Farois Xenon

Tenho xénon e nunca me implicaram por os ter.
Isto das leis é muito subjectivo.....Que é que diz? Ter luz branca ou amarela, não é? É o que eu tenho.
Vejo carros com faróis de halogéneo e com os mijas. O que é que têm a dizer sobre isto?
sabem lá o que querem:sh)

Reparei agora que, por exemplo, o Audi A5 vem com xenon de série.

Para se ter regulação automática e lava-faróis só metendo xenon plus que são quase €1000. Ah e nem sei a diferença entre xenon e o plus além disto.

Agora a minha questão prende-se com o facto de dizerem que é obrigatório ter regulação automática e lava-faróis e depois existem carros de série sem isto mas com xenon.

Faz-em confusão apesar de saber que o xenon OEM da Audi tem de estar legal.

Se tem xenon tem de ter os lava farois e o nivelador. É porque tem outra treta qualquer e deram-lhe o nome xenon para ser mais chique :P

Para mim era simples, toda e qualquer alteração ao carro que não cumpra as disposições legais, resultava em chumbo. Fosse xénon, escurecimento de vidros ou outras. Se há regras tem de ser cumpridas.

Desculpa mas há leis e leis...
Muitas delas não têm nenhuma razão de ser:sh)

Quem tiver gosto em alterar umas coisas nos carros, não pode ter liberdade para a sua criatividade...claro que, mantendo ambas segurança passiva/activa em ordem...

Já os americanos é que têm sorte que até eles podem construir o seu próprio carro em casa que ninguém os chateia =P

Desculpa mas há leis e leis...
Muitas delas não têm nenhuma razão de ser:sh)

Quem tiver gosto em alterar umas coisas nos carros, não pode ter liberdade para a sua criatividade...claro que, mantendo ambas segurança passiva/activa em ordem...

Já os americanos é que têm sorte que até eles podem construir o seu próprio carro em casa que ninguém os chateia =P

Qual é a parte da lei para as luzes xenon com que não concordas?

os lava-faróis so são necessários nos países nórdicos, onde, devido ao frio é necessário projectar água quente a fim dos farois não congelarem e provocarem o encandeamento....
xénon= lâmpada fria
halogéneo = lâmpada quente

Já para não falar que a lei é um pouco ambígua... luz branca já o xénon tem (4300k --> 6000k), depois a lei tb diz que o carro tem que se adaptar as varias situações de condução, para isso não é necessário o nivelador automático pois ja quase 100% dos automóveis trás nivelador manual dentro do habitaculo...

Última edição:
os lava-faróis so são necessários nos países nórdicos, onde, devido ao frio é necessário projectar água quente a fim dos farois não congelarem e provocarem o encandeamento....
xénon= lâmpada fria
halogéneo = lâmpada quente

Já para não falar que a lei é um pouco ambígua... luz branca já o xénon tem (4300k --> 6000k), depois a lei tb diz que o carro tem que se adaptar as varias situações de condução, para isso não é necessário o nivelador automático pois ja quase 100% dos automóveis trás nivelador manual dentro do habitaculo...

Acho que o regulação manual não faz o mesmo que a automática não te parece? As leis estão feitas. Quem quer cumprir cumpre. Quem não quer sujeita-se. As simple as that.

eu sou um leigo na matéria, mas pelo pouco que sei do meu accord que tem xénon, apenas para acender precisa de uma descarga superior a 20000 Voltes, no caso do meu 25000 V, e depois a corrente passa para os 12 voltes.

Reparei agora que, por exemplo, o Audi A5 vem com xenon de série.

Para se ter regulação automática e lava-faróis só metendo xenon plus que são quase €1000. Ah e nem sei a diferença entre xenon e o plus além disto.

Agora a minha questão prende-se com o facto de dizerem que é obrigatório ter regulação automática e lava-faróis e depois existem carros de série sem isto mas com xenon.

Faz-em confusão apesar de saber que o xenon OEM da Audi tem de estar legal.

Fui ver e confirma-se. O Audi A5 NÃO tem Xenon de origem.

Tens a certeza?
Tenho quase a certeza que o Xenon só Plus como no AUDI A3, e só aí vem com DRL em LED.

Fui ver e confirma-se. O Audi A5 NÃO tem Xenon de origem.

Epá então a Audi é que faz publicidade enganosa.

Mas realmente faz mais sentido assim pois xenon sem auto-nivelador e lava-farois é, segundo consta, ilega.

Não sei é porque o chamam de xenon plus.

eu sou um leigo na matéria, mas pelo pouco que sei do meu accord que tem xénon, apenas para acender precisa de uma descarga superior a 20000 Voltes, no caso do meu 25000 V, e depois a corrente passa para os 12 voltes.
uma lampada de xenon funciona sempre em alta tensão , dai a necessidade dos balastros, que não passam de uns transformadores para elevar a tensão nesse caso de 12 para 25mil volts.
contudo há diferenças na potencia da lampada de carro para carro (35w e 55w).

uma lampada de xenon funciona sempre em alta tensão , dai a necessidade dos balastros, que não passam de uns transformadores para elevar a tensão nesse caso de 12 para 25mil volts.

Sim, utiliza alta tensão com uma corrente mínima...
E aquilo liberta calor. Um arco-voltaico liberta muito calor mas dependendo da intensidade fica confinado a um espaço reduzido..
As lentes do meu ficam bastante quentes até... diria que por volta dos 35~40ºC.

Aliás, pra quem tiver curiosidade vejam as maquinas de fusão de fibra óptica, que criam um arco-voltaico semelhante aos utilizados nas lâmpadas xénon... liberta calor suficiente para fundir vidro, num espaço relativamente pequeno.

estás a querer dizer que uma lampada de xenom funciona constantemente a 25000 Voltes?

Não é o que eu tenho lido na net...
"Like street lamps and fluorescent bulbs, HID headlamps require a high voltage ignition source to start. It typically takes up to 25,000 volts to start a xenon bulb, but only about 80 to 90 volts to keep it operating once the initial arc has formed. The normal 12 volts DC from the vehicle's electrical system is stepped up and controlled by an igniter module and inverter (ballast), which also converts the voltage to AC (alternating current) which is necessary to operate the HID headlamps."

Sim, utiliza alta tensão com uma corrente mínima...
E aquilo liberta calor. Um arco-voltaico liberta muito calor mas dependendo da intensidade fica confinado a um espaço reduzido..
As lentes do meu ficam bastante quentes até... diria que por volta dos 35~40ºC.

Aliás, pra quem tiver curiosidade vejam as maquinas de fusão de fibra óptica, que criam um arco-voltaico semelhante aos utilizados nas lâmpadas xénon... liberta calor suficiente para fundir vidro, num espaço relativamente pequeno.

Já vi um guia de instalação em que o fulano mediu a temperatura das ópticas após funcionamento durante 1h com Xenon 35w (e não 55w, atenção) vs funcionamento no mesmo periodo com halogénio de origem. A temperatura das ópticas com as lampadas xenon era mais baixa em cerca de 5ºF, que serão talvez uns 3ºC. Ou seja a diferença, pelo menos naquele caso em particular, era desprezível e para menos.

muito boa noite, tenho um vw bora varinat e trás de origem farois de halogénio, o que vos queria perguntar é o preço da conversão para xenon ou para bi-xenon, o carro possui regulador de farois mas manual, o preço desse equipamento automático é dispendioso e o lava farois? já que estou com a mão na massa dá para colocar farois direccionais, faço caminhos muito mal iluminados e estradas de serras o que me daria muito mais jeito,e para ultimo existe alguma forma legal de por luz branca e mais forte no carro? já me disseram que as philips blue vision eram muito boas...obrigado desde já

muito boa noite, tenho um vw bora varinat e trás de origem farois de halogénio, o que vos queria perguntar é o preço da conversão para xenon ou para bi-xenon, o carro possui regulador de farois mas manual, o preço desse equipamento automático é dispendioso e o lava farois? já que estou com a mão na massa dá para colocar farois direccionais, faço caminhos muito mal iluminados e estradas de serras o que me daria muito mais jeito,e para ultimo existe alguma forma legal de por luz branca e mais forte no carro? já me disseram que as philips blue vision eram muito boas...obrigado desde já
Sinceramente, acho que será muuuuuuuito cara. Se for com material usado, nem tanto, mas é dificil encontrar...

Se as tuas ópticas tiverem projector, aconselho a comprar xénon after-market, de preferência entre os 4000k e os 5000k (não sou fã de tons azuis e roxos). Atenção que alguns há kits que se vendem com supostos 6000k e... sinceramente, pelo que vi de um ou outro, acredito mais em 8000k (o que não significa que muitos ou até a maior parte não tenham mesmo os 6000k).

Se mantiveres o halogéneo, estás na mesma situação que eu e recomendo as que uso de momento: Philips X-Treme Power. Já tive as VisionPlus da mesma marca e fiz o upgrade para estas. [;)]

Podes comprar aqui (repara que não acresce portes e inclui um conjunto de mínimos):

Philips X-Treme (Extreme) Power - Philips Bulbs from Power Bulbs

Voltar
Superior