Fatos

Não, de todo.

E evitem gravatas largas: os chamados "bacalhaus". [:D]

Sim, também já não se usam há muito! Mas tenham também cuidado com gravatas muito fininhas, sobretudo se o fato for de corte clássico (mais quadrado) e tiver lapelas largas. Enfim, não é fácil![:cool:]

Se quiserem fazer uma statement de moda, usem uma gravata "cortada" em baixo, tipo estas: Fashion_Skinny_and_Flat_Tie.jpg

Concordo com a RespectRequired até certo ponto. Numa camisa branca uma gravata azul claro não fica mal de todo. O que fica mesmo mal, na minha opinião, são gravatas da família dos beijes. Muito menos brancas!

Não, de todo.

E evitem gravatas largas: os chamados "bacalhaus". [:D]

Claro que isto tudo depende MUITO do corpo de cada um! Uma pessoa mais fortezinha pede uma gravata mais larga.

Eu não tenho nenhuma clara, só cores "fortes" e lisas (nada de riscas, padrões tipo cadeirões dos anos 80 ou bonecos).

Quando a bacalhaus, acho que as minhas são normais, não faço ideia... as últimas 4 ou 5 foram da Giovanni Galli...

Eu não tenho nenhuma clara, só cores "fortes" e lisas (nada de riscas, padrões tipo cadeirões dos anos 80 ou bonecos).

Quando a bacalhaus, acho que as minhas são normais, não faço ideia... as últimas 4 ou 5 foram da Giovanni Galli...

Eu também prefiro gravatas lisas, mas tenho algumas com padrões clássicos, tipo riscas oblíquas, etc. Nunca gostei de gravatas com "bonecada". E gosto muito dos tons de vermelho, ocre, sangue, grenã, e por aí até ao roxo.

Eu também prefiro gravatas lisas, mas tenho algumas com padrões clássicos, tipo riscas oblíquas, etc. Nunca gostei de gravatas com "bonecada". E gosto muito dos tons de vermelho, ocre, sangue, grenã, e por aí até ao roxo.

Já pareces as gajas com as cores tipo salmão e bordeaux. Isso para mim é peixe e vinho [:D][:D][:D]

Eu é mais azul, verde, vermelho, laranja...

Às riscas tive uma, mas num casamento acho que a perdi... :sh)

E cores (dos fatos)? Além dos proverbiais cinza escuro, azul escuro e azul marinho, usam mais alguma coisa?
Eu nas cores dos fatos sempre fui discreto. Onde abuso um pouco é nas camisas, onde dou mais alguma liberdade, mas sempre, sempre, lisas. Tenho apenas 2 fatos cinza mais claro (um de verão e outro de inverno), e tenho um castanho escuro que nunca uso.
E padrões? Cuidado com padrões quadrados grandes. Quem usa desses é automaticamente recambiado para a década de 70.
Para mim, lisos ou com riscas verticais muito fininhas. Tenho um com riscas um pouco mais largas, mas já está no limite entre o fashion e o gangster![:D]
Também tenho um preto, que não está guardado (só) para funerais. Também dá para usar em outras ocasiões, mas nunca com camisa branca, para não ser confundido com nenhum cangalheiro! Num fato preto ficam bem camisas de cores fortes, tipo cor-de-rosa, ou salmão para os mais sexualmente inseguros!

Agora já não tenho de andar de fato, uso aí uma ou duas vezes por ano, mas quando tinha de andar de fato todos os dias, as regras eram as mais simples possíveis:

- meias da cor do sapato, e em duas cores, pretas ou castanhas (nada de meias aos bonecos ou coloridas)
- camisas brancas ou azuis, preferencialmente lisas, ou no máximo com um risquinho simples.
- gravatas, lisas ou no máximo com um risquinho simples. Uma camisa lisa e uma gravata lisa nunca falha, agora quando começam a meter camisas aos quadrados com gravatas aos riscos, vai dar asneira pela certa.
- camisas escuras são muito complicadas de misturar com gravatas, não se metam nisso que a probabilidade de dar asneira é grande.
- um fato de 3 peças dá uma personalidade extra, mas não é para todos os dias nem para todos. (peso a mais dá barraca!)
- um fato escuro é melhor do 3 fatos claros...
- um fato preto/azul escuro é melhor do que 5 fatos castanhos...
- mais vale gastar um bocadinho mais num bom fato e nuns bons sapatos, isso traduz-se em mais vendas e mais portas abertas! (true story) [;)]

Se tudo o resto falhar, basta verem uns episódios de Suits:

2df241ed028766b6fc55028ec501d52b_w325_h576_sc.JPG

Agora já não tenho de andar de fato, uso aí uma ou duas vezes por ano, mas quando tinha de andar de fato todos os dias, as regras eram as mais simples possíveis:
...

Exacto. Sobriedade e bom senso nunca falha. Não vale a pena inventar.

E cores (dos fatos)? Além dos proverbiais cinza escuro, azul escuro e azul marinho, usam mais alguma coisa?
Eu nas cores dos fatos sempre fui discreto. Onde abuso um pouco é nas camisas, onde dou mais alguma liberdade, mas sempre, sempre, lisas. Tenho apenas 2 fatos cinza mais claro (um de verão e outro de inverno), e tenho um castanho escuro que nunca uso.
E padrões? Cuidado com padrões quadrados grandes. Quem usa desses é automaticamente recambiado para a década de 70.
Para mim, lisos ou com riscas verticais muito fininhas. Tenho um com riscas um pouco mais largas, mas já está no limite entre o fashion e o gangster![:D]
Também tenho um preto, que não está guardado (só) para funerais. Também dá para usar em outras ocasiões, mas nunca com camisa branca, para não ser confundido com nenhum cangalheiro! Num fato preto ficam bem camisas de cores fortes, tipo cor-de-rosa, ou salmão para os mais sexualmente inseguros!

É isto [;)]

Fato preto não tenho (o traje académico não conta, pois não?) e camisas uso lisas ou com riscas muito finas (ou "contrastes" como já ouvi chamar).

Eu não tenho que usar fato, mas como adoro usar, (não há nada como uma calça de fato) opto muitas vezes pela tshirt básica/lisa por baixo. (nesta altura de mais frio, uma malha simples por baixo de gola alta ou não)

Se usasse o fato com camisa e gravata ficava demasiado formal para o dia-a-dia. Assim fico mais descontraído mas na mesma bem vestido. Fica aqui a dica.

Mais umas regras de bem se apresentar quando se veste um fato.

Camisa lisa e gravata com padrão se o fato for de fantasia.
Se o fato for de cor lisa e única,usar camisa de padrão e gravata lisa.
O cinto deve ser de cor igual ou muito semelhante aos sapatos e de preferência os sapatos devem ser de modelo tradicional e com atacadores.
Se usar lenço no bolso de fora do casaco deve ser de acordo com a gravata.

Lembrem-se de usar um relógio de acordo com a ocasião e nunca usem um top five sport só porque está na moda.
Atenção aos óculos de sol para não estragarem o visual do conjunto. Sóbrios e clássicos ficam sempre no ponto certo.

A propósito,penteiem-se (vê-se por aí muito cromo com o cabelos em pé e cheios de nha nha gelatinosa) e não abusem do perfume.

Tenho uns 10 fatos, dado que a minha actividade exige um fortíssimo dress code.

Tenho 2 fatos da Giovani Galli Fitted. Correspondem muito bem à imagem vs qualidade que necessito.

Tenho 1 Massimo Dutti e 1 Zara. Similares e têm um bom corte, dado que sou bem constituido.

Tenho 1 Gant. Boa qualidade

Tenho um Zegna para ocasiões muito especiais. Este uso apenas 1x/mês no máximo, dado que vejo-o como arma especial para as r€uniões mais importantes. Nunca falha [:D]

Já precisei de andar de fato, mas nunca percebi a finalidade. Os computadores nao ficam mais dóceis quando se usa outra roupa. Sinceramante é daquelas coisas que, na minha actividade profissional, nao vejo necessidade de gastar dinheiro.

Fatos

RespectRequired, isso é muito...digamos....metro [:D]

Sim, costumam designar os homens que se cuidam e preocupam com o que vestem como Metros.

Sendo assim, acho que todos o deviam ser.

Assim como nos gostamos de ver uma mulher bem cuidada, elas também gostam de ver um homem bem vestido. ;)

Last edited:
Back