos cada vez mais ricos e os pobres...coitados :(

Eu não sei até que ponto os bancos têm muito lucro...

Se pensares bem na quantidade astronómica de capital que está investido e que tem que ser remunerado os lucros de um banco nem são nada por ai além..

Agora tem-se assistido é a um grande crescimento dos seus lucros porque os bancos são das empresas em Portugal que melhor são geridas e que mais depressa se adaptaram ao novo paradigma económico onde só sobrevivem as empresas que produzirem mais e melhor com menos custos.

Repara que os bancos actualmente cobram menos comissões, menos spreads, prestam uma imensidão de serviços de forma completamente gratuita, etc.. etc.. E mesmo assim têm mais lucro..

Resumindo, funcionassem todos os sectores em Portugal como a banca e a nossa economia estaria numa boa...

O maior é a CGD.

Qto ao melhor tenho seríssimas dúvidas!

Depende da perspectiva com que olhas... O maior em termos de clientes é a CGD, mas o Millennium supera a caixa em muitas areas em volume de negócios porque tem "melhores" clientes..

O que tem mais sucursais salvo erro também é o Millennium..

Quanto ao melhor banco.. Isso é muito relativo, a Caixa em termos de pricing é interessante, mas os níveis de serviço são absolutamente ridículos... Já fui cliente da CGD e duvido que volte a ser..

Eu pessoalmente prefiro preços um pouco piores, mas chegar a uma sucursal e ser atendido com eficiência e rapidez.. Das ultimas vezes que fui à caixa, tirei uma senha as 9H30 da manha, fui tratar de outras coisas, voltei lá as 10h30 e ainda faltavam mais de 20 números para chegar a minha vez :sh)..

O maior é a CGD.

Qto ao melhor tenho seríssimas dúvidas!

Na minha modesta opinião, é sem dúvida alguma o melhor e o maior banco português, quanto aos outros importam-me um ovo [:cool:]
Opinião baseada no facto de ser o único banco com quem "trabalho" [;)]

Se algum dia me desiludirem, tornar-se-ão o pior e mais pequeno banco de Portugal.[:D]

A questão de falência de um banco hoje em dia, e falando em termos de dimensão no caso do MBCP, é muito pouco provável, senão impossível. Em termos de perdas, com estas coisas todas, tb estou incluído, pois tenho acções, mas as coisas vão recuperar.

De qualquer forma, convém não esquecer o que aconteceu com a Caixa Faialense, aqui há uns anos atrás...

Fala-se muito da mal da CGD, mas o que é certo, é que eu sou cliente á mais de 20 anos e não tenho razãoes nenhumas de queixa!

O meu pai então é cliente á uns 40, e só diz bem!

Não me cobram nada de nada...

No "Banco Verde", era 2,5 €´s por mês de comissões...

A questão de falência de um banco hoje em dia, e falando em termos de dimensão no caso do MBCP, é muito pouco provável, senão impossível. Em termos de perdas, com estas coisas todas, tb estou incluído, pois tenho acções, mas as coisas vão recuperar.

De qualquer forma, convém não esquecer o que aconteceu com a Caixa Faialense, aqui há uns anos atrás...

Actualmente, no mundo em que vivemos, com a União Económica Europeia, com a moeda EURO, etc... é praticamente impossível um banco portugues ir à falencia. Se for pequeno, é comprado pela CGD. Se for grande (caso BCP) receberia ajudas de fora sem nunca transparecer que estaria em dificuldades.

Seja como for, o BCP tem uma saude financeira invejavel para qualquer outra empresa em Portugal, portanto essa hipotese morre à partida.

É, sem duvida, o maior banco privado portugues.

O melhor não... é que nem chega perto... (não vou dizer qual o melhor senão começa a ficar com demasiados clientes e lá se vai a qualidade)

No inicio do ano andei a sondar a oferta bancária em Pt a nível de preçário pq queria abrir uma 2.ª conta.

Curiosamente não achei nada atraentes as ofertas dos lideres privados: BES e BCP. Para ter isenção de de comissões é preciso ganhar imensos $ ao fim do mês.

Mantendo a minha conta no banco do estado aderi ao Big e até agora estou mto satisfeito.

Back