Ford Transit/Renault Trafic/ ?

A ford transit do meu pai, daquelas de ultima linhagem antes de sair o novo modelo (2000 top line) só tem dado problemas, ora rolamentos, ora correias, ora sei lá que mais! Penso que carrinhas mais antigas deste modelo fazem um melhor serviço, pois existem bastantes na zona mais antigas e é só meter gasóleo! [;)]

Pela foto eu diria que é uma Dyna 150...

A Dyna 150 tem eixo simples atrás e menor peso bruto.

Creio que estas são as maiores diferenças para a versão Dyna 250.

Pa falar verdade não sei quanto gasta uma Dyna nem me lembro de ouvir relatos de tal. Só sei que andei numa 250 e tinha 700 mil km, mas o mais impressionante é que andava quase sempre carregada em excesso com pedras já que era de um pedreiro! Sem dúvida um motor de guerra!apr:)
Se optares por uma Dyna decerteza que irás ficar com uma carrinha com motor rubusto e fiável, ainda hoje em dia na minha terreola vejo várias Dynas dessa geração a andar, muitas 150 e algumas 250 (as 250 já são consideradas "pesadas").

As Dynas que eu tenho visto no Standvirtual estão mais caras que as Ford Transit e outros furgões do género!

Exactamente, aí é que bate o ponto! Estávamos a considerar dois negócios: a Transit a 1750 e esta a 2750 euros.

A Transit é fechada, a Dyna de caixa aberta. A Transit é capaz de fazer 90% do trabalho...mas quando for preciso transportar areia ou, p.ex., atirar telhas directamente para o caixote da carrinha, a Dyna ganha vantagem.

A questão é que não sei até que ponto essa mais valia vale (passe a redundância) 1000 euros, porque a Transit deve consumir menos, esta tem menos kms e é (obviamente) um projecto mais recente.

Claro que se aparecer uma Transit de caixa aberta fica o assunto arrumado. [;)]

Exactamente, aí é que bate o ponto! Estávamos a considerar dois negócios: a Transit a 1750 e esta a 2750 euros.

A Transit é fechada, a Dyna de caixa aberta. A Transit é capaz de fazer 90% do trabalho...mas quando for preciso transportar areia ou, p.ex., atirar telhas directamente para o caixote da carrinha, a Dyna ganha vantagem.

A questão é que não sei até que ponto essa mais valia vale (passe a redundância) 1000 euros, porque a Transit deve consumir menos, esta tem menos kms e é (obviamente) um projecto mais recente.

Claro que se aparecer uma Transit de caixa aberta fica o assunto arrumado. [;)]

Pois mas não encontras muitas Transit de caixa aberta, e as que encontras estão quase ao mesmo preço de uma Dyna![;)] E ai optaria sem dúvida por uma Dyna, mas isso sou eu!

Pois mas não encontras muitas Transit de caixa aberta, e as que encontras estão quase ao mesmo preço de uma Dyna![;)] E ai optaria sem dúvida por uma Dyna, mas isso sou eu!

As poucas que de facto encontrei estão mais baratas. [;)]

Como a carrinha nem é para andar sempre a transportar carga pesada, isso não constitui um factor de decisão.

Tenho a vaga sensação de que o material de desgaste da Transit também será mais fácil de arranjar e a melhores preços. :confused:

As poucas que de facto encontrei estão mais baratas. [;)]

Como a carrinha nem é para andar sempre a transportar carga pesada, isso não constitui um factor de decisão.

Tenho a vaga sensação de que o material de desgaste da Transit também será mais fácil de arranjar e a melhores preços. :confused:

Também é verdade! Mas também és capaz de ir menos vezes a oficina!
Tou me quase a converter ao grupo daqueles que Toyota é que é bom e nunca avaria![:)]:sh)

O que é certo vei cá para casa um Toyota Corolla Gti a quase 2 anos e até agora problemas zerinho![;)]

Não me parece que encontrar peças para a Dyna seja uma coisa penosa, ainda para mais na zona do Douro, Beira Alta ou Trás-os-Montes.

Nestas zonas, o parque rolante de Dynas (seja qual fôr a versão) é enooorme.

[;)]

Não me parece que encontrar peças para a Dyna seja uma coisa penosa, ainda para mais na zona do Douro, Beira Alta ou Trás-os-Montes.

Nestas zonas, o parque rolante de Dynas (seja qual fôr a versão) é enooorme.

[;)]

Sim, é verdade. É Toyotas Dyna e as pequenas pick-ups da Nissan/Datsun e Toyota.

E o que têm a dizer das Citroen C25 2.5d de caixa aberta?

São conhecidos problemas relativos à fiabilidade? É o mesmo motor das Jumper?

Última edição:
Case closed. Comprámos uma Transit 2.5 TD, de caixa aberta.

A carrinha tem alguns pequenos pontos a rever, mas no geral está bastante boa, tendo em conta o preço e os kms.

Agora vai ser alvo de uma revisão geral que vai incluir uma mudança de óleo e filtros. Será que um bom 10w40 é aconselhável?

[;)]

A carrinha tem alguns pequenos pontos a rever, mas no geral está bastante boa, tendo em conta o preço e os kms.

Agora vai ser alvo de uma revisão geral que vai incluir uma mudança de óleo e filtros. Será que um bom 10w40 é aconselhável?

[;)]

O óleo o melhor é ver o que é recomendado no livro de instruções[;)]

Ressuscitando o tópico, alguém tem ideia dos consumos de uma Toyota Dyna destas?

315861DSC01036.JPG

É uma Dyna 150. Houve uma cá em casa de 1992. Consumos de 10/11l. Não tem DA. Se for para andar carregada, há que considerar[;)]

[;)]

Só agora vi. Boa compra. Há fotos?[;)] Sim, usa um 10W40.

Ainda não, mas quando puder coloco uma ou outra. [;)]

A bicha está prestes a entregar a embraiagem ao criador e há ali uma gama de rpms em que me parece fazer um barulho no diferencial.

Enfim, não podia querer caviar pelo preço de atum de lata. [:D]

Tirando isso, a solidez daquilo no empedrado até me surpreendeu, assim como a leveza da direcção e caixa (tendo em conta o monstro que é).

Voltar
Superior