Fiat uno Rullz..experience

Vou ter que comprar outro para fazer 10 né? [:D]

Entretanto os primeiros já são classícos, é uma hipótese a considerar. apr:)

Nota: devem achar curioso tantos Unos!
É simples de entender... com a minha estatura o Uno era dos poucos carros "pequenos" onde cabia.
E depois claro, havia o fenómeno Turbo i.e.

uno_55s_gray_1983.jpg

Tive um 45s igual a esse!
GRande máquina. Andava sempre a esticar e quase sempre dentro dos limites legais de velocidade.[:D]

Consideras-te útil a este fórum?

Será que não tens mais nada para fazer?

É preciso ter muita moral para ser um vendedor de meia tijela e ainda andar a provocar os outros! [:D]
Espera lá que eu vou já arranjar a tigela é com "g" [:p] Mas não faz mal ser de meia tigela que já está quase a ser vendedor de alguidar [:p]

Cá em casa ainda existe um 60SX de 92. É o carro que o meu pai utiliza no dia-a-dia.

Até hoje as únicas reparações que já levou fora das revisões programadas e material de desgaste foramdois tubos de escape e duas ou três lâmpadas.

Hoje cntinua em muito bom estado e já não deverá sair cá de casa. Foi o carro em que comecei a conduzir com 18 anos e sofreu um bocado nessa altura.

P.S: Confirmo que foi o melhor carro que tive até hoje para se fazerem certas coisas [:D][:D][:D]. O rebatimento dos bancos dafrente é do mais fácil e prático que h´.[:cool:]

A minha vizinha tem um.

O maior defeito é a facilidade como é roubado.

Já desapareceu 2x (sempre que a dona não teve paciência para colocar a tranca no volante e caixa).

A 1ª vez foi à porta de casa (dessa vez os larápios tiveram a gentileza de deixar uma zundap como veículo de substituição [:)] )

A 2ª foi junto ao Colombo, o roubo ficou gravado nas câmaras de vigilância, adivinhem em que carro os ladroes vinham...pois é, outro FIAT Uno que já deveria estar sem gasolina [:)]

Felizmente apareceu sempre.

muito bom.[:)][:D][:D]

Unos só tive dois, um 60SL de 88, o meu primeiro carro, tanta asneira fiz com ele... :sh)

E um Turbo Diesel de 91, carro magnifico... não entendi pq o user Stormskaer diz que nunca teve coisa tão má... :confused:

Talvez tenha existido no inicio de noventa outro utilitário turbo diesel melhor que o Uno, mas desconheço.

Andava mesmo muito com os seus 72cv.
Aposto que ainda hoje dá tareia aos Puntos com 90cv.

E depois só o quadrante do Uno TD era de se lhe tirar o chapéu.

Qual a diferença do turbo i.e. para o turbo i.e. racing?

O Racing era catalisado, sendo que na potência declarada pela FIAT perdeu 4cv.
O que nestes carros não conta, uma vez que a potência varia de unidade para unidade.
A rodagem ou a gasolina que está lá conta muito.
Quem os levou a bancos de potência, de origem vinham com uma potência de 122 a 130cv.

Em equipamento o Racing trazia de série em acrescento: abertura das portas com comando à distância e luz na mala.
Como opcional, lava-faróis.

Em termos estéticos, trazia a pega plástica da mala por cima da matricula, a grelha plástica junto ao pára-brisas e os retrovisores pintados na cor do carro.
Tinha 2 símbolos "racing" junto aos piscas laterais.

CE%20(101).jpg

CE%20(102).jpg

CE%20(103).jpg

Ainda hoje poucos carros têm um quadro de instrumentos tão completo. Era o do TD e o do Turbo i.e.

Manómetros para tudo e mais alguma coisa[:D]
Lembro-me de que quando havia cá em casa um Uno 5p 1.1 ie SX de '92 eu ver o manual do carro e ter lá as fotos dos quadrantes todos[br:)]

Manómetros para tudo e mais alguma coisa[:D]
Lembro-me de que quando havia cá em casa um Uno 5p 1.1 ie SX de '92 eu ver o manual do carro e ter lá as fotos dos quadrantes todos[br:)]

Faltava o Voltímetro e o Econoscópio [:)]

Tinha o óbvio conta-rotações e depois o manómetro de Pressão do turbo porque é turbo.
Como é um carro com radiador de óleo trazia os respectivos 2 ponteiros para o óleo: Pressão e Temperatura.

Nota: informação disponibilizada num modelo saído em 1983 (1985 o Turbo) e da suposta gama baixa.

Têm ai uam informação que todos os carros deviam ter. A temperatura do óleo. É tão ou mais importante que a da água.

Mas agora até há carros que nem a da água têm.

De volta e meia, tenho "a oportunidade" de dar umas voltinhas com um Uno 45 S.

É um pesadelo. [:D]

Para parar o caro, tenho de começar a carregar no travão 500m antes. A direcção é rija como cornos, para fazer uma inversão de marcha num beco apertado... fico com os braços dermentes. A cor actual do carro é um misto de cinzento com castanho de ferrugem.

Só tem 40.000Km, passou a vida numa garagem e o dono (uma pessoa idosa) sempre o tratou "bem" ... o Sr. ainda faz questão de o levar à Fiat sempre que têm algum problema no bichano.

Ora são os piscas que ficam marados, as portas que não tracam e descrancam, os vidros que não fecham, os calços dos travões que saltam, as mudanças que não entram...

Mas tem desculpa, 17 anos já é uma idade consideravel [;)]

Back