Fiabilidade Vs Qualidade

outra vez a conversa dos Unos!![:D]
se não conhecesse os Unos e formasse opinião apenas pelo que aqui se escreve,provavelmente ia achar que o Uno é o automovel perfeito

Last edited:
Então, em que ficamos?

a) Não tinham nada disso
b) Apostavam muito pouco?

Ou A ou B, agora as duas coisas contraditórias é que não. Os alemães tinham isso, sim, em carros como Opel Omega/Senator, e até no compacto Kadett, embora só na versão GSI. Curiosamente, a própria Fiat quando percebeu a raia que dava a tal "nave espacial" também rapidamente desistiu da ideia (ou seja, deixou de apostar), passando os Tipo/Tempra discretamente a chamar-se "AGT" (de analógico) em vez de "DGT" (digital).

E em relação aos franceses, já os R9/R11 tinham computador de bordo com sintetizador de voz nos anos 80. E combatendo ainda um pouco mais a tua ingnorância, também existiram painéis digitais no Golf II. O tal homem só se enfia num buraco porque ainda consegue ser mais ignorante... Porque na verdade quem se devia enfiar no buraco foi quem comprou esses carros com árvores de Natal incorporadas que depois passaram o resto dos seus dias a dar-lhes stress. É a típica da atitude do "eu tenho um brinquedo mais giro que o teu", mas depois o brinquedo giro estraga-se e o outro menino continua a brincar com o mais rústico, mas bem mais durável. Quem é que se enfia num buraco por último??

Eu não falo dos paineis digitais, falo dos check panel que todos os unos a partir da versão base tinham, nos segmentos do uno as outras marcas na altura não tinham nada disso.
A fiat nunca deixou de produzir os unos tipos sem check panel.

Quanto ás outras marcas em segmentos superiores é provavel que já usassem, mas tambem falamos de veiculos com outros preços mais elevados que um uno.

Portanto as outras marcas nem apostavam num painel e interiores mais completos nem tinham nada disso em segmentos dos do uno.
E falo de um uno como poderia falar dos lancia Y10 esse então na altura com os seus interiores e gadgets envergonhavam muito premium.

outra vez a conversa dos Unos!![:D]
se não conhecesse os Unos e formasse opinião apenas pelo que aqui se escreve,provavelmente ia achar que o Uno é o automovel perfeito

Isso aplica-se a todos os veiculos, eu pelo que oiço e leio neste forum sobre algumas marcas premium tambem me fariam pensar serem carros perfeitos, não fosse serem ainda mais charutos que outro qualquer e essas marcas ainda caga*em nos clientes.

Last edited:
Isso aplica-se a todos os veiculos, eu pelo que oiço e leio neste forum sobre algumas marcas premium tambem me fariam pensar serem carros perfeitos, não fosse serem ainda mais charutos que outro qualquer e essas marcas ainda caga*em nos clientes.

É preciso ter a capacidade de filtrar o que se lê.

Isso aplica-se a todos os veiculos, eu pelo que oiço e leio neste forum sobre algumas marcas premium tambem me fariam pensar serem carros perfeitos, não fosse serem tão charutos como outro qualquer e ainda caga*em nos clientes.

achas a assistencia da Fiat boa??? onde?? é que eu tive 3 Fiat até hoje e a assistencia a que fui,nomeadamente em Lisboa na ECV,Revulco e Automeclis era tão má ou mesmo pior que a das outras marcas.
sobre a fiabilidade dos Unos(sim tive um),á parte das manias dos sistemas electricos,relas de péssima qualidade nos motores FIRE,motores sempre babados,avarias nos modulos de ignição,borrachas das tubagens de liquido de refrigeração com pouca durabilidade,caixas duras e pouco precisas,placas de diodos dos alternadores com pouca durabilidade etc...
fora isto,o Uno até que era fiavel

Dou prioridade à fiabilidade, apesar de achar que tanto a fiabilidade como a qualidade andam de mãos dadas.

Btw, Honda. [br:)]

Começou em fiabilidade vs. qualidade e agora estamos a debater Uno's apr:)

Em relação ao teste em si, o facto de os japunas estarem no top 10, é o habitual.
Na questão da fiat também não me surpreende. Os motores são bons agora de resto.

Eu tenho um fiat e digo sempre o mesmo "o motor tá bem mas o resto mandava fora" [:D]

Começou em fiabilidade vs. qualidade e agora estamos a debater Uno's apr:)

Em relação ao teste em si, o facto de os japunas estarem no top 10, é o habitual.
Na questão da fiat também não me surpreende. Os motores são bons agora de resto.

Eu tenho um fiat e digo sempre o mesmo "o motor tá bem mas o resto mandava fora" [:D]

não é bem assim,os Fiat são tão bons ou tão maus como a concorrencia directa seja hoje ou há 20 anos pois para fazer a comparação com um Uno têm que se por renault 5,citroen Ax etc no mesmo patamar e ai possivelmente o Uno até é superior em muitos items.
hoje em dia passa-se o mesmo,a Fiat elevou os patamares ao nivel de qualidade e fiabilidade e os outros fizeram o mesmo.
o que muitas vezes vejo aqui e sinceramente não compreendo é o fanatismo doentio e anti (por muitos tão apregoado) premium e tudo o que é Germanico.
tenho a certeza que se metessem o VW Fox(que é uma M....) com o simbolo da Fiat,esta claque anti germanica se não soubesse qual era a origem do carro comecavam logo a procurar qualidades e a falar bem dum produto que de bom têm muito pouco.

Eu tive 3 e o melhor foi um Peugeot... situação que hoje se inverteu totalmente, pelo que se vai lendo frequentemente... :sh)

Curiosamente, os interiores desse Peugeot eram de péssima qualidade! [:D]

O problema dos Fiat nunca foram os motores, é o que está à volta deles.

Pois, o problema da Fiat são os mitos e verdades universais nao o que estaa volta deles.

O estudo diz que os motores da Fiat são dos mais fiaveis, por isso à que dizer mal do resto.

Porem a seguinte estatistica, fala de um modo geral e diz que a Fiat é mais fiavel do que todos os carros do grupo VW, mercedes, bmw, porsche etc.

Manufacturer Ratings - Car Reliability Index | Reliability Index | How reliable is your car?

Como é que ficamos agora, o problema é o que está a volta dos fiats ou das pessoas que falam sem conhecimento de causa.

O problema sao as verdades absolutas e as opinioes baseadas em pre-conceitos e na teoria do "o mau pai disse-me".

Last edited:
Pois, o problema da Fiat são os mitos e verdades universais nao o que estaa volta deles.

O estudo diz que os motores da Fiat são dos mais fiaveis, por isso à que dizer mal do resto.

Porem a seguinte estatistica, fala de um modo geral e diz que a Fiat é mais fiavel do que todos os carros do grupo VW, mercedes, bmw, porsche etc.

Manufacturer Ratings - Car Reliability Index | Reliability Index | How reliable is your car?

Como é que ficamos agora, o problema é o que está a volta dos fiats ou das pessoas que falam sem conhecimento de causa.

O problema sao as verdades absolutas e as opinioes baseadas em pre-conceitos e na teoria do "o mau pai disse-me".

What is Reliability Index?

It's really quite simple. The higher the Reliability Index score, the worse the car is - the lower the score, the better.
As a guideline, the average RI number on the 250 models we compare is 100.The Reliability Index figure is calculated as a combination of:
- the number of times a car fails,
- the cost of repairing it,
- the average amount of time it spends off the road due to repairs
- the average age and mileage of the vehicles we have on our books.

Estão envolvidas outras variáveis para além da fiabilidade das peças. Por exemplo, os Porsche, quando aquilo dá raia, deixas o couro e o cabelo no stand (peças caras e mão de obra cara). Como diz por lá: "Labour rates have increased by an average of 40% over the past three years, contributing to the overall poor performance of some makes in the reliability index."

What is Reliability Index?

It's really quite simple. The higher the Reliability Index score, the worse the car is - the lower the score, the better.
As a guideline, the average RI number on the 250 models we compare is 100.The Reliability Index figure is calculated as a combination of:
- the number of times a car fails,
- the cost of repairing it,
- the average amount of time it spends off the road due to repairs
- the average age and mileage of the vehicles we have on our books.

Estão envolvidas outras variáveis para além da fiabilidade das peças. Por exemplo, os Porsche, quando aquilo dá raia, deixas o couro e o cabelo no stand (peças caras e mão de obra cara). Como diz por lá: "Labour rates have increased by an average of 40% over the past three years, contributing to the overall poor performance of some makes in the reliability index."

Mas a fiabilidade é exactamente isso.

Não vale a pena dizer que um Panda é pouco fiavel porque durante um periodo de tres anos levou 4 lampadas, um elevador dos vidros e um motor de arranque.

Enquanto no mesmo periodo de tempo um BMW levou uma reconstrução de motor a custar 10,000 Euros e outras 4 lampadas.

Fiabilidade é isso.

Este estudo é o mais completo que vi por este forum pois relaciona o numero de avarias com os custos de reparação, tempo fora da estrada e km dos veiculos.

Os resultado estão á vista.

Mas a fiabilidade é exactamente isso.

Não vale a pena dizer que um Panda é pouco fiavel porque durante um periodo de tres anos levou 4 lampadas, um elevador dos vidros e um motor de arranque.

Enquanto no mesmo periodo de tempo um BMW levou uma reconstrução de motor a custar 10,000 Euros e outras 4 lampadas.

Fiabilidade é isso.

Este estudo é o mais completo que vi por este forum pois relaciona o numero de avarias com os custos de reparação, tempo fora da estrada e km dos veiculos.

Os resultado estão á vista.

E se no mesmo período de tempo o BMW tiver exactamente os mesmos problemas do Panda, mudando unicamente o preço das peças e da mão de obra? [;)]

O problema dos Fiat nunca foram os motores, é o que está à volta deles.

Os fire dos unos eram de guerra. Quantos e quantos casos de motores desses com junta queimada, e andam ali uma data de quilómetros assim. Também tiveram motores menos bons, mas o problema da Fiat sempre foi a electrónica e se andarmos mais para trás a chapa de má qualidade.

Portanto as outras marcas nem apostavam num painel e interiores mais completos nem tinham nada disso em segmentos dos do uno.
E falo de um uno como poderia falar dos lancia Y10 esse então na altura com os seus interiores e gadgets envergonhavam muito premium.

Eu digo-te já que entre o golf "rústico" e o uno com painéis e luzinhas xpto, ia de caras para o golf. E não é por ser germânico, é mesmo porque quanto mais mariquices o carro tem, mais coisas estão ali para depois avariar e dar despesa.

Last edited:
Os Unos já foram todos* para o abate... bom uso... XD

*nem todos, ás vezes lá pelas aldeias, eles ainda aparecem, normalmente com uma pintura vermelho-cor-de-rosa... :X

Back