Fiat Stilo 1.2

Boas!

Tenho cá em casa um fiat punto de 2000 com esse motor. Fez há pouco 100000km.
Em relação a fiabilidade, levou após os 100000km cabos de velas, válvula de termostato e sonda lambda.
Ora, esse motor tem:
1242 cc
80cv
114N.m
Se fores a comparar até com alguns motores da mesma cilindrada mais modernos vais reparar que este tem mais binário. Não é grande coisa mas é superior.
Em autoestrada esse motor até surpreende, pois desenvolve muito bem com a 5ª velocidade engrenada e a velocidade de ponta é muito boa. Consegue-se andar sempre na volta dos 160 km/h sem o motor estar aos berros, e se quiseres chega aos 180 sem precisar de estar a descer!! Em cidade o motor é mesmo muito fácil de conduzir, aguenta muito bem rotações baixas, eu ando quase sempre em 4ª e se for plano a 60km/h aceita a 5ª sem problemas de maior.
No punto, dos 0-100 faz cerca de 11s. O que envergonha muitos dos novos utilitários com motor similar. Por exemplo, o 1.2 do fiesta tem mais cavalos e 1250cc mas em reprisses não é melhor (também há a questão do peso mas pouca diferença deve fazer) o mesmo em relação ao corsa 1.2, nem vou comparar aos manquinhos da VAG!! Nem sei porque não veio no GPunto e colocaram aquele 1.2 de 65cv e o 1.4 de 77[:vm)]
No que toca a comportamento, até é bem bom, mas no stilo deve ser 100 vezes melhor!!!
Em suma, podes ter a certeza que anda bem e tem um som bem agradável e é fiável.
Relativamente a consumos, sempre em torno dos 6.5-7 L/100km com uma utilização maioritariamente em cidade e estradinhas de aldeia.

Por esse preço é uma muito boa compra!! A estética é subjectiva mas eu continuo a acha-lo um dos carros mais bonitos da altura. Se pretendes um carro fiável, bem equipado, e que até dá para aqueles dias de pressa não vais encontrar melhor.
O 1.6 deve ser guloso. Mas, procurando bem, costumam-se encontrar os 1.4 16v de 95cv com cx6 por um preço similar. Há é pouca oferta no mercado (eu já estive a enamorar alguns).

Ah, ouvi ai em cima falar de 1.5crdi. Oh pah..quanto a fiabilidade não sei mas sei que é lento, muito lento, no accent prai uns 15s dos 0-100km/h

Boa sorte!!!

mas o que achas deste motor?

e fiavel?
da problemas?
consumos?

digam me algo sobre ele

Fiabilidade até agora nota negativa... Levou 4 injectores em garantia e um fora.

Depois de se usar gasóleo de melhor qualidade, o motor tem um funcionamento mais suave... e não voltou a ter problemas.

Quanto a consumos, anda à volta dos 6,5 / 7, isto porque a Matriz não tem boa aerodinâmica.

Um abraço, by Filas

Boas!
No punto, dos 0-100 faz cerca de 11s. O que envergonha muitos dos novos utilitários com motor similar. Por exemplo, o 1.2 do fiesta tem mais cavalos e 1250cc mas em reprisses não é melhor (também há a questão do peso mas pouca diferença deve fazer) o mesmo em relação ao corsa 1.2, nem vou comparar aos manquinhos da VAG!!

Pois não não compares, o manco às 3000rpm tem 112nm de binário contra os 114 às 4000 do da FIAT [:p] mas pronto continua lá a sonhar que o da FIAT tem melhores baixas, se me disseres que a caixa de 6 é que foi uma excelente jogada e que espreme todo o potencial daquele motor isso sim concordo.

Pois não não compares, o manco às 3000rpm tem 112nm de binário contra os 114 às 4000 do da FIAT [:p] mas pronto continua lá a sonhar que o da FIAT tem melhores baixas, se me disseres que a caixa de 6 é que foi uma excelente jogada e que espreme todo o potencial daquele motor isso sim concordo.

E o motor é só isso o binário às 4000 rpm? Nem de longe nem de perto, até porque raramente lá chego. O 3 cilindros da VAG deve lá chegar com facilidade! Na minha opinião, que nem por sombra de duvidas que o 1.2 16V da Fiat é melhor que o 3 cilindros da VAG.

Já agora:
Fiat http://carfolio.com/specifications/models/car/?car=74206
Seat http://carfolio.com/specifications/models/car/?car=91179

Contra factos não há argumentos!

Última edição:
E o motor é só isso o binário às 4000 rpm? Nem de longe nem de perto, até porque raramente lá chego. O 3 cilindros da VAG deve lá chegar com facilidade! Na minha opinião, que nem por sombra de duvidas que o 1.2 16V da Fiat é melhor que o 3 cilindros da VAG.

Já agora:
Fiat 1999 Fiat Punto 1.2 16v ELX car technical specifications from Carfolio.com - 3 door 1.2 litre (1242 cc) Inline 4 80.1 PS, 5 speed manual
Seat 2001 Seat Ibiza 1.2 12V car technical specifications from Carfolio.com - 3 door 1.2 litre (1198 cc) Inline 3 63.9 PS, 5 speed manual

Contra factos não há argumentos!

Para ir as 4000 no stilo já temos de ter cuidado com a velocidade + de 130.
Condução normal é muito raro chegar as 4000

pelo que li entao o stilo e de longe melhor que o accent apesar de nao se comparar estes dois carros, por ser combustiveis diferentes..
hoje tive a ver o stilo e o carro tem os seguintes arranjos para fazer: estofar o banco do condutor na parte lombar, onde raspa a entrar e a sair, tem a pintura um pouco bassa do sol pois o carro e de cor vermelha, deve precisar de polidela...

ja fez revisao aos 97 mil kms levou oleo, e filtros e foi revisto todo o carro, apenas se o comprar tem de mudar distribuicao aos 120 mil kms...
ta com 102mil kms neste momento..

alguem sabe quanto mais ou menos para estofar o banco do condutor??

quantos euros*

e tambem pelo que veijo aqui voces dizem que o fiat tem basicamente os mesmos consumos do accent e um gasolina, por isso o fiat ate supreende bastante....

pessoal o fiat stilo ta basicamente comprado, mas tem la um barulho que faz quando ligo o ar, ou ac parece ser a ventoinha sera???

e outra coisa o computador de bordo da uma avaria do airbag o que possa ser?

cumps ruben

A ventoinha liga sempre desde que ligues o AC.

Em relação ao erro do Air-Bag, não é nada de especial, quase todos os Stilos fazem isso. É fácil de resolver e não é grave.

mas faz barulho quando ligo :S
imagina quero desembaciar o vidro da frente ligo o ar e faz barulho parece mesmo um ventoinha...

em relação ao erro do airbag por causa disso nao consegui ver o resto das definições do CB porque nao mudava...
so dizia erro do airbag

Do airbag?

Até pode ficar de graça.

É apenas uma questão de rever ligação da ficha que fica debaixo do banco do pendura e depois eventualmente apagar o erro na centralina.

Do airbag?

Até pode ficar de graça.

É apenas uma questão de rever ligação da ficha que fica debaixo do banco do pendura e depois eventualmente apagar o erro na centralina.

la ver isso do baixo do banco ainda e possível mas agora como e que apago o erro na centralina?

ja agora sabes o que possa ser o barulho quando ligo o ar?

la ver isso do baixo do banco ainda e possível mas agora como e que apago o erro na centralina?

ja agora sabes o que possa ser o barulho quando ligo o ar?

O erro apaga-se ligando o carro à máquina numa oficina que tenha o software compatível, como a própria Fiat ou a Bosch Car Service.

Se é o barulho de uma ventoinha, então é porque é uma ventoinha. Se o carro tem AC automático, tem uma pequena ventoinha no interior no sensor de temperatura do habitáculo que começa a funcionar quando o ligas e, provavelmente, é isso que estás a ouvir e é perfeitamente normal.

Foca-te noutras coisas mais importantes, como o estado da caixa e do motor, porque se todos os problemas do carro forem esses, fazes um belo negócio.

O erro apaga-se ligando o carro à máquina numa oficina que tenha o software compatível, como a própria Fiat ou a Bosch Car Service.

Se é o barulho de uma ventoinha, então é porque é uma ventoinha. Se o carro tem AC automático, tem uma pequena ventoinha no interior no sensor de temperatura do habitáculo que começa a funcionar quando o ligas e, provavelmente, é isso que estás a ouvir e é perfeitamente normal.

Foca-te noutras coisas mais importantes, como o estado da caixa e do motor, porque se todos os problemas do carro forem esses, fazes um belo negócio.

o carro parecem me em perfeitas condicoes, e so mesmo este dois defeitos..
o carro e o 1.2 a gasolina e de 5 portas mas esta novo por dentro e por fora so tem um riscito... nada de mais...

o ar e manual....

Exige ao vendedor que trate ele do erro falso do airbag, senão não compras o carro.

A distribuição (apesar de não ser cara nesse motor) deve ser trocada aos 120.000 kms ou... 5 anos [;)]

Exige ao vendedor que trate ele do erro falso do airbag, senão não compras o carro.

A distribuição (apesar de não ser cara nesse motor) deve ser trocada aos 120.000 kms ou... 5 anos [;)]

ja trocou distribuicao...
e so mesmo o caso do que airbag e do ar o barulho... mais nada...

de resto o carro ta em perfeitas condicoes.

e com avaria do airbag nao consigo ver o resto do CB... :S

Voltar
Superior