citação:Originalmente colocada por mundano
Oh André... Mas a tua reacção é tão previsivel.. Lá vens tu com a tua cassete de sempre. Argumentos é que ZERO. O teu pai ensinou-te essa ladainha e tu não sais desse registo nem por nada.
Ve lá se entendes o que eu digo.. Ter uma rede de estradas decentes e gratuitas no pais, não é luxo nenhum, é o normal de qualquer pais ocidental.. E essa rede pode completar-se com grandes vias de ligação, que essas sim, por serem redundantes, devem ser comparticipadas pelos utilizadores..
Ter que pagar 700 milhões de euros para finalmente dotar o pais dessa rede, não é um grande custo, pode vir a ser insuportavel, nunca disse que não, mas não é um grande custo. Aliás, tanto pode vir a ser insuportavel que o proprio Socrates já disse em tempos que algumas vão passar a ter portagens no futuro..
Há que relativizar as coisas.. Custa mais por anos, em receitas e em custos para o Estado, por exemplo, as duas medidas que a Manuela Ferreira leite tomou, de coapitalizar as dividas e de transferir as pensões da Caixa para a SS.. E nós lá suportamos isso, e curiosamente essas são medidas que de ti só merecem aplausos.. Deve ser uma questão de cor.. Ou de badeirinhas..
E depois, essa de acabar com as SCUT's como tem sido colocado na comunicação social é pura demagogia do Marques Mendes e de outros como ele.. Porque mesmo instalado potagens, estas só cobrem 30% dos custos. E a instalação de portagens em todas essas estradas nem sequer é um processo facil. Porque estas estradas não foram projectadas a pensar nisso. Têm entradas e saidas onde me parece fisicamente impossivel instalar portagens sem grandes obras.. Pelo que isso será um processo que aumentará os custos do médio prazo e só daqui a 3 ou 4 anos poderia estar funcional. Por isso, se estavam preocupados com o ano de 2007, esse processo devia ter sido iniciado pelo PSD quando lá esteve... Mas é obvio que é muito mais facil vir paraa TV falar do que fazer as coisas...
Ataques pessoais?
Mas não vão ter resposta.
Quanto ao resto, o país não deixa de ter uma boa rede de estradas pelas SCUT acabarem. Passa a pagá-la quem a utiliza, antes sim.
Para quem foi tanto crítico da política do betão, não compreendo os teus argumentos, porque, pelos vistos, és um apologista dessa política.
Para concluir...o país não tem condições para pagar as SCUT, só isso. Volto a repetir pela enésima vez, que a situação actual e futuro não nos permite este tipo de coisas.
Sabes, a diferença entre ti e eu, é que eu vejo as coisas a longo prazo e tu limitas-te ao curto.
O Estado não vai ter dinheiro para as SCUT. Não vai. E, daqui pouco tempo, estaremos a ver a queda dessa bandeira. É inevitável.
Porque cá me parece que o principal problema é que tu não fazes mesmo ideia do que é preciso para pôr o défice nos 3%.
Não sabes da missa a metade, mas vais saber daqui a pouco, deixa lá