Filtro de Particulas - Duvidas!

Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...

Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.

Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)

Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.

Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.

A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.

parece que quanto ao funcionamento estamos todos de acordo, o FAP é uma " tecnologia " que deixa mto a desejar em termos de utilização mas ao menos parece que cumpre os objectivos, ou seja não há cheiro a gasoleo nem fumo preto.

Agora, prefiro passear o cão ( uma vez por semana ) dando um rodeio de 15 min. quando volto a casa do que ir N vezes à oficina perder manhãs inteiras para mudar oleo e ainda ter que pagar 150 € na operação, para não falar na eventual substituição do filtro por utilização inadequada mto antes do previsto.

Claro que sabendo o que agora sei comprava a gasolina mas isso fica para o momento da troca, até lá, prefiro passear o cão. [:D]

Em fim, se formos a vêr, tbm perdemos algum tempo a meter combustivel para aquilo andar.

Last edited:
o melhor a fazer tanto para poupar a vida do carro como a do dono é tirar fap e anular electronicamente, remédio santo

Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...

Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.

Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)

Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.

Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.

A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.

Não é a tecnologia que não está madura,TU é que agora tens um carro (leia-se motorização) que não se adapta (agora) á tua vida:sh)

Enquanto não lhe deste um uso citadino não tinhas problemas certo?[;)]

o melhor a fazer tanto para poupar a vida do carro como a do dono é tirar fap e anular electronicamente, remédio santo

Não sei, tbm não gostava lá mto das baforadas de fumo e daquele cheiro logo de manhã [:vm)] no meu carro anterior, nem nos outros quando levamos com eles à frente e andamos com a janela aberta.

Acho bem que metam filtros, pena é que tenham estes condicionamentos para os que fazemos percursos curtos, como disse deviam obrigar os vendedores a informar que os carros a gasoleo FAP só se adequam a quem faz percursos habituais superiores a 20/30 min. ou optar pelas motorizações a gasolina tendo em conta o tipo de utilização.

Para alem disso, tirar o FAP num carro recente deve ser ilegal e sujeitamo-nos provavelmente a levar com uma boa multa se somos caçados.

Mas em fim, sirva este topico para quem vá trocar de carro nos prox. tempos.

Last edited:
deviam obrigar os vendedores a informar que os carros a gasoleo FAP só se adequam a quem faz percursos habituais superiores a 20/30 min.

Ou então colocar uma luz avisadora ou mensagem que indique ao condutor que está a ser feita uma regeneração. Eu continuo sem compreender porque é que as marcas não fizeram isso! [8b]:sh)

Ou então colocar uma luz avisadora ou mensagem que indique ao condutor que está a ser feita uma regeneração. Eu continuo sem compreender porque é que as marcas não fizeram isso! [8b]:sh)

É absolutamente patético, eu até já pensei se electronicamente não daria para activar a luz ou uma coisa do género feita por um electricista engenhoso porque isso resolvia-me todos os problemas aqui em casa.

E mesmo assim ainda existem carros e carros, o 9-3 por exemplo quando tem o filtro cheio de várias regenrações abortadas diz no cb "PDF Full" para o pessoal ter oportunidade de ir dar uma voltinha com ele, já o Antara só acende uma luz quando o óleo foi à vida e é para ir à oficina mudar o óleo!

Quanto a retirar o filtro jà hà uns tempos valentes um mecânico especializado em bmw me disse que já tinha feito o procedimento a dezenas de carros sobretudo 20d e alguns 30d mas eu fiquei um pouco com a perna atrás com a técnica que ele disse que usa, segundo ele a maneira como retira os filtros consistia em destruir o miolo do DPF e meter a carcaça de volta no sitio, só isto.

Eu fiquei um pouco desconfiado mas ele disse que já o fez a muitos e muitos carros. :confused:

Impecávél este Tópico, todos os users num sentido de responsabilidade e partilha de opiniões responsáveis, afim de evitarmos ter problemas com o flamigerado Filtro de Particulas.

O procedimento de tentar apanhar a Regeneração e não a interromper é impotamtissimo, mas se eventualmente interrompermos uma ou outra a meio não é muito grave, grave é interrompermos constantemente, pois obriga-nos a ter que efectuar mudas de Óleo inesperadas e danifica o respectivo Filtro.

É tudo uma questão de hábito.

Bom dia.

Vou voltar a este tópico com uma pergunta que me colocaram ontém e que preciso da vossa ajuda para esclarecer.

Problema: Turbo partido/danificado (não entendi bem) num Meriva 1.3 cdti que tem 40.000km feitos nas voltinhas da Aldeia e que por causa dessas voltinhas tem tido alguns problemas no FAP, que não regenera.

Pergunta: Existe alguma possivel relação directa entre problemas no turbo e o FAP?

Obrigado

Sim, se não sai os gases de escape, o turbo entra em safemode. O facto de 40000kms explica bem o trato e falta de esticar aa pernas. Também há embraiagens a durar 40000kms e outras com 370000kms a bombar...

Sim, se não sai os gases de escape, o turbo entra em safemode. O facto de 40000kms explica bem o trato e falta de esticar aa pernas. Também há embraiagens a durar 40000kms e outras com 370000kms a bombar...

Eu não tenho a certeza se o turbo entrou em safe mode... Vou perguntar hoje.

Havia a possivel solução de desligar a FAP e andar com o carro "sem FAP" seja o que isso quer dizer...
E andar com a FAP desligada prejudica também o Turbo?:confused:

Por acaso tenho a sorte (ou azar, dado o preço do gasóleo) de fazer com muita regularidade viagens mais longas (tipo 200 kms).

Na prática, desde que tenho o carro (Duster, a caminhar para os 20.000 km) nunca me apercebi de o gajo fazer uma única regeneração, mas se acontecer lá terei que tentar "fazer a vontade ao bicho" e fazer mais uns kms!

Confirmo que o vendedor não me alertou para os cuidados a ter com o filtro de partículas (sabia menos do carro que eu) e que a luzinha faz imensa falta!

Por último, não tenho a menor dúvida que os filtros de partículas, apesar das vantagens ambientais (quero acreditar que é muito mais que marketing) são uma fonte de problemas para muita gente (o caso dos Mazda não é isolado) e vão fazer repensar muita gente se vale a pena ter um diesel!!!
Com os KM que fazes seguramente estás a vontade. O grande problema é que normalmente os carros nao avisam quando precisam de regenerar nem avisam quando estão a regenerar. Quando se conhece o carro sente-se que a regeneração está em curso (Aumento do consumo instantaneo, ruido do carro ligueiramente diferente etc).

O filtro de particulas nao afecta em NADA o consumo de óleo.

Os oleos para carros com FAP é que são mais avançados e possivelmente mais caros...não existem relatos de qualquer consumo superior destes óleos.

O que acontece é que o filtro tem que regenerar de vez em quando...temos que atingir uma certa temperatura durante algum tempo.

Um conselho é tentarem andar uns kilometros perto das 3000rpm apra tentar fazer o ciclo da FAP.

No inverno podem fazer isto em 3ª por exemplo (arrefecem tranquilamente e não existe grande desgaste adicional)

No verão devem fazer isto a mais velocidade, para que o arrefecimento seja eficiente.

De resto...uma dica importante: A condução de poupança excessiva de combustivel é inimiga da eficiencia da vossa FAP se forem condutores de muita cidade
Nao afecta o consumo, mas o oleo por vezes é contaminado com gasoleo, subindo o nivel e obrigando a antecipar a muda

Eu também uma vez por semana lá vou dar uma esticadela ao bicho, assim junto o útil ao agradável , limpo o filtro e dou uma gazada no bicho!!!
Nos dias seguintes até sinto o carro mais solto....
Cmp!
Isso é errado.. Cuidado com as gazadas quando esta a ser feita a regeneração. É suficiente para interromper a mesma.

A regeneração deve ser feita a uma rotação constante.

Eu não tenho a certeza se o turbo entrou em safe mode... Vou perguntar hoje.

Havia a possivel solução de desligar a FAP e andar com o carro "sem FAP" seja o que isso quer dizer...
E andar com a FAP desligada prejudica também o Turbo?:confused:

O filtro de partículas "desligado" não é assim tão simples! Se tiveres oportunidade de ver o teu carro por baixo (ou um igual) percebes logo aquela "espécie" de panela depois dos coletores e vês que desligar simplesmente dificilmente é solução porque continua lá a filtrar as partículas e vai entupir... até parar! Não é à toa que há quem retire o "miolo" e mantenha a carcaça, ao menos não se vê a "marosca", mesmo que aumentem e muito as emissões!

Por outro lado, não basta eliminar fisicamente o dito. Há também a questão da eletrónica que tem de ser "enganada" para atuar como se o filtro não estivesse lá ou vai andar a mandar eloys, gasóleo ou o que seja para queimar partículas que afinal não são filtradas e é bem provável que acenda uma irritante luz no painel ou no cb... que facilmente dá chumbo na IPO.

Claro que há quem faça um serviço bem feito (mal feito para o ambiente) e conjugue hardware e software e o resultado é excelente. Porém, se um dia as IPO começarem a ser mais rigorosas nesta matéria (acho que devem ser) muita gente terá problemas ou vai "pela porta do cavalo"!

Quanto à relação entre turbo e fap ela existe, mas não é direta porque o turbo trabalha na admissão dos gases no motor comprimindo-os (mais ar admitido, mais potência, basicamente) e o filtro de partículas atua depois da queima do gasóleo... entra depois outro problema que tem a ver com a recirculação de gases, mas não vamos já complicar mais a coisa.

Lê o seguinte que vai ajudar:

Como Funciona um FAP/DPF | Interescapes

E qual é o comprador que está com vontade de aprender a saber funcionar com o seu futuro carro ?

Quem é que se preocupa com valores de manutenção aquando da compra do veículo ?

Se até do IUC se esquecem de perguntar...

Alguém faz as contas ao custo de utilização do veículo aquando da prospecção de mercado ?

E mais uma vez, custa assim tanto ler o manual de instruções / manutenção que acompanha o carro ?
Eu preocume. Antes de comprar o carro que tinha com FAP li bastante sobre o assunto.
Sobre manuais, no manual nem uma referencia.. Havia uma folha em separado em que literalmente tudo o que la dizia era a mais pura das mentidas.

Indicava que o carro acende uma luz quando inicia o processo de regeneração - Grande mentira... E que piscava quando necessitava de fazer uma viagem maior para regenerar - Mentira.

Em nenhuma regeneracao acendia kk luz. As luzes referidas so acendiam quando o carro ja tinha que ir resolver o entupimento ou contaminação de oleo..

Tenho o hábito (já desde que tive carros a gasóleo mais antigos) de subir um pouco a rotação depois de andar a pastelar. Nos carros antigos a gasóleo se andassem devagar na poupança e depois dessem uma aceleradelas saía uma pequena nuvem de fumo de gases acumulados. O mesmo se passa com a FAP, só que neste caso, o fumo não sai, fica na FAP. Para regenerar é preciso puxar pela rotação depois de ter andado na poupança. Eu sei que é contraditório o binómio poupança/puxar pela rotação, mas são exigências dos tempos modernos. [;)]
Sim é +- isso, andar com a rotação mais elevada mas sem acelarações.
Mas a questão aqui é, quanto tempo tiveste cada carro? É que podes nao ter tido problemas, mas andar ali nos limites, sem dar de si mas sem estar muito famoso.

Agora, prefiro passear o cão ( uma vez por semana ) dando um rodeio de 15 min. quando volto a casa do que ir N vezes à oficina perder manhãs inteiras para mudar oleo e ainda ter que pagar 150 € na operação, para não falar na eventual substituição do filtro por utilização inadequada mto antes do previsto.

Sim isso sem duvida é a solução, quando resulta.. Porque o meu fazia diariamente 30 + 30 km de autoestrada com todas as condições otimas e acabou por dar problemas serios.

O grande problema aqui, é que ha pessoas que fazem km semanais ridiculos, compram carro a gasoleo para poupar dinheiro em combustivel, e depois vao gastar a diferença a passear o cão?

E quando vamos todos contentes ja no ramal de saida de autoestrada, e notamos que o carro resolveu regenerar? E OK, vamos la a uma voltinha.. so que entretanto.. paragem na rotunda, transito aqui e ali, quando vamos a entrar na autoestrada a regeneracao ja foi cancelada.. Depois... Ah ok... ele ha de fazer de novo....
Anda-se anda-se anda-se e nada...
Volta-se para casa... mais meia hora perdida, mais gasoleo gasto...
Dia seguinte resolve regenerar a chegada ao trabalho... Que se lixe.. pode ser que regenere à ida para casa... Deslocação para casa.. nem sinal...
O engraçado é que tive uma fase da vida em que fazia viagens curtas em autoestrada e as regenerações eram um reloginho... certinhas sentia começar e acabar, quando o tipo de percursos devia facilitar a regeneração... nada..
Depois saida de fim de semana.. 120 km... nem sinal de regeneração... Regresso ao trabalho 2ª feira.... pumba.... regeneração... Depois ups... ha acidente na autoestrada... para e arranca..
Já se compreende como acabou a historia...

Back