Falta de selo do seguro - multa absurda!

LuisMiguel

New member
Um amigo meu, neste fim-de-semana, foi apanhado em excesso de velocidade. Foi interceptado pela GNR. Enquanto o agente se dedicava aos "escritos" relativos ao excesso de velocidade, reparou que o meu amigo não tinha os documentos do seguro em dia (carta verde e selo). Portanto, além dos 300€ (!) por excesso de velocidade, levou mais uma de 30€ por falta da carta verde, agora vou citar o que disse o GNR: "E vou esquecer a multa de 250€ por falta de selo do seguro porque já leva aqui uma de 300€."

Serei eu o único a achar absurda e desproporcionada a multa de 250€ por falta de um dístico? [8b] Ainda para mais, quando a falta de carta verde é punida "apenas" com uma coima de 30€. Fica o aviso. Façam o que quiserem na estrada, mas deixem o dístico no vidro!

Artigo 85.º
Garantia da responsabilidade civil e da situação registal do veículo
1 — A sanção da circulação do veículo sem seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, bem como o respectivo processo de aplicação, encontram -se fixados no Código da Estrada, com ressalva do previsto nos números seguintes.
2 — Constitui contra -ordenação, punida com coima de € 250 a € 1250, a circulação do veículo sem o dístico previsto no artigo 30.º, sendo aqueles montantes reduzidos para metade caso no acto de fiscalização seja todavia feita prova da existência do correspondente seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.

Caso não haja dístico nem prova de seguro é levantado o auto para que sejam apresentados os documentos posteriormente que corresponde a uma coima de 30€.

Ou seja, nada do que relataste é anormal. Os 250€ não são apelas pela falta do dístico em si mas sim por falta de comprovativo de seguro.

Exacto, a minha já me quiseram multar em 125€ porque andava com certificado provisório (mudança de trimestre - é a modalidade que uso) e tinha o dístico afixado fora de prazo. Um bocado ridículo, mas supostamente podem fazer isso.

Eu lá me safei com um "xaxoxinho", porque eu tinha tudo em dia mas a carta verde ainda não tinha chegado.

Um amigo meu, neste fim-de-semana, foi apanhado em excesso de velocidade. Foi interceptado pela GNR. Enquanto o agente se dedicava aos "escritos" relativos ao excesso de velocidade, reparou que o meu amigo não tinha os documentos do seguro em dia (carta verde e selo). Portanto, além dos 300€ (!) por excesso de velocidade, levou mais uma de 30€ por falta da carta verde, agora vou citar o que disse o GNR: "E vou esquecer a multa de 250€ por falta de selo do seguro porque já leva aqui uma de 300€."

Serei eu o único a achar absurda e desproporcionada a multa de 250€ por falta de um dístico? [8b] Ainda para mais, quando a falta de carta verde é punida "apenas" com uma coima de 30€. Fica o aviso. Façam o que quiserem na estrada, mas deixem o dístico no vidro!

Absurdo é andar com um carro sem seguro. Mas amigos assim não os tenho, que eu sei escolhê-los bem.

...

A falta de Carta Verde são 30€, se tiver lá o dístico no vidro. Caso contrário são os 250€ e outros procedimento.

Absurdo é andar com um carro sem seguro. Mas amigos assim não os tenho, que eu sei escolhê-los bem.

Absurdo é afirmar que um carro com seguro não tem seguro. [8b] Estás a confundir não ter seguro com não ter a carta verde. O seguro estava feito e pago, a carta verde é que estava esquecida em casa. Cuidado com as entradas a pés juntos...

e não ter apreendido o carro foi uma sorte...

porque para a Autoridade, se não tens contigo cartq verde nem o selo no vidro, como provas que tens seguro?
Pelas vias da dúvida, multa ou apreensão do carro.

e não ter apreendido o carro foi uma sorte...

porque para a Autoridade, se não tens contigo cartq verde nem o selo no vidro, como provas que tens seguro?
Pelas vias da dúvida, multa ou apreensão do carro.

O agente foi ver se o carro tinha seguro. Acho que viu lá no portátil. Se o carro não tivesse seguro, tinha sido apreendido logo no local, para além da multa.

Provavelmente quando a multa foi criada ainda não existia a possibilidade de verificar num portátil se um carro tem ou não seguro. Dessa forma, os 250€ devem referir-se à falta de seguro e não propriamente à falta de comprovativo de seguro.

Existe muita coisa relacionada com automóveis / polícia que precisa de actualização.

Provavelmente quando a multa foi criada ainda não existia a possibilidade de verificar num portátil se um carro tem ou não seguro. Dessa forma, os 250€ devem referir-se à falta de seguro e não propriamente à falta de comprovativo de seguro.

Existe muita coisa relacionada com automóveis / polícia que precisa de actualização.

O decreto lei foi actualizado em 2007 dizendo que caso no acto da fiscalização se verifique que há seguro a coima por falta de comprovativo passa para metade.

A coima seria bem aplicada, pois está de acordo com o que o legislador escreveu sobre esta matéria.
Se numa fiscalização de trânsito , seja ela feita pela PSP/GNR e verificando-se que o condutor não se faz acompanhar do seguro/carta verde, duas coisas à a reter, ou tem ou não tem.
Se não tem seguro obrigatório é punido com 500 € de coima e apreensão da viatura até que se prove ser possuidor de seguro válido.
Se tem e na fiscalização verifica-se que o condutor se esqueceu do papel do seguro e de colocar a vinheta no vidro são duas situações distintas, ou seja , na primeira diz que não tem consigo mas, efectuou e pagou o seguro, neste caso o agente deve passar aviso de apresentação do documento em falta que, se for apresentado no prazo de oito dias seguidos tem uma coima de 30 €, se deixar passar passa a 60€. No que concerne ao dístico deve ter havido alguma confusão por parte do agente fiscalizador, senão vejamos esta situação prática:

Seguro de Responsabilidade Civil:

Decreto Lei 291/2007
Artº 30-circulação de veículo......... sem aposição do dístico do seguro, quando obrigatório, em local visível do exterior, identificando a empresa de seguros, o número da apólice, a matrícula do veículo e a validade do seguro.
LEVE
Coima:€250 a €1.250-artº 85, nº. 2

Circulação de veículo. . . . . . sem aposição do dístico do seguro, quando obrigatório, em local visível do exterior, identificando a empresa de seguros, o número da apólice, a matrícula do veículo e a validade do seguro, sendo feita prova da existência de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel no ACTO DA FISCALIZAÇÃO.
LEVE
Coima:€125 a 625€-artº. 85º nº. 2

Última edição:
Há uns 2 meses fui mandado parar numa operação stop com um carro do meu sogro. Tinha tudo em dia, menos o selo no vidro. O selo ainda estava na carta verde. O agente disse-me que a multa pela falta do selo era de 250€, e se o mesmo fosse colocado no momento reduzia para metade. Com dois dedos de conversa, meti o selo no sítio e ele deixou ir sem nada. Sorte a minha...

Eu já tive um pequeno "atrito" com um Agente ( que devias estar mal disposto) porque queria Autuar-me porque tinha o selo do seguro colocado em cima, quando na Lei está dito que é embaixo.

Ele tinha razão, mas a forma e a atitude dele...pfff

Era 30€ a multa segundo ele...

Em todos os carros que tive sempre coloquei os selos na parte superior do vidro.
Tendo parado em algumas operações stop, nunca nenhum Agente me fez alguma observação de tal.

As pessoas queixam-se por tudo e por nada!

Se o teu amigo, que foi multado por excesso de velocidade e por não ter a carta verde, foi poupado à multa por falta do selo do seguro (graças à bondade de um guarda), tu e ele, não têm mais do que dizer: "serviu de lição: tem que se ter os documentos todos!" em vez de se estarem a queixar da absurdidade da multa.

Voltar
Superior