Flat Earth Conspiracy!?

A terra é mesmo plana.

Com base neste tópico, lembrei-me de telefonar a um tio meu que há dias mandou terraplanar um terreno para meter eucaliptos. Aquilo é grande para camandro e nem sei bem o tamanho, mas pedi-lhe para ele lá ir com um nível de água ver se aquilo é mesmo plano, e ele confirmou. O terreno é mesmo todo plano. Com base nisso, fez-se luz como é que nunca tinha pensado que a Terra afinal é mesmo plana. O método científico usado está ilustrado abaixo.

12.gif

Mesmo.

Já agora se a Terra não é redonda como se explica a circum-navegação, seja ela terrestre, marítima ou aérea? Se eu me meter num avião em Lisboa e voar sempre para leste, fazendo escalas digamos em Istambul, Hong Kong, Los Angeles e Nova Iorque não conseguirei voltar a Lisboa na mesma? Ou estou a perceber mal o que se está a discutir aqui?

Foi também o que eu pensei.
Isso e as pontes, por exemplo, que quando são muito compridas têm uma curvatura para acompanhar a curvatura da terra...

Oh companheiro...
Se me queres acusar de alguma coisa, então acusa-me de me rebaixar e responder na mesma moeda, com insultos à inteligência que eu assumo, porque quem atirou a primeira pedra não fui eu!

E para te responder ao post, eu também não disse que ele descobriu, só disse que a experiência dele se explica de duas maneiras.
Agora, se queres falar a sério, o intrigante para mim da experiência dele, é ele ter chegado a um resultado tão exato sem assumir a refração da luz, até porque estamos a falar de ângulos de refração completamente distintos entre os dois pontos, sendo que num deles a distância e angulo da luz em relação à atmosfera são consideravelmente diferentes

Mas qual refracção? Ele mediu comprimento das sombras à mesma hora! Vai ler e entender!

Vocês também....parem com a ironia que o OP ofende-se e ainda telefona à polícia! Esperem...não pode! Não há satélites! Não há satélites nenhuns...nem GPS...nada. Ou então há...só que andam para a esquerda e a direita...pera: não há satélites o que há é teleféricos! Boa Mike!

...

Eh...olha, já tou arrependido de ter criado o tópico...pensei que isto desse em mais do que bocas e piadolas...enganei-me!

...

[:)]

Fizeste bem em abrir este tópico. Este, como outros do género, servem como verdadeiros exemplos, só não digo de quê...

E... dizem que rir faz bem á saúde. E o que eu já me ri ás custas dos teus posts... teus e de outro user que ai anda a falar das viagens no espaço, bolhas de água...

Não queres desenterrar um tópico qualquer, que andava ai sobre um planeta qualquer... Nibiru? Acho que faz o teu género.

Última edição:
Essa treta dos chineses terem ido à lua é super fácil de ver que é fake, tens mil vídeos e artigos pelo google.
Dos Americanos e da lua tb tens livros, paginas e youtube, decides.
A terra considero redonda, como sempre. Vi essas coisas, mas tem falhas... várias. O modelo não assenta com as viagens de avião... que era o último argumento que tinham.
Podemos interpretar o mundo de forma diferente, não vejo mal nenhum. Vai muito de crenças. Uma coisa é ciencia, outra afirmares que vais aqui e ali e só mostras CGI... e pouca coisa, que deixa sempre com dúvidas.
Mas ninguém te mostrou só CGI, existem dezenas de filmagens do homem na lua. Horas e horas de conteúdo. Se não sabes interpretar que as filmagens são genuínas porque "te parecem fake" então, meu amigo, não sou eu que tenho um sistema de crenças inabalável, és tu.

Tu é que demonstras não saber o que é uma imagem composta, um ponto de fuga, distância focal, etc.

[:)]

Fizeste bem em abrir este tópico. Este, como outros do género, servem como verdadeiros exemplos, só não digo de quê...

E... dizem que rir faz bem á saúde. E o que eu já me ri ás custas dos teus posts... teus e de outro user que ai anda a falar das viagens no espaço.

Não queres desenterrar um tópico qualquer, que andava ai sobre um planeta qualquer... Nibiru? Acho que faz o teu género.

Qual é o problema de viajar no espaço? Viajo no espaço todos os dias e é tranquilo.

Mesmo.

Já agora se a Terra não é redonda como se explica a circum-navegação, seja ela terrestre, marítima ou aérea? Se eu me meter num avião em Lisboa e voar sempre para leste, fazendo escalas digamos em Istambul, Hong Kong, Los Angeles e Nova Iorque não conseguirei voltar a Lisboa na mesma? Ou estou a perceber mal o que se está a discutir aqui?

Eu entendo...e honestamente estou-me borrifando...que isto seja o pretexto ideal para gozo! Quis procurar explicações para tentar REFUTAR a terra plana e o único argumento que me intriga...não vim aqui manifestar-me a favor nem contra, só falar de conceitos, mas se me querem meter o chapéu de papel de alumínio, é pro lado que durmo melhor.

Se te apetecer pesquisar nem que seja para rir é contigo, mas para que saibas, a circunavegação só foi feita de este para oeste ou vice-versa, nunca de norte para sul ou vice-versa, atravessando os polos. A circunavegação de este para oeste ou vice-versa é explicada em ambos os casos.

Mas qual refracção? Ele mediu comprimento das sombras à mesma hora! Vai ler e entender!

Tu é que não entendeste o que escrevi!
A experiência é simples e a matemática também, a única coisa que te disse é que acho intrigante um resultado tão exacto com o aceite hoje em dia tendo em conta que ele não previu a refração da luz, ou querem lá ver que refração é só quando dá jeito!?
Então em 20 ou 30 kms temos refração da luz que permite ver objectos que deveriam estar matematicamente abaixo do horizonte, mas uma sombra produzida por luz a atravessar cerca de 300kms de atmosfera não seria suficientemente significativa para que o resultado da medição fosse substancialmente longe do real!?

Vê lá que 200 anos antes de cristo ainda não dá 3000 anos na minha calculadora...vê lá tu ainda que a experiência de Eratóstenes funciona exatamente da mesma maneira numa terra plana, sem tirar nem pôr.

Eh...olha, não vim meter-me nisto para exercitar sarcarmo...vou ali ver se chove do outro lado
E antigo Egipto dá quanto?

Se te apetecer pesquisar nem que seja para rir é contigo, mas para que saibas, a circunavegação só foi feita de este para oeste ou vice-versa, nunca de norte para sul ou vice-versa, atravessando os polos. A circunavegação de este para oeste ou vice-versa é explicada em ambos os casos.

Explica-me lá então como é que se faz uma circum-navegação pelos pólos que agora fiquei curioso. Se calhar nunca foi feita porque há limitações de vária ordem para isso, mas gostava de ouvir a tua teoria.

Ainda não percebi se acreditas que a terra é plana ou se estás apenas a debater a parvoíce das "teorias de conspiração", a sério.:confused:

Eu entendo...e honestamente estou-me borrifando...que isto seja o pretexto ideal para gozo! Quis procurar explicações para tentar REFUTAR a terra plana e o único argumento que me intriga...não vim aqui manifestar-me a favor nem contra, só falar de conceitos, mas se me querem meter o chapéu de papel de alumínio, é pro lado que durmo melhor.

Isto é fácil de "resolver"

Aqui por exemplo vê-se claramente, em condições límpidas e com zero relevo (água) que a curvatura existe e começa a "tapar" o navio.
https://www.youtube.com/watch?v=0NTqAUgoD9g

Ou seja esse primeiro video teve uma influência externa, relevo ou refracção, que adulterou a medição. Daí que não seja válida nenhuma conclusão sobre a curvatura da terra.

Tu é que não entendeste o que escrevi!
A experiência é simples e a matemática também, a única coisa que te disse é que acho intrigante um resultado tão exacto com o aceite hoje em dia tendo em conta que ele não previu a refração da luz, ou querem lá ver que refração é só quando dá jeito!?
Então em 20 ou 30 kms temos refração da luz que permite ver objectos que deveriam estar matematicamente abaixo do horizonte, mas uma sombra produzida por luz a atravessar cerca de 300kms de atmosfera não seria suficientemente significativa para que o resultado da medição fosse substancialmente longe do real!?

Como podes tentar entender um "problema" sem entenderes as partes que o compõem? Só por intuição né?

Que raio tem a ver a luz que incide nas varas com o erro de refracção? NADA. Mesmo que essa luz seja TODA refractada não vai haver erro no tamanho das sombras. O erro que pode existir é na distância entre as varas, pois na época não existiam meios para medir com precisão distâncias de 800 km..

Não sei se já foi respondido aqui, uma vez que estou no tapatalk e
passei da página 5 para a ultima, uma vez que acho que abri uma hérnia de tanto rir. No entanto que fique claro que não foram os egípcios que mediram a circunferência da terra mas sim Eratostenes, um grego. A Grécia tinha conquistado o Egipto e eram os Ptolomeus que reinavam no Egipto. Quanto ao assunto do tópico, de no século XXI, alguns entes ainda acharem que a terra pode ser plana, a minha opinião é dada todas as manhãs na casa de banho...

Um gajo vai pensando no absurdo e esquece-se de coisas básicas: pergunta para o OP. Além das perguntas e observações já feitas, como explicas a aparência da lua nas diversas fases? Que forma têm os quartos crescente e minguante? São rectos né?...são projectados por uma forma recta né?

Voltar
Superior