ARMIC
New member
Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...
Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.
Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)
Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.
Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.
A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.
parece que quanto ao funcionamento estamos todos de acordo, o FAP é uma " tecnologia " que deixa mto a desejar em termos de utilização mas ao menos parece que cumpre os objectivos, ou seja não há cheiro a gasoleo nem fumo preto.
Agora, prefiro passear o cão ( uma vez por semana ) dando um rodeio de 15 min. quando volto a casa do que ir N vezes à oficina perder manhãs inteiras para mudar oleo e ainda ter que pagar 150 € na operação, para não falar na eventual substituição do filtro por utilização inadequada mto antes do previsto.
Claro que sabendo o que agora sei comprava a gasolina mas isso fica para o momento da troca, até lá, prefiro passear o cão. [
Em fim, se formos a vêr, tbm perdemos algum tempo a meter combustivel para aquilo andar.
Last edited: