Fiabilidade Vs Qualidade

Engine Reliability - Bottom 10

1 MG Rover - 7.88 percent failure rate
2 Audi - 3.71 percent failure rate
3 Mini - 2.51 percent failure rate
4 Saab - 2.49 percent failure rate
5 Vauxhall (Opel) - 2.46 percent failure rate
6 Peugeot - 2.26 percent failure rate
7 BMW - 2.20 percent failure rate
8 Renault - 2.13 percent failure rate
9 Volkswagen - 1.91 percent failure rate
10 Mitsubishi - 1.70 percent failure rate

Engine Reliability - Top 10

1 Honda - 0.29 percent failure rate
2 Toyota - 0.58 percent failure rate
3 Mercedes-Benz - 0.84 percent failure rate
4 Volvo - 0.90 percent failure rate
5 Jaguar - 0.98 percent failure rate
6 Lexus - 0.99 percent failure rate
7 Fiat - 1.17 percent failure rate
8 Ford - 1.25 percent failure rate
9 Nissan - 1.32 percent failure rate
10 Land Rover - 1.38 percent failure rate

iafrica.com | motoring | features | Most and least reliable named
Honda and Toyota top the engine reliability ratings | Motoring News | Honest John

E é isto. Que comecem as hostilidades!!!!! [:)]

Na minha opinião (exceptuando a Rover) p. ex. 3,7% de Audis com falhas não me parece uma percentagem muito elevada!

Tudo o que possa vir dessa entidade jornalística para mim já é suficiente para desconfiar tal são as observações que eles escrevem sobre os automóveis que muitas vezes são totalmente tendenciosas e falaciosas.

Não vou comentar muito sobre a questão do tópico porque isso é uma média e essa média depende muito de mercado para mercado porque os motores mais vendidos não são sempre os mesmos de pais para pais, pode haver casos que sim mas não é sempre e nem sempre o motor tem a mesma origem para todos os países.

Mas tendo como base que a amostragem é mais sobre os diesel e no nosso país, se olharmos às 3 alemãs em causa, o historial de fiabilidade dos seus diesel mais vendidos nos últimos 10 anos não é dos melhores e diria que tiveram dos mais problemáticos 2L com manias diferentes mas muitos deles com fins idênticos, a sua morte. Mesmo assim é ridículo dizer que os alemães quando existem mais marcas alemães a serem postas no barulho e com situações nada parecidas. Por exemplo o mesmo erro é feito quando se retrata a realidade dos diesel franceses na 1ª metade da década passada e se dá o exemplo da Renault quando a PSA estava no polo oposto no toca a qualidade/fiabilidade dos seus diesel na mesma altura. Estereótipos dão sempre asneira e vitimas que vêm o seu bom trabalho destruído publicamente.

O problema é que hoje em dia não se fala em qualidade efetiva mas sim em qualidade aparente e é aí que reside a confusão, depois se juntarmos o facto de que normalmente compara-se alhos com bugalhos e coisas de preços muito diferentes pior ainda e ainda mais se contribui para chegar a conclusões precipitadas e injustas. Já para não dizer que nunca são observações realmente técnicas.

Por exemplo não se pode querer ter num Toyota o acabamento de um BMW tendo diferenças de preços grandes para os mesmos equipamentos empregues, mas há coisas que na realidade não sofrem tanto desta descriminação de custos e essa é a qualidade geral de fabrico e respetivo controlo de qualidade dos outros componentes mecânicos por isso é normal os premium ou não premium andarem misturados nos indicadores de qualidade real.
Para melhor acabamento no caso acima têm se a Lexus e qualquer comparação deverá ser sempre feita entre produtos do mesmo segmento de mercado e não entre nacionalidades até porque isso não faz sentido com a globalização atual onde os interiores dos alemães são postos em pratica por empresas francesas ou americanas, eletrónicas das francesas são por italianos, italianos são fornecidos por alemães nos sistemas de travagem e motor. Etc Etc

Last edited:
Na minha opinião (exceptuando a Rover) p. ex. 3,7% de Audis com falhas não me parece uma percentagem muito elevada!

No caso da Rover, a percentagem não é de estranhar, muito por culpa dos "papa juntas" dos k series. E nessa marca em concreto nem a qualidade interior se aproveitava. Havia modelos em que os forros das portas ao fim de um tempo ficavam uma porcaria, nos que partilhavam o interior com o Concerto o forro do tecto descolava, entre outras "peripécias"

Last edited:
No entanto é olhar para os Uno's com os motores a trabalhar que nem relógios e a levar esfregas valentes.

LOLOLOL

Já não vejo unos há meses... Já corsas, clios, r19, passats, golfs de inicios de anos 90 ou finais de 80 ainda se vêm muitos.

Agora Unos?? já está tudo na sucata. Já nem Puntos da 1ºgeraçao se vêm pelas estradas.

Last edited:
LOLOLOL

Já não vejo unos à meses... Já corsas, clios, r19, passats, golfs de inicios de anos 90 ou finais de 80 ainda se vêm muitos.

Agora Unos?? já está tudo na sucata. Já nem Puntos da 1ºgeraçao se vêm pelas estradas.

Cada vez vejo mais Unos [;)]

Engine Reliability - Bottom 10

1 MG Rover - 7.88 percent failure rate
2 Audi - 3.71 percent failure rate
3 Mini - 2.51 percent failure rate
4 Saab - 2.49 percent failure rate
5 Vauxhall (Opel) - 2.46 percent failure rate
6 Peugeot - 2.26 percent failure rate
7 BMW - 2.20 percent failure rate
8 Renault - 2.13 percent failure rate
9 Volkswagen - 1.91 percent failure rate
10 Mitsubishi - 1.70 percent failure rate

Engine Reliability - Top 10

1 Honda - 0.29 percent failure rate
2 Toyota - 0.58 percent failure rate
3 Mercedes-Benz - 0.84 percent failure rate
4 Volvo - 0.90 percent failure rate
5 Jaguar - 0.98 percent failure rate
6 Lexus - 0.99 percent failure rate
7 Fiat - 1.17 percent failure rate
8 Ford - 1.25 percent failure rate
9 Nissan - 1.32 percent failure rate
10 Land Rover - 1.38 percent failure rate

iafrica.com | motoring | features | Most and least reliable named
Honda and Toyota top the engine reliability ratings | Motoring News | Honest John

E é isto. Que comecem as hostilidades!!!!! [:)]

Dados interessantes principalmente pela Audi ser a segunda marca que mais avarias de motor (coisa que nao espanta). A BMW so nao esta mais acima porque o estudo nao foi feito em Portugal, pois a percentagem de n47 nas estradas portuguesas e a maior de todos os paises da europa.

A Fiat estar no top-10 das mais fiaveis e a frente por ex da Nissan e todas as marcas alemas (menos a merc) e assunto para dar a volta a cabeca a muita gente.

LOLOLOL

Já não vejo unos há meses... Já corsas, clios, r19, passats, golfs de inicios de anos 90 ou finais de 80 ainda se vêm muitos.

Se nao ves e porque fechas os olhos.

Vai te informar aos numeros da DGV e depois anda dar uma opiniao fundamentada.

LOLOLOL

Tens que sai mais vezes de casa então.

EDIT: Li mal o teu comentário. :sh)

Realmente os italianos tiveram uma altura (há 20-30 anos) em que a electrónica dava raia. Hoje, acho que até avaria menos que a média.

Eu concordo contigo. O que eu quis dizer é que a ideia "padrão" não é essa. [;)]

Actualmente, certo. ;)

A electronica dava raia porque eram pioneiros, ainda me lembro dos golf com vidros manuais e dashboards incompletos e os unos já usavam check panels, avisadores multiplos, vidros electricos.
Aliás isso estendia-se a todos os veiculos italianos, na Alfa existia o Alfa control, enquanto as outras marcas alemãs/francesas não tinham nada disso ou se tivessem apostavam pouco.

Já contei aqui o que aconteceu com um vizinho, que tinha comprado um golf e andava sempre a gabar a vw era a melhor maquina do mundo era isto era aquilo, o meu pai passados uns tempos comprou um uno 60 sx, aquilo parecia uma nave espacial, o vw golf era pré histórico comparado com os unos.
O tipo do golf ao ver o uno com todo aquele equipamento ficou incredulo, nunca mais o ouvimos dizer mal dos unos.
O homem se tivesse um buraco enfiava-se nele.. lol

Ainda existem unos aos pontapés, o que acontece é que estão mal destribuidos.

Last edited:
Eu nao sei onde vocês andam, mas no Sul do país nao anda cá nenhum Uno.

Quanto ao estudo, vale o que vale. Todos avariam, uns mais outros menos. Mas para mim um TDI com uma boa manutenção é do melhor. Fiável e com muita qualidade (audi). Tenho um NISSAN, e os interiores tão muito longe. Motor vamos ver.

O que é certo é que as marcas japonesas ficam em primeiro lugar em quase todos os estudos de fiabilidade.

De facto são dos mais fiáveis.
Mas como já referi, a qualidade de interiores podia ser bem melhor.
Estão a anos-luz da Mercedes e bem longe ainda da BMW/Audi

A simplicidade costuma ajudar muito em termos de fiabilidade, minimizando potenciais pontos de ruptura.

De resto a qualidade é um conceito mais amplo, que inclui a fiabilidade (de motor) e outras coisas, nomeadamente a capacidade de as coisas funcionarem, mantendo-se fiéis ao que eram em novas ao longo dos anos.

Se olharmos para um mercedes antigo, por exemplo, vemos que isso tende a acontecer, as portas abrem e fecham mantendo o feeling inicial, os botões e os restantes comandos funcionam quase como novos, etc. tudo isto tem a ver com qualidade.

A electronica dava raia porque eram pioneiros, ainda me lembro dos golf com vidros manuais e dashboards incompletos e os unos já usavam check panels, avisadores multiplos, vidros electricos.

Duvidar da fraca qualidade do circuito eléctrico dos FIAT de então é desconhecer o carro por completo.

Não é à toa que se passa a vida para num FIAT, quando surgem problemas eléctricos, a 1ª dica é verificar o estado das ligações do circuito eléctrico. Isto revela muito da qualidade do circuito eléctrico e de como foi pensado e colocado no veículo.

Aliás isso estendia-se a todos os veiculos italianos, na Alfa existia o Alfa control, enquanto as outras marcas alemãs/francesas não tinham nada disso ou se tivessem apostavam pouco.

Já contei aqui o que aconteceu com um vizinho, que tinha comprado um golf e andava sempre a gabar a vw era a melhor maquina do mundo era isto era aquilo, o meu pai passados uns tempos comprou um uno 60 sx, aquilo parecia uma nave espacial, o vw golf era pré histórico comparado com os unos.
O tipo do golf ao ver o uno com todo aquele equipamento ficou incredulo, nunca mais o ouvimos dizer mal dos unos.
O homem se tivesse um buraco enfiava-se nele.. lol

Ainda existem unos aos pontapés, o que acontece é que estão mal destribuidos.

Então, em que ficamos?

a) Não tinham nada disso
b) Apostavam muito pouco?

Ou A ou B, agora as duas coisas contraditórias é que não. Os alemães tinham isso, sim, em carros como Opel Omega/Senator, e até no compacto Kadett, embora só na versão GSI. Curiosamente, a própria Fiat quando percebeu a raia que dava a tal "nave espacial" também rapidamente desistiu da ideia (ou seja, deixou de apostar), passando os Tipo/Tempra discretamente a chamar-se "AGT" (de analógico) em vez de "DGT" (digital).

E em relação aos franceses, já os R9/R11 tinham computador de bordo com sintetizador de voz nos anos 80. E combatendo ainda um pouco mais a tua ingnorância, também existiram painéis digitais no Golf II. O tal homem só se enfia num buraco porque ainda consegue ser mais ignorante... Porque na verdade quem se devia enfiar no buraco foi quem comprou esses carros com árvores de Natal incorporadas que depois passaram o resto dos seus dias a dar-lhes stress. É a típica da atitude do "eu tenho um brinquedo mais giro que o teu", mas depois o brinquedo giro estraga-se e o outro menino continua a brincar com o mais rústico, mas bem mais durável. Quem é que se enfia num buraco por último??

Last edited:
Dados interessantes principalmente pela Audi ser a segunda marca que mais avarias de motor (coisa que nao espanta). A BMW so nao esta mais acima porque o estudo nao foi feito em Portugal, pois a percentagem de n47 nas estradas portuguesas e a maior de todos os paises da europa.

A Fiat estar no top-10 das mais fiaveis e a frente por ex da Nissan e todas as marcas alemas (menos a merc) e assunto para dar a volta a cabeca a muita gente.

O problema dos Fiat nunca foram os motores, é o que está à volta deles.

Back