Fiat Tipo 2016

Vocês não têm noção, os Sedans abaixo do segmento D vendem-se MUITO POUCO em Portugal (com excepção dos táxis).

Vendas de alguns Sedans do segmento C em Janeiro em Portugal:

Toyota Corolla - 14
Renault Fluence - 6
VW Jetta - 3

:sh)

E provavelmente foram quase todos para táxi.

Era muito bom que o Tipo Sedan viesse quebrar esta regra, mas eu não acredito (talvez me engane).

A caixa é tão curta, mas permite que as prestações sejam francamente razoáveis para a pouca potência que tem e para colmatar a falta de um turbo e a disponibilidade que dá em baixas rotações! O valor dos 0-100km/h, é praticamente o mesmo (por ex) de um Ford Focus Ecoboost com turbo e mais 30cv!

1368cc - 4cilindros - 16v - atmosférico - 95cv/6000rpm - 127Nm/4500rpm - 185km/h - 11,5seg
998cc - 3cilindros - 12v - turbo de baixa inércia - 125cv/6000rpm - 170Nm/1400-4500rpm (200Nm em overboost) - 193km/h - 0-100km/h: 11,5seg

Estou tentado a ir fazer um TD, só por curiosidade! [:blush:]

Vocês não têm noção, os Sedans abaixo do segmento D vendem-se MUITO POUCO em Portugal (com excepção dos táxis).

Vendas de alguns Sedans do segmento C em Janeiro em Portugal:

Toyota Corolla - 14
Renault Fluence - 6
VW Jetta - 3

:sh)

E provavelmente foram quase todos para táxi.

Era muito bom que o Tipo Sedan viesse quebrar esta regra, mas eu não acredito (talvez me engane).

É isto.

Não vai vender nada. Carrinha, logo se vê, o sedan não vai vender nada.

Estava a falar do hatch e não do sedan. Concordo que o sedan não vá vender muito a particulares mas acho que para taxistas vai vender razoávelmente bem. Claro que isso também já não é um mercado grande só por si.

afc disse:
A tendência dos sedans <D é única em Portugal?

É geral na Europa Ocidental. Na Europa de Leste, Turquia e África do Norte vendem bem.
Tal como nos EUA onde os consumidores preferem sedans a hatches.
Por isso é que as vendas que o Tipo tem feito em Itália foram surpreendentes (claro que o preço baixo e as campanhas promocionais ajudaram ao número de vendas).

Última edição:
hoje vi o carro pela primeira vez ao vivo e não consigo perceber os elogios estéticos ao carro

a traseira é feia que doi. aqueles farois traseiros são uma aberração e se tivessem num carro de outra marca qualquer andavam todos a dizer que parecia chinês. mas como é um fiat, já é elegante design italiano.

a frente parece a de um carro lançado há 15 anos atrás. Por acaso estava lá ao pé um mazda 3 sedan, modelo de 2004, e o mazda dá.lhe 15-0 em elegância, para além de parece um modelo muito mais recente.

até pode ser um grande value for money, não ponho isto em causa, mas em termos estéticos, epá, esqueçam lá isto...

hoje vi o carro pela primeira vez ao vivo e não consigo perceber os elogios estéticos ao carro

a traseira é feia que doi. aqueles farois traseiros são uma aberração e se tivessem num carro de outra marca qualquer andavam todos a dizer que parecia chinês. mas como é um fiat, já é elegante design italiano.

a frente parece a de um carro lançado há 15 anos atrás. Por acaso estava lá ao pé um mazda 3 sedan, modelo de 2004, e o mazda dá.lhe 15-0 em elegância, para além de parece um modelo muito mais recente.

até pode ser um grande value for money, não ponho isto em causa, mas em termos estéticos, epá, esqueçam lá isto...

Como não consegues perceber os elogios estéticos ao carro deixa-me explicar-te. Trata-se de expectativas vs o que oferece na realidade.
Como este carro foi anunciado como sendo uma oferta puramente racional, e sendo o design algo emocional ter um design minimamente trabalhado é um bónus. Ninguém está a elevar o design deste carro aos píncaros ou a dizer que é um grande representante do design italiano.

Este carro supostamente está disponível por um preço baixo e veio competir pela bitola de preço/qualidade. O que implica oferecer o mais possível em termos de funcionalidade e espaço pela menor quantidade de dinheiro.
Não é um carro que compete pelo lado emocional que implica uma estética elegante, melhores materiais, possibilidades de personalização e motorizações entusiasmantes.

Logo ter um design em que não parece um caixote sobre sobre rodas (ex. Skoda, Dacia, C-Elysee) já é mais do que o que se estava há espera. Logo supera as expectativas baixas iniciais e por isso recebe elogios.

Quanto ao Mazda 3, a Mazda sempre foi a marca japonesa que mais apostou no design e emoção. O Mazda 3 de 2004 é um carro bem elegante.
Por isso é normal que seja mais elegante que o Tipo. Compara o Tipo ao Skoda Rapid, ao Dacia Logan ou ao C-Elysee e vais ver que é bonito comparado com esses carros.

Eu comparo o Tipo com o Skoda Rapid e Octavia e acho que o Tipo é mais bonito que este. Pelo menos não parece um electrodoméstico e nota-se que tem alguns elementos que o tornam um pouco menos espartano. Na linha de design diria que vai de encontro a Skoda e VW. Faz um design que não entusiasma mas também não é feio como as alternativas low-cost em que se nota que o custo está presente em todas as considerações.

Se o for a comparar com Renault Mégane, Opel Astra, Peugeot 308, Ford Focus (pós-restyling), Seat Leon então o Tipo é mais anónimo e desinteressante que estes.

Última edição:

São gostos. Há quem adore a gama actual de VW's e para mim não passam apenas de um meio de transporte sem a mínima graça. E bem mais caros do que outros concorrentes, dependendo da gama.

Um carro barato raramente consegue ser muito bonito. O bom design custa dinheiro, não só no próprio dinheiro, mas também na própria produção, seja através do uso de painéis mais elaborados, de faróis mais complexos, etc.

O Fiat Tipo é interessante tendo em conta aquilo que custa, só isso. É um bocado como o Toledo e o Rapid. Claro que todos são melhores que o C-Elyseé, que é um bocado assim para o feio.

Um carro barato raramente consegue ser muito bonito. O bom design custa dinheiro, não só no próprio dinheiro, mas também na própria produção, seja através do uso de painéis mais elaborados, de faróis mais complexos, etc.

O Fiat Tipo é interessante tendo em conta aquilo que custa, só isso. É um bocado como o Toledo e o Rapid. Claro que todos são melhores que o C-Elyseé, que é um bocado assim para o feio.

no caso do tipo 4p, o problema é mesmo os farois traseiros serem demasiado elaborados...nao é uma questao de custos

Voltar
Superior