Fórmula 1 2023

Status
Not open for further replies.
Gira a corrida, bem entretida do início ao fim.

Ferrari a estragar tudo como sempre na estratégia.... Troca de pneus gratuita para o Leclerc e foram meter no Sainz, deixando o Leclerc como um sitting duck até ao fim, ainda sacou um 2o porque o Perez está um mono.... Podiam ter ganho a corrida mas ganharam um 6o lugar com essa decisão.

Acho que quando o SC entrou ja o LEC tinha passado a entrada da box, nao tiveram tempo de o chamar. Honestamente nao voltei atras para ver se foi ou nao, mas na Sky mencionaram isso.

Acho que quando o SC entrou ja o LEC tinha passado a entrada da box, nao tiveram tempo de o chamar. Honestamente nao voltei atras para ver se foi ou nao, mas na Sky mencionaram isso.
O Perez ia à frente do Leclerc por 15 segundos e conseguiu entrar na box. Estou certo que o Leclerc também conseguiria.

A Ferrari jogou com o facto de os pneus só terem 5 voltas e preferiu proteger a posição em pista.

E agora é fácil criticar, mas naquele momento, com a entrada do SC, com o carro do Max com danos na asa e a ser chamado certamente para as boxes, a luta parecia que iria ser apenas entre o Perez e o Leclerc e se o Leclerc entra na box e sai em 4º ou 5º a ter de lutar com pilotos como o Piastri, o Gasly, o Alonso, etc, quando chegasse perto do Perez já ia com os pneus cozidos... Assim ainda conseguiu ganhar-lhe na última volta.

Se o Max, de uma forma até bastante improvável, tendo em conta a batida com o Russell, não tivesse vindo lá do 5º lugar, mesmo com a asa partida, a passar por todos e a ganhar isto, agora estavam todos a dizer que a Ferrari finalmente estava a acertar nas estratégias.

21 corridas 18 vitórias. O gajo é Inevitável. Nunca um piloto dominou como o Verstappen, nem Schumacher. "ah mas o carro é superior..." pois é, mas não é mais superior que outros na história (Ferrari 2002, 2004, Williams 1992/1996, Mclaren 1988, Mercedes 2014-16, 19-20). Aliás o RB é muitas vezes mais lento em qualificação e mesmo em corrida tem vencido por menos de 10 segundos, ao contrário daqueles que ganhavam por 30 segundos a minutos.

Ainda assim o Verstappen ganha 80% das corridas. Um monstro que me faz lembrar o Djokovic no Ténis.

Não foi uma má corrida, mas dispensava tudo o resto, o passeio para o pódio foi penoso...

Acerca das penalizações; não concordo com a forma de como as coisas são feitas, é um absurdo um piloto ser ordenado a devolver o lugar e poder decidir ignorar para lhe ser atribuído outro tipo de penalização.
Ou devolve o lugar ou é desclassificado.
Não devia haver escolha, é que se há escolha nisto, devia haver escolha em todas as outras penalizações e passavam a escolher sempre a que os beneficia.

Fui então induzido em erro pelos estarolas da SPTV [:D]

Como da Ferrari se espera tudo... :sh)

Ainda há outra, unsafe release do Max, foi investigado durante 5 segundos, tal a rapidez com que apareceu a investigação e decisão no ecrã...

Quando as indicações de corrida aparecerem na TV é sempre com delay.
Quem vê a transmissão da F1Tv sabe isso, porque eles comentam sempre as investigações e as penalizações antes de aparecer a indicação.

Eu não faço ideia do que eles viram na paragem do Max.
Mas por exemplo a do Stroll deu repetição e foi de facto a roçar o unsafe, e até acho que eles têm sido muito benevolentes nestas penalizações.

Por isso não me choca que tenha sido de rápida solução.

Já a da 1º curva foi absurdo o tempo demorado...
Fazia lembrar a do hamilton em Abu Dhabi em 2021.

Como e que dizes que o Max nao comete erros, se logo na primeira curva do circuito cometeu um erro crasso?
Se o Lec não tem aberto tanto a trajetória ficavam os 2 ali.
Olha, se fosse o Russel no lugar do Lec, aquilo tinha corrido muito mal ao Max.

Mas onde vais tirar essa conclusão (nada digo sobre o assunto e até penso que ele é agressivo para lá do aceitável)?
Eu por aquela burrada na T1 dava-lhe mais que os 5 seg. de penalização. Já a observação quanto ao Russell parece-me descabida, sabe-se lá o que aconteceria.

Fui ver o porque da investigação ao Max, e deve ter sido queixa da Ferrari.

image.png
Quando o Sainz entra, o Max está a arrancar, Não houve qualquer impedimento.
Mas já se sabe, as equipas queixam-se de tudo. [:D]

Fui então induzido em erro pelos estarolas da SPTV [:D]

Como da Ferrari se espera tudo... :sh)

Não consigo ver F1 com os comentadores da Sporttv, cometem erros atrás de erros e depois têm comentários estúpidos.

Também não consigo ver com os da Sky, mas esses é por outros motivos. Percebem bastante de F1, mas são facciosos para os pilotos Ingleses.

Vejo sempre com os comentadores do F1TV, percebem muito e embora sejam Ingleses, conseguem ser totalmente neutros.

Não percebeste onde queria chegar...

Foi tão rápida que nem deu tempo de verem as imagens...

É óbvio que deu tempo para ver as imagens, achas que a investigação só começa quando aparece a notificação na Tv?

Seja como for, deve ter sido rápido de decidir, tendo em conta que é totalmente notório que não houve qualquer unsafe release.

Last edited:
21 corridas 18 vitórias. O gajo é Inevitável. Nunca um piloto dominou como o Verstappen, nem Schumacher. "ah mas o carro é superior..." pois é, mas não é mais superior que outros na história (Ferrari 2002, 2004, Williams 1992/1996, Mclaren 1988, Mercedes 2014-16, 19-20). Aliás o RB é muitas vezes mais lento em qualificação e mesmo em corrida tem vencido por menos de 10 segundos, ao contrário daqueles que ganhavam por 30 segundos a minutos.

Ainda assim o Verstappen ganha 80% das corridas. Um monstro que me faz lembrar o Djokovic no Ténis.

Ou seja, não viste nenhuma corrida este ano. O que não falta são exemplos de mais de 30s...
Até se deu ao luxo, em várias corridas, de ir à box trocar os pneus nas voltas finais para fazer a volta mais rápida.

Last edited:
Acerca das penalizações; não concordo com a forma de como as coisas são feitas, é um absurdo um piloto ser ordenado a devolver o lugar e poder decidir ignorar para lhe ser atribuído outro tipo de penalização.
Ou devolve o lugar ou é desclassificado.
Não devia haver escolha, é que se há escolha nisto, devia haver escolha em todas as outras penalizações e passavam a escolher sempre a que os beneficia.

Muitas críticas que se vê aqui neste fórum, tal como esta, partem de desconhecimento de como as coisas funcionam.

Ninguém manda devolver lugar nenhum, quanto muito pode ser a própria equipa a tomar essa decisão. Se eles fizerem isso de livre vontade e antes da investigação dos comissários, a investigação nem acontece porque como há devolução, não há ganho de posição. Se não devolverem posição, os comissários investigam se o ganho de posição ocorreu dentro das regras ou não, se não foi dentro das regras, há as penalizações previstas.

Last edited:
Muitas críticas que se vê aqui neste fórum, tal como está, partem de desconhecimento de como as coisas funcionam.

Ninguém mandou devolver lugar nenhum. Se eles fizerem isso de livre vontade, a investigação termina porque não há ganho de posição, se não devolverem investigam se o ganho de posição ocorreu dentro das regras ou não, se não foi dentro das regras, há as penalizações.

Fui levado em erro pela emissão da SKY.

Status
Not open for further replies.
Back