Fato de homem

Fatos pretos , NUNCA!

Se fosse a ti comprava um azul escuro. Já disseram aí que o fato preto não se destaca num ambiente onde está tudo de fato. E é exactamente isso que tu queres! O azul escuro é igual. Eles só vão falar da tua roupa se tiverem algo de mal a dizer. Se estiveres bem ninguém vai comentar. Por isso quanto menos nas vistas deres, melhor!
Por isso aposta em ser conservador e na sobriedade. Nada de cores que chocam, nem padrões que sejam susceptíveis de serem criticados.

O teu post é uma enciclopédia de contradição. Decide-te homem [:D][:D]

O Lostfan já disse praticamente tudo.
Acrescento apenas que (dependendo da área em que trabalhes) podes usar uma camisa com punho duplo (branca!) que fica muito elegante. Cuidado com a escolha dos botões de punho. Combinam com a gravata. Há uns tipo "novelo" que muitas lojas oferecem com a gravata. Sem impressionar, também não comprometem.
Sugiro que nunca tires o casaco e andes em "mangas de camisa". Nada de arregaçar mangas da camisa. Os punhos são para se ver. O sobretudo ou gabardine usa-se por cima do casaco do fato e não por cima da camisa. Colarinho do sobretudo virado para cima à "pintas" é de evitar...

Cores: Sendo o primeiro fato eu compraria azul marinho com 2 botões (este pormenor parece-me importante. Dá-te um ar mais leve e moderno que se adequa bem à idade. Apertas apenas o botão superior!). Camisa branca, cinto preto, sapato preto. Gravata lisa (ou com ligeira textura) ou com riscas de duas cores na diagonal. Bordeaux, Dourado+azul, vermelho, cinza+bordeaux... há muita escolha.

Compra um conjunto que se adeque à tua idade. Não entres em "modernices" azeitolas mas também não te vistas à Don Duarte.
Como não dizes o teu orçamento não te posso aconselhar sítios para comprar o fato.
Boa sorte para as entrevistas.

Última edição:
O teu post é uma enciclopédia de contradição. Decide-te homem [:D][:D]
Escrevi à pressa.:sh)

Queria dizer que um fato preto, é um risco enorme. Até pode ficar bem, mas as probabilidades de pareceres um empregado de mesa (como já foi dito) são altissimas.

Pelo que li, segue os conselhos do irascivel.

Apesar de muito conservador, poder usar camisas às riscas de uma cor e brancas (nada de encarnado e preto, ou azul e roxo, tem que ter sempre branco).

Outra coisa importante é ter o tamanho certo. Mais vale falhar nas cores do que ficar a nadar dentro de um fato[:D]

Escrevi à pressa.:sh)

Queria dizer que um fato preto, é um risco enorme. Até pode ficar bem, mas as probabilidades de pareceres um empregado de mesa (como já foi dito) são altissimas.

Pelo que li, segue os conselhos do irascivel.

Apesar de muito conservador, poder usar camisas às riscas de uma cor e brancas (nada de encarnado e preto, ou azul e roxo, tem que ter sempre branco).

Outra coisa importante é ter o tamanho certo. Mais vale falhar nas cores do que ficar a nadar dentro de um fato[:D]

Que redutor! A camisa pode ser às riscas sem que uma delas seja branca. Sugiro é que seja dentro da mesma cor mas em tons diferentes. isto aplica-se melhor a camisas com risca fina.

De resto, aos novatos, apenas sugiro que não escolham fatos que vos fazem parecer putos que foram ao armário do pai buscar o fato. Casacos demasiado compridos, mangas demasiado longas, fazem-vos parecer cómicos, que é algo que não combina bem com quem quer parecer mais sério, com um fato! [:D] Deixo algumas dicas:

- A manga do casaco deve bater no início do osso do polegar, junto ao pulso.

- A manga da camisa não deve sair fora do casaco mais que 1 cm.

- Em termos de comprimento e de braços estendidos ao longo do corpo, o final do casaco deve coincidir com a ponta do polegar.

- Certifiquem-se que o casaco, no colarinho, não fica afastado da camisa e que os ombros do casaco terminam onde os vossos ombros terminam... é o que mais faz parecer que andam com um fato emprestado [:D]

- Certifiquem-se que o casaco, no colarinho, não fica afastado da camisa e que os ombros do casaco terminam onde os vossos ombros terminam... é o que mais faz parecer que andam com um fato emprestado [:D]

Essa é bem verdade. Vê-se por aí pessoal que mais parece aqueles soldados da guarda do vaticano com aqueles chumaços ao ombro [:D][:D]

A entrevista é para que ramo? Consultoria?
Epá, devo "andar" no sítio errado. No meu local de trabalho é "aconselhado" a ir com fatos de cor sóbrias e sem grande alaridos visuais.
Costumo usar fato azul escuro, azul escuro com riscas, preto e cinzento escuro.
E sim, uso uma t-shirt por baixo da camisa. Como não tiro o casaco não se vê. Desde que me sinta confortável. A teoria das camadas é bastante eficaz com as actuais condições. E com o gabardina/sobretudo nem sinto o frio.
O não usar gravata depende das "regras" da empresa. Na minha faz parte do conjunto.

Eu estou em consultoria e lá também é como tu dizes. Fato escuro, camisas claras e engomadas e sem "inventar".

Eu não uso nenhuma t-shirt por baixo pois acho que sempre se nota um pouco. Para além disso, para quem trabalha num escritório com ar condicionado não vejo necessidade.

[...]

Agora só te desejo algo como isto :

- Que te aconteça como a mim, ao fim de mais de 16 anos, estou num local "Fato Free" [kiss]apr:)[;)]

A "colecção" de "n" fatos, de Inverno, Verão, meia-estação, juntamente com as paletes de camisas e gravatas, cintos e sapatos, estão - para já e espero que para sempre - em repouso...que descansem em paz [:)]

Outra coisa, cada vez mais, o uso deste tipo de "uniforme", se vai reservando a determinadas actividades, que lidam especificamente com "clientes" e até mais ao nível do exterior da empresa, porque mesmo dentro da empresa "recebe-se" informalmente.

Por isso, dependendo do teu futuro profissional a curto/médio prazo, não comeces já a "investir"....olha se me dessem agora metade do que tenho investido, trocava de carro [:D][;)]

Tudo depende do business attire da empresa. Na minha empresa está instituído o casual friday no escritório. Se tiveres com o cliente apenas deves ir de casual friday se ele também adoptar essa prática.

E sinceramente acho bem a obrigatoriedade do uso de fato quando se lida diariamente com clientes, em alguns sectores. O fato nunca compromete e as probabilidades de errar diminuem.

Isto tudo porque falta bom-senso em algumas pessoas e abusam. Nos primeiros tempos de casual friday, houve pessoal que passou a ir de t-shirt (!) com ténis do tipo timberland, calças de ganga deslavadas, etc. Claro que fica cool para um fim-de-semana mas quando vais trabalhar e queres promover rigor, eficiência, seriedade, etc junto do cliente???? Sinceramente não me parece adequado.

E porque as pessoas abusaram, a empresa cortou o mal pela raiz. A definição de casual friday agora é "usar fato, mas sem gravata".

[...]
Sugiro que nunca tires o casaco e andes em "mangas de camisa". Nada de arregaçar mangas da camisa. Os punhos são para se ver. O sobretudo ou gabardine usa-se por cima do casaco do fato e não por cima da camisa. Colarinho do sobretudo virado para cima à "pintas" é de evitar...

[...]

Um dos managers mais azedos do meu escritório uma vez perguntou a junior se ia lavar pratos por estar de mangas arregaçadas! [:)][:)]

Agora só te desejo algo como isto :

- Que te aconteça como a mim, ao fim de mais de 16 anos, estou num local "Fato Free" [kiss]apr:)[;)]

Eu como ainda estudo obviamente que não ando de fato todos os dias mas quando for preciso não vejo grandes problemas, aliás adoro andar de fato [:cool:][:cool:]

Aliás como já disseram lá atrás:

Suit-Up-barney-stinson-859282_500_357.jpg

[:D][:D]

Eu estou em consultoria e lá também é como tu dizes. Fato escuro, camisas claras e engomadas e sem "inventar".

Eu não uso nenhuma t-shirt por baixo pois acho que sempre se nota um pouco. Para além disso, para quem trabalha num escritório com ar condicionado não vejo necessidade.

Tudo depende do business attire da empresa. Na minha empresa está instituído o casual friday no escritório. Se tiveres com o cliente apenas deves ir de casual friday se ele também adoptar essa prática.

E sinceramente acho bem a obrigatoriedade do uso de fato quando se lida diariamente com clientes, em alguns sectores. O fato nunca compromete e as probabilidades de errar diminuem.

Isto tudo porque falta bom-senso em algumas pessoas e abusam. Nos primeiros tempos de casual friday, houve pessoal que passou a ir de t-shirt (!) com ténis do tipo timberland, calças de ganga deslavadas, etc. Claro que fica cool para um fim-de-semana mas quando vais trabalhar e queres promover rigor, eficiência, seriedade, etc junto do cliente???? Sinceramente não me parece adequado.

E porque as pessoas abusaram, a empresa cortou o mal pela raiz. A definição de casual friday agora é "usar fato, mas sem gravata".

Um dos managers mais azedos do meu escritório uma vez perguntou a junior se ia lavar pratos por estar de mangas arregaçadas! [:)][:)]

Engraçado ! Quando começei a trabalhar também foi consultadoria e levavamos uma ensaboadela naquilo que chamavam "client protocol".

Precisamente o que referes e com que eu concordo no integra, minimizar riscos, não tentar dar muito nas vistas, sobriedade e se possivel bom gosto.

Uma questão que não sei se se falou e que me parece relevante é tentar optar por casacos de fato "paletó" em vez de "jaquetão" e em minha opinião com 3 botões. Mais botões é muito pseudo-modernaço e menos demasiado bota de elástico.

Já sobre a dobra ou não dobra na perna das calças e sobre se se deve usar as palas dos bolsos para dentro ou para fora, acho mais indiferente.

Nada aconselhável usar camisas castanha e mesmo a cinzenta é assim-assim. Fato preto e camisa castanha, pessoalmente acho que não combina. Ficas uma grande mancha escura e é difícil encontrar uma gravata que depois combine bem.

Eu aconselho:

• Fato azul escuro, liso de preferência (na minha opinião, usa fato com riscas apenas se fores alto)
    • Embora não seja norma, a moda hoje em dia são fatos de apenas dois botões.
    • Não te esqueças, o último botão do fato nunca se abotoa

• Camisa impecavelmente branca, sem botões no colarinho

• Gravata que faça um bom contraste (gravata vermelha com camisa branca por exemplo fica impecável). Não uses gravata que misture muitas cores.

WRONG:

stock-photo-detail-of-a-business-man-suit-with-red-tie-5553811.jpg

stock-photo-detail-of-a-business-man-suit-with-red-tie-13129048.jpg

SUPER WRONG!!!:
1121209741_86ece42d46.jpg

GOOD:
yellow-tie-300x300.jpg

stock-photo-bright-red-tie-on-white-shirt-and-black-suit-30498823.jpg

518stvcroilss400.jpg

SB1004_md_TNT.jpg

expensive-suit.jpg

suit%5B3%5D.jpg

donald_trump_blueflys_blog_flypaper.jpg

E já agora: Tie-a-Tie.net | Learn How to Tie a Tie

EDIT: Como não sei se já sabes estas normas todas, digo-te mais 2 que deves cumprir quando vestes fato:

* A cor dos sapatos combina com o cinto (e se quiseres ser muito picuinhas, deverá combinar também com a bracelete do relógio)
* A cor das meias combina com a côr das calças

Boa sorte!

Haja bom gosto!

Aqui vendem-se fatos em preço de qualidade. Tem de ser com marcação.

Cofinca, S.A.

Quanto ao resto a malta do bacalhau aqui do fórum já explicou tudo.

Ainda bem que ja me deixei de usar fato. Nunca gostei, sinto-me infeliz e pouco confortável, apesar de considerar pratico de manhã.

Quando deixou de ser necessário usar, foi uma bênção para mim.

Agora só esporadicamente quando hã reuniões fora.

Não sei se já aqui foi dito mas... cuidado com o comprimento da gravata. É dos erros mais comuns.

Nunca deverá ficar muito curta (para não parecer o gordinho do Duarte & Companhia) nem demasiado comprida. O ideal é que a ponta da gravata esteja ao nível da parte superior da fivela do cinto, nunca ultrapassando o meio da fivela.

Eu como ainda estudo obviamente que não ando de fato todos os dias mas quando for preciso não vejo grandes problemas, aliás adoro andar de fato [:cool:][:cool:]

A mim nunca me "incomodou" o fato, o hábito até já era tal que ao fim de semana me sentia "desmazelado" [:D]

O Curioso era ir a "cerimónias" e ter a sensação que ia trabalhar ! [:)]

Mas admito que usar uma roupa menos formal, mas não "baldas", é bem mais confortável e dá maior prazer num trabalho em que passamos o dia dentro de um Gabinete e recebemos alguém de quando em vez, não sendo a regra mas sim a excepção, o contacto com o exterior.

Ah! E quando recebemos, eu é que sou o "cliente".

Daí abençoar o facto da minha empresa ser mais liberal [;)]

Última edição:
Não sei se já aqui foi dito mas... cuidado com o comprimento da gravata. É dos erros mais comuns.

Nunca deverá ficar muito curta (para não parecer o gordinho do Duarte & Companhia) nem demasiado comprida. O ideal é que a ponta da gravata esteja ao nível da parte superior da fivela do cinto, nunca ultrapassando o meio da fivela.

A já celebre "gravata à Tó" [:D]

Kit básico:

- Fato cinzento escuro liso, tecido meia-estação, corte clássico.

- Camisa branca, de preferência com punho duplo(botões de punho, sugestão: podes combinar a cor(es) dos botões com a cor(es) da gravata).

- Gravata discreta

- Meias pretas

- Sapato preto clássico

Ficas com um conjunto apto para qualquer situação mais formal, seja casamentos, funerais, entrevistas, etc. em qualquer época do ano.

Fatos para trabalhar, numa primeira fase recomendo (para simplificar):

- Azul escuro
- Cinzento (antracite ou cinza escuro)

Recomendo um tecido de meia estação.

Fatos pretos como usam os ciganos, só para festas. Evitar também camisas de manga curta.

Esta tudo dito. O fato preto é um fato "desportivo", normalmente nem tem aberturas atrás. Isso é para uma festa, um evento menos formal, nunca para trabalhar ou para uma entrevista de trabalho ou cerimonia.

Voltar
Superior