Este é mais um caso de um carro que só estando com ele ao vivo começam a fazer sentido certas coisas.
Não chegam fotos e vídeos.
A primeira coisa a dizer é que apesar de ser um carro grande, de 4,50 metros, não é nada banheira nem é nada desproporcionado.
Está muito compacto e bem proporcionado.
É muito volumoso mas não parece balofo.
As motorizações e soluções técnicas podem fazer alguns considerarem um segmento B, mas o carro é claramente um segmento C morfologicamente.
Mas isto vale o que vale, pois nos seus grandes mercados é a berlina média familiar, e não há os tradicionais segmentos como cá assim divididos.
É importante dizer que esta berlina é mesmo muito racional.
Será difícil de encontrar um dia ali algo de desportividade ou de muito arrojado.
Não será um carro de colecção.
No entanto o conjunto resulta bastante agradável.
Pode-se dizer até que é um carro bonito.
A parte traseira e aquele rasgo a meio, que inclui farolins rasgados também, fica-lhe muito bem.
Uma questão que poderá ser debatida é porque razão é 4 portas e não 5 portas.
Podia perfeitamente ser 5 portas, como o Croma e o SAAB 900 eram e dispensar assim o Hatchback?
Visto de lado percebemos que era quase a mesma coisa ser 5 portas (como o Brava foi por exemplo).
O aspecto interior está muito agradável, para a gama de mercado.
A parte de cima do tablier é num material muito agradável, uma espuma macia, com toque de borracha / pele.
Gostei.
Assim como os pilares A têm umas coberturas / forros em plástico liso e claro (lavável) que me parecem bem mais práticas do que por exemplo as que o Stilo já trazia e que são revestidas a tecido claro, muito complicadas de ficarem limpas.
As bolsa das quartelas trazem espaços próprios para copos e garrafas.
Das jantes não gostei especialmente, apesar de não serem pirosas, não têm grande beleza.
Acho que este carro podia vir com jantes de Ferro pretas e ser mais barato. Sendo as Jantes de Liga Leve opcional a pagar.
Também não concordo vir um 225/45-17 mesmo num 1.3 95cv.
Eu acho que este carro ganhava com a utilização do corrente e muito mais barato 205/55-16, o mais comum e que tantos carros usam.
Mas é a mania das jantes grandes.
A parte dinâmica ainda não vi, mas relembro que o anterior Tipo e os sucessores Bravo, Brava e Marea apresentaram na sua época de lançamento aptidões comportamentais de topo no segmento, ao nível no Xsara e 306 por exemplo.
Neste novo Tipo não deve ocorrer o mesmo.