Farois Xenon

Quero melhorar a iluminação no meu carro de forma a que torne a condução noturma melhor, para mim, não quero nada de belezas nem coisas bonitas, quero é algo que faça que ele ilumine mais, faço muita condução noturna e o r19 para mim ilumina muito mal....

Queria saber qual é a melhor opção para melhorar isso, dentro da legalidade...
Desculpem se interpretei mal mas pensei que houvessem normas e que se fossem respeitadas qualquer carro podia ter xenon....

O que recomendam ?

amigo ruiedro2a,
como estão os faróis?

Vou mostrar uns faróis de um Renault 19 de 1991:

eblase_renault_190001.jpg

Estás a ver a parte negra no topo do farol? Está queimado e não tem a parte reflectora. Isto não ilumina grande coisa mesmo tendo as melhores lâmpadas do mercado porque o farol é do tipo "reflector". Se a parte que reflecte está queimada, de que serve as melhores lâmpadas do mundo?

Se as lâmpadas que usas actualmente são da Osram/Philips/Valeo e não tens grande iluminação, podes ter os faróis queimados. A comprar, só recomendo faróis Hella ou Valeo (os originais Renault). Marcas como Tyco ou Depo não tem a mesma qualidade.

não há nada a recomendar , pois para o teu carro derivado a idade tens de te contentar com os faróis e lâmpadas de origem, tudo o que pensares como se usa em carros modernos é ilegal no teu carro, xénon como pretendias tinhas de ter lava faróis no para choques, e faróis com regulação automática, não existe nada disso para o teu carro e muitos outros da época dele...

compraste um carro bastante antigo, tens de te aguentar a que modificações como vês os outros fazerem é para esquecer, não arriscas-te a ser apanhado pela policia e depois a brincadeira sai-te bastante cara...
Não o comprei xD o meu pai deu-me o carro, e já está aqui em casa desde que saiu da fabrica praticamente...

amigo ruiedro2a,
como estão os faróis?

Vou mostrar uns faróis de um Renault 19 de 1991:

eblase_renault_190001.jpg

Estás a ver a parte negra no topo do farol? Está queimado e não tem a parte reflectora. Isto não ilumina grande coisa mesmo tendo as melhores lâmpadas do mercado porque o farol é do tipo "reflector". Se a parte que reflecte está queimada, de que serve as melhores lâmpadas do mundo?

Se as lâmpadas que usas actualmente são da Osram/Philips/Valeo e não tens grande iluminação, podes ter os faróis queimados. A comprar, só recomendo faróis Hella ou Valeo (os originais Renault). Marcas como Tyco ou Depo não tem a mesma qualidade.

Nunca reparei nesse pormenor... Bem eu fui a norauto em braga a bem pouco tempo e pedi ao foncionario que me recomendasse um kit de luzes decentes , e ele deu-me umas, paguei 13 euros se nao estou em erro, os minimos até são LED, e estas iluminam melhor, mas penso que será porque também são muito mais claras.... Já foi a algum tempo e não me lembro da marca, a caixa era azul... talvez philips ? não sei xp

Já agora, se a ótica estiver suja por dentro e isso impede a reflexão.. Há maneira de desmotnar e limpar ?

o eblase está-te a chamar a atenção sobre o reflector estar queimado, ou desgastado do sol, logo não é limpo, pode ser restaurado, ou comprares dois faróis novos e substituir que também devem ser baratos numa loja qualquer de material auto e umas lâmpadas em condições e já tens isso a iluminar como deve de ser...

Pois.. Fui me informar na BT e os agentes falaram-me que se fizer tudo legalmente o 19 pode ter xenon, e não há nenhum lei que diz que o xenon dá multa. Pode não passar na inspeção se não tiver bem instalado , preciso de um kit que existe em universal com o lava farois , o motorzinho e os ditos esguichos.. Mas tive a aconselhar-me quanto as lampadas e oticas, já mandei vir 2 oticas originais novas, e comprei um kit de lampadas phillips acho que 5600K mas tenho de confirmar..

Tive a pesquisar e já encontrei camaradas com xenon no 19, e fica azelha.. não gosto, para mim o meu 19 tem que dar ar de carro com 21 anos, ou seja o estilo de iluminação dos 90, mas com mais claridade porque eu faço muita condução noturna e isso ajuda-me

Pois.. Fui me informar na BT e os agentes falaram-me que se fizer tudo legalmente o 19 pode ter xenon, e não há nenhum lei que diz que o xenon dá multa. Pode não passar na inspeção se não tiver bem instalado , preciso de um kit que existe em universal com o lava farois , o motorzinho e os ditos esguichos.. Mas tive a aconselhar-me quanto as lampadas e oticas, já mandei vir 2 oticas originais novas, e comprei um kit de lampadas phillips acho que 5600K mas tenho de confirmar..

Tive a pesquisar e já encontrei camaradas com xenon no 19, e fica azelha.. não gosto, para mim o meu 19 tem que dar ar de carro com 21 anos, ou seja o estilo de iluminação dos 90, mas com mais claridade porque eu faço muita condução noturna e isso ajuda-me

E o que é fazer tudo legalmente?
Se o problema fosse só o lava faróis, a maioria dos GNR´s nestas questões que envolvem legislação dão opiniões contraditórias, segundo eles depende da interpretação da lei feita por cada um.

A meu ver mesmo que ponhas lava faróis, nivelador automático, nesse carro com esses faróis, o xénon vai ser um atentado para os outros condutores porque vai dispersar a luz, esses faróis não têm projector (olho de boi) etc, resumidamente não foram concebidos para esse fim.

Pois.. Fui me informar na BT e os agentes falaram-me que se fizer tudo legalmente...
Onde existe a BT ou alguma Policia de Trânsito em Portugal?

Foi a um Posto da GNR pedir informações, mas que sabem ou tem algum conhecimento de legislação os GNR`s? Colocar um kit Xenon carece que o veículo esteja homologado!

Essa montagem ou alteração não vai ser nada barata! Qual é o valor desse carro?

Last edited:
Sempre disse, digo, e continuarei a dizer: as nossas autoridades não percebem um C..... de legislação.
Não vos passa pela cabeça o que vejo todos os dias, pelo que a resposta que o rapaz ouviu não me admira.
Enfim, Portugal!

Sempre disse, digo, e continuarei a dizer: as nossas autoridades não percebem um C..... de legislação.
Não vos passa pela cabeça o que vejo todos os dias, pelo que a resposta que o rapaz ouviu não me admira.
Enfim, Portugal!
X 2
Ouço, vejo e leio (...) além de saber, que de facto a GNR está como nos anos 60 ou 70 , só que agora não existem os velhinhos GNRs mais ponderados e cuidadosos com o fazem ou dizem, que estes novos e recentes guardas com 2 meses de "marcar passo" de uma pré-recruta. Não se compreende o MAI, o IGAI perante factos inéditos!

Bem, sim fui a um posto da policia tratar de uns assuntos e sim foi lá que me informei, se contar mais detalhadamente o que me foi dito...

Sim que alguns agentes podem interpretar certas leis quanto ao facto de ser uma modificação... Isso vai de cada 1 mas que normalmente não dá multa o xenon pois não é ilegal, não tem uma lei sobre isso. Aliás, eu fui lá tratar de um assunto , porque eu tenho uma linha direta no carro, (tenho cat na mesma), e para legalizar a linha basicamente tive que aumentar os db's no "livrete".. é outra coisa que as pessoas dizem que não dá para legalizar, mas dá.

Eu não vou pôr xenon, até já disse o que vou (estou a) fazer. E sim, já vi oticas para o R19 com o tal olho de boi, oticas aftermarket, vendidas na frança até.

Sim seria caro o xenon no R19 , aliás o xenon é barato em algum carro ? Se o valor do carro interessa ? Não, não interessa, se me apetecer montar xenon na bicicleta eu monto [:D], mas na boa xD Isso do valor do carro é irrelevante. O R19 tem um valor comercial que deve rondar os 0 euros, mas eu tenho este carro à 20 ano aqui em casa, e tem outro tipo de valor para mim.

ps: Por norma os ditos xunings, azeiteiros.. fazem certas coisas nos carros e nem sequer tentar saber se sim ou não, tudo o que fiz no meu está legal, mas como falei, fica muito melhor com oticas originais e um bom par de lampadas...

Os agentes novos , de hoje em dia, gostam logo de atacar, e então eu que sou novo eles tentam logo calcar uma pessoa... mas antes de eles serem GNR's já o meu pai vestiu a mesma farda. E eu ando bem informado, e basta dar as respostas certas e sobre leis que eles perdem o pio. Alias eu tive na policia mesmo porque um policia queria a todo o custo multar-me 250 pela linha (com panela abafadora aftermarket no final)... eu insisti tanto que convidaram-me a ir a esquadra com o carro porque na hora nao tinham o aparelho, e quem ganhou ? pois... ficaram foi com um cabeção.

Um aparelho que mede os dessibeis emitidos pelo escape..
Esses aparelhos tinham o nome de "sonómetro" mas há cerca de 15 anos foram dados como não homologados e recolheram todos Ás Janelas Verdes, sede da ex-BT.

Aparelhos antiquados que mediam de 25dB a 120 dB e destinavam-se apenas ao excesso de ruído dos velocímetros com motor nas zonas isoladas que ninguém reclamava as autuações. Mas eram exclusivo da ex BT e ex DGV, mas acabaram! Como é que aparecem agora? onde fizeram formação os guardas da GNR? sim porque estes aparelhos para serem usados necessitavam de ter alguém com formação técnica, assim como os radares, balanças e outros aparelhos mais.

Havia ainda um outro que controlavam luzes de noite e ficava a foto, faziam fiscalização semanal Lx-Porto e Lx-Faro e vice versa, mas também há muitos anos foram dados como não homologados e recolheram ao depósito!

Esses aparelhos tinham o nome de "sonómetro" mas há cerca de 15 anos foram dados como não homologados e recolheram todos Ás Janelas Verdes, sede da ex-BT.

Aparelhos antiquados que mediam de 25dB a 120 dB e destinavam-se apenas ao excesso de ruído dos velocímetros com motor nas zonas isoladas que ninguém reclamava as autuações. Mas eram exclusivo da ex BT e ex DGV, mas acabaram! Como é que aparecem agora? onde fizeram formação os guardas da GNR? sim porque estes aparelhos para serem usados necessitavam de ter alguém com formação técnica, assim como os radares, balanças e outros aparelhos mais.

Havia ainda um outro que controlavam luzes de noite e ficava a foto, faziam fiscalização semanal Lx-Porto e Lx-Faro e vice versa, mas também há muitos anos foram dados como não homologados e recolheram ao depósito!

Dessa informação já não sabia :)

Mostra aí o material que encomendaste.

Estás só a esquecer-te de um "pequeno" pormenor... todas as ópticas de xénon têm um certificado de homologação diferente das de halogéneo.
E como o R19 nunca teve opticas de xénon...

5600K já é bem azul... Não estou a ver carros com 21 anos com essa coloração... Apartir dos 4000 já começa a fugir para o azul, fará 6000. O que querias dizer ao certo com azelha?

passageiro: http://www.mister-auto.pt/pt/farol-principal/valeo-084760_g259_a021084760.html
condutor: http://www.mister-auto.pt/pt/farol-principal/valeo-084759_g259_a021084759.html

H4: http://www.mister-auto.com/ampoule-...d/philips-12342whvsm_g107_a07512342WHVSM.html Afinal não era mesmo 5600K , não sei onde fui buscar isso, tenho sempre a ideia dos 5600k
Edit: como tava off o stock no mister auto, mandei da amazon. http://www.amazon.co.uk/Philips-12342WHVSM-WhiteVision-Halogen-Headlamp/dp/B00MZQUGLK

É com isso que vou passar a olhar à noite...

Last edited:
Back