http://forum.autohoje.com/boxes/24691-problema-ou-feitio-do-motor-s-max-1-8-tdci-125-cv.html
Vejam esse link. A minha nao era caso unico. Mesmo depois da tal actualizaçao elas continuavam a nao ter força. A minha foi comprada nova a meio de 2008 (ja com a tal actualizaçao) e continuava a ter o problema da falta de força. Pelos vistos mais para a frente houve uma nova actualizaçao, talvez essa tenha resolvido de vez o problema.
Os problemas relatados da falta de força eram comum em quase todas, na altura estava registado no forum s-max e era opiniao geral. Motor fracote em baixas, uma das situaçoes que ate dava para rir é que muita gente ja com uns anos valentes de carta, que ja tinham tido varios carros (diesel/gasolina) quando as iam buscar ao concessionario e nos primeiros km era comum deixarem ir abaixo[

] Por acaso nunca chegou a ir abaixo mas dava para perceber a falta de força.
Como base de comparaçao, aqui a beira de casa existe um subida bastante ingreme onde no topo tem um stop e quase sempre somos obrigados a parar e voltar a arrancar (isto quando de manha nao ha transito, porque se houver ficamos ali sempre em para arranca) e onde actualmente com uma C220 150 arranco em 2a com o ar condicionado ligado e so com um pouco de acelerador e tudo tranquilo com a S-max so em 1a e a acelerar "com fartura". É logico que a carrinha andava mas notava-se perfeitamente que havia demasiado esforço.
O cheiro a embraiagem queimada nem era preciso ser na tal subida, as vezes ate notava a subir um pequeno degrau de marcha atras de uns 8/9cm que dava acesso ao lugar de estacionamento, bastava nao subir aquilo rapido (para nao rebentar com suspensao) e ir com calma e enrolar um pouco mais a embraiagem.
É logico que isto tambem vai de comparaçoes anteriores, por exemplo tenho tambem um grande punto 1.3mjet 75 e a S-max em arranque é quase a mesma coisa, mas uma coisa é um grande punto 1.3 onde se aceita a falta de força em baixas, outra é uma S-max 1,8 que nao sendo muita cilindrada tinha obrigaçao de lidar melhor com o peso, ou neste caso demonstrar mais força. Ja para nao falar da diferença de preços.
Se as pessoas vierem de um 1,0 gasolina vao achar o 1.8 um aviao e cheio de força mas na realidade nao é bem bem assim.
Lembrei-me agora de uma situaçao, numa das muitas vezes que foi ao concessionario para tentar resolver o problema da luz do motor foi um colega que tinha uma scenic 1.5dci 105 buscar a carrinha e ate ele mandou a boquinha... "pensava que tinha mais força que a minha...[

] "
Como disse anteriormente, numa utilizaçao normal nao se sente muito.. so em situaçoes de esforço (subidaspara arranca e pouco mais).
O 1.8tdci chega e sobra para uma utilizaçao normal, em AE tal como tambem disse anteriormente cumpre igualmente bem, acompanhava bem o 2,0tdci.
Ford S Max - A2 - YouTube A que passou ca por casa chegou a dar 215.
Vejam tambem um dos comentarios:
"tenho uma de empresa e 220 dá á vontade, 1.8 tdci, só o arranque é que é um pouco fraco, ou arrancas a queimar a embraiagem.mas gosto bastante,,maas ainda bem q n pago gasoil, já tenho feito 17,5 na A8 a 230"
"Quer-me parece que o gajo está a falar alemão. Em relação à carrinha tenho andado bastante com uma e parece-me uma boa máquina, apenas abaixo das 2000 rpm parece mais morta que sei lá o quê... "
Para terminar e para nao acharem que sou so eu que digo mal ou so voces que dizem bem, tenho um amigo que comprou uma usada de 2008 faz agora +/- um ano e anda todo contente e nao se queixa da falta de força. A diferença é que todos os carros anteriores dele eram a gasolina atmosfericos e nunca mais do que 1.4.
BTavares - As cadeirinhas cabem perfeitamente na C-max. Antes da s-max passou ca por casa uma C-max comprada nova em 2006 com o 1,6tdci 109 e a unica razao de queixa foi so os barulhos parasitas mas ai ja estou a ser piquinhas. Gosto muito da C-max versao restyling que saiu +/- 2007 ja com os leds nos farolins traseiros e actualmente arranjam-se dentro do teu orçamento.
A melhor coisa que tens a fazer é dar uma voltinha com a S-MAX 1,8tdci porque vale a pena ser vista e analisada, ve se te adaptas bem ao motor e se for possivel tenta o 2,0tdci. Se for complicado arranjar alguma s-max seja 1.8 ou 2.0 tenta as C-max que sao optimos produtos e as "irmas" C4 picasso etc.
Abraço