Fiat Bravo 2007

Vamos lá analizar isto ao pormenor!

Vamos lá analizar isto ao pormenor!

Viva

Continuo a achar que é a valvula para escape de ar que não é usado.

Para quem souber ingles, aqui está a definição de "compressor relief valve " :

http://en.wikipedia.org/wiki/Blowoff_valve

ou a atradução tosca do altavista:

Basicamente a valvula redirecciona o ar de novo para a entrada (antes do turbo) permitindo que o turbo esteja sempre a admitir ar e a manter uma pressão constante à entrada do cilindro...

Isto permite reduzir o efeito de "lag do turbo"

Desculpa Mónica, mas não concordo com a tua explicação de aquecimento do ar de entrada. Até porque assim iria entrar menos ar no turbo, porque o ar quente encontra-se mais rarefeito que o ar frio.

Abraço

A discussão está interessante [kiss]
É como eu gosto.

Este sistema existir para compensar o "turbo lag" também não me convence [:p]

Se temos uma fraca quantidade de ar a ser admitido aos cilindros, para que o vamos reencaminhar para a admissão outra vez? Nessa situação todo o ar é necessário. Assim estaremos a retirar ar necessário aos cilindros.

Num turbo de geometria variável essa gestão de caudal e pressão, é feita pela abertura e fecho das pás do turbo.

Da mesma forma penso que essa válvula a que te referes se encontra no corpo do turbocompressor, fazendo descargas para optimizar a pressão.
Ou então é mesmo o que dizes pois também faz sentido. apr:)

No entanto, penso que até podem existir as duas teorias em simultaneo. Na fase de aquecimento o ar ser encaminhado de novo para a admissão por forma a aquecer mais rapidamente. A rarefacção do ar quente é um facto, mas esra situação só ocorrerá enquanto o motor está frio.

Olá

Na imagem do site citado a válvula está mesmo antes da "borboleta" de admissão, tal como no desenho da fiat.

compensa o "lag" na maneira em que a turbina pode estar sempre a debitar o máximo caudal de ar que a sobrepressão é escoada de novo para a admissão. Assim quando acelerares de novo, o ar está lá todo à máxima pressão e tens respostas "imediatas".

Pelo que andei a pesquisar também há simples válvulas de pressão que estão no corpo da turbina como referiste, mas como encontrei esta cuja descrição assenta bem no esquema do Tjet, estou bastante inclinado para ela.

Se reparares o Lag do turbo é dado pelo quê? É o efeito de acelerares e não teres logo potência (dado por menos ar na admissão, porque gasolina é quanta quiseres, tens a bomba).

Quando não pressionas o acelerador, não há admissão de mistura aos cilindros e a rotação na turbina é diminuida porque não tens gases de escape a fazê-la movimentar.
Depois aceleras e tudo se passa lentamente... a turbina puxa pouco ar, saem poucos gases de escape para a movimentar e puxar novo ar...etc

Se tiveres todo o circuito de admissão após o turbo pressurizado no máximo perto da "borboleta", assim que acelerares já tens uma reserva de ar disponivel.
E como esta recirculação passa pelo medidor de ar, o motor sabe exactamente quanto ar está a ser usado, redireccionado, etc...

Mas isto tu já sabes... [:D]

Estamos é em duvida se é isto no desenho do Tjet Da Fiat ou se é para aquecimento do ar

Precisamos de um desempata :confused:

Quem se voluntaria, neste forum de muito conhecimento?

Concordo que seja um sistema para diminuir o turbo-lag, mas ao mesmo tempo para diminuir a sobrepressão na admissão e redireccionar de novo esse ar não utilizado, para ser reaproveitado.

Tá desempatado? [:D]

Absolutamente fantástico!! A traseira relembra o bravo...e mais actualmente o Leon II. A nível de interiores tb está muito bom, e mais uma vez lembra me o Leon II nalguns promenores!!!

Vamos lá ver se a par dos 1.4Tjet tb sai o 1.8Tjet com + de 200cv...!

Quanto às copias de design de umas marcas e outras, é tudo treta!São promenores, e tendências!!!!!!O stilo sempre foi e continuara a ser um carro muito bonito...simplesmente tava fora da moda!!O bravo tá mais "in", vamos ver como correm as vendas....

PS: o bmw Z8 é um carro extremamente bonito, e em termos de design é uma copia do fiat barchetta....e aí não são so pormenores!

cumps

Ainda não me convencem!!!

Ainda não me convencem!!!

Olá

Na imagem do site citado a válvula está mesmo antes da "borboleta" de admissão, tal como no desenho da fiat.

compensa o "lag" na maneira em que a turbina pode estar sempre a debitar o máximo caudal de ar que a sobrepressão é escoada de novo para a admissão. Assim quando acelerares de novo, o ar está lá todo à máxima pressão e tens respostas "imediatas".

Pelo que andei a pesquisar também há simples válvulas de pressão que estão no corpo da turbina como referiste, mas como encontrei esta cuja descrição assenta bem no esquema do Tjet, estou bastante inclinado para ela.

Se reparares o Lag do turbo é dado pelo quê? É o efeito de acelerares e não teres logo potência (dado por menos ar na admissão, porque gasolina é quanta quiseres, tens a bomba).

Quando não pressionas o acelerador, não há admissão de mistura aos cilindros e a rotação na turbina é diminuida porque não tens gases de escape a fazê-la movimentar.
Depois aceleras e tudo se passa lentamente... a turbina puxa pouco ar, saem poucos gases de escape para a movimentar e puxar novo ar...etc

Se tiveres todo o circuito de admissão após o turbo pressurizado no máximo perto da "borboleta", assim que acelerares já tens uma reserva de ar disponivel.
E como esta recirculação passa pelo medidor de ar, o motor sabe exactamente quanto ar está a ser usado, redireccionado, etc...

Mas isto tu já sabes... [:D]

Estamos é em duvida se é isto no desenho do Tjet Da Fiat ou se é para aquecimento do ar

Precisamos de um desempata :confused:

Quem se voluntaria, neste forum de muito conhecimento?

Essa definição toda que estás a dar é a da válvula wastegate.
Essa sim possibilita manter o turbo permanentemente em carga e depois sendo actuada por uma descarga eléctrica (a wastegate é uma válvula solonoidal) ela fecha, fazendo com que toda a carga dos gases de escape, sirva para encher o turbo.

Ou seja, a wastegate é que controla o turbo lag.
Acontece é que ela está aplicada no colector de escape.
Em by-pass. Enviando mais ou menos gases de escpe, para o turbocompressor.

A fotografia refere-se a uma estrutura colocada no circuito de admissão e não no de escape, como é a da wastegate.

Outra contradição que existe na tua teoria, é que o circuito de admissão é fechado. Logo se esse sistema existe para aumentar a pressão, ela vai aumentar sem nenhum obstáculo. Onde se fará essa compensação, na wastegate? Então para quê duas válvulas com o mesmo efeito? A válvula wastegate, conforme referi, é uma válvula solonoidal, ou seja, é muito rápida a actual. Portanto também não penso que seja daí.

Outra coisa: mantendo o circuito de admissão sobre-pressurizado, implica maiores pressões de saída (pelos gases de escape). Desta forma, estar-se-à a exigir maiores quantidades de combustível. Com a wastegate tal não acontece.

Uma coisa é certa, às vezes sabemos as coisas de uma forma genérica. E isso às vezes já não é mau, O problema é que a industria automóvel, evolui de uma forma muito rápida. E este motor é realmente muito recente. O que pode significar que isto que estou a dizer pode estar errado. Mas até ver parece ter alguma lógica. Mas se alguém aparecer com uma teoria mais convincente...

Eu acho ke a EGR serve solo para diminuir as emissões poluentes, e não pra aquecer o motor ou diminuir os consumos , em termos de rendimento do motor não ajuda nada porque não é ar frio.
A mim daquele desenho parecia um maneira de fazer o turbo "girar" mesmo a baixas rotações.

Como alguém já tinha dito antes o Bravo2 estará a venda em Janeiro ... provavelmente já com o 1.6jtd .
Os consumos do 1.4tjet dizem (não oficial) um litro acima dos consumos do 1.9jtd.

gp_bravo2bem_042.jpg

gp_bravo2bem_043.jpg

gp_bravo2bem_046.jpg

gp_bravo2bem_048.jpg

Mas como é possivel o carro so sair em 2008 em Portugal? Voltamos aos anos pre adesao a UE em que os produtos chegavam a Portugal com 20 anos de atraso. Estes italianos que atrasados. Por mim boicotava-se FIAT em Portugal

Quase um ano depois do resto da europa? Incrivel...

por um lado, acho mal, mas por outro até tem algumas vantagens.

os outros comem todos com as unidades iniciais, aquelas que geralmente costumam vir com "bugs" e defeitos de fabrico.

a gama inicial do bravo não é apetecivel para um mercado como o português(apenas o 1.4 90cv e o 1.9mjet 150cv).
em 2008, ao menos, já estarão disponiveis os 1.4 t-jet e possivelmente os 1.6 mjet de 90 e 120cv.

desta forma, acredito que o lançamento tenha bem mais impacto.

pelo que tenho lido a nivel de impressões iniciais, o bravo não é referência em nada, a não ser na capacidade da bagageira. são precisos argumentos como os novos motores para convencer o pessoal a aderir a esta gama.

Quase um ano depois do resto da europa? Incrivel...

A culpa é da Fiat Portuguesa. Mas também do Estado Português que não se decide na questão do I.A., imposto sobre as emissões, etc...
A Fiat Portuguesa tem muito stock antigo... má politica de marketing.
Merecia melhor um icone da industria automóvel Mundial como é a Fiat.

Back