Farois Xenon

Para a policia multar tem de haver uma legislação especifica que o indique...qual é o artigo do CE que o diz?

Que eu me lembre apenas indica que devem ter uma cor branca, blablabla.

Mas agradeço que indiquem, sff [;)]

Artº 114, 115 e 162 do CE

TRANSFORMAÇÃO DE VEÍCULOS (TUNING)
É proibido o trânsito de veículos sem os sistemas, componentes ou acessórios com que foi aprovado, que utilize sistemas, componentes ou acessórios não aprovados, que tenha sido objecto de transformação não aprovada. As autoridades de fiscalização do trânsito, ou seus agentes,podem proceder à apreensão do veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária, sendo o proprietário sancionado com coima de 250 a 1.250 euros. (Art.ºs 114.º, 115.º e 162.º )

Em tempos li que o objectivo do lava-faróis é de retirar o gelo acumulado nas ópticas quando estão temperaturas muito baixas, dado que, pelo Xenon trabalhar a 35W não gera tanto calor para a óptica, derretendo o gelo.
Agora se é verdade ou não, não sei...

Concordo é que deveriam chumbar se não fossem aplicadas ópticas para o efeito (olho de boi) ou quando fossem usadas lâmpadas Xenon D2S quando deveriam usar D2R (sem olho de boi) e também quando não existe qualquer tipo de regulação em altura, quer manual (eléctrica) ou automática.
Já vi um Clio igual ao meu, com kit Xenon aftermarket, ópticas olho de boi, bem focadas e que o dono usa a regulação manual cuidadosamente e não encandeia nem um pouco. Com 5000k, que fica um branquinho igual ao de origem.

Arranja-me um carro em que os lava-faróis funcionem mesmo!

arranjar, arranjas tu...

eu mostro-te a foto [;)]

13588286_1.jpg

saab_9-5_gary_fisher_edition_waterfront_small1.jpg

tens de mudar as escovinhas de tempos a tempos para limparem melhor [;)]

Nada impede a polícia de multar por incandeamento...

E fica registada e pode mesmo ter sanção inibidora de condução...

Nada impede a policia de multar por 500mil coisas, mas tem de ter bases legislativas e tem de as indicar e fundamentar no auto.

Falava é claro se as luzes estiverem correctamente alinhadas (também há n faróis de halogeneo mal alinhados a incadearem tal como xenons) e não a incadear...

Artº 114, 115 e 162 do CE

Era aqui que eu queria chegar...ou seja no aproveitar, já que não há na realidade nada que proiba na legislação, da lei das alterações -> que a mim me faz sempre muita confusão por ser dúbia e subjectiva, coisa que uma lei não pode ser [;)]

Considerando que uma lampada é material de desgaste/substituição...então não a podemos mudar sem ser uma igualzinha à de origem?

E com os pneus como é? Se de origem vem 83V, não posso portanto colocar 91W...estou a alterar o que é de origem...aliás, nem sei mesmo se posso trocar dos Continental de origem para os Michelin [;)] -> não são só marcas, têm construções diferentes, pisos diferentes e CARACTERISTICAS diferentes [:D]

E quanto às pastilhas de travão, discos, embraiagens? Tudo são normalmente substituídos por material diferente de origem...é necessário e acho que nem preciso de justificar aqui.

Ora, não se trata de mudar o farol nem o que ele foi concebido, apenas de mudar a lampada seguindo o que está na própria legislação sobre iluminação...neste caso melhorando-a, e muito -> é apenas uma nova tecnologia aplicada a um conceito e material antigo

arranjar, arranjas tu...

eu mostro-te a foto [;)]

13588286_1.jpg

saab_9-5_gary_fisher_edition_waterfront_small1.jpg

tens de mudar as escovinhas de tempos a tempos para limparem melhor [;)]

Esses não estão equipados com xénon... Estamos a falar de carros equipados de lava-faróis, por terem xénon... Seria agradável que não deturpasses a ideia... Até porque a função desses limpa-faróis, é devido a outro factor.

Nos Saab actuais, equipados com xénon, têm os lava-faróis sem as escovinhas...

01.jpg

030.jpg

Explica-me, pois não percebo, como é que o lava-faróis do meu Alfa, não consegue lavar um insecto que ficou esborrachado na óptica...

Se faz sentido o lava-faróis existir, devia funcionar, no mínimo... :rolleyes:

Olha no meu funciona.
Para mim a questão é simples. Se os carros que tem xénon tem determinados dispositivos é pk alguém investigou e decidiu que tinha de ser assim. E isto aplica-se a tudo. Para mim podem por o que quiserem em after-market. Se não está de acordo com a lei é chumbo e ponto final.

Esses não estão equipados com xénon... Estamos a falar de carros equipados de lava-faróis, por terem xénon... Seria agradável que não deturpasses a ideia... Até porque a função desses limpa-faróis, é devido a outro factor.

Nos Saab actuais, equipados com xénon, têm os lava-faróis sem as escovinhas...

01.jpg

030.jpg

Mau...tu pediste um automóvel com lava-farois...eu mostrei-to [:)]

Outra questão é que os Saab podem ter lava-farois de serie e não terem obrigatoriamente XENON...caso da versão VECTOR e AERO...[;)]

Os lava-faróis é uma porcaria! No meu Alfa aquilo não serve de nada. Aquele jacto não vai limpar um insecto que lá tenha ficado esborrachado e já secou, entretanto... Só serve para gastar água.

Os niveladores, são úteis. Muito úteis! Quantos de vós, depois de terem o carro com lotação esgotada, regularam a altura dos faróis? De todos os user's deste fórum, acho que bastava os dedos de uma simples mão, para contabilizar as respostas positivas à minha pergunta... :sh)

Agora imaginem, um carro equipado com Xénon, com faróis desregulados. Se com eles nivelados, às vezes levamos com feixes luminosos que parecem que nos tiram a vista, imaginem o que é levar em cheio, nos olhos, com um farol xénon totalmente levantado!
Os lava farois não servem só para os mosquitos, mas para quanquer sujidade.
Eu acho que é importante, já que na luz xenon qualquer sujidade a faz dispersar, encandeando.

era um exemplo..

nao faz sentido...chumbarem so pork tens la os balastros montados...

Há coisas bem feitas como é o caso de proibirem o xenon não homologado, mas também há muita *****.
Se tiveres, por exemplo, farois de nevoeiro à frente, tens que os ter a dar. Não os podes por como adereço estético, já que farois de nevoeiro à frente não são obrigatórios.
Ou então, se quiseres colocar um manometro de pressão de óleo, ou pressão de turbo, também não podes.
Porque?
Não sei.
O meu tem um voltimetro e não me disseram nada.

Explica-me, pois não percebo, como é que o lava-faróis do meu Alfa, não consegue lavar um insecto que ficou esborrachado na óptica...

Se faz sentido o lava-faróis existir, devia funcionar, no mínimo... :rolleyes:

Mas tem pouca força de origem?
Não estará já com falta de força?
É que conheço alguns carros com lava farois e o jacto é minimamente potente para retirar insectos esborrachados.

Olha no meu funciona.
Para mim a questão é simples. Se os carros que tem xénon tem determinados dispositivos é pk alguém investigou e decidiu que tinha de ser assim. E isto aplica-se a tudo. Para mim podem por o que quiserem em after-market. Se não está de acordo com a lei é chumbo e ponto final.

Mas tem pouca força de origem?
Não estará já com falta de força?
É que conheço alguns carros com lava farois e o jacto é minimamente potente para retirar insectos esborrachados.

Nem as máquinas de lavagem dos carros de alta pressão, são capazes de retirar as marcas deixadas por insectos, quanto mais um esguicho...

Até agora, ainda não vi nenhum sistema, em que isso funcionasse.

Mau...tu pediste um automóvel com lava-farois...eu mostrei-to [:)]

Outra questão é que os Saab podem ter lava-farois de serie e não terem obrigatoriamente XENON...caso da versão VECTOR e AERO...[;)]

Pois, mas esses lava-faróis, nos que não têm Xénon, é devido a outro factor. O Alfa 166 vinha sempre equipado com lava-faróis, tenha ou não Xénon.

Agora pergunto, para quê? :sh)

Bom, se não é suficiente para retirar sujidade, para efeitos de xenon, são de facto dispensáveis.
É que para o xenon ser viavel, convém que o farol esteja limpo de sujidade.
Se não resulta....
O método melhor é ter escovas nos farois.

Pois, mas esses lava-faróis, nos que não têm Xénon, é devido a outro factor. O Alfa 166 vinha sempre equipado com lava-faróis, tenha ou não Xénon.

Agora pergunto, para quê? :sh)

Da mesma maneira que o saab são vendido cá com lava-farois com escova...para quê ?? não há assim gelo.

outra questão é que a Saab sabe o que faz, e mesmo os lava-farois sem escova são de esguicho de alta pressão...

Back