Farois Xenon

ainda hoje passou por mim uma x3 (ou seria x5 :confused:) que encandeava como tudo e aquilo parecia ter o tom de origem e possivelmente seria de origem... parece que não são SÓ os aftermarket que falham... :sh)

Esse comunicado vale o que vale, ou seja, nada.
Se reparares, é destinado aos IPO associados da ANIVAP. E os que não são associados? Não se aplica esse comunicado?
Aliás, esse "mito" já foi desmontado por um advogado no detalhe.net

É certo que existem muitas versões acerca deste assunto, mas ainda não encontrei uma que tivesse pés e cabeça.
Esse comunicado fala em lúmens e intensidade de luz.
Qual é a máquina, nas IPO, que mede a intensidade de luz?
O que o CE diz, é que as luzes têm que ser brancas ou amarelas e iluminarem a estrada (friso, a estrada) por uma determinada distância.

Claro que, se iluminam os passarinhos, devem chumbar.
Mas se estão devidamente alinhados e se não são azuis, ou cor de rosa ou violetas, ou o que for, porque é que não podem ser utilizadas?
Se está provado que iluminam melhor e oferecem mais segurança.

P.S. - Antes que perguntem, sim, tenho xénon aftermarket, 6000K 35W numa C-max. E não, não ilumina os passarinhos! Agora podem atirar pedras e dizer que deveria ser preso, fuzilado, enforcado, o que quiserem. Mas antes, dêem-me dados concretos sobre o assunto. Palpites já tenho muitos.[;)]

EDIT: O tópico do detalhe.net é este Kit H.i.d. Xenon - Forum Detalhe.net

Esqueceste-te foi de ler o resto da minha mensagem, onde te reencaminhei para o regulamento que especifica a luminosidade mínima para ser exigido o nivelador automático e o lava-faróis. Esse comunicado é apenas reflexo de uma responsabilidade assumida perante a lei em vigor desses tais associados.
Quanto ao CE, não se esqueçam que não é o único mecanismo legal que regula o que pode ou não circular. Existem uma série de regulamentos adicionais, nomeadamente o que eu indiquei, que também se aplicam.

Acredito que os teus faróis, com esses 6000K devem proporcionar-te mais visibilidade e segurança... o único senão está no pequeno (pequenino) pormenor de que comprometes a segurança dos outros que circulam na via pública, porque sem o regulador automático (que, regra geral, actua constantemente, não é apenas no início da marcha, como alguns afirmam) volta e meia estás a cegar alguém, sem contar com as vezes que, por mero esquecimento, te esqueces de regular manualmente a altura dos faróis quando levas mais carga no carro (e basta uma ou duas pessoas sentadas atrás, ou um saco de batatas na bagageira :) para fazer toda a diferença).

E já agora, aqui fica mais alguma informação sobre a legislação em causa: http://en.wikipedia.org/wiki/World_Forum_for_Harmonization_of_Vehicle_Regulations

Última edição:
Já agora para acrescentar que, podem ter nivelador e lava-farois, e até mesmo respeitar os 35w max das lampadas, mas se optica não estiver homologada para lampadas D2S/D2R, chumba na mesma. É mais mais um factor eliminatório a considerar.

A unica hipotese aparentemente legal, que se possa conseguir, é no caso de determinada viatura não trazer xenon de origem, montar todos os componentes de outra versão que o traga de serie ou como opção. Se der para fazer isso, optimo, senão... por mais voltas que se dê, está ilegal, encandeie ou não.

Isso é extremamente caro!!! Sei de quem foi à Ford tentar colocar xenon de origem no Focus mk1, e a conta só em peças já ia em 1200€ e ainda faltavam preços de algumas peças que nem tabeladas estavam!!!

Isso devia ser alguma coisa que não xenon... Xenon não derrete nada.

Neste momento os IPO têm instruções para chumbar todos os Xenon que não sejam de origem!

Boas tardes.

Aqui na Madeira, têm passado... ainda à 3 semanas, quando fui com o Micra da Maria à inspecção, estavam lá dois veículos com xénon aftermarket (SLK com ópticas de origem, e Corsa B com ópticas tipo olho de boi), e passaram os 2 (aliás, nenhum deles encadeava)

Cumprimentos

Ricardo Paulo

Última edição:
o único senão está no pequeno (pequenino) pormenor de que comprometes a segurança dos outros que circulam na via pública, porque sem o regulador automático (que, regra geral, actua constantemente, não é apenas no início da marcha, como alguns afirmam) volta e meia estás a cegar alguém
Tal como acontece com o xénon de origem. O regulador automático não tem um tempo de reacção instantâneo. Há sempre uma fracção de segundo que encandeia quem vem de frente.
Tal como acontece com o halogéneo, quando as ópticas não estão bem reguladas ou quando o condutor não as regula de acordo com a carga.

A C-max tem regulação manual de 0 a 3, com pontos intermédios entre cada um dos valores. Mesmo com o halogéneo, sempre andei na posição "1,5".

Eu não estou a sugerir que não haja regras neste tipo de alterações.
É necessário é definir as regras como deve ser.
Reguladores automáticos são muito bonitos quando funcionam.
Mosquitos esborrachados! Custa-me muito a crer que tenham alta capacidade de refracção.
Se me disserem que os jactos são para remover uma eventual camada de gelo (esse sim, com capacidade refractiva) que possa acumular na óptica, ainda concordo. Agora mosquitos esborrachados.:confused:

Mas isso leva a outra questão. O nosso clima não é assim tão propício à acumulação de gelo nas ópticas. Admito que possa haver situações excepcionais ou pontuais, mas daí a fazer disso regra...

A iluminação da C-max não é das melhores. A simples substituição das lâmpadas por outras de "superior" qualidade, não é completamente viável, pela duração/custo das mesmas.
O xénon não tem uma situação definida. Quando for à IPO, vou entrar num dilema. Se for com o xénon, estou sujeito a chumbar (ou não, depende da vontade/conhecimentos do inspector), há quem diga que passa, se... outros dizem de caras que chumba, porque ouviram dizer que sim.
Se for com as lâmpadas de origem, estou sujeito a ter, no mínimo, uma anotação, pela fraca iluminação. Tenho conhecimento de casos semelhantes.

isso devias ter perguntado antes de comprar com lava-farois...

pagaste e não faz nada ?? eu ia reclamar...

Afinal o problema dele não é lava farois, mas sim em primeiro lugar ser um Alfa, ou seja junta-se a fome com a vontade de comer.

Cumps
MC

P.S. estou a reinar, na passat que tive tambem a função do lava farois deixava muito a desejar, agora no novo CRV , 5 estrelas.

Eu diria que o que o Kan disse relativamente ao lava-faróis faz sentido, isto é, provavelmente é o gelo que mais afecta a refracção da luz e que talvez em Portugal não faça grande diferença. Contudo, Portugal faz parte da tal "irmandade ECE", o que significa que todos os países aderentes respeitam as mesmas regras definidas nos regulamentos publicados.

Portugal faz parte da tal "irmandade ECE", o que significa que todos os países aderentes respeitam as mesmas regras definidas nos regulamentos publicados.
Completamente de acordo, mas é um facto que essa deliberação/regulamento não foi transposto (que eu saiba) para o nosso CE. Ou seja, até que ponto é que as autoridades ou os IPO podem fazer valer isso.
O que leva a que seja um assunto que fica mais dependente do estado de espírito de quem fiscaliza/inspecciona, do que propriamente duma regra/lei.

...se o xenon funciona a 35w e as halogeno a 55w

Relembro que uma grande parte dos kit's Xénon vendidos são 55W... e muita gente desconhece o facto de uma lâmpada HID ser mais eficiente, com consumo menor, acabando por substituir por algo que acha lógico, ou seja, por uma lâmpada da mesma potência.

Fossem todos 35W e 4100k, com lâmpadas de boa qualidade e adaptadas ao tipo de óptica, não teríamos esta discussão.

Ora bem, arriscando-me a ouvir o que não queria, pedi informação a quem supostamente percebe da poda.
A resposta oficial do IMTT é a seguinte:

[FONT=&quot]Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:[/FONT]

• [FONT=&quot]A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).[/FONT]
  • [FONT=&quot]O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.[/FONT]

[FONT=&quot]O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.[/FONT]

[FONT=&quot]Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.

Ainda assim, fico na dúvida se o DL 72/2000 se refere à homologação de veículos novos ou se também inclui adaptações ou alterações à posteriori.
http://diario.vlex.pt/vid/decreto-lei-maio-33213436
[/FONT]

Última edição:
á pouco tempo tive um acidente e na altura o chapeiro arranjou mais barato na sucata faróis xénom para por na minha laguna II e também pára-choques com os limpa-faróis.

mas agora a regulação dos farois não funciona, nem tenho o tal dispositivo que regula automaticamente a altura das luzes!!

será que vou ter problemas na inspecção :confused: :sh):sh)

Xenon, IPO, e Lava faróis..

Xenon, IPO, e Lava faróis..

Ora bem..

soube aqui no bules dum cas com uma Laguna [:vm)][:vm)] em que chatearam na IPO com os Lava farois pifados..

como tem Xenon é supostamente obrigatorio ter lava farois.. ja tinha lido isto algures , é Xenon de origem

Isso dá deficiencia tipo I ou II ?

E nas conversões manhosas de kits de xénon o que diz a malta das IPO?

não que tencione " Xenar " [:D] qualquer um dos meus carros mas por curiosidade gostava de saber como é com isto..

Já ouvi duas versões.

Se meteres xénon tens de ter obrigatoriamente os lava faróis e passa na inspecção.

A segunda versão é igualmente com lava faróis mas que não passa na inspecção. E pronto, como ficamos? Também já agora gostava de saber.

Agora qual a deficiência ?

Os tipos de deficiência para sermos mais correctos

Tipo 1
- Deficiência que não afecta gravemente as condições de funcionamento ou de segurança do veículo, não implicando, por isso, nova apresentação do mesmo à inspecção para verificação da reparação adequada.

Tipo 2
- Deficiência que afecta gravemente as condições de funcionamento e/ou de segurança do veículo ou, ainda, que coloca em dúvida a sua identificação. Consoante o caso, o veículo deve ser apresentado no centro de inspecção ou nos serviços competentes da Direcção-Geral de Viação.
O xénon é altamente luminoso ( [:D][:D]) e deve estar apontar para a frente, portanto se não estiver correctamente lavado poderá incidir sobre os próprios condutores portanto vou apostar no Tipo 2. Isto visto sobre os olhos deles.

No meu seria para aí Tipo 1 pois não afecta em nada.

Um carro para ter xenon tem de ter obrigatóriamente lava farois e nivelamento auto. dos farois senão por lei é chumbo.. [;)][;)]

Agora existem inspectores que n ligam a isso e outros que limpam o carro todo de alto a baixo... é ter um bocado de "sorte"...[8b]

Eles implicaram no xenon mesmo de origem pelo facto q disse em cima.. [;)][;)]

Para ter xenon é obrigatório nivelador automático e lava faróis.
Tenho impressão que neste caso eles chumbam com o Tipo II pois põe em perigo os outros condutores, devido ao encandeamento.

Para mim era simples, toda e qualquer alteração ao carro que não cumpra as disposições legais, resultava em chumbo. Fosse xénon, escurecimento de vidros ou outras. Se há regras tem de ser cumpridas.

Reparei agora que, por exemplo, o Audi A5 vem com xenon de série.

Para se ter regulação automática e lava-faróis só metendo xenon plus que são quase €1000. Ah e nem sei a diferença entre xenon e o plus além disto.

Agora a minha questão prende-se com o facto de dizerem que é obrigatório ter regulação automática e lava-faróis e depois existem carros de série sem isto mas com xenon.

Faz-em confusão apesar de saber que o xenon OEM da Audi tem de estar legal.

Voltar
Superior