Febre dos alfa romeo

Eu adoro Alfa Romeo...

...mas sinceramente não consigo compreender a paixão pelo 33....

eu não a compreendo...
mas aceito.. claro

porque cada um de nós tem direito a ter as suas convicções e opiniões...

agora, a mim apetece-me comprar um 33 mas para o utilizar como alvo de armas, ou para o vandalizar...

alguem tem um que me venda por 500 euros?

Eu compreendo bem! [;)]

Para algumas pessoas (algumas delas que não ligam muito a automóveis e outras que ligam mas não conheceram esta parte do percurso), os 33 são uns carros velhos que fazem um barulho de carro velho ao passar.
A minha maria dizia isso do alfa da minha mãe, enquanto eu coçava a cabeça por achar que o cantar do boxer é um dos maiores encantos do carro.

O 33 tem uma série de defeitos, desde uma climatização manhosa, a bancos nada confortáveis, uma direcção pesada que nem c**** (na esmagadora maioria dos 33 desta altura), gasta que se farta em cidade, não é brilhante a travar, a caixa é imprecisa e arranha em determinadas situações, ninguém levou a sério a possibilidade de ter som decente no carro, e a fiabilidade não alinha exactamente pelo topo do que alguma vez se fez...

...mas ao mesmo tempo, qual é o carro dos anos 80 de preço e segmento equiparado que hoje é mais interessante?

Qual é o carro que consegue ter o desempenho a partir dos médios regimes que estes Alfas conseguem ter (eu sei do factor peso, mas...)? E a sonoridade?

É que olhar para um carro destes, ou conduzir um todo escafiado é uma coisa.
Conduzir um carro destes devidamente afinado é uma experiência que toda a gente devia ter antes de falar em automóveis.

Será que aqueles que aqui veneram os Porsche pensam que são carros muito fofinhos de conduzir?
Será que têm a noção do músculo que a perna esquerda cria ou da rigidez do carro (e consequente desconforto)?

Ou de um S2000, que é uma tábua com 4 rodas por baixo, num motor que vai sempre a gritar e num chassis capaz de fazer muito, mas que exige ao condutor que vá sempre de olhos bem abertos?

Os Alfa 33 eram (mecânicamente) algo de que muitas pessoas fugiram, fruto da fama que sempre tiveram de gastar muito e desafinar muito (já nessa altura).
Mas quem comprava um 33 novo fazia uma opção clara e sabia bem com o que ia contar (no bom e no mau).

Da minha parte, tenho muito mais dificuldade em entender a fixação pela Rover (que fez carros que não se destacavam em quase nada) do que da Alfa.

Digo mais: se apanhasse um 33 em bom estado e barato já no estatuto de clássico (para ter já as benesses de selos e afins) era maluco para comprar um!

Isto porque apesar de ser uma carroça ao pé de qualquer carro da última década, tem um apelo mecânico global que ainda hoje é difícil (caro) de obter.

Um 207 1.4i de 95cv é mais seguro, trava melhor, gasta menos, é mais confortável e não me espantaria que fosse mais amplo por dentro.

Mas são 95 cavalinhos estrangulados pelas normas anti-poluição a gemer debaixo do capôt a puxar mais peso do que o Alfa 33 1.3.

O 207 é um carro melhor? - Sem qualquer dúvida!

O 207 dá mais gozo a conduzir pelo lado mecânico do carro?

Não acredito!

Agora é certo que ter um Alfa desta altura, ainda por cima com tantos anos exige que o proprietário tenha paciência e não se passe da cabeça por aparecerem alguns problemas e (eventualmente) ficar apeado na estrada, tendo de gastar uns cobres em reparações...

...como não o deverá ficar em qualquer outro carro com esta idade! [;)]

Eu até gosto bastante de biografias e histórias sobre os fundadores e grandes colaboradores das marcas, mas essa do Henry Ford, ainda por cima quem conhecer a sua vida, é mesmo só para quem acredita em fantasia.

A história é verdadeira, não e´questão de acreditar ou não.
Faz parte do livro "The Alfa Romeo Tradicion", escrito por um historiador muito conhecido que algo não me lembra o nome (encomendei o livro).
O historiador fez muitas pesquisas e lá descobrio um Sr. cujo pai era amigo de Henry Ford e confirma a frase pois foi o seu pai que lhe disse.

Não admira.
Henry Ford chegou chegou a analisar um 8C olhos de ver e ficou fascinado.

É como te disse, não sou grande adepto destes supostos carros verdes pelo que o que sei deles é residual...contudo achei bastante piada depois de ter conduzido o novo CR-Z.

O irónico disto tudo é que nos meus possíveis negócios para carros entram 2 Alfas...contudo há por aí quem ache que sou anti isto ou aquilo...

Sou mesmo é anti fanáticos...[;)]

O que faz de ti um fanático anti-fanatico![:D]
Tristeza...
Acho tão ridícula essa tua cruzada contra os fanáticos que nem vês que o teu extremismo te coloca também o rótulo de fanático.:sh)

Esse cumprimento entre Alfistas mesmo sem os conhecer tambem existe, comecei a sentir isso na pele apartir do momento que tive um Alfa, a camaradagem e entre-ajuda isso vai de cada um, seja de mota ou de carro!

Isto é muito curioso porque reparei nisto enquanto andei uns tempos no 156 e agora no 33.
Ainda no fim de semana estava um velhote num 33 3ª série ao meu lado e colocou a mão à cabeça tipo militar.
Não percebi à primeira.[:D]

Curiosamente já fui cumprimentado várias vezes por pessoas com o mesmo carro que o meu, e é um simples 323F[:D] Inclusivé "picado" por pessoas com a mesma marca de carro. Mas em regra no mundo das duas rodas a camaradagem é muito mais evidente. [;)]

Pois, mas o teu 323F é muito diferente do resto da manada.[:D][br:)]
É perfeitamente natural que isso aconteça.

O que faz de ti um fanático anti-fanatico![:D]
Tristeza...
Acho tão ridícula essa tua cruzada contra os fanáticos que nem vês que o teu extremismo te coloca também o rótulo de fanático.:sh)

tens uma moral para falar.

tu és dos maiores fanáticos, consoante o carro que tens.:sh)

Um alfista não precisa de ter um alfa romeo....
E quem compra um alfa romeo por comprar....não se torna imediatamente um alfista!!

O tipo que compra um alfa e se regista num forum assim:

"...Olá, sou o "Manuel José", comprei um alfa e sou mais um alfista feliz!..."

Desculpem lá qq coisinha...mas isso para mim não é alfista nenhum! é um gajo que comprou um automovel, que por acaso é alfa romeo, e acha que por isso é alfista.

Isso é o tipo de gajo que amanhã compra um BMW, e vai a um forum BMW dizer que é "BMWista" desde pequenino...e que bmw é a melhor coisa do mundo.
e depois compra um honda... e passa a ser a honda a melhor marca de automoveis...

E normalmente são esses que avancalham tópicos e dão má fama a quem realmente aprecia alfa romeo, e é alfista, pois por norma, revelam uma falta de cultura automovel enorme. Equiparo-os aos Zé do boné.... que só manda bitaites...mas no fundo não percebe um corno!!

By the way, um alfista "genuino" é acima de tudo um apreciador de bons automoveis... e apesar da escolha alfa romeo (que é legitima, muita gente veste toda a vida a mesma marca de roupa e não é "mal tratado" por isso), não tem palas nos olhos e não deixa de saber o que de bom existe à volta na industria automovel!

Esta é a minha experiência pessoal com vários alfistas espalhados por aí.
Da mesma forma, qualquer apreciador real de automoveis, tem sempre um fraquinho e/ou pela alfa romeo e por tudo o que representa, independentemente do carro e marca que conduz.

É o mesmo que dizer que quem gosta de automóveis não tem o direito de não gostar da Alfa.
Há vida para além da Alfa. Há dezenas de marcas de carros, e centenas de pequenos construtores.
Não é preciso gostar, comprar, admirar Alfas para não ter palas nos olhos.
Para uns, Alfa é bom, para outros, nem por isso.

E sim, a Alfa não me diz praticamente nada. Não é por isso que não gosto de automóveis ou que gosto menos do que os proclamados "Alfistas". Acho que é isso que não compreendes...
No entanto, reconheço o valor da marca.

engraçado ando de alfa ha 6 anos, e nunca tive esse cumprimento a ultramar[:)][:)]

voces dizem cada uma, que não lembra a ninguem.

Em 6 anos a andar de moto, só tive 2 cumprimentos. Imagino de carro...

É o mesmo que dizer que quem gosta de automóveis não tem o direito de não gostar da Alfa.
Há vida para além da Alfa. Há dezenas de marcas de carros, e centenas de pequenos construtores.

E sim, a Alfa não me diz praticamente nada. Não é por isso que não gosto de automóveis ou que gosto menos do que os proclamados "Alfistas". Acho que é isso que não compreendes...

Eu concordo genericamente.
Mas genericamente a Alfa ( e quando Alfa falo sempre da Alfa independente, nunca do grupo Fiat) era uma marca cujos atributos saltavam bem à vista dos apreciadores de automóveis como nós.
Não me choca nada que haja quem não goste de Alfas. Choca-me é quem não dê valor aos Alfas naquilo a que eles se propunham de melhor a fazer - supremacia mecânica.
Choca-me por exemplo alguém se intitular de apreciador quando não gosta de Ferraris e gosta de Lamborghinis (como já tivemos aqui um user).
Quem gosta de Lamborghinis, também gosta de Ferraris, ou de De Tomasos, ou de Isottas, etc etc

Se não gostam de Alfas, tudo bem, paciência.

Chateia-me é virem logo com o tócolante de fanático, quando no tópico ao lado estão a defender a dama com unhas e dentes.:sh)

Ralph Lauren adora os seus carros mais do que tudo na vida. Tem clássicos no verdadeiro sentido da palavra, mas segundo alguns, não passam de belas velharias.
Se o ouvissem falar dos seus carros então chamavam-lhe logo de maluquinho.[:D]
Ele não é fanático, é apaixonado.
Assim como ele existem muitos, mas com menos dinheiro.[:D][;)]

No actual Mundo do politicamente correcto ser fanático por alguma coisa pode ser, na minha opinião, bom ! [:p]

Prefiro as pessoas que se assumem como admiradores de alguma coisa, do que a grande massa dos "neutros", que muitas vezes são apenas neutros dissimulados e que se acham com autoridade moral de julgar os outros. :(

Que alguém esteja totalmente enamorado de um carro, parece-me perfeitamente normal que se prefiram umas marcas em detrimento de outras também. [:cool:]

Que haja um conjunto de aspectos em que ser fanático é negativo concordo (politica, religião, futebol, etc.), mas adorar uma marca de carros, como vejo por aqui, desde que não cause total cegueira, até me parece engraçado e bastante pacifico.

Nem todos gostam de canjinha, nem todos são assepticos e conseguem separar as emoções que uma marca lhes desperta do que um qualquer modelo oferece.

Viva o fanatismo esclarecido ! apr:)

Eu ando sempre de Alfa (de vez em quando de Lancia) e é rara a vez que um motociclista não me cumprimente...

E esta? [:D]

:eek:
Ultimamente tenho andado menos de moto mas na minha zona o pessoal ainda se vai cumprimentando.

Eu não compreendo?!
Eu compreendo perfeitamente. Repara, eu não te "julgo" por tu não gostares da alfa romeo. Não gostas, ponto final. Mas tu julçgas-me por eu gostar... dizendo que não faz sentido gostar.
Agora, tu estás a falar do que desconheces... Ou seja, desconheces, indiquei-te uma forma de conhecers mas estás no teu direito de mão querer conhecer...mas assim não tens direito a discutir o tema, por falta de conhecimento. A cultura alfista existe. O gosto pela alfa existe. Há fãs, há encontros, há convivios... E havia tudo isto ANTES de haver a internet!! Sim, porque a internet criou os foruns...que levam aos clubes ibiza e clubes puntos e não sei o que...

Mas antes disso havia o clube porsche, havia o clube ferrari, havia o clube bmw... havia o clube alfa... e poucos mais outros havias. Contudo marcas com tradição, e com admiradores e seguidores. São culturas...

Eu gosto da alfa e assumo isso. Tenho direito as minhas escolhas e tenho direito a argumentar porque é que EU escolhi carro x em vez de Y. São as minhas escolhas pessoais.
Mas isso não invalida que eu goste e fale de outros carros... alias, gosto bastante de muitos outros carros. E conheço-os!

Certamente terás o teu clube de futebol do qual és adepto. Agora, dentro dos adeptos há três tipos:

- Os que gostam de futebol, que mesmo tendo o seu clube, tem o fair play de ver e gostar de outras equipas.
- os fanáticos de um clube de futebil... que colocam estátuas em casa, e pintam as paredes com as cores do clube...
- E há os que para mim são os piores de todos... os ANTI-Clube de futebol... que criam os desacatos, confusões e tudo o que de mau vês nos estádios.

Voltando aquilo que eu compreendo ou não... De facto não compreendo nem conheço pessoas que dizem que gostam de automoveis, no sentido dinâmico... e que assumam qualquer desprezo pela alfa romeo, que é só das marcas mais ricas em termos de historia automovel e competição. Não digo que gostem a ponto de comprar um, mas pelo menos mostram um pouco de respeito e gosto por aquilo que foi e ainda é a marca.
Em quase todas as grandes colecções dos colecionadores auto, existe pelo menos um alfa romeo.

Compreendo isso, se me disseres que gostas de automoveis...mas pelo lado "electrodoméstico"....o que é legitimo. Nem todos gostam de conduzir. Podemos gostar de carros... e gostar de rolls, mas usa-los na poltrona traseira. É uma forma diferente de gostar de carros.

E não é um fanático que está a escrever isto... é um admirador auto...

É a mesma coisa coisa que perguntares a um alfista (dos tais que dizes que não compreendes porque se intitulam como tal) se gostam da BMW.

99% deles vão dizer claramente que gostam!!

São marcas que deixaram o seu registo na história sempre ligada a vertente mais emocional..dinâmica...competição.... o que desde sempre cativou os vulgarmente chamados de...Petrolheads!

PS: Mais marcas podem e devem ser incluidas, mas acho que a ideia que quero transmitir foi clara

Last edited:
Back