Fórmula 1 2023

Status
Not open for further replies.
O Alonso fez um corridão... Aquela primeira volta está ao alcance de muito poucos.

Entretanto os comentários do Gasly na cooldown room esclarecedores sobre o o drama que por aqui andava entre 2 ou 3 pessoas quando foi ultrapassado pelo Max.
A realidade é lixada! 😎

.
F4jJfFRWsAAyAKg

Hoje a Mercedes parecia a Ferrari mas estratégia….mete o Lewis em Médios quando ia chover passado uns minutos? Quando chova ficam de fora mais do que o normal….de resto mais um passeio do Max…não dá hipótese, mas é ele e a Red Bull, nunca fazem um erro que seja, com ele claro…😅. Até foi animada a corrida.

[h=1]Perez “culpa” Red Bull por domínio avassalador de Verstappen

Sergio Perez colocou a “culpa” de estar sendo totalmente dominado por Max Verstappen na Red Bull, enquanto o mexicano luta para garantir seu assento ao lado do holandês.

Checo falou sobre os desafios que vem enfrentando nesta temporada devido ao desenvolvimento do formidável RB19, que, assim como foi em 2022, favorecem seu companheiro de equipe Max Verstappen.

No início do ano, Perez mostrou força ao conquistar duas vitórias nos primeiros quatro GPs, posicionando-se apenas seis pontos atrás de Verstappen na tabela.

No entanto, a posição de Perez desde então se transformou na de um mero espectador observando um Max Verstappen avassalador.

Verstappen, largando na pole amanhã, tem uma enorme oportunidade de igualar o recorde de Sebastian Vettel de nove vitórias consecutivas, um feito que se acontecer, será em casa frente à sua torcida.

Perez, por outro lado, teve mais uma classificação decepcionante, ficando atrás de Verstappen por 1.313s largando apenas em P7. Desenvolvimento do RB19

Ele disse que o desenvolvimento do carro vem o colocando numa posição desconfortável, ao comentar: “À medida que o carro se desenvolve, luto um pouco mais.”

Adaptar o seu estilo de condução tornou-se essencial, à medida que as atualizações acontecem.

Descrevendo essa transição, Perez disse: “As coisas não estão mais acontecendo naturalmente e eu tenho que me aprofundar muito no meu estilo de dirigir, adaptar-me bastante ao carro e mudar minha tocada, porque o carro simplesmente mudou.”

A disparidade no desempenho tem sido evidente, com Verstappen aproveitando todo o potencial do carro e dominando Perez completamente.

Perez expressou seus sentimentos sinceros sobre a situação, admitindo que testemunhar o sucesso de Verstappen ao guiar o mesmo carro não tem sido fácil para ele.

Ele enfatizou a importância de utilizar o potencial do carro, reconhecendo ao mesmo tempo a raridade de se ter uma máquina tão competitiva.

Refletindo sobre a sua jornada, Perez enfatizou que ajustar sua tocada não foi e não é uma tarefa simples, especialmente depois das vitórias na Arábia Saudita e no Azerbaijão.

O tempo limitado de treinos na Fórmula 1 agrava este desafio, deixando os pilotos presos a uma abordagem específica para o fim de semana.

A evolução do RB19 parece ter desempenhado um papel fundamental na adaptação de Perez.

Descrevendo a mudança no comportamento do carro desde o início da temporada até o presente, Perez destacou problemas com sua capacidade de resposta em cenários de média e alta velocidade. Condições desafiadoras minaram ainda mais sua confiança.

No entanto, Perez permanece resoluto e acolhe com satisfação o desafio.

Sua abordagem em curvas contrasta com a de Verstappen, que prefere um carro com uma frente muito ágil e responsiva.

O desenvolvimento do carro, adaptado às preferências de Verstappen, é visto por alguns observadores como um fator que contribui bastante para a disparidade entre os dois pilotos.

Mas quando questionado se a Red Bull distorceu o desenvolvimento do carro a favor de Verstappen, Perez reconheceu a busca da equipe pela velocidade.

Ele explicou: “No final das contas, a equipe está tentando fazer o carro mais rápido.”

“Às vezes o desenvolvimento se adapta melhor a um estilo do que a outro. É assim que funciona.”
[/h]

Em 2022 enquanto o Ferrari era um carro competitivo o LEC ganhou as provas praticamente todas... Depois deixou de ter race pace e apenas era rapido em qualy, o LEC ficou com a maioria das poles.
Falas do Shumi, não te deves lembrar bem do primeiro e segundo ano do Shumi na Ferrari, vai lá pesquisar.
De resto, dizer NUNCA é um termo perigoso, eu não o uso.
É impossível comparar épocas e tempos em F1, por isso eu digo que na F1 é preciso estar no sitio certo na hora certa.
A Mercedes de 2022 e 2023 é a mesma de 2019, mesmas pessoas e olha a diferença abismal entre um período e outro.
Se com as mesmas pessoas pode ser tão diferente, imagina com pessoas totalmente diferentes.

O Schumacher lutou pelo titulo no 2o ano;

Com um carro bem inferior ao Mclaren;

E se não tivesse acontecido a carambola/azelhice do Coulthard em Spa, teria sido campeão esse ano;

O Max tem essa capacidade agregadora e de criar uma equipa vencedora? Se há coisa que o Max não tem é isso e olha lá os resultados dele...

Nao sei se tem. Mas sei que o Leclerc não tem, o gajo é um derrotado. E Schumi só há um;

Agora te digo, o Schumi foi para a Ferrari com 2 títulos, e com o rótulo de melhor piloto do grid;

Faz tu o paralelismo com o grid actual...

https://www.google.com/amp/s/www.sp...re-races-rest-2022-f1-season-claims-f1-pundit
Posso estar o dia todo nisto...
É que é tão obvio que era o problema principal do Ferrari de 2022 que não faltam noticias sobre o assunto.
Mas como a terra é plana tu insistes em dizer que esse não era o principal problema do Ferrari.
Mas se queres algo ainda mais obvio tens o GP da Austria de 2022 em que o RB inexplicavelmente sofreu de tire deg mais acentuada que os Ferrari e levou uma abada dos Ferrari que numa volta com pneus com as mesmas voltas ganhou 5s ao RB.
Mas não... a degradação nunca foi problema.

A degradação fora do normal acontece quando se puxa para lá do desejável, ou quando a afinação não está no ponto e os pneus deslizam mais do que o que era suposto. Numa primeira época com um novo regulamento, em especial nas corridas de sprint com os regulamentos do ano passado em que só havia um treino antes do parque fechado, era normal isso acontecer, se o trabalho de simulação não batesse certo com a realidade, não havia quase tempo para corrigir. Aconteceu algumas vezes com a Ferrari e algumas vezes com a RedBull, como bem referes na Austria, ou no Brasil, onde a RB também chegou com uma afinação errada e apenas com um treino antes do parque fechado não conseguiram uma afinação correta e fizeram um fim de semana inteiro para esquecer.

De qualquer forma, o que por exemplo o Engenheiro de Performance da Ferrari tem para dizer sobre o assunto é isto: https://www.motorsportweek.com/2022/12/06/ferrari-had-better-tyre-deg-than-red-bull-in-2022-clear/

O que reforça o que eu disse, o que tirou a Ferrari da luta pelo campeonato, não foi a degradação dos pneus, foram os imensos erros, da equipa e pilotos, que custaram um camião de pontos e deitaram a moral de toda a equipa para o chão e foi a opção estratégia de apostar tudo na performance e não na fiabilidade do motor, o que a partir de determinada altura obrigou a reduzirem os modos de performance do motor durante as corridas para acabar com os DNF's, algo que numa volta só não era preciso fazer, mas que nas corridas se tornou evidente.

Mas pronto, em 2023, nem performance, nem fiabilidade e os erros continuam... Portanto nem é preciso esta discussão no final da época.

Nao sei se tem. Mas sei que o Leclerc não tem, o gajo é um derrotado. E Schumi só há um;

Agora te digo, o Schumi foi para a Ferrari com 2 títulos, e com o rótulo de melhor piloto do grid;

Faz tu o paralelismo com o grid actual...

O Shumi era tão bom que o Todd ponderou acabar o contrato com ele e contratar o Hakkinen (quando se tornou bi-campeão).

Só acabei de ver agora a corrida e mais uma vez não desilude em situações. [:D]

A primeira paragem da Ferrari, os pneus não estão prontos porque ele não devia ter entrado, o LEC é que decidiu entrar contra a equipa.
Claro que acho que em 2 carros, era parvo deixar ambos de fora, quando se via estar a chover tanto. Mas até a Mercedes dizia ao Hamilton para aguentar.

O LEC é o único piloto que se despistou na primeira zona de chuva, e já quando estava de intermédios. Podemos falar das estratégias desastrosas da Ferrari, mas continuo a achar que ele não está com a cabeça no jogo.

Depois o VERS tem 2 voltas canhão para resolver a situação, passa de 15seg atrás do PER para 3.5seg.
Ainda se fala que a equipa pediu para poupar pneus, mas acho parvo essa decisão.

Na 2ª paragem, a RB não esconde o jogo e prefere privilegiar o VERS, não gosto que o façam, mas aceito, o PER só dá tiros nos pés e o VERS vai bater todos os records esta época, e se bater é também a RB que os bate, por isso há que privilegiar o piloto que lhes dá as vitória.
Além disso a equipa justifica que parar o VER antes era a única hipótese de ambos ficarem à frente do ALO.

Depois uma corrida morna ali a meio, apenas com o PIA e o RUS e HAM a animar com ultrapassagens.
O SAI também muito morto nesta corrida, apesar de andar lá na frente.

No fim, mais uma confusão nas boxes, com muitas equipas sem pneus prontos e muita confusão.

Mais uma vez o PER a fazer um erro que saiu caro à equipa, aliás, dois erros, ao não adaptar o limitador aos pneus intermédios, e com isso a penalizar 5seg.

Boa corrida do ALO, e do GAS.

Vi agora a corrida.

Uma corrida destas, com tanto a acontecer e mais uma vez não comete um único erro. Mais uma lição do Max! Absolutamente imbatível é inigualável.

Gasly e Alonso fantásticos.
Hamilton e Sainz também muito certinhos.

Status
Not open for further replies.
Back