Galaxy 1.8 TDCi 125
Galaxy 1.8 TDCi 125
Andei com uma destas nos últimos dias, num total de 1100 kms.
Tinha cerca de 10.000 quando peguei nela.
Quanto ao look, não gosto mas também não odeio (vá, a traseira custa-me um bocado a engolir mas os ganhos em altura para a 3ª fila assim o exigem; e julgo que os faróis de nevoeiro frontais são excessivamente grandes, prefiro a solução da S-Max.).
Os 5 lugares são confortáveis, os da 3ª fila algo duritos e com um ângulo de costas mau mas viaja-se lá benzito.
Bom espaço em qualquer fila, incluindo a 3ª que possuía boa altura o que é de assinalar (aliás, parece-me que essa é a grande diferença face à S-Max, para além da bagageira não ficar tão reduzida, ainda assim, bem inferior a uma GrandEspace há que dizer!).
Em termos de equipamento julgo que se não era a versão base, andava lá perto, pois tinha tampões. Mas estava equipado com PDC tanto atrás como à frente, o que foi um alívio!
Excelente mousse a cobrir o tablier (até metade, pois na zona próxima do vidro já era duro [

]) e ao longo do túnel central na zona da caixa. Pena os plásticos pseudo-alumínio a dar o seu ar foleiro...
Revestimentos das portas de bom nível. Defeito ergonómico a nível dos comandos dos vidros, com só o condutor a ter direito a comandos de jeito.
Boa montagem no geral.
Depois acima das portas, ao longo dos pilares e tecto, já nem parecia o mesmo, passando-se para péssimos plásticos e um nível descuidado a roçar o indigente...
O material de revestimento do tecto era particularmente medíocre para não dizer pior!
Em termos de falhas propriamente ditas apresentava já uma completa distorção/alargamento da borracha ao nível da janela esquerda da 3ª fila. E a tampa do compartimento na porção inferior do tablier no lado esquerdo já não fechava, segurando-se a pensos!
Barulhos parasitas...um ou outro na bagageira/3ª fila, mas só surgiam quando o piso piorava.
Quanto à condução...
Tive na dúvida sobre qual o motor que a equipava, mas pelo desenho do plástico que cobre o motor (fui ver ao manual) parece-me que era uma 1.8 TDCi 125.
Digo que fiquei na dúvida pois o motor mexia perfeitamente bem o conjunto. Longe da submotorização. Mas muito longe.
Era silencioso, relativamente linear, enfim, gostei.
Consumo médio ao fim da viagem...6,8L. Muito bom, a meu ver.
Comportamento muito similar ao de uma berlina. Boa relação conforto/comportamento. Seguro, estável, enfim, como deve ser um carro destes.
Ainda em relação à modularidade do interior, nada de especial. A anos luz de uma Espace ou mesmo C8/807/Phedra/Ulysse.
Era extremamente básica para um veículo deste género. Sinceramente a única vantagem é mesmo a 3ª fila guardar-se no piso, pois em tudo o resto (mobilidade dos bancos, ajuste de ângulos de costas, etc, etc, etc) perde CLARAMENTE.
Compartimento do lado esquerdo no tablier:
Borracha janela esquerda 3ª fila:
Em termos de produto veio consolidar a ideia que tenho dos Ford Europa pós-Mondeo II. Simples de utilizar, sem manias, boa montagem dos grandes blocos (portas, tablier), materiais bons nos locais certos, materiais rasquitos e defeitos de montagem nas zonas mais escondidas, inexistência de soluções inovadoras ou pormenores a puxar o luxo (como os franceses e italianos tentam muitas vezes). Acima de tudo produtos racionais, pouco emotivos mas que "asseguram" o comprador.
E tipicamente feitos para o consumidor europeu do Norte da Europa, num misto de soluções germânicas e racionalidade nipónica [

]