Fiat Tipo 2016

Fui ver ontem este Tipo e tenho a dizer que o carro ao vivo é espetacular. Já gostava imenso, pelo que tinha visto em fotografias e videos, mas ao vivo a noção é outra e está muito bom. Pode não ter aquele toque italiano como um Giulietta, mas é um carro ao qual não se fica indiferente.

O único detalhe que não me agrada totalmente é conjunção entre os faróis traseiros e a barra. Ou melhor, aquele barra está a mais.

Tipo_prodotto_desktop_DESIGN_DesignDettagli02.jpg

No interior o espaço abunda, talvez até demais. Eu gosto de me sentir mais aconchegado ao volante.

[:D]

Falta conduzir, no entanto, eu pretendo a motorização 1.4 que só se encontra disponível por encomenda. Mas irei experimentar um dos diesel para ter noção do comportamento do carro e depois deixo aqui a minha opinião.

Na italia a tradicao mantem-se :)
De uma forma geral sim, mas no ano passado quebrou-se pela primeira vez a tradição, sob a forma de 4000 unidades disto:
SEAT-Leon-Polizia-e-Carabinieri-e1436279812739.jpg

Alegadamente o AR Giulietta perdeu o concurso porque o modelo proposto era € 83 mais caro e tinha um motor menos potente (120 em vez de 150 CV).

Vi um Tipo hoje estacionado.
Estava com pressa, não pude analisar ao detalhe, mas em síntese posso dizer que o carro tem uma presença agradável e é equilibrado nas linhas, apesar de discreto.

Ok, não é um design de virar cabeças mas cativa e atendendo ao posicionamento na linha racional, penso que faz todo o sentido. Não compromete na estética visando sobretudo a funcionalidade, pois o espaço interior parece muito bom e a capacidade da mala é aquilo que já se sabe, bastante ampla (naturalmente que não pude confirmar visto não ter tido acesso mas é o que todos sabemos pelos dados oficiais e várias reviews).

Sim, de facto o "toque" italiano não é assim tão pronunciado e apesar de cerca de uma década separar este Tipo do Bravo, continuo a achar mais atraente o segundo. Vamos esperar para ver o hatch e a break. Gostei particularmente do esboço desta última.

Quanto à adaptabilidade do sedan a táxi ou às forças policiais, concordo que tem perfil para isso. Resta saber se a Fiat portuguesa pensa o mesmo...

Last edited:
De uma forma geral sim, mas no ano passado quebrou-se pela primeira vez a tradição, sob a forma de 4000 unidades disto:
View attachment 135204

Alegadamente o AR Giulietta perdeu o concurso porque o modelo proposto era € 83 mais caro e tinha um motor menos potente (120 em vez de 150 CV).

Pois, os concursos públicos devem ser internacionais, a regulamentação imposta pela União Europeia é apertada... e contra factos não há argumentos: o Leon é mais barato, mais potente e mais espaçoso que o Giulietta.

Agora, confesso que causa alguma estranheza ver um Seat ao serviço dos Carabinieri...

Bom, pode ser que daqui a algum tempo vejamos nas ruas de Munique a polícia alemã ao volante de Giulias. Ou então não e estou só a sonhar... [:p]

Tive a oportunidade de ver ontem um TIPO exposto no estação viana shopping...o carro ao vivo é maior do que parece e o espaço interno abundante. O problema são aqueles materiais inferiores, ainda por cima texturizados. Mau demais, a fazer lembrar plásticos duros usados no final de 80 pelos japoneses. E já agora, uns travões de disco atrás não ficavam mal. Afinal, até alguns papa-reformas já tem discos às 4 rodas:sh)

Vi um Tipo hoje estacionado.
Estava com pressa, não pude analisar ao detalhe, mas em síntese posso dizer que o carro tem uma presença agradável e é equilibrado nas linhas, apesar de discreto.

Ok, não é um design de virar cabeças mas cativa e atendendo ao posicionamento na linha racional, penso que faz todo o sentido. Não compromete na estética visando sobretudo a funcionalidade, pois o espaço interior parece muito bom e a capacidade da mala é aquilo que já se sabe, bastante ampla (naturalmente que não pude confirmar visto não ter tido acesso mas é o que todos sabemos pelos dados oficiais e várias reviews).

Sim, de facto o "toque" italiano não é assim tão pronunciado e apesar de cerca de uma década separar este Tipo do Bravo, continuo a achar mais atraente o segundo. Vamos esperar para ver o hatch e a break. Gostei particularmente do esboço desta última.

Quanto à adaptabilidade do sedan a táxi ou às forças policiais, concordo que tem perfil para isso. Resta saber se a Fiat portuguesa pensa o mesmo...

Sem dúvida, mesmo tendo em conta que o Bravo tem aquele eixo dianteiro uns 5cm atrás do ideal, que estraga as proporções.
Mas o designer que nos deu o muito italiano Bravo, está agora a desenhar McLarens...

Acho que o Tipo de italiano não tem mesmo nada.
Não é feio, longe disso, é agradável, melhor conseguido que o Linea, com melhores níveis de integração dos vários volumes.
A solução de "colar" óticas frontais e grelha até resulta melhor nesta criatura que em outras que recorrem a solução semelhante.
Mas falta algum carácter latino na criatura. Mais depressa diria que era uma criatura alemã ou até asiático a copiar alemão, do que italiano.
Não difere de outros sedans. Criaturas inofensivas, consensuais e no geral, sem gerar grande interesse visual.

Os Carabinieri e Polizia em Roma usam um pouco de tudo. Bravos, Puntos II, Clios IV, Leons, Alfas e afins.

Agora os Guarda di Finanza só usam Alfas [:cool:]

Que já foi dominante sei eu, mas a época dos Tempras foi em 92-96. Já passaram 20 anos e a história hoje é outra. Não quero com isto dizer que é impossível mudar (nem na polícia nem nos fogareiros, e deste um óptimo exemplo de que é possível), mas acho difícil que aconteça.

Outro dos entraves que vejo é precisamente o parque de táxis (pelo menos o lisboeta, não sei como está o panorama no resto do país) ter sido renovado em massa nos últimos anos com Citroëns, Renhôs e Dacias novos, o que poderá querer dizer que durante os próximos anos haverá menos necessidade de investimento, e portanto menos probabilidade de um "outsider" vingar nesse mercado.

Não há qualquer tipo de entrave, os taxistas vão trocando de carro ao longo do anos, muitos dos primeiro Dacias estão agora precisar de serem renovados porque muitos já andam com mais 500.000km e já têm alguns anos, o Tipo será uma boa alternativa, tudo depende da política da FIAT Portuguesa. Até acho que o carro com mais potencial em Portugal será o Tipo carrinha.

Tive a oportunidade de ver ontem um TIPO exposto no estação viana shopping...o carro ao vivo é maior do que parece e o espaço interno abundante. O problema são aqueles materiais inferiores, ainda por cima texturizados. Mau demais, a fazer lembrar plásticos duros usados no final de 80 pelos japoneses. E já agora, uns travões de disco atrás não ficavam mal. Afinal, até alguns papa-reformas já tem discos às 4 rodas:sh)

Os plásticos estão perfeitamente de acordo com o preço, mas tu será que não percebes coisas tão básicas?

Os plásticos estão perfeitamente de acordo com o preço, mas tu será que não percebes coisas tão básicas?

Até parece que não conheces a peça... [;)]
Alguém que passa a vida a dizer mal de tudo o que não é Opel já nem tem credibilidade.

Até parece que não conheces a peça... [;)]
Alguém que passa a vida a dizer mal de tudo o que não é Opel já nem tem credibilidade.

Logo a Opel, que é uma referência em plásticos, quer seja de interior ou exterior, referência pela negativa.

Cá em casa existe um Opel e um Fiat com diferença de meses, a Opel que até é de um segmento acima, os plásticos estão todos velhos, da porta junto ao vidro até está encurvado, os faróis bassos, o Fiat à exceção de riscos das cunhas no botão do radio parece ainda relativamente novo.

Ao menos não traz rebarbas á visto como o novo Astra... :sh)

Já agora, uma contribuição da pior qualidade possível, via cochespias.net
12806005_1036634913064829_8332590087232572377_n.jpg

Attachments

• 12806005_1036634913064829_8332590087232572377_n.jpg
    12806005_1036634913064829_8332590087232572377_n.jpg
    54.3 KB · Views: 0
Last edited:
O problema são aqueles materiais inferiores, ainda por cima texturizados. Mau demais, a fazer lembrar plásticos duros usados no final de 80 pelos japoneses. E já agora, uns travões de disco atrás não ficavam mal. Afinal, até alguns papa-reformas já tem discos às 4 rodas:sh)
E o par de glúteos lavadinho com água de rosas, não?

Back