Filtro de Particulas - Duvidas!

Estes cuidados a ter com a FAP são como cuidados a ter com um turbo....

...se andares sempre a abrir e desligares o carro à campeão nao tem mal para a FAP, mas faz mal ao turbo.

...se andares sempre devagar empenas a geometria do turbo e o carro começa a estar preso...é mau para o turbo e para a FAP.

Este tópico é o maior exagero do mundo...a FAP, tal como o turbo precisam de cuidados e são peças caras!

Só que os cuidados do turbo voces acham que são "normais", os da FAP, acham que são um exagero....MEUS AMIGOS...o turbo e a FAP são invenções importantes, so precisamos de nos acostumar a elas...o turbo já faz parte do dia a dia, a FAP ainda está a entrar no mercado para muita gente.

Podem ver a FAP como "um elemento que precisa de cuidados" ou como "mais um elemento que precisa de cuidados"...nao querem preocupações nenhuma já sabem e (acho que falo pelo forum):

COMPREM UM TOYOTA OU UM HONDA A GASOLINA!

:)

Vou no 2º carro com filtro de partículas e nunca tive problemas. Tenho muito mais cuidado com o turbo do que com a FAP (nem me lembro que o carro a tem).

Mas a minha condução também deve ajudar a que não tenha problemas.

Tenho o hábito (já desde que tive carros a gasóleo mais antigos) de subir um pouco a rotação depois de andar a pastelar. Nos carros antigos a gasóleo se andassem devagar na poupança e depois dessem uma aceleradelas saía uma pequena nuvem de fumo de gases acumulados. O mesmo se passa com a FAP, só que neste caso, o fumo não sai, fica na FAP. Para regenerar é preciso puxar pela rotação depois de ter andado na poupança. Eu sei que é contraditório o binómio poupança/puxar pela rotação, mas são exigências dos tempos modernos. [;)]

Por acaso tenho a sorte (ou azar, dado o preço do gasóleo) de fazer com muita regularidade viagens mais longas (tipo 200 kms).

Na prática, desde que tenho o carro (Duster, a caminhar para os 20.000 km) nunca me apercebi de o gajo fazer uma única regeneração, mas se acontecer lá terei que tentar "fazer a vontade ao bicho" e fazer mais uns kms!

Confirmo que o vendedor não me alertou para os cuidados a ter com o filtro de partículas (sabia menos do carro que eu) e que a luzinha faz imensa falta!

Por último, não tenho a menor dúvida que os filtros de partículas, apesar das vantagens ambientais (quero acreditar que é muito mais que marketing) são uma fonte de problemas para muita gente (o caso dos Mazda não é isolado) e vão fazer repensar muita gente se vale a pena ter um diesel!!!

O que me foi dito é que a ultima geração dos motores 2.2 diesel da Mazda tiveram em especial atenção os problemas anteriores que surgiram nos motores 2.0, tambem me foi dito que existe uma actualização de software para melhorar os motores da 1 geração mazda equipados com dpf

Last edited:
SOTOR, isso que dizes não faz qq sentido e era bom não confundires as pessoas.

Quem tenha experiencia com turbo-diesel/FAP sabe perfeitamente que o turbo é um sistema mto simples e basta, como cuidado, deixar cerca de 1/2 min. o motor ao ralenti após utilização intensiva do turbo antes de desligar o motor, ja o FAP é um sistema mto complexo com um funcionamento que não é o ideal para carros que fazem habitualmente percursos curtos ou muita cidade ja que não ha possibilidade do mesmo funcionar nas melhores condições o que trará sempre problemas se não se tomam cuidados especificos ja por mim referidos ( post. 3 ) anteriormente e é isto mesmo que deveria ser explicado pelos vendedores.

Ja quem faça regularmente mts kms especialmente em estrada/AE não terá qq problema com o FAP, ao contrario dos citadinos diesel cujos percursos naturais não se adequam ao bom funcionamento do sistema.

Ou seja, sugiro que quem vá comprar um citadino para andar maioritariamente na cidade e/ou em percursos inferiores a 15/20 min. opte por mecanicas a gasolina a não ser que não se importe ou lhe compense " ir passear o cão" a cada 250/300 kms.

Last edited:
Após duas semanas a seguir o conselho de não interromper as regenerações do filtro de Particulas, eis que as primeiras vantagens detectadas foram a diminuição dos consumos, pois estava com média de 6.9L/100 e agora está nos 6.2L/100, para além de que o carro já não anda constantemente a fazer as regenerações, visto que são feitas na sua totalidade, por isso, faz muitos mais Kms sem as fazer.

já li aqui várias vezes no deixar ou não deixar fazer regenerações.

expliquem lá a um tipo que não percebe nada disto quando é que sabemos que o FAP está a fazer regeneração???

expliquem lá a um tipo que não percebe nada disto quando é que sabemos que o FAP está a fazer regeneração???

Depende da marca e do motor em causa. Normalmente notas pelo consumo instantâneo que sobe consideravelmente e um trabalhar diferente do motor. No meu antigo corsa 1.3cdti notava logo pelo barulho do motor que ficava mais grave, na minha actual 308 com o 1.6hdi não consigo notar pelo barulho, apenas pelo consumo.

Depende da marca e do motor em causa. Normalmente notas pelo consumo instantâneo que sobe consideravelmente e um trabalhar diferente do motor. No meu antigo corsa 1.3cdti notava logo pelo barulho do motor que ficava mais grave, na minha actual 308 com o 1.6hdi não consigo notar pelo barulho, apenas pelo consumo.

A temperatura também sobe muito e ai é quando eu noto que o meu está a fazer a regeneração.
Tenho um dodge journey e desde que meta gasoleo premium praticamente nunca noto quando faz a regeneração e ando maioritariamente em cidade. Portanto como já verifiquei com toda a certeza esse ponto pois comecei com gasoleo premium e depois passei para gasoleo normal e ele aquecia e notava-se a engasgar quando tentava puxar por ele(estava a fazer a regeneração do filtro), agora voltei novamente para o premium e por causa desse aspecto vou-me manter no premium pois nem noto quando/se está a fazer a regeneração.
Podem dizer o que quiserem mas nota-se e bem a diferença, e penso que em questões de consumo nota-se que acaba por reduzir o mesmo.

Cada caso é um caso (leia-se motor)!

Por regra geral existem 3 fases (cada uma "mais grave"):

1. Regeneração (normal).
  2. Regeneração de Filtro Cheio/ Entupido (Luz de FAP/DPF acesa)-"N" regenerações falhadas
  3. Regenerações "Forçadas" (Luz FAP/DPF acesa e não desliga)-Ida ao Concessionário.
Por sistema, é relativamente fácil (desde que atentos) se aperceber se o carros estão a fazer a regeneração 1, pois ficam acelerados (por volta das mil RPM´s), o trabalhar fica mais ruidoso/vibram mais e em certos casos emitem um cheiro a "queimado".

Para estes casos é não desligar, arrancar de novo (preferencialmente mas se estiverem na garagem é não desligar e esperar,pode é demorar mais tempo) dar uma pequena volta com o carro acima das 2 mil RPM`S (preferencialmente) e esperar que as RPM´s estabilizem outra vez no seu ponto normal de funcionamento ao relenti.

No caso da regeneração 2 já estamos perante uma "urgência", isto é, o filtro FAP/DPF já está "cheio/entupido" devido a um certo numero de regenerações falhadas.Neste caso é imperativo que se faça uma regeneração em andamento sempre (preferencialmente) a rotações iguais um superioras ás duas mil RPM´s em velocidades estabilizadas (preferencialmente AE ) para regenerar.Se tudo correr bem, temos o FAP/DPF limpo em poucos minutos e fica tudo resolvido.

Na regeneração 3, bom, aí ja temos uma luz que não desliga, logo aí será necessário uma "regeneração forçada" via software ou pior ainda, temos o FAP/DPF já danificado (ou por avaria, ou por negligência de várias regenerações falhadas e/ou ignorar os avisos).

De resto, o FAP/DPF na grande maioria dos casos não é algo que até se note e não são umas regenerações falhadas que vão influenciar alguma coisa, mas é de todo aconselhável que:

• Tentem evitar falhar regenerações-Estejam atentos aos sintomas descritos supra.
  • Sempre que possível, mesmo que aparentemente tudo esteja bem,façam uma viagem mais longa e puxem um bocado pelo carro.
  • Evitar fazer percursos muito curtos e/ou sem o carro aquecer convenientemente.
  • Evitar (de todo) andar com a luz de regeneração ligada sem fazer nada em relação a isso.
  • E acima de tudo, quem fizer muito cidade com trajectos curtos/poucos quilómetros diários e/ou sem o carro aquecer, evitem comprem um carro com FAP/DPF.

Foi grande testamento, mas espero ter ajudado!

Last edited:
Por aqui o filtro de particulas já é uma saga, temos 4 carros que já deram sinais de problemas, nenhum deles ainda tendo de se substituir o dito cujo mas deve andar para breve dar problemas graves.

Como durante a semana os carros andam maioritariamente no trânsito de lisboa, num deles o óleo durou 3.000km! (e o óleo neste carro além de não ser barato são mais de 5l), nos outros já tiveram os filtros entupidos por regenerações abortadas.

Uma coisa que não entendo, e é comum a muitas marcas é porque raio não aparece a luz quando se está a fazer uma simples regeneração?? Era muito dificil? Daria problemas? É que já tentei explicar aos utilizadores dos carros dezenas de vezes como reparar que ele está a fazer a regeneração mas é impossível, nunca notam e abortam sempre a meio, uma simples luz era suficiente para resolver este problema.

Exactamente, uma coisa tão simples e barata como uma luz indicadora da regener. bastaria para não haver, se possivel, cortes na mesma, de facto não se percebe.

No caso do 1.6 Mjet, devagar e com a janela aberta consegue-se ouvir a ventilação e o som mais grave do escape mas só nessas condições é perceptivel, mas se temos mto ruido de transito ou andamos na estrada e/ou com janelas fechadas ja será mais dificil detectar se está a funcionar.

Em fim, uma simples luz bastaria mas ao que parece nenhum brilhante ingenheiro pensou nisto [8b]

...e depois sim, após N regener. abortadas em que se vai degradando o oleo-motor aparece finalmente e quando o sistema ja está saturado a maldita luz de filtro entupido e aí é rezar para que isso não aconteça quando encontramos um lugar de estacionamento depois de andarmos à procura e ja com pressa.

Se puderem façam o que eu faço ( post 3 ) para não haver problemas

Last edited:

Opel corsa 1.3CDTi com FAP? Para mim é novidade!

Por aqui o filtro de particulas já é uma saga, temos 4 carros que já deram sinais de problemas, nenhum deles ainda tendo de se substituir o dito cujo mas deve andar para breve dar problemas graves.

Como durante a semana os carros andam maioritariamente no trânsito de lisboa, num deles o óleo durou 3.000km! (e o óleo neste carro além de não ser barato são mais de 5l), nos outros já tiveram os filtros entupidos por regenerações abortadas.

Uma coisa que não entendo, e é comum a muitas marcas é porque raio não aparece a luz quando se está a fazer uma simples regeneração?? Era muito dificil? Daria problemas? É que já tentei explicar aos utilizadores dos carros dezenas de vezes como reparar que ele está a fazer a regeneração mas é impossível, nunca notam e abortam sempre a meio, uma simples luz era suficiente para resolver este problema.
Like[:p].

A Focus tem FAP mas até agora não dei por ela.

No entanto, quem anda com ela é a Maria(quase sempre) e duvido que ela dê pela FAP estar a fazer o que quer que seja, e tenho algum medo disso..
Realmente uma simples luz ou aviso no CB acabava com este problema.

Com tudo o que foi escrito neste topico já fiquei bastante esclarecido sobre a regeneração dos FAP.

Um dos sintomas que aqui disseram sobre como detectar se o FAP está a fazer a regeneração é o do aquecimento acima do normal. Eu que tenho um megane 1.5 dci 110cv e com um painel digital, o nivel do aquecimento é sempre o mesmo, ou seja no arranque está em branco, com o andamento passa a 1 bloco negro e finalmente 2 blocos negros, ficando sempre assim durante as viagens.

O outro tem a ver com o som do motor e com os consumos instantâneos, e aí vou estar atento e tentar perceber quando está a regenerar.

Mas especificamente para este motor será que alguém tenha detectado mais alguma outra caracteristica que nos alerte para o momento em que o FAP está a regenerar?

Eu tb ja aprendi a ver quando é que o meu polo vai pedir uma voltinha extra o ralenti começa a ficar instavel quando pego no carro e parece que perde alguma potencia mal me apercebo disso toca a ir dar uma volta para n aparecer o famoso simbolo amarelo[;)]

No meu MB B180CDI, noto a regeneração quando o motor sobe a rotação automáticamente. Estranhei à primeira, quando tive a sensação que tirava o pé do acelerador e o carro por umas fracções de segundo parecia que tinha o Cruise Control ligado e mantinha a aceleração...

Outra característica é o cheiro a queimado que sai debaixo do carro, quando o estacionamos após a regeneração...

Deu para assustar nas primeiras vezes [;)]

No meu MB B180CDI, noto a regeneração quando o motor sobe a rotação automáticamente. Estranhei à primeira, quando tive a sensação que tirava o pé do acelerador e o carro por umas fracções de segundo parecia que tinha o Cruise Control ligado e mantinha a aceleração...

Outra característica é o cheiro a queimado que sai debaixo do carro, quando o estacionamos após a regeneração...

Deu para assustar nas primeiras vezes [;)]
Sim isso tb o cheiro a queimado tb acontece no meu[;)]

Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...

Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.

Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)

Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.

Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.

A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.

Back