Fato de homem

Fatos pretos , NUNCA!

Se fosse a ti comprava um azul escuro. Já disseram aí que o fato preto não se destaca num ambiente onde está tudo de fato. E é exactamente isso que tu queres! O azul escuro é igual. Eles só vão falar da tua roupa se tiverem algo de mal a dizer. Se estiveres bem ninguém vai comentar. Por isso quanto menos nas vistas deres, melhor!
Por isso aposta em ser conservador e na sobriedade. Nada de cores que chocam, nem padrões que sejam susceptíveis de serem criticados.

Obrigado pelas explicações.

1 - E quanto à camisa, gostei de ver a combinação de casaco preto + camisa com riscas(verticais) brancas e castanhas. O que acham?

2 - Para além disso, que cores e que formato deverá ter uma camisola para usar por cima da camisa? (penso que tenha um nome específico mas não me lembro).

3 - Posso usar o fato sem a gravata? Não gosto muito de usar gravata e assim mantinha as coisas formais .

Fatos pretos , NUNCA!

Se fosse a ti comprava um azul escuro. Já disseram aí que o fato preto não se destaca num ambiente onde está tudo de fato. E é exactamente isso que tu queres! O azul escuro é igual. .

Caro erocha, como te contradisseste não percebi o conteúdo da tua mensagem...

Ora cá vai uma opinião feminina.

Eu penso que um cinzento escuro e um azul, já dá para jogar com muitas hipóteses.

Local médio, e com um corte actualizado e sóbrio: Massimo Dutti, eu pelo menos gosto muito,...:)

O preto,...[:vm)]

Como já disseram várias vezes vai para um fato em azul escuro ou cinzento, dá para combinar com várias camisas e várias gravatas.

Não te esqueças de ao experimentar o casaco meter nos bolsos o que irás levar, carteira/telemóvel etc. as calças devem ficar num comprimento que ao andar não se vejam as meias, atrás acima/roçar o tacão e que não façam muitas pregas à frente.

Usar sempre meias até ao joelho, que é para quando te sentas ou se cruzares as pernas não se vejam as pernas, deve-se ver apenas meias.

As mangas devem deixar ver, ou seja devem ser mais curtas que as da camisa, cerca de um dedo.

De resto o Irascivel também deu boas dicas.

Na dúvida escolhe o mais simples, se a camisa tiver padrão (quero dizer textura) então a gravata não deve ter, se a camisa for às riscas a gravata deve ser lisa e vise versa.

EDIT já agora se queres um bom "guia de estilo" e de bem vestir podes ver o jornalista João Adelino Faria da RTP e assim teres mais umas ideias.

Última edição:
Tenho um fato da Milano (que infelizmente fechou, era o único sítio onde arranjava fatos para mim) e outro da Cortefiel.

São azuis escuros, embora um ligeiramente mais claro que o outro. Têm ambos riscas mto finas, que os tornam simplesmente "fatos não lisos".

Gosto de usar camisas mais claras que a gravata. Gosto de gravatas mais "berrantes", mas lisas, como rosas e vermelhas. Adoro o efeito de uma camisa cor de rosa com riscas brancas com uma gravata cor de rosa mais escura.

Acho que o ideal é teres 2 fatos, se calhar um com um material melhorzito e outro da zara por exemplo, que possas conjugar com uma série de camisas e gravatas diferentes.

Uso muitas vezes, por força das funções que desempenho, e acho que os melhores fatos são os típicos "jaquetões", em azul, ou os práticos conjuntos que se vêem por aí nas lojas de roupas de marcas conhecidas, suficientemente discretos, mas adequadamente clássicos para desempenhar no dia a dia e para tarefas de representação institucional fora da empresa! [;)]

Eu practicamente só compro fatos, calças de ganga so mesmo ao fim de semana e muitas das vezes acabo por acompanhar com um casaco de fato

Evita cores neutras, pretos, Azuis escuras etc, tens por exemplo fatos tipo "principe de gales" que são muito classicos mas diferentes do preto ou azul tradicional!

Conjuga sempre o sapato com o cinto, não há coisa mais horrivel que sapatos pretos e cinto de outra cor

Camisas sempre de cores neutras com expressão, a camisa não tem obrigatóriamente de combinar com nada é "per si" um adereço próprio

Nunca mas nunca tentes por uma gravata dos mesmos tons da camisa, a gravata é sempre o que vai dar brilho a um fato, bem como o nó da mesma, a gravata deve ser em tons vivos mas nao berrantes de forma a dar uma certa distinção sem ofuscar

Depois tens varios acessorios que podem dar alguma distinçao, botões de punho por exemplo, o relogio etc

Eu há muitos anos que tenho o estilo classico, mesmo com gangas consigo sempre manter o mesmo estilo é assim que me sinto bem

Quanto ao pronto a vestir no que diz respeito a fatos e se queres realmente uma coisa que assente bem, nada como fazer por medida, sai mais caro, mas o aspecto é completamente diferente

Eu practicamente só compro fatos, calças de ganga so mesmo ao fim de semana é muitas das vezes acabo por acompanhar com um casaco de fato

Evita cores neutras, pretos, Azuis escuras etc, tens por exemplo fatos tipo "principe de gales" que são muito classicos mas diferentes do preto ou azul tradicional!

Conjuga sempre o sapato com o cinto, não há coisa mais horrivel que sapatos pretos e cinto de outra cor

Camisas sempre de cores neutras com expressao, a camisa não tem obrigatóriamente de combinar com nada é "per si" um adereço próprio

Nunca mas nunca tentes por uma gravata dos mesmos tons da camisa, a gravata é sempre o que vai dar brilho a um fato, bem como o nó da mesma, a gravata deve ser em tons vivos mas nao berrantes de forma a dar uma certa distinção sem ofuscar

Depois tens varios acessorios que podem dar alguma distinçao, botões de punho por exemplo, o relogio etc

Eu há muitos anos que tenho o estilo classico, mesmo com gangas consigo sempre manter o mesmo estilo é assim que me sinto bem

Quanto ao pronto a vestir no que diz respeito a fatos e se queres realmente uma coisa que assente bem, nada como fazer por medida, sai mais caro, mas o aspecto é completamente diferente
Exactamente, mas é uma questão de bom senso! [;)]

Os escuros, pretos e azuis, caem bem em determinados ambientes, sejam em padrões lisos, sejam em padrões de discretos listados.

Exactamente, mas é uma questão de bom senso! [;)]

Os escuros, pretos e azuis, caem bem em determinados ambientes, sejam em padrões lisos, sejam em padrões de discretos listados.

Não deixas de ter uma certa razão, mas repara o homem nunca usou fato pelo que dá a entender, deixa ele começar pelo basico que fica bem em todo o lado, mais tarde ele próprio vai aprender a conjugar adereços de forma a que fiquem bem.

não, nunca usei fato excepto em ocasiões de festa: casamentos, baptizados, etc

Devo de ir a uma loja com costureiro e pedir também a opinião dele. Devo mesmo optar por um preto (apesar de muitos torcerem o nariz, mas gosto desta côr num fato) e um azul. Quanto aos adereços vou seguir os concelhos que me deram.

Ainda tenho, no entanto, uma dúvida. Como se resguardam do frio que se faz sentir agora? Não usam uma camisola por cima/baixo da camisa? Que concelhos me podem dar?

Tens sempre a hipótese de um pullover, embora eu ache que por vezes não fica mto bem.

Camisola interior muito quente por baixo, suponho que seja uma opção, eu opto por um sobretudo.

Devo de ir a uma loja com costureiro e pedir também a opinião dele. Devo mesmo optar por um preto (apesar de muitos torcerem o nariz, mas gosto desta côr num fato) e um azul. Quanto aos adereços vou seguir os concelhos que me deram.

Ainda tenho, no entanto, uma dúvida. Como se resguardam do frio que se faz sentir agora? Não usam uma camisola por cima/baixo da camisa? Que concelhos me podem dar?

Sinceramente, se vais a uma entrevista de emprego, opta por algo distinto, diferente mas com classe, pede para ver numa casa da especialidade fatos à "principe de gales", foje do pretos e azuis escuros lisos pareçe que vais a um funeral rapaz

Para o frio esqueçe camisas interiores é horrivel e nota-se por baixo da camisa, se quiseres usa um Casaco a 3/4's ou uma gabardine, por cima fica muito bem mesmo

Toma a atençao que existem fatos de verao, meia-epoca e inverno

Com um sobretudo à Mourinho!

Ou uma gabardina reforçada

Não te esqueças de ao experimentar o casaco meter nos bolsos o que irás levar, carteira/telemóvel etc. as calças devem ficar num comprimento que ao andar não se vejam as meias, atrás acima/roçar o tacão e que não façam muitas pregas à frente.

Atenção que nos bolsos de dentro! (os fatos bons, costumam ter muitos bolsos realtivamente aos cheap)

Caso contrário, ficas com os bolso a abrir (LOL)

As mangas devem deixar ver, ou seja devem ser mais curtas que as da camisa, cerca de um dedo.

Exacto, mas a quantidade de manga de camisa que se deva ver varia consoante a moda...

Com um sobretudo à Mourinho!

Ou uma gabardina reforçada

Yah, a cena mais fixe de se usar fato... [:D]

BTW, não usares gravata num casamento/baptizado é uma coisa, agora no trabalho, opá, equanto não fores o chefe ou o filho do patrão, é complicado...

Dá aquele ar que queres ir apanhar ar e ir dar uma volta...

A entrevista é para que ramo? Consultoria?
Epá, devo "andar" no sítio errado. No meu local de trabalho é "aconselhado" a ir com fatos de cor sóbrias e sem grande alaridos visuais.
Costumo usar fato azul escuro, azul escuro com riscas, preto e cinzento escuro.
E sim, uso uma t-shirt por baixo da camisa. Como não tiro o casaco não se vê. Desde que me sinta confortável. A teoria das camadas é bastante eficaz com as actuais condições. E com o gabardina/sobretudo nem sinto o frio.
O não usar gravata depende das "regras" da empresa. Na minha faz parte do conjunto.

Fatos para trabalhar, numa primeira fase recomendo (para simplificar):

- Azul escuro
- Cinzento (antracite ou cinza escuro)

Recomendo um tecido de meia estação.

Fatos pretos como usam os ciganos, só para festas. Evitar também camisas de manga curta.

Já aqui tens muitos conselhos interessantes, no entanto tem sempre em atenção uma coisa - algo que aqui também já foi referido - para "iniciado", não inventes muito, nem queiras parecer muito "sofisticado", pois se não te sentires à vontade quando olhares para o espelho, mesmo que estejas o melhor vestido, isso irá transparecer na tua imagem e terás um aspecto "artificial" e "oco".

Evita sempre a imagem do "melga apaneleirado" que cheira mais a perfume que dentro da "perfumes & companhia" [:D]

Como disse e muito bem o Lostfan, o tempo te dirá a imagem que melhor se adapta à tua personalidade.

Agora só te desejo algo como isto :

- Que te aconteça como a mim, ao fim de mais de 16 anos, estou num local "Fato Free" [kiss]apr:)[;)]

A "colecção" de "n" fatos, de Inverno, Verão, meia-estação, juntamente com as paletes de camisas e gravatas, cintos e sapatos, estão - para já e espero que para sempre - em repouso...que descansem em paz [:)]

Outra coisa, cada vez mais, o uso deste tipo de "uniforme", se vai reservando a determinadas actividades, que lidam especificamente com "clientes" e até mais ao nível do exterior da empresa, porque mesmo dentro da empresa "recebe-se" informalmente.

Por isso, dependendo do teu futuro profissional a curto/médio prazo, não comeces já a "investir"....olha se me dessem agora metade do que tenho investido, trocava de carro [:D][;)]

Última edição:
Voltar
Superior