Fiat Tipo 2016

Tinha bons motores, como o 2.4 JTD por exemplo, boa fiabilidade e boas performances, se em vez de se chamar JTD se chamasse TDi hoje seria um motor de culto.

Epá, não fales ou opines do que não sabes. Ou então vai estudar e depois vem cá de novo.

A base do Brera era francamente má, no sentido de ser pesada demais e com mecânicas pouco nobres e de acordo com o estatuto de Arese. Neste ponto, o esbelto e equilibrado 156 deixou muitas saudades... Ou achas que é "giro" o 159/Brera terem mecânicas de origem GM?

Ah, estás a falar fé proporções.
Não é um carro, de todo, proporcional.
Mas é um carro que acho lindo

Eu adoro o FIAT Multipla (o original de 1998) e olha o que pensam dele no geral... [;)]

Tem prestações inferiores a um 25d, ou 2.7tdi com a mesma potência.
Estes já naonpartem correntes.

E qual era o preço desses motores? Um Brera ou 159 2.4 JTD não me lembro quanto custava, mas tenho ideia que era uns bons 5000€ mais barato do que qualquer um desses.

Epá, não fales ou opines do que não sabes. Ou então vai estudar e depois vem cá de novo.

A base do Brera era francamente má, no sentido de ser pesada demais e com mecânicas pouco nobres e de acordo com o estatuto de Arese. Neste ponto, o esbelto e equilibrado 156 deixou muitas saudades... Ou achas que é "giro" o 159/Brera terem mecânicas de origem GM?

Mas eu falei em nobreza? Eu disse que os motores também tinham qualidades. Sim, não é um carro com a desportivismo típico dos Alfas, mas é um carro fiável, interessante de utilizar, robusto, muito bonito (na minha opinião), e com uma boa qualidade geral, materiais bem acima da média.

Mas eu falei em nobreza? Eu disse que os motores também tinham qualidades. Sim, não é um carro com a desportivismo típico dos Alfas, mas é um carro fiável, interessante de utilizar, robusto, muito bonito (na minha opinião), e com uma boa qualidade geral, materiais bem acima da média.

O 2.4 era lento e gastador.
Isto para mim não é um motor de jeito.
Safava se aa boa sonoridade e fiabilidade.

Um carro de 210cv que tinha prestações inferiores a um 20d?
Motores a gasolina não teve um de jeito.
Não sei que 20d te referes, mas o 320d coupe de 2008 e 177cv era mais lento em quase tudo.
http://www.zeperfs.com/en/duel1869-2253.htm
Sendo que se fores para os Breras a partir de 2010, são 100kg mais leves, portanto com melhores performances.
Dizer que o Brera é lento e pastelão, é coisa de quem nunca andou num.
Tambem te posso dizer que é muito robusto e sentes que tens um carro muito mais "carro" que se conduzires um TT por exemplo.

Eu adoro o FIAT Multipla (o original de 1998) e olha o que pensam dele no geral... [;)]
Francamente má, até nem era a melhor do segmento a nivel de rigidez nem nada...

Tem prestações inferiores a um 25d, ou 2.7tdi com a mesma potência.
Estes já naonpartem correntes.

É tal como os outros jtdm, horríveis de utilizar.
Ainda hoje fui experimentar um 159 JTDm de 8v e 120cv, fui com um amigo que o irá comprar, este meu amigo vem de um Audi A4 B7 1.9TDI.
O que ele achou do JTDm horrivel de utilizar?
Amou o carro, a condução, o motor muito mais fluido e linear que o dele... Enfim, disse que o carro dá 10-0 au Audi...
Mas claro, isso é alguem que nunca sentou o c* no 159 ou Brera e está a falar do que não sabe :sh)

Vê lá tu que nem sequer essa rigidez foi capaz de igualar o chassis delicioso que era o 156... [:p]

Vê lá tu que nem sequer essa rigidez foi capaz de igualar o chassis delicioso que era o 156... [:p]
Alguma vez andaste num Brera ou 159?
Pela maneira como falas, tenho quase a certeza que não, ou se andaste foi um carro todo roto.
O que estás a dizer é a mesma coisa que eu estar a dizer que o Porsche 911 tem uma condução de m*rda, quem conheçe o 911 vai ter a certeza que eu não sei do que estou a falar. É o que acontece aqui.
o 159 e 0 Brera são excelentes carros, confortaveis, com condução muito boa, motores bastante bons.
Um 159 1.9 de 150cv tem muito mais pujança que por exemplo uma Audi A4 B8 1.9 de 140cv, o 159 era dentro do segmento um bom carro.
Mas quem não conheçe vem sempre falar sem saber, enfim.

Ainda hoje fui experimentar um 159 JTDm de 8v e 120cv, fui com um amigo que o irá comprar, este meu amigo vem de um Audi A4 B7 1.9TDI.
O que ele achou do JTDm horrivel de utilizar?
Amou o carro, a condução, o motor muito mais fluido e linear que o dele... Enfim, disse que o carro dá 10-0 au Audi...
Mas claro, isso é alguem que nunca sentou o c* no 159 ou Brera e está a falar do que não sabe :sh)

Esse não é jtdm!
Os jtdm são 16v e são horríveis de utilizar.
Abaixo das 2000rpm não existe motor

E que tal veres a coisa por trás?

Se calhar percebas a aberração que o Brera consegue ser.

Alfa-Romeo-Brera-widescreen-035.jpg

Se tivesse a altura do Shaquille O'Neil ou fosse um drone sim, nessa perspectiva não é tão bonito... [:D]
Agora sendo uma pessoa normal e com olhos na cara sei ver que é um carro lindo. Os Alfas desta geração pecaram por outros problemas que não o design (peso, motores GM que pouco tinham a ver com a marca, etc...).

Um 159 1.9 de 150cv tem muito mais pujança que por exemplo uma Audi A4 B8 1.9 de 140cv, o 159 era dentro do segmento um bom carro.
Mas quem não conheçe vem sempre falar sem saber, enfim.

Convence-te disso...

Pessoal, se querem andar com picardias sobre a AR vs alemães vão para outros tópicos.
isto é sobre o Fiat Tipo 2016.

Convence-te disso...
Tendo eu carro de serviço uma A4 Avant 2.0 TDI 140cv de 2009 e conhecendo perfeitamente o 159 1.9JTDm de 150cv, posso dizer-te com certeza que não tenhas duvidas...

Last edited:
Eu penso que os 159/Breras a partir de uma determinada altura perderam algum peso, e isso melhorou bastante as performances.
De 2008 salvo erro, o primeiro foi o Brera Prodrive (ou Brera S) que perdeu mais de 100kg.

Tendo eu carro de serviço uma A4 Avant 1.9 TDI 140cv de 2009 e conhecendo perfeitamente o 159 1.9JTDm de 150cv, posso dizer-te com certeza que não tenhas duvidas...
Podes ter razao no que dizes, mas esse motor não existe.

E estou contigo no que à beleza do Brera diz respeito. De qualquer maneira, chega de off-topic

Back