Fiat uno Rullz..experience

Bem, faço parte daqueles que ja tiveram a "sorte" de entrar na "Fiat Uno experience" [:D]

Uno 45 Evolution (escrito em grandes letras por cima do tampão da gasolina [:)]). Pra ser sincero o bolide surpreendeu-me a nível de motor. Pensava que andava bem menos..lol..Em relação a comportamento, eh pa pernas e braços bem fortes pra travagem e para manobras com o volante..fecho centralizado bem marado, fecha ao murro lool

Ah e há um relato de um calço saltar numa descida a pique..valeu o travão de mão e sorte à mistura..

Relatos positivos..em 16 anos 0 Lâmpadas fundidas..[:p]

Olha é feito de muitas outras coisas, como por exemplo ser dos poucos carros pequenos onde uma pessoa do meu tamanho cabia.

Por isso é que o meu pai comprou um.

Eu cabia nele com a minha altura 1,90 cm.

À frente e atrás.

Mas que era duro de suspensão era.

Por isso é que o meu pai comprou um.

Eu cabia nele com a minha altura 1,90 cm.

À frente e atrás.

Mas que era duro de suspensão era.

Viva António!
Por aqui Leão?
O mundo é pequeno apr:)

PPA ("Bola na Trave" e "A Firma Forte 76")

Pois, mas eu tenho 1,98 e a verdade é que muito poucos carros tinham espaço para mim.

Eu também tive o prazer de conduzir um uno. O uno 60sx de 1990. Carro espaçoso. Boa genica. Andava bem mas comia que se fartava. Teve um ou outro problema eléctrico. Nada de mais. Mas o que eu gostava mesmo de conduzir na altura era o fiat 127. Esse sim. Tanta porrada levou, e por incrivel que pareça, pareci que andava mais que o Uno. E então recém encartado era uma festa.

Tive um Uno 1.4 TD van...

Nunca vi uma coisa tão má:
-tinha um "handling" muito mau
-gastava relativamente muito
-gastava óleo que até metia nojo
-barulhento
-até ás 2500 rpm parecia que não tinha motor, depois entrava o turbo e até andava bem mas fazia uma fumarada que envergonhava qualquer TDI
-ferrugento
-...

PS - obviamente que era um carro já com uns anos em cima e também não deve ter levado um bom tratamento pelo antigo dono.

Tirando o que coloquei a bold, o que até concordo, tudo o resto é falta de manutenção ou escáfia a mais.
Naquela época, ter um carro com o peso do Uno e os 72 cv´s não era nada mau. Para não falar dos manómetros que partilhava com a versão Turbo i.e. o que lhe dava um toque mais desportivo.

Como primeiro carro tive um 45 de ´90. Versão BASE!! Pneus 135/80/13, 4 velocidades. [:D]

Muito nervoso aquele motor a arrancar, ainda surpreendi muito amigo meu com o 1.0 FIRE. 0 problemas, era meter gota e fazer as revisões.

Bons tempos... boas recordações!! E como primeiro carro, apesar de não estragar, era bastante exigente. E nunca falhou.

Viva António!
Por aqui Leão?
O mundo é pequeno apr:)

PPA ("Bola na Trave" e "A Firma Forte 76")

Pois, mas eu tenho 1,98 e a verdade é que muito poucos carros tinham espaço para mim.

Olá Lagarto.

Era razoável e barato com manutenção barata.

Pois, mas também era um dos poucos carros onde os buracos de ferrugem apareciam de uma semana para a outra...
Como o que cá está em casa já tem quase 18 anos e não tem uma ponta de ferrugem, das duas uma:

- ou foi vitima de ataque de ferrugem durante uma noite que o consumiu por completo e alguém fez o favor de deixar algum igualsinho no sitio onde o tinhamos deixado;

- ou isso não é bem assim. Muitos carros dessa época também sofriam de problemas de corrosão que se manifestava principalmente nos carros que tinham menores cuidados. Não era um problema que se manifestasse de um momento para o outro e que fosse defeito crónico do Uno.

Tinham mau handling? Qual era o carro da gama que na epoca curvava bem sem ser as versões GT*?

O que é certo é que o Uno marcou uma epoca.

Eu nunca tive nenhum mas tenho algumas 20 historias em Unos de amigos!

O Uno TD era um carro que quando em bom estado, era bastante eficaz.
(Na época claro)
Aliás, como conhecedor do modelo, posso dizer que este carro tem um comportamento completamente diferente consoante os pneus que tem montados.
Não tem nada a ver curvar com uns Firestone 135/80-13 de origem ou com uns 155/70-13 de boa qualidade.
(Modelos 1000)

Para o TD, o ideal são 175/60-13.

O Uno TD andava mesmo muito bem com os seus 72cv.
Comparem com um actual (Grande Punto) de 90cv e façam medições.
O Uno é sempre mais rápido.

Algumas pessoas chegaram a alterar os TD de modo a ficarem como os Turbo i.e.; e ai ficava um carro excelente.

O Uno TD era um carro que quando em bom estado, era bastante eficaz.
(Na época claro)
Aliás, como conhecedor do modelo, posso dizer que este carro tem um comportamento completamente diferente consoante os pneus que tem montados.
Não tem nada a ver curvar com uns Firestone 135/80-13 de origem ou com uns 155/70-13 de boa qualidade.
(Modelos 1000)

Para o TD, o ideal são 175/60-13.

O Uno TD andava mesmo muito bem com os seus 72cv.
Comparem com um actual (Grande Punto) de 90cv e façam medições.
O Uno é sempre mais rápido.

Algumas pessoas chegaram a alterar os TD de modo a ficarem como os Turbo i.e.; e ai ficava um carro excelente.

Ainda há muitos TD´s a andar e com cavalagens a rondar os 100 cv´s inclusive.

Ainda há muitos TD´s a andar e com cavalagens a rondar os 100 cv´s inclusive.

Sim, sim.
Eu nem me referia a modificar o motor.
Mas olha, lembro-me de andar num que andava mesmo muito.
Não sei quantos cavalos teria, mas fazia 6.000 rpm com uma facilidade enorme.
(Não sei se aguentou muito tempo)

Não concordo em absoluto. [;)]

Gama inferior ao Uno 45 só o Panda 750. O Ritmo foi lançado bem antes do Uno, salvo erro foi apresentado em 1978 para substituir o 128.

O Tipo, ao contrário do que se diz, foi um modelo de grande significado para a Fiat e a nível de motores eram bons, tinham blocos de fiabilidade comprovada em modelos como o 128, Ritmo/Regata e 131. Os 1100 eram de facto demasiado pesados e as performances e consumos ressentiam-se.

Um Uno desvalorizava tanto como qualquer outro utilitário do mesmo segmento.

Discordo. Já vou no segundo Tipo 1.1 de 1992 e com conhecimento de causa, posso dizer que as performances envergonham muitos outros modelos de marcas da época e veículos mais recentes.
O consumo na cidade é de cerca de 6,9 lts.
Para Carro do Ano de 1989 tem que o justificar.

Vou desenterrar este tópico só para dizer: Grande carro! apr:)

Foi o meu primeiro carro novo, antes apenas tive durante um ano um Renault 5 de 1975 comprado por mim com 9 anos.

Em 1985 o 55s era uma máquina, tinha vidros escurecidos, um painel moderníssimo que até indicava avarias num desenho que representava o carro, relógio com cronómetro no tecto. Os comandos das luzes, limpa pára-brisas, desembaciador do vidro traseiro, etc… estavam organizados em dois satélites próximos do volante (tipo Citroen CX [:p]). o porta-bagagens dava para abrir do interior, tinha uns tampões de roda especiais, os pisca eram brancos, etc… Em 1985 era muito equipamento, só os vidros esverdeados... [br:)]

Foi o transporte para as aulas, para a tropa, para as festas, etc...

Deixo portanto aqui a minha sentida homenagem e esse extraordinário carro que foi o Uno 55s de Janeiro de 1985 que permaneceu minha propriedade até Novembro de 1990. :)

Foi o meu primeiro carro novo, antes apenas tive durante um ano um Renault 5 de 1975 comprado por mim com 9 anos.

Em 1985 o 55s era uma máquina, tinha vidros escurecidos, um painel moderníssimo que até indicava avarias num desenho que representava o carro, relógio com cronómetro no tecto. Os comandos das luzes, limpa pára-brisas, desembaciador do vidro traseiro, etc… estavam organizados em dois satélites próximos do volante (tipo Citroen CX [:p]). o porta-bagagens dava para abrir do interior, tinha uns tampões de roda especiais, os pisca eram brancos, etc… Em 1985 era muito equipamento, só os vidros esverdeados... [br:)]

Deixo portanto aqui a minha sentida homenagem e esse extraordinário carro que foi o Uno 55s de Janeiro de 1985 que permaneceu minha propriedade até Novembro de 1990. :)

eu tive um uno 60sl de 88.
para a epoca ja tinha muitos extras tais como vidros electricos,check pannel,conta rotações etc..
o meu ainda não era fire,era o 1116cc que ja vinha dos tempos do 128.
de resto tinha uma caixa de velocidades manhosa em que dificilmente se passava de 1ª para 2ª sem arranhar,era falso como judas a travar,as luzes do check pannel acendiam como luzinhas da arvore de natal,tinha problemas em arrancar a quente,as luzes de medios apagavam-se por milagre e só com uma palmada no farol é que voltavam á vida etc...
sinceramente não me deixou muitas saudades

E com uma 2ª do "arco da velha" apr:)
De notar que ter 5ª era muito raro na altura.

Para quem não leu para trás, eis o meu 1º carro:

FJ3.jpg

Uno_Clock.jpg

55s%20Interiores.jpg

55s%20Quadrante.jpg

Last edited:
Eu ainda tenho um Peugeot 205 XR de 1989 e que bomba éapr:) nunca avariou na vida, só as revisões e tá sempre a bombar.

Em 2004 herdei um Opel Corsa A de 1992 do meu avô e era falso como tudo tanto a travar como a curvar, mas andava bem. Vendi-o em 2006.

Back