Filtro de ar

citação:Originalmente colocada por fmmsfz

Bem, eu sou mesmo um leigo nisto...

Expliquem-me já agora, o quanto é importante mudar o filtro? Eu vou com o carro á revisão de 10 em dez mil, e até gostava de ver o que é que eles lhe fazem, pra aprender alguma coisa mas os gajos não deixam, o que eu axo mal, mal isso já é outra conversa
O filtro de ar é importante substituir…mas se fosse assim tão relevante, o motor do meu Corolla XLI estava todo desgraçado:D…coisa que não se verifica (muito pelo contrario). É de finais de 1992, e possui actualmente pouco mais que 111000 kms. Substituiu apenas, se a memoria ou as facturas não falham, uma vez em 1995 com 10000 kms.
Quanto ao meu MB, julgo que costuma substituir nas revisões.

citação:Originalmente colocada por TDI_sport

citação:Originalmente colocada por _RP_

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Verifico todos os 7.500 (se não me esquecer) em especial no verão, mas mudo sempre todos os 15.000kms.

O motor agradece.

E q tal um KN reutilizavel?
Naaaaaaaaa

porque?

Se for feita a manutenção devidamente não há problema nenhum.

digam uma coisa ja que se esta a falar em filtros de ar...
os filtros de ar de alto rendimento como k&n e green, quando instalados num carro, fazem aumentar o consumo de combustivel?
ja ouvi 2versoes dizem k sim outros que não....
cups

Ainda ontem tive a fazer a limpeza do meu filtro K&N.
Hoje já deve tar seco, vou dar-lhe com o oleo!
Ando a ver na eBay e lá há kit's de limpeza mais baratos.
O meu kit costou 18€, na eBay vi a 10€ já com envio incluido!

citação:Originalmente colocada por dr_pintas

digam uma coisa ja que se esta a falar em filtros de ar...
os filtros de ar de alto rendimento como k&n e green, quando instalados num carro, fazem aumentar o consumo de combustivel?
ja ouvi 2versoes dizem k sim outros que não....
cups

depende dos carros, em geral tem tendencia a baixar um pouco

Uso um K&N que costuma ser limpo a cada 15.000 km (aprox.). Claro que custou mais que 1 ou 2 de papel, mas paga-se com o tempo! Como nunca cheguei a adquirir o kit de limpeza (preguiça/preço) pago 2 € ao meu mecânico e ele faz isso por mim!

Em relação ao consumo não notei diferença, mas senti um ligeiro aumento do ruído da admissão e o motor a "respirar" ligeiramente melhor, parecendo subir mais rápido de rotação. Atenção que é apenas um K&N instalado na caixa de origem e nada mais, mas não estou nada arrependido da compra!

Já agora, a quem anda muito em ambientes poluídos (pó, poeira, pára-arranca, etc.) é recomendável antecipar a troca. Lembro ainda que um sopro no filtro, mesmo de papel, ao fim de uns 5.000 km não faz mal nenhum e nessa altura convém também aspirar a respectiva caixa (se tiver) na da minha Magana aparece sempre porcaria, desde abelhas mortas a folhas de árvore!!!

Filtro de ar

Boas...
Sei que certamente será uma questão ja debatida por aqui, contudo gostava que me tiressem umas dúvidas acerca dos filtros de ar ditos de rendimento.
Tenho andado pensar comprar um filtro tipo K&N admissão directa de ar, mas é para instalar num motor 1.2 60cv da renault. Sei k n posso esperar ganhos relevantes de potencia, a questão que me preocupa será mesmo o consumo. Já me informaram que não se altera, ja me disseram que so pode baixar, mas tambem ja me disseram que aumenta substancialmente! lol Em que ficamos?? :D
quem tiver destes filtros, me diga vantagens e desvantagens do antese depois instalação por favor.
Cumprimentos a todos e obrigado por me poderem ajudar [8D]

Nesse carro, a unica vantagem que puderás ter é mesmo o facto de depois nunca mais precisares de trocar o filtro! Os consumos ficam praticamente inalterados.

O que pode acontecer (quase 90% das vezes) é que as pessoas "calcam" + no pedal porque pensam que ganharam +10 cavalos (a belo do efeito psicológico) e andam a mostrar aos amigos o ganho de potencia...

lol
Redliner, obrigado pela tua opinião, e tb partilho da mesma. Um amigo meu meteu um filtro desses numa moto 4 diz ele k potencia é igual muda um pkito no barulho e nada mais...
realmente é melhor guardar o dinheiro...lol
mas axo piada... :)

nesse 1.2 nao ganhas nada a nao ser uma ligeirazita resposta em baixas melhor

bem em relação aos consumos é assim....

se o filtro apanhar muito ar quente, diminui o rendimento e o consumo aumenta

se o filtro ficar a apanhar ar frio, aumenta o rendimento e o consumo mantém.se ou talvez diminua um pouco (mas quase imperceptivel)

ah e compra o kit de limpeza...e limpa de 8.000km e 8 mil!!!!senao perdes rendimento e entra impurezas

Não uses tubos de má qualidade para encaixar o filtro no buraco da admissao!!! nem tentes puxar o filtro para a frente com tubos do exaustor!!!!

Verifica se os tubos nao tocam em partes do bloco...pois pode fazer um buraco no tubo e aspirar ar quente para admissao , e depois o carro pára!!!ehehehe já me aconteceu há alguns anos!

Muito obrgado PauloFVF, é que eu realmente gosto de este tipo de upgrades mas n tenho carro para isso, e sergem-me duvidas... :) Obrigado Será
que ha alguem que tenha instalado um filtro num carro 1.2L de 60 ou semelhante?

olha eu já tive uma admissao directa instalada em 4 carros

Um renault 9 :D:D:D 1.1 48cv

toyota corolla 1.3 XL

Nissan sunny N14 1.4 87CV

Nissan sunny gti

e digo te ....o obvio...quanto mais potencia o carro tiver mais sentes!

no r9 nao fazia grande diferença....nem grande ronco...era mais porque comprei o filtro e tubo por 15€ e o original era isso tbem!!

Nos sunny os kits eram especificos....e faziam um barulho vai lá vai....

no gti notava-se imenso o ganho em baixas....!!

uma das vantagens da admissao directa é que só dás cagaçal se quiseres...pois só ouves o rugido quando tens o peda quase totalmente no fundo!!

Agora no r9 apesar de nao fazer ronco nenhum...obviamente que tinha de andar sempre a fundo.... mas este carro tinha muito espaço no motor e o filtro estava sempre bem refrigerado!

No corolla é que usei um tubo do exaustor [8][8] tinha eu 18 anos...era um pequeno infanteloide...e o tubo ao roçar no bloco...fez um buraco e entrou ar quente....então ia eu numa avenida na madeira...e o carro perde potencia e pára.....desligando-se....abri o capot e verifiquei que eu tinha sido um asneirão!

tenho um amigo que instalou um filtro desses num fiesta 1.25 de 75 cv e diz ele que ganhou uns kmzitos de velocidade de ponta ...e sente algo mais forte em baixas.....

mas........

é o que te digo....nao metas isso a pensar que tás a dar nitro!![}:)]

Muito e muito obrigado pessoal...
A minha ideia agora sera talvez instalar um filtro no mesmo bloco de origem, mas um filtro dito de rendimento. Vou é alterar os tubos para uns com mais diametro, que não deixem o ar aquecer com a temperatura do motor, ja vi que não pode ser nada disso de filtros do exaustor :)
Ja vi filtro para o meu modelo a 50€ é caro... :( mas se nc mais o trocar... Costumo trocar de filtro de ar de 15 mil em 15 mil klm... O que pretendia mesmo é ganhar ligeiramente ao consumo, porque faço média de 100klm por dia em auto-estrada e cidade tambem e o combustivel ta carissimo...
Obrigado mais uma vez pelas vossas opinioes ABc

Boas, já tive um filtro da JR que é exactamente a mesma coisa que o K&N á excepção da cor instalado num AX 11TRE, o que posso dizer é que a potencia não se altera, os consumos também não, o que realmente notei foi uma resposta mais pronta a nível de subida de rotação o que pode induzir em erro ao dar a ideia de mais potencia.

De qualquer maneira se aliar o filtro a umas boas velas da Brisk por ex: como tinha na altura ai a resposta do motor é muito mais pronta mas potencia nicles.

Atenção que muita gente diz mal das velas Brisk porque quem as vende nem sempre tem a preocupação de escolher uma vela com a temperatura adequada ao carro.

Quanto aos tubos de aluminio conheço um mecanico que usou num BMW 316, deu uma volta a abrir e a seguir teve foi de abrir o motor porque o tubo foi engolido!

Um pequeno reparo... Com admissão directa o carro ganha em resposta e perde velocidade de ponta, com o filtro K&N ou outro do género para colocar no compartimento de origem o carro ganha em velocidade de ponta mas a resposta é em tudo identica ao de origem para um carro com essa cilindrada/potencia.

obrigado fellow, de facto o top speed não me diz muito, mas as recuperações ja me interessa mais :)
devo alterar apenas os tubos de admissão de ar e o filtro no compartimento de origem.
Quanto as velas Brisk sei onde vende e tb axo k deve ser boa cena mas nem me informei acerca de preços... Vou fazer revisão ao carro mudar filtros oleo e velas talvez, queria melhorar um bocado o que ele é :) A pouco tempo dei-lhe um banho de pintura ficou fixe :)

Alterar um carro serve para gastar dinheiro ficar a fazer barulho por vezes gastar mais, ao fim de algum tempo tens o carburador todo entupido...[8)]

e na realidade não vais ter outro motor nem outro carro, acaba por andar o mesmo ou fica mais acelarado nos arranques etc...

actualmente gosto dos carros de origem, valem pelo que são de origem e tiro vantagem disso.;)

no entanto tb ja tive essa pancadas por xunning[8D] á uns bons anos atraz:D

actualmente não curto nada tar parado num semaforo e tar a ouvir um utilitario a fazer bararulho...:D[8][8][8]

lol... nephilim uma admissao directa só faz barulho quando o pedal está literalmente no fundo, quando nao está nao ouves absolutamente nada a nao ser um respirar mais forte!

eu meti hoje um K&N de caixa no meu primera!!! o filtro antigo original já tinha 40.000km e estava porquissimo ...(os filtros originais do primera sao pa serem trocados de 40 em 40 mil!!)

acho que um de caixa era a melhor opcção para ti!!!

Back