Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Mais: se fosse redonda os australianos não existiam.
Mas há uma coisa que os FE não explicam. Se a terra é plana, como se explica que exista a bússola? E o astrolábio? E a terra tem núcleo? E ele é plano? E o campo magnético é gerado por quê numa terra plana?
Eu até quero acreditar na bondade de quem abre tópicos destes, mas sinceramente, nesta época de informação, não consigo entender como alguém põe em causa conhecimentos que o Homem há quase 3 mil anos já tinha adquirido...
Estas errado, o teu problema é que não Atinges que a ciência não é uma crença, a ciencia assenta em provas. Se uma coisa é testada e verificada torna-se mais perto de ser uma verdade, sem nunca chegar a se-lo. Não me chames limitado quando o único que o demonstra ser és tu. Estou à espera de provas.
Eh...olha, já tou arrependido de ter criado o tópico...pensei que isto desse em mais do que bocas e piadolas...enganei-me!
Fazendo de advogado do diabo...
A bússola aponta para norte magnético, o astrolábio usa os astros que se mantêm basicamente inalterados desde que há registo nas antigas civilizações, a terra não sendo redonda não faz sentido falar em núcleo nem ninguém sabe o que está para baixo.
O homem não sabe há 3000 anos que a terra é redonda, ou que a luz curva ao longo da superficie da terra...
Não se trata de bondade, era apenas exercitar a mente, falar sobre conceitos, experiências e explicações cientificas, MAS, tal como é típico neste fórum, um gajo fala sobre um carro, um motor, um telemóvel, uma teoria, uma coisa qualquer, e aparecem LOGO uma mão cheia de altos graduados, pós-doutorados, professores catedráticos, seres superiores detentores de toda a verdade e que não se devem incomodar ou perturbar com os medíocres mortais que ousam usar da palavra...
"Como se atrevem!!!!" Dizem logo eles irados... "Diesel é que é bom...hibrido é que é bom...android é que é bom...apple é que é bom..." "Vós sois BURROS, seres menores e insignificantes!!!"
Eh...olha, já tou arrependido de ter criado o tópico...pensei que isto desse em mais do que bocas e piadolas...enganei-me!
...
O homem não sabe há 3000 anos que a terra é redonda, ou que a luz curva ao longo da superficie da terra...
Vai estudar mais um bocado pá... Se não há núcleo, não pode existir campo magnético nem bússola. Numa terra plana o sol estaria sempre à mesma altura, astrolábios para quê? Tu és simplesmente teimoso ou algo mais? Pelo menos desde o Séc. IV antes de Cristo que se sabe que a terra é redonda. Mas suspeita-se que antes disso já havia conclusões nesse sentido. Eu não disse que o Homem sabe que a luz curva desde há 3 mil anos. Nem sabiam o que era a luz. Aprende a estudar, a ler. Xiça...
Vê lá que Eratóstenes além de já saber que a terra era redonda, este conseguiu calcular o seu diâmetro aproximado! Isto no ano de 194 AC!!!!!
Lá porque não sabes analisar e procurar a informação para te esclareceres não quer dizer que esta esteja errada.
Não pode existir só porque não queres, né!?...também não podiam existir imanes monopolares, também nenhuma matéria poderia escapar um buraco negro, mas afinal a NASA já diz que viu qualquer coisa a sair dum...etc...a "verdade" não é mais que uma hipótese suportada por teorias/experiências que hoje podem ser válidas e amanhã não...ser arrogante ao ponto de classificar isto ou aquilo como verdade porque alguém diz que viu/fez/experimentou é tudo menos ser cientifico.
Ninguém quer embarcar na questão da refração...tá tudo ocupado com outra discussão qualquer não é!? Ok, na boa...
A luz não curva do nada, e qualquer que seja a explicação para a refração ao longo duma determinada distância, seja pressão, temperatura, etc, tem que ser replicável e verificada, e eu não encontro nada sobre isso!
Eu leio, raciocino e ponho hipóteses para discussão...se só sabes vomitar aquilo que leste no catálogo do carro que posso mais eu fazer?!
Vê lá que 200 anos antes de cristo ainda não dá 3000 anos na minha calculadora...vê lá tu ainda que a experiência de Eratóstenes funciona exatamente da mesma maneira numa terra plana, sem tirar nem pôr.
Eh...olha, não vim meter-me nisto para exercitar sarcarmo...vou ali ver se chove do outro lado
[A Obsolescência Programada deste tópico é para quando mesmo? []
Vê lá que 200 anos antes de cristo ainda não dá 3000 anos na minha calculadora...vê lá tu ainda que a experiência de Eratóstenes funciona exatamente da mesma maneira numa terra plana, sem tirar nem pôr.
Eh...olha, não vim meter-me nisto para exercitar sarcarmo...vou ali ver se chove do outro lado
Vê lá que 200 anos antes de cristo ainda não dá 3000 anos na minha calculadora...
Não soubeste interpretar o que escrevi...eu não disse que Eratóstenes descobriu que a terra era redonda, eu disse que já se sabia que a terra seria plana e que foi calculado por aproximação nesta altura! Pitágoras já teorizava sobre a terra plana muito antes. (570 AC!)
Se não sabes quem foi e como calcular, esquece. Estuda primeiro, comenta depois.
Podes ir por aqui:
http://www.zenite.nu/eratostenes-e-a-circunferencia-da-terra/
Não me consigo lembrar de mais nada ao ler este tópico:
![]()
Mesmo.
Já agora se a Terra não é redonda como se explica a circum-navegação, seja ela terrestre, marítima ou aérea? Se eu me meter num avião em Lisboa e voar sempre para leste, fazendo escalas digamos em Istambul, Hong Kong, Los Angeles e Nova Iorque não conseguirei voltar a Lisboa na mesma? Ou estou a perceber mal o que se está a discutir aqui?