favas...só os alentejanos gostam???

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Eu sou nascido em Lisboa e criado nos arredores "saloios" :D e os meus pais nasceram, cresceram e vivem no mesmo sitio e todos adoramos favas. O meu avô (saloio de gema:D) tambem adora.

Favas guisadas com entrecosto e enchidos [B)][B)] sopa de favas [B)][B)]

EDIT: Já agora lanço o repto para os caracóis. O meu falecido avô paterno era natural de Prado/VIla Verde/Braga e nunca na vida o consegui ver comer um caracol (e se comemos muitas vezes). Para ele caracóis eram lesmas, não lhes tocava.:D

Só comi caracóis uma vez, apanhados por mim e pela minha irmã na base aérea de Sintra e cozinhados pelo meu pai, quando ainda morávamos em Mem-Martins (já lá vão mais de 12 anos). A minha mãe nem os quis ver, e acho que nunca mais usou a panela :D:D:D

[B)]

favas.jpg

fava_cilantro.jpg

A liberal amount of chopped cilantro and chopped tomato stirred into the beans just before serving makes this a particularly interesting and memorable way of serving fava beans.

convert Ingredients
2-ounces bacon, chopped
1 medium onion, finely chopped
1 pound shelled fresh or thawed frozen fava beans
salt and pepper
2 tomatoes, peeled, seeded, and chopped
3/4 cup chopped fresh cilantro

Buy the Book
Method

1. Cook the bacon in a heavy saucepan until the fat runs. Stir in the onion and cook until softened. Add the beans, barely cover with water and simmer until they are tender, 5 to 15 minutes depending on the age of the beans; or cook according to the directions on the package if using frozen beans.

2. Strain the beans and return to the pan. Stir in the seasoning and tomatoes, cover and heat gently, shaking pan occasionally for a few minutes to warm the tomatoes. Stir in the cilantro and serve.

FavChou.jpg

Em Massamá há um restaurante Alentejano em que o senhor é mt porreiro, tem lá umas favas excelentes, de quando em vez passo por lá, O mais engraçado e´qeu serve as favas num jarro em vez de travessa/tacho/whatever.

È por trás dos correios de massamá/banco totta para quem quiser lá dar uma saltada.

citação:Originalmente colocada por Keyser_Soze

Já as tive a descascar para o almoço [:P]

:D As minhas já vinham descascadas! É só tirar do congelador, lavar e meter no tacho. A morcela já está de molho noutro tacho... mais meia-hora e vou-lhes tratar da saúde. ;)

Ah! O Romão também é um grande apreciador de uma bela favada! ;)

:D As minhas começaram agora a ferver... esqueci-me foi de comprar uma chouriça moura mas já lá tem tanta carne e chouriço de Arganil que a moura fica para a próxima.

E também não tenho hortelã... [8)] dá um bom sabor às favas... paciência, fica para a próxima vez...

citação:Originalmente colocada por jcpr

Eu gosto e muito. Estufadas com carne.... Hum...

Há muita gente que diz que não gosta porque nunca experimentou. Aquilo é como uma ervilha grande.

nao é bem assim... eu adoro favas, mas ervilhas.... dao-me vomitos, nao consigo comer senao vomito logo instantaneamente...

citação:Originalmente colocada por GansoLFM

citação:Originalmente colocada por jcpr

Eu gosto e muito. Estufadas com carne.... Hum...

Há muita gente que diz que não gosta porque nunca experimentou. Aquilo é como uma ervilha grande.

nao é bem assim... eu adoro favas, mas ervilhas.... dao-me vomitos, nao consigo comer senao vomito logo instantaneamente...

POr acaso tb não vou muito a bala com ervilhas, dispenso sempre que possivel.

é pá,afinal ainda não consegui perceber,se o romão é mesmo apreciador de favas,ou se voçês estão no gozo e a ser ironicos.[:0]
clarifiquem lá isto de uma vez.[:p]

Voltar
Superior