Febre dos alfa romeo

O DarthVader1933 está correcto.

Há determinados carros que mesmo comprando baratos continuam a ser para quem tem alguma disponibilidade financeira.

Para além de estarmos a falar em carros com 14/15 anos, falamos de carros que já na altura eram específicos, raros e caros.

Se o 164 precisar de qualquer peça (e com esta idade é mais do que natural que precise), é preciso ter a noção que não tem o custo da peça do clio, é estupidamente mais cara, e com a agravante que a do clio ainda poderá existir em quantidade nas sucatas, enquanto o do alfa terá de ser a pagar (bem) no concessionário oficial pela nova.

Imaginem que qualquer um destes carros necessite de uma caixa de direcção, ou triângulos de suspensão:
- Informem-se de quanto custa, e depois tirem conclusões.

Aliás, o ideal seria saber o preço de diversas peças, só para ter noções mais correctas.

O problema não é a questão do consumo, pelo menos se for para fazer poucos km por mês.

É mesmo manter um carro destes.

Comprar nem que seja um BMW S7 usado é fácil...ou um Porsche mais antigo...

...o problema é o resto. [;)]

Eles podem estar "baratos" agora, mas as peças continuam a custar o que o segmento destes carros pedia...
...e isso não é nada barato!

Orienta um 145 ou 146 1.4 Twin spark, são carros já relativamente fiáveis e com um bom motor, além de serem baratos no mercado de usados. São também carros mais simples de manter, partilham muitos componentes com outros carros do grupo Fiat, havendo muito material de mecânica no mercado paralelo.

lá vem essa conversa[:D][:D][:D]

até pmna que é um fanático alfa admite o que eu disse, acho que não há muito a acrescentar.
O que o pmna disse, e eu concordei, é que deve ficar um pouco mais caro mas não faz grande diferença.

O que tu dizes é que o 147 vai ter manutenção de Ferrari [:D]

147s também se venderam (relativamente) bem e também os há nas sucatas.

O DarthVader1933 está correcto.

Há determinados carros que mesmo comprando baratos continuam a ser para quem tem alguma disponibilidade financeira.

Para além de estarmos a falar em carros com 14/15 anos, falamos de carros que já na altura eram específicos, raros e caros.

Se o 164 precisar de qualquer peça (e com esta idade é mais do que natural que precise), é preciso ter a noção que não tem o custo da peça do clio, é estupidamente mais cara, e com a agravante que a do clio ainda poderá existir em quantidade nas sucatas, enquanto o do alfa terá de ser a pagar (bem) no concessionário oficial pela nova.

Imaginem que qualquer um destes carros necessite de uma caixa de direcção, ou triângulos de suspensão:
- Informem-se de quanto custa, e depois tirem conclusões.

Aliás, o ideal seria saber o preço de diversas peças, só para ter noções mais correctas.

O problema não é a questão do consumo, pelo menos se for para fazer poucos km por mês.

É mesmo manter um carro destes.

Comprar nem que seja um BMW S7 usado é fácil...ou um Porsche mais antigo...

...o problema é o resto. [;)]

Eles podem estar "baratos" agora, mas as peças continuam a custar o que o segmento destes carros pedia...
...e isso não é nada barato!

Quando existem peças porque a Alfa não é a Mercedes que assegura produção de peças por 40 anos (mais stock).
Por acaso o 164 2.0 V6 vendeu bem, porque nos 2.5 V6 no 156, caput.
Nem um simples tubo do filtro fabricam.

Os Alfas não é para quem quer, é para quem pode e não falo apenas e só de dinheiro.

Orienta um 145 ou 146 1.4 Twin spark, são carros já relativamente fiáveis e com um bom motor, além de serem baratos no mercado de usados. São também carros mais simples de manter, partilham muitos componentes com outros carros do grupo Fiat, havendo muito material de mecânica no mercado paralelo.

O que é que esses partilham mecânicamente com os Fiat?
Um 164 e um GTV (e também TS pelo que não entendo a ambiguidade) são fiáveis.
E não deixam também de ter consumos altos.

A plataforma é oriunda do Fiat Tipo.

Um 156 também é "igual" de um Marea (e reza a lenda que também derivava do Tipo, alguém depois confirmará).
O que têm em comum?
Quase nada.
O mesmo nos 145/146.
Mecãnicamente são Alfa Romeo, com tudo o que acarreta.
Os motores TS estão lá, pelo que não percebi a ambiguidade de dizeres que eram mais simples de manter do que um 147.
Serão provavelmente, mas na mecânica a diferença é residual, se não, nula.

Ps - confirma-se a plataforma. O 156 já derivava do 155 que por sua vez derivava do Tipo.

Última edição:
O que o pmna disse, e eu concordei, é que deve ficar um pouco mais caro mas não faz grande diferença.

O que tu dizes é que o 147 vai ter manutenção de Ferrari [:D]

147s também se venderam (relativamente) bem e também os há nas sucatas.

acredita no que te digo um alfa bem mantido é caro.

Os Alfas não é para quem quer, é para quem pode e não falo apenas e só de dinheiro.

facepalm_4chan_Triforce_Prank-s517x373-55380-535.jpg

[:)][:)][:)][:)]

Isso dos custos de manutenção é relativo.
Um kit de embraiagem pro meu v6TB custa 300 e tal euros.
No outro dia vi uma factura de 400euros de material para um kit de embraiagem para um corsa 1.2 de 2002 na mesma oficina, isto porque além do kit tem que comprar um rolamento XPTO que custa 120€.

O problema aqui nem são as peças mecânicas. Falaram ai nos triangulos, o par de triangulos para um GTV custa 120€ na marca!

O problema, no GTV são peças de carroceria. Um amigo meu recuperou um acidentado e os preços...:sh)...Um capot (que é totalmente em fibra) custa 1500€, uma optica cerca de 350€, portas caras e dificeis de arranjar.
Agora mecânicamente tudo se arranja e a preços que não assustam.
No 164 é igual... com a agravente de ser ainda mais antigo.

Consumos...aí não há milagres. Médias sempre nos 12 pro V6 turbo (só em estrada baixam consideravelmente, fazes 8-9 com facilidade) isto se não fizeres muitos arranques a frio. Se tiveres que ligar e desligar o carro muitas vezes ao dia e o usares em trajectos muito curtos, sempre com motor frio, a média sobe facilmente para 14.

O GTV 2.0TS já gasta menos, ainda assim, 10-11 em urbano e 7 ou 8 em estrada.

Agora uma coisa é certa, seja alfa ou seja um outro carro de uma outra marca qualquer dessas gamas e com essa idade... facilmente gastas em manutenção o que o carro custou devido ao possivel desgaste dos componentes.
Se vais comprar de tostões contados... esquece, compra algo mais modesto. Se tens algum folego financeiro... e se gostas, porque não?! Eu comprei o meu GTV, tinha 21 anos e não me arrependo nem um dia![;)]

No outro dia vi uma factura de 400euros de material para um kit de embraiagem para um corsa 1.2 de 2002 na mesma oficina, isto porque além do kit tem que comprar um rolamento XPTO que custa 120€.

O problema aqui nem são as peças mecânicas. Falaram ai nos triangulos, o par de triangulos para um GTV custa 120€ na marca!

O problema, no GTV são peças de carroceria. Um amigo meu recuperou um acidentado e os preços...
:sh)...Um capot (que é totalmente em fibra) custa 1500€, uma optica cerca de 350€, portas caras e dificeis de arranjar.

Consumos...aí não há milagres. Médias sempre nos 12 pro V6 turbo (só em estrada baixam consideravelmente, fazes 8-9 com facilidade) isto se não fizeres muitos arranques a frio. Se tiveres que ligar e desligar o carro muitas vezes ao dia e o usares em trajectos muito curtos, sempre com motor frio, a média sobe facilmente para 14.

Agora uma coisa é certa, seja alfa ou seja um outro carro de uma outra marca qualquer dessas gamas e com essa idade... facilmente gastas em manutenção o que o carro custou devido ao possivel desgaste dos componentes.
Se vais comprar de tostões contados... esquece, compra algo mais modesto. Se tens algum folego financeiro... e se gostas, porque não?! Eu comprei o meu GTV, tinha 21 anos e não me arrependo nem um dia![;)]

Acho que o bold diz tudo!

O problema, no GTV são peças de carroceria. Um amigo meu recuperou um acidentado e os preços...:sh)...Um capot (que é totalmente em fibra) custa 1500€, uma optica cerca de 350€, portas caras e dificeis de arranjar.

Pergunto-lhe que pelo que tenho visto sempre teve Alfas, um de um segmento mais abaixo, como o 147, fica sequer perto dos custos de um GTV?

É que toda a gente diz que estes carros custam muito mas um GTV 3.0 não tem nada a ver com um 147 1.6.

Eu nunca tive um 147 mas conheço quem tenha e não sendo gente de grandes posses sustenta-o bem. Bebe um bocado (o que se espera de um carro a gasolina atmosférico) nas pelo que sei paga pouco de seguro e leva pouca manutenção. Teve há pouco tempo que meter velas naquilo e deixou lá para ai 100€ (velas xpto e 8 delas) mas só tem que as trocar passados outros 100.000Km! O meu velhote num mísero Daewoo que à partida seria de manutenção muito mais barata gasta 30€ em velas mas tem que as meter de 30 em 30, vai dar ao mesmo!

Tirando a distribuição que nem sendo pelo preço (o kit de correias mais tensores custa 120€), mas sim pela frequencia que deve ser mudada nos twins spark (3 anos ou 60mil km), os custos de manutenção mesmo com peças originais não fogem da média do mercado.Mesmo este ponto, se calhar pode ser alongado para os 4 anos e 80mil km, uma vez que os tensores já foram corrigidos para metal, mas de qualquerd as formas ninguém está para arriscar a sorte.
Eu faço manutenções regulares ao 156 por 150-200€ com oleo selenia, filtros origem etc de 20 em 20mil km!
As velas custam os tais 100€ se vier de uk e mudam-se aos 100.000km.

Voltando ao GTV twin spark, os custos de manutenção deste carro não fogem dos custos de manutenção de um 147. os motores são iguiais. Ou sejam, fazem-se as revisões normais pelos mesmos 150 ou 200€.
Em trinagulos e isso até é mais barato no GTV, excepto o triangulo inferior traseiro que tem um preço obsceno. Mas felizmente pode comprar-se apenas casquilhos e são de facil montagem.
Volto a frisar que o problema do GTV são as peças de carroceria.

Friso novamente que o problema aqui é a idade e estado dos carros. Isso é que conta muito sejam estes alfas ou outros quaisques da mesma altura.

Se tens dinheiro ou não para os manteres só tu o saberás.

Gasolina, manutenção, pneus, impostos... nada fica a preços de utilitário, obviamente.

É como o alfamaniaco disse, se tens alguma folga económica, então força! Se não tens, espera por melhores dias e não entres em ilusões. Não faças como o outro. Olha no que ele se tornou. [;)]

Se tens dinheiro ou não para os manteres só tu o saberás.

Gasolina, manutenção, pneus, impostos... nada fica a preços de utilitário, obviamente.

É como o alfamaniaco disse, se tens alguma folga económica, então força! Se não tens, espera por melhores dias e não entres em ilusões. Não faças como o outro. Olha no que ele se tornou. [;)]

turn to the dark side of the force.

eu acho-te uma piada, antes não ligavas puto a alfas, depois o teu amigo comprou um 156 e tu por arrasto ou não compraste um 33.

E de repente começas a mandar postas destas.

Jovem, o meu amigo comprou Alfa depois de eu lhe falar da Alfa e se não entendeste o post bem como o Rui Soad, tenho pena.
Porque ter um Alfa é mais do que mantê-lo, é preciso viver com os seus defeitos.

Eu já andava à procura de 33 há mais de 3 anos.
É só procurares os tópicos.

Jovem, o meu amigo comprou Alfa depois de eu lhe falar da Alfa e se não entendeste o post bem como o Rui Soad, tenho pena.
Porque ter um Alfa é mais do que mantê-lo, é preciso viver com os seus defeitos.

Eu já andava à procura de 33 há mais de 3 anos.
É só procurares os tópicos.

O que é que o que dizes neste post tem que ver com esta frase dita por ti...

"Os Alfas não é para quem quer, é para quem pode e não falo apenas e só de dinheiro."

São mais caros que qualquer outro carro ? Não...
São mais especiais que qualquer outro carro ? Não...
Têm mais virtudes ou defeitos que qualquer outro carro ? Não...
Qualquer pessoa que ganhe mais que o salário minimo nacional pode comprar um Alfa ? Pode...
São os melhores carros do mundo ? Não...
São são os mais rápidos ? Não..
São os mais lentos ? Não...
Pelo dinheiro de um Alfa compra-se centenas de outros carros ? Sim...

Então man, onde é que um misero Alfa Romeo, no teu caso um 33, é para quem pode ?

Voltar
Superior