Fiat Tipo 2016

N gosto do desenho interior, n vai substituir o meu Bravo :(

Sim, mais uma vez, também no Bravo considero os interiores mais harmoniosos.

Mas parece que temos um infotainment de "gente crescida", o que são óptimas novidades. Contudo, não gosto muito da solução à Mercedes A. Parece que o sistema foi ali plantado sem ter grande integração com o restante desenho do tablier. É verdade, está na moda mas há modas que podiam ter ficado na gaveta (na minha modesta opinião, claro).

Agora, sinceramente, não é certamente este aspeto que me impediria de optar pelo Tipo como substituto do Bravo. Neste momento não estou a pensar trocar, mas no futuro o Tipo é uma forte possibilidade, em especial na versão SW por razões de maior funcionalidade e, confesso, também estéticas. No entanto, admito que nestes vídeos de Genebra fiquei com uma impressão mais favorável do 5 portas. Acho que não é muito fotogénico, mas presencialmente poderá resultar melhor.

Nota também para as excelentes bagageiras de ambas as versões, e para o espaço interior, em consonância com o sedan. A funcionalidade é um argumento de peso e as famílias agradecem! apr:)

Fui ver hoje o carro, por uma questão de curiosidade.

Sobre o espaço fui confirmar o que se dizia.
Não adiantam grandes considerações, pois existe um vídeo de um Espanhol que explica muito bem o espaço do carro, que é muito bom.
Posso dizer que mesmo na traseira, a coisa foi pensada para uma pessoa de 2 metros se poder sentar direita, ficando a cabeça a tocar no tejadilho.
O que é muito raro, normalmente começa a acontecer a pessoas de 1,80 m na maior parte dos carros.

O Espaço dianteiro é maior claro e mesmo para condução então deve permitir pessoas bem maiores do que 2 metros.
Na cabeça sobram uns dedos e nas pernas podem ver que também:

attachment.php

135244d1456887553-fiat-tipo-2016-tipo201603012.jpg

Attachments

• Tipo201603011.jpg
    Tipo201603011.jpg
    178.6 KB · Views: 0
  • Tipo201603012.jpg
    Tipo201603012.jpg
    205 KB · Views: 0
Este é mais um caso de um carro que só estando com ele ao vivo começam a fazer sentido certas coisas.
Não chegam fotos e vídeos.

A primeira coisa a dizer é que apesar de ser um carro grande, de 4,50 metros, não é nada banheira nem é nada desproporcionado.
Está muito compacto e bem proporcionado.
É muito volumoso mas não parece balofo.
As motorizações e soluções técnicas podem fazer alguns considerarem um segmento B, mas o carro é claramente um segmento C morfologicamente.
Mas isto vale o que vale, pois nos seus grandes mercados é a berlina média familiar, e não há os tradicionais segmentos como cá assim divididos.

É importante dizer que esta berlina é mesmo muito racional.
Será difícil de encontrar um dia ali algo de desportividade ou de muito arrojado.
Não será um carro de colecção.
No entanto o conjunto resulta bastante agradável.
Pode-se dizer até que é um carro bonito.
A parte traseira e aquele rasgo a meio, que inclui farolins rasgados também, fica-lhe muito bem.

Uma questão que poderá ser debatida é porque razão é 4 portas e não 5 portas.
Podia perfeitamente ser 5 portas, como o Croma e o SAAB 900 eram e dispensar assim o Hatchback?
Visto de lado percebemos que era quase a mesma coisa ser 5 portas (como o Brava foi por exemplo).

O aspecto interior está muito agradável, para a gama de mercado.
A parte de cima do tablier é num material muito agradável, uma espuma macia, com toque de borracha / pele.
Gostei.
Assim como os pilares A têm umas coberturas / forros em plástico liso e claro (lavável) que me parecem bem mais práticas do que por exemplo as que o Stilo já trazia e que são revestidas a tecido claro, muito complicadas de ficarem limpas.
As bolsa das quartelas trazem espaços próprios para copos e garrafas.

Das jantes não gostei especialmente, apesar de não serem pirosas, não têm grande beleza.
Acho que este carro podia vir com jantes de Ferro pretas e ser mais barato. Sendo as Jantes de Liga Leve opcional a pagar.
Também não concordo vir um 225/45-17 mesmo num 1.3 95cv.
Eu acho que este carro ganhava com a utilização do corrente e muito mais barato 205/55-16, o mais comum e que tantos carros usam.
Mas é a mania das jantes grandes.

A parte dinâmica ainda não vi, mas relembro que o anterior Tipo e os sucessores Bravo, Brava e Marea apresentaram na sua época de lançamento aptidões comportamentais de topo no segmento, ao nível no Xsara e 306 por exemplo.
Neste novo Tipo não deve ocorrer o mesmo.

Este é mais um caso de um carro que só estando com ele ao vivo começam a fazer sentido certas coisas.
Não chegam fotos e vídeos.

A primeira coisa a dizer é que apesar de ser um carro grande, de 4,50 metros, não é nada banheira nem é nada desproporcionado.
Está muito compacto e bem proporcionado.
É muito volumoso mas não parece balofo.
As motorizações e soluções técnicas podem fazer alguns considerarem um segmento B, mas o carro é claramente um segmento C morfologicamente.
Mas isto vale o que vale, pois nos seus grandes mercados é a berlina média familiar, e não há os tradicionais segmentos como cá assim divididos.

É importante dizer que esta berlina é mesmo muito racional.
Será difícil de encontrar um dia ali algo de desportividade ou de muito arrojado.
Não será um carro de colecção.
No entanto o conjunto resulta bastante agradável.
Pode-se dizer até que é um carro bonito.
A parte traseira e aquele rasgo a meio, que inclui farolins rasgados também, fica-lhe muito bem.

Uma questão que poderá ser debatida é porque razão é 4 portas e não 5 portas.
Podia perfeitamente ser 5 portas, como o Croma e o SAAB 900 eram e dispensar assim o Hatchback?
Visto de lado percebemos que era quase a mesma coisa ser 5 portas (como o Brava foi por exemplo).

O aspecto interior está muito agradável, para a gama de mercado.
A parte de cima do tablier é num material muito agradável, uma espuma macia, com toque de borracha / pele.
Gostei.
Assim como os pilares A têm umas coberturas / forros em plástico liso e claro (lavável) que me parecem bem mais práticas do que por exemplo as que o Stilo já trazia e que são revestidas a tecido claro, muito complicadas de ficarem limpas.
As bolsa das quartelas trazem espaços próprios para copos e garrafas.

Das jantes não gostei especialmente, apesar de não serem pirosas, não têm grande beleza.
Acho que este carro podia vir com jantes de Ferro pretas e ser mais barato. Sendo as Jantes de Liga Leve opcional a pagar.

Também não concordo vir um 225/45-17 mesmo num 1.3 95cv.
Eu acho que este carro ganhava com a utilização do corrente e muito mais barato 205/55-16, o mais comum e que tantos carros usam.

Mas é a mania das jantes grandes.

A parte dinâmica ainda não vi, mas relembro que o anterior Tipo e os sucessores Bravo, Brava e Marea apresentaram na sua época de lançamento aptidões comportamentais de topo no segmento, ao nível no Xsara e 306 por exemplo.
Neste novo Tipo não deve ocorrer o mesmo.

De série são jantes de 16" com a medida 205/55. [;)]
As de 17 são equipamento opcional.
Mas vêm de série na Opening Edition

E eu que me queixava das óticas traseiras do sedan quando foi mostrado...

O portão traseiro parece ser o mesmo nas duas carroçarias, hatch e sw, o que justifica o uso das mesmas óticas.
Logo, ambas as carroçarias levam com as mesmas críticas.
Sou pouco fã da solução encontrada para as óticas traseiras. Têm um desenho infeliz, tanto a nível de formato, como na divisão das áreas a branco e vermelho.
O seu posicionamento também não contribui muito para o apelo geral da traseira e acho que a principal razão para tal, é a aresta acima deles, que percorre a traseira na horizontal. Ou a aresta está a mais, ou o contorno superior das óticas deveria correr paralelamente a esta.
Não sei, só brincando com os lápis[:D]

Mas a traseira chateia...
Apesar de não ser o maior fã das óticas do sedan, nas photoshopadas que apareceram do hatch/sw, que recorriam a elas, pelo menos pareciam melhor integradas que esta solução final.

Pois. O portão e a óptica parece a mesma. Sempre poupam.

Podiam optar por uma organização dos elementos e uma estilização mais parecida com o Giulietta, mesmo que mais contida esteticamente, e teria funcionado melhor.
Fizeram uma espécie de meia vírgula descaída que não emparelha com o vinco do portão ficando em desequilíbrio, pelo menos na foto. O Giulietta tem uma vírgula completa e alinhada, o que faz toda a diferença.

@crash:

A traseira da versão "photoshop" baseada no sedan parece de facto mais "limpa" e mais consensual. Mas ao mesmo tempo parece-me mais condenada a desactualizar e banalizar rapidamente por ser menos trabalhada. É daquelas linhas que já nasce demasiado aceitável, simplória e não faz a curva de aprendizagem visual, que é o tempo que geralmente as linhas mais complexas demoram a ter sucesso. Portanto a versão real que agora aparece no salão tem o dom de inovar qualquer coisa, o que até é salutar num veículo desta natureza.

Claro que isto de falar de desenho é tudo muito subjectivo e vago :)

Concordo. Gostava muito mais dos renders com as ópticas do sedan na traseira, porque achava essas ópticas mais elegantes e visualmente diferentes do que se vê no segmento. Estas são mais genéricas mas como têm um ar mais agressivo combinam melhor com o desenho da frente.
NA SW acho que estas ópticas até nem ficaram mal. No hatch acho que não é tanto um problema das ópticas mas do portão traseiro ser muito recto/quadrado. Esse design mais recto funciona bem numa SW, mas num hatch um desenho mais inclinado melhora sempre o apelo estético.

Fiat Tipo 2016

A carrinha atrevo-me a dizer que é a mais bonita do segmento generalista (em certas partes faz-me lembrar a Alfa 159 e isso é bom porque continuo a achar a carrinha mais bonita da sua época e ainda hoje, envergonha outras marcas com modelos novos). Em relação ao hatch, também está muito bonito: se o departamento de marketing fizer bem o seu trabalho, iremos ver muitos Tipos na estrada.

Back