Farois Xenon

Muito já se falou aqui sobre os requisitos do xenon, mas como já se passou bastante tempo sobre a discussão, pergunto: Mantem-se a obrigatoriedade do lava farois e do nivelador?

Tenho lampadas de xenon after market em óptica com olho de boi e e fui com elas à inspeção, por esquecimento (era para as ter trocado antes). Já estava lá dentro quando me lembrei... mandaram-me ligar as luzes, vieram ter comigo com ar sério e disseram que não estavam bem. Pensei "já foste"!. Mas não, o fulano apenas disse que as luzes estavam mal alinhadas e resolveu. Mais nada.
Foi sorte?

Muito já se falou aqui sobre os requisitos do xenon, mas como já se passou bastante tempo sobre a discussão, pergunto: Mantem-se a obrigatoriedade do lava farois e do nivelador?

Tenho lampadas de xenon after market em óptica com olho de boi e e fui com elas à inspeção, por esquecimento (era para as ter trocado antes). Já estava lá dentro quando me lembrei... mandaram-me ligar as luzes, vieram ter comigo com ar sério e disseram que não estavam bem. Pensei "já foste"!. Mas não, o fulano apenas disse que as luzes estavam mal alinhadas e resolveu. Mais nada.
Foi sorte?
Muita sorte ou ignorância de quem o fez.
A lei continua igual.

vou usar este tópico para relatar uma situação estranha que me aconteceu.

Uso uma S-Max de 2014 com faroís bi-xenon, fraquinhos talvez devido à idade do projecto.
Na realidade desde nova que os faróis não vinham bem, o médio esquerdo estava excessivamente alto o que provocava muitos máximos dos outros condutores, fui à Ford corrigir, ficou bem... ao fim de alguns meses (tvz 6 ou 8 meses) o médio esquerdo ficou novamente desalinhado, neste caso demasiado baixo.
andei meses assim até ir À revisão em Julho, e a financeira mandou-me para a Bosch Car Service pedi para ajustarem, resultado fizeram uma borrada, e os faroís (médios) ficaram demasiado abertos a apontar para a berma (!!!), voltei lá mas eram cepos com olhos.

Entretanto andei a estudar e percebi que aquilo é por demais básico e são dois parafusos em cada óptica, um para regular altura outro abertura

Lá coloquei aquilo mais ou menos, mas faltava afinar melhor - idealmente com uma máquina própria; ontem fui À Midas... e de facto é só cepos, ficou miserável e ainda saí de lá a dizerem que a óptica estava avariada (regulação), resultado vim para casa a achar que tinha de ir mesmo À Ford.
Como sou teimoso À noite meti-me numa zona sem luz e com grande visibilidade e acertei À unha, dei umas voltas para ver como estava, fui para casa e estava porreiro e a óptica de boa saúde :)

estes tipos da Midas e Bosch não volto tão cedo

Pensei que o xenon nivelava automaticamente e este seria um dos requisitos para estar legal...

Era o nivelamento automatico e os lava farois, estranho.

Pensei que o xenon nivelava automaticamente e este seria um dos requisitos para estar legal...

Era o nivelamento automatico e os lava farois, estranho.

E regulam.... a questão é que é consoante o peso dentro do veiculo e nada mais...

Agora, previamente tem que se ter o sistema devidamente ajustado de forma funcional e sem prejudicar quem vem no sentido contrário ;)

Eu próprio já passei pelo mesmo que o JDEM e ate hoje sem qualquer tipo de sinais de luzes foram recebidos da minha parte ;)

E regulam.... a questão é que é consoante o peso dentro do veiculo e nada mais...

Agora, previamente tem que se ter o sistema devidamente ajustado de forma funcional e sem prejudicar quem vem no sentido contrário ;)

Eu próprio já passei pelo mesmo que o JDEM e ate hoje sem qualquer tipo de sinais de luzes foram recebidos da minha parte ;)

Com um Ford?
Os faróis são manhosos em iluminação
Piores carro com faróis de xenon que tive e já foram 8 ou 9

Boas

Hoje a andar com o A6 o farol da direita de vez em quando apagava e voltava logo de seguida a acender. É o primeiro carro com xénon, por isso não conheço bem as manhas deste tipo de faróis.

É algum sintoma de que pode estar para pifar ou pode apenas ser um mau contacto? O carro ontem fez uma viagem grande com chuva, acham possível que isto seja causado por alguma infiltração ou parece-vos pouco provável? Sábado à noite tinha andado com o carro e não se passava nada.

Outra coisa, o xénon quando está para fundir primeiro o farol fica com uma cor mais roxa não é?

Cumprimentos.

Boas

Hoje a andar com o A6 o farol da direita de vez em quando apagava e voltava logo de seguida a acender. É o primeiro carro com xénon, por isso não conheço bem as manhas deste tipo de faróis.

É algum sintoma de que pode estar para pifar ou pode apenas ser um mau contacto? O carro ontem fez uma viagem grande com chuva, acham possível que isto seja causado por alguma infiltração ou parece-vos pouco provável? Sábado à noite tinha andado com o carro e não se passava nada.

Outra coisa, o xénon quando está para fundir primeiro o farol fica com uma cor mais roxa não é?

Cumprimentos.

Tudo indica que seja a lâmpada a encomendar a alma ao criador.
É correcto, mas nem sempre acontece.
Com o anterior carro dos meus pais, isso aconteceu, uma delas começou a perder "lumens", a outra ficou rosa, depois roxa e depois apagou-se. Teve que se trocar o par.
Aconselho, ao fazer a troca, a ser por lâmpadas Philips ou Osram.

Boas

Cumprimentos.

Não é de descartar a hipótese de ser a unidade de comando/balastro que possa estar com algum problema. Essa peça também tem tempo de vida útil tal como os arrancadores das lâmpadas fluorescentes.

Experimenta trocar as lâmpadas da esquerda para a direita com muito cuidado, de preferência com umas luvas e sem tocar no vidro. Se essa intermitência se mantiver no mesmo lado o problema não será da lâmpada mas da unidade de comando, caso contrário é a lâmpada que está a ir à vida.

Cumps

Back