Falta de selo do seguro - multa absurda!

As pessoas queixam-se por tudo e por nada!

Se o teu amigo, que foi multado por excesso de velocidade e por não ter a carta verde, foi poupado à multa por falta do selo do seguro (graças à bondade de um guarda), tu e ele, não têm mais do que dizer: "serviu de lição: tem que se ter os documentos todos!" em vez de se estarem a queixar da absurdidade da multa.

Só gostava de saber onde é que isso está escrito, mas adiante!

Sinceramente, de tudo o que aconteceu, a única coisa que me poderia tirar o sono foi o facto de ele seguir a 170km/h numa nacional (a multa de velocidade) algo que, na minha modesta opinião, até deveria ser crime! Aliás, em muito país ele teria seguido dali para o juiz e não para casa.

A única coisa que acho desproporcionada é o valor da multa de um simples dístico face a outras coisas no CE! Por exemplo, o meu pai foi detectado a guiar a 80km/h numa localidade com casas, passadeiras e peões e pagou uma multa no valor de metade da multa da falta de um dístico! É só isso que eu acho. Se o dístico é obrigatório, acho bem que se multe a sua falta (apesar de ser discutível a utilidade do dístico). Ou, por exemplo, se alguém me bater no carro, acho que me faz bem mais falta a carta verde do que o quadradinho verde no vidro e, no entanto, a falta da carta verde são 30€ e a falta do dístico 250€! Se isto não é absurdo...

Em todos os carros que tive sempre coloquei os selos na parte superior do vidro.
Tendo parado em algumas operações stop, nunca nenhum Agente me fez alguma observação de tal.

nem eu creio que faça sentido. Na minha modesta opinião o facto de o selo dever ser colocado em baixo serve apenas para que as pessoas nao coloquem o selo onde quer que lhes apeteça, impedindo o chico-espertismo. Eu ando há 10 anos com o selo no canto superior direito do vidro e tambem nunca tive problemas

nem eu creio que faça sentido. Na minha modesta opinião o facto de o selo dever ser colocado em baixo serve apenas para que as pessoas nao coloquem o selo onde quer que lhes apeteça, impedindo o chico-espertismo. Eu ando há 10 anos com o selo no canto superior direito do vidro e tambem nunca tive problemas

Não é questão de fazer sentido ou da tua opinião.
Está na Lei, e se fizeres uma pesquisa neste tópicop, encontrarás a tua resposta.

Portaria n.º 56/95
de 25 de Janeiro
O Decreto-Lei n.º 130/94, de 19 de Maio, torna obrigatória a aposição de um dístico nos veículos terrestres a motor, o qual deverá conter determinados elementos identificadores do seguro do respectivo veículo ou da sua situação de isenção relativamente à obrigação de segurar, bem como a certificação da realização das inspecções periódicas obrigatórias.
Embora não substitua os documentos de prova de seguro e da realização da inspecção legalmente consagrados, os quais deverão ser prontamente apresentados sempre que solicitados pelas entidades de fiscalização, o dístico constituirá não só um elemento auxiliar para essas mesmas entidades fiscalizadoras, permitindo uma verificação visual rápida da provável existência do seguro e da realização da inspecção, mas, essencialmente, funcionará como um elemento de informação importante para os eventuais lesados, permitindo-lhes facilmente saber a quem se dirigirem para reclamarem o ressarcimento dos danos sofridos.
Ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 130/94, de 19 de Maio:
Manda o Governo, pelos Ministros da Administração Interna e das Finanças, o seguinte:
1.º O dístico previsto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 130/94, de 19 de Maio, será composto por duas subunidades, distintas entre si, que terão a forma de vinheta, uma relativa ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e outra relativa à realização das inspecções periódicas quando obrigatórias.
2.º Nos veículos de duas ou três rodas, o dístico será composto apenas pela vinheta relativa ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.
3.º O dístico deverá ser aposto no interior do veículo no canto inferior direito do pára-brisas ou, na falta deste, noutro local bem visível, devendo, nos veículos de duas ou três rodas, ser aposto sobre uma das faces situadas no plano formado pela forqueta da frente dos referidos veículos.
4.º A vinheta relativa ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel será emitida pelas seguradoras e por elas entregue ao tomador do seguro juntamente, e apenas, com o certificado internacional de seguro (carta verde), devendo ser de cor verde e respeitar o seguinte modelo:
(ver documento original)
5.º Relativamente aos veículos isentos da obrigação de segurar, a respectiva vinheta deverá ser emitida pelas entidades mencionadas nos n.os 4 e 5 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 522/85, de 31 de Dezembro, e por estas entregue juntamente com o certificado que emitem, devendo ser de cor verde e respeitar o seguinte modelo:
(ver documento original)
6.º Os proprietários dos veículos obrigados a inspecção periódica, após a realização da mesma, receberão uma vinheta de cor verde ou vermelha consoante o veículo tenha sido aprovado ou não na inspecção, a qual deverá respeitar o seguinte modelo:
(ver documento original)
7.º As vinhetas deverão, em qualquer caso, ser totalmente preenchidas pela entidade responsável pela sua entrega, sem rasuras, não devendo conter, para além das legalmente definidas, quaisquer outras menções.
8.º Em caso de extravio das vinhetas ou inutilização por causa acidental, a entidade competente expedirá, mediante solicitação daqueles em cujo interesse o documento original foi emitido, uma 2.ª via, a qual deverá conter essa mesma menção.
9.º O disposto no presente diploma entra em vigor em 1 de Abril de 1995, aplicando-se a partir daquele momento a todas as inspecções que venham a ser realizadas, bem como aos contratos de seguro a ser celebrados e aos já celebrados na data de emissão do respectivo certificado internacional de seguro (carta verde).
Ministérios da Administração Interna e das Finanças.
Assinada em 20 de Dezembro de 1994.
O Ministro da Administração Interna, Manuel Dias Loureiro. - O Ministro das Finanças, Eduardo de Almeida Catroga.

Eu tenho o meu ao meio, mas também ir marrar com isso é de quem não tem mais nada que fazer.

Sejamos coerentes, tanta cagada a fazer-se a cada metro que ando e vão andar às cabeçadas à posição do selo?

Por muito que seja lei é estúpido.

Eu tenho o meu ao meio, mas também ir marrar com isso é de quem não tem mais nada que fazer.

Sejamos coerentes, tanta cagada a fazer-se a cada metro que ando e vão andar às cabeçadas à posição do selo?

Eu estou de acordo contigo, excepto extremos como este que vi ao pé de casa dos meus pais. Reparem onde ele colocou o dístico de residente [:D]:

Uploaded with ImageShack.us

Se é Lei ( por mais injusta ou estúpida ) temos obrigação de a cumprir...

Perfeitamente de acordo, mas para terem excesso de zelo a verificar isso, que o tenham também a fiscalizar o resto, pois este desiquilíbrio não faz sentido - há sujeitos a andar diariamente acima dos 150 numa AE, no entanto, marram com selos a meio do vidro...

Antes de qualquer lei tem que imperar o bom senso, o que claramente neste país não existe.

Luis Miguel, pelo menos esse não tem ninguém que o chateie - não é algo que esteja regulamentado xD Porém, os funcionários da EMEL podem não dar por ele, pois está do lado "errado".

Na carta verde do seguro faz menção ao local onde a vinheta deve ser colada.
Que é como o rucsantos escreveu aqui mais a baixo.
Eu para não ter o vidro dianteiro cheio de vinhetas, em cima e em baixo, optei por colocar todas no canto superior direito, "mariquices".
Bem sei que estou sujeito a uma coima ou a um simples aviso por parte das autoridades, mas como ainda não aconteceu... deixa andar.

Há uns anos fui mandado parar numa operação de fiscalização às 5:00 em Queluz. Foi na noite de 29/2 para 1/3. A carta verde antiga caducava no dia 28/2 (não contemplou o facto daquele ano em questão ser bissexto). A carta verde nova já estava na minha posse mas por esquecimento tinha ficado em casa. O agente acabou por ser simpático e após lhe explicar que já tinha a nova, mas que estava em casa, e que morava ali perto ficou-me com os documentos do carro e deixou-me ir a casa, de carro, buscar a nova. Quando voltei foi giro eu encostar sem os agentes mandarem e como o que me tinha fiscalizado estava junto a outro carro os outros ficaram com cara de parvos a olhar para mim. Expliquei-lhes o que se passava e obrigaram-me a por na hora a vinheta no vidro enquanto iam buscar os documentos. Acabou por não ser mau de todo...

A minha mãe, com muito choradinho, já se safou de uma coima pela falta do dístico do seguro no vidro.

Lá teve que dizer que tinha o carro havia pouco tempo (mentira) e mostrar a carta verde (estava tudo OK) com a promessa de que iria colocar o dístico nesse mesmo dia, e assim foi.

Isto das coimas, principalmente das menos graves, depende bastante do polícia que nos aborda.

Absurdo é afirmar que um carro com seguro não tem seguro. [8b] Estás a confundir não ter seguro com não ter a carta verde. O seguro estava feito e pago, a carta verde é que estava esquecida em casa. Cuidado com as entradas a pés juntos...

Os agentes não são adivinhos... acho eu.
Eu se fosse o guarda só por ler este tipo de resposta passava a multa dos 250 euros e apreendia o carro.
Se o dono do carro não tem o distico, não o instala conforme a lei e não tem a carta verde em posse é como se não tivesse seguro perante as autoridades.
Logo o agente agiu bem, até foi bonzinho, não levando a aplicação da lei mais adiante.

ps: vá lá o agente verificou a existencia do seguro.
Mas nem sempre é possivel.

Última edição:
Os agentes não são adivinhos... acho eu.
Eu se fosse o guarda só por ler este tipo de resposta passava a multa dos 250 euros e apreendia o carro.
Se o dono do carro não tem o distico, não o instala conforme a lei e não tem a carta verde em posse é como se não tivesse seguro perante as autoridades.
Logo o agente agiu bem, até foi bonzinho, não levando a aplicação da lei mais adiante.

ps: vá lá o agente verificou a existencia do seguro.
Mas nem sempre é possivel.

Mas alguém contestou a multa?!? Eu só disse que acho absurdo a multa por falta de um SELO ser 250€! O que comprova a existência do seguro é a carta verde (e nunca o selo) e a multa por falta da mesma é de 30€! É só isso que eu acho absurdo!
Não percebo como é que o mesmo legislador consegue punir a falta de um quadradinho verde no vidro com 250€, o mesmo valor que é a punição por não levar o carro à IPO, mais do dobro da falta de cinto de segurança e 8 vezes mais que circular num túnel sem médios (isto são só pequenos exemplos...)! É só isso que acho absurdo. Ponto!

Mas alguém contestou a multa?!? Eu só disse que acho absurdo a multa por falta de um SELO ser 250€! O que comprova a existência do seguro é a carta verde (e nunca o selo) e a multa por falta da mesma é de 30€! É só isso que eu acho absurdo!
Não percebo como é que o mesmo legislador consegue punir a falta de um quadradinho verde no vidro com 250€, o mesmo valor que é a punição por não levar o carro à IPO, mais do dobro da falta de cinto de segurança e 8 vezes mais que circular num túnel sem médios (isto são só pequenos exemplos...)! É só isso que acho absurdo. Ponto!

O legislador apenas fez uma actualização salarial de 4,99€ para 250€(125€).

Aí é que te enganas...

O que comprova o seguro não é a carta verde, mas sim o recibo acompanhado com o respectivo talão de pagamento.

Mas já me quiseram passar uma nota de bom comportamento por não ter o selo no vidro (estava lá, mas caducado) e andar com isso no carro.

Ora boa, a carta verde ainda não tinha chegado.

Voltar
Superior