Fórmula 1 2024

Não fosse o facto de o Helmut Marko ter assinado agora um contrato Multi-Year com Red Bull, poderiamos ter agora esta dupla de novo em ação ...

418977951_773523338138111_2572500665185485919_n.jpg

Anseio pelos rankings

Most runs to the toilet in the middle of training practice....
Most autographs signed on a grey cap while standing on the left foot...
Most selfies taken with gingers...

Corridas ao WC durante os treinos não sei, mas sei de uma ida ao WC aquando de um tributo ao Pelé! [:D]

Pela Santa... 😅

Não me digam que não perceberam que estava na brincadeira com o Omega?

Estavas estavas... Viste foi aquela imagem nos grupos de twitter de fanboys do Hamilton que segues onde reina a desinformação e aproveitaste para colocar aqui.

Eu não gosto, deviam voltar ao livery da era Vodafone, aquele cinzento era brutal.

Este actual parece daqueles usados por equipas de fim de tabela.

F1: CEO da McLaren pede revisão das regras para impedir parcerias como Red Bull/AlphaTauri

A relação próxima entre Red Bull e AlphaTauri na Fórmula 1 vem gerando polêmica há tempos, e o CEO da McLaren, Zak Brown, voltou a tocar no assunto, exigindo mudanças imediatas nas regras. Brown, que já havia criticado duramente a situação em uma carta aberta no final de 2023, reforçou sua posição, chamando o modelo atual de ‘obsoleto’ e prejudicial ao fair play na categoria.

O alvo da crítica de Brown é a estreita colaboração técnica entre as duas equipes. Com a AlphaTauri (ex-Toro Rosso) sob o controle da Red Bull desde 2006, a equipe tem sido usada frequentemente como plataforma para pilotos jovens do time principal. A partir deste ano, a parceria vai se intensificar, com a AlphaTauri comprando o número máximo permitido de peças da Red Bull de acordo com as regras.

Para Brown, essa relação privilegiada desequilibra a concorrência e fere o espírito da Fórmula 1. “Eu acho que as regras estão bem claras”, disse Brown à imprensa. “No entanto, elas precisam ser urgentemente revisadas e modificadas.”

O argumento do CEO da McLaren é que o modelo de propriedade ‘A-B’, onde uma equipe controla outra, era justificado por razões que já não se aplicam. “Isso era antes do teto de gastos e da enorme disparidade entre nosso orçamento, o da Mercedes e os das Force Indias da época. Era para ajudar as equipes menores.”

Com o teto de gastos em vigor e as finanças mais niveladas, Brown considera a aliança ainda mais injusta. “Agora que temos um limite financeiro, que eu acredito que todos estão respeitando, o campo de jogo é muito mais equilibrado financeira e igualmente. Portanto, precisamos manter a justiça para os fãs e para o esporte. Ter equipes formando parcerias, eu acho que vai contra o espírito da definição de um Construtor.”

Além de beneficiar a AlphaTauri, Brown acredita que a Red Bull também usufrui indevidamente dessa proximidade. “Eu acho que isso não só ajuda a equipe B, mas também a A. Não se trata de apenas uma equipe se beneficiando, eu acho que as duas se beneficiam. Qualquer outro grande esporte, que eu saiba, não permite isso”, acrescentou.

Para ilustrar o risco à integridade da F1, Brown cita um exemplo do futebol: “Imagine se uma equipe A e uma B se enfrentassem na última partida do ano da Premier League, e se a B perdesse, seria rebaixada. Esta não é uma posição que você quer ter no esporte, onde os fãs questionam o que está acontecendo em campo e se é justo.”

Diante do quadro, Brown exige uma revisão rápida das regras. “A F1 sempre tem regras, e eu não quero dizer que alguém está trapaceando, isso tem uma longa história, não apenas em torno de relacionamentos A-B, mas de várias regras. Mas eu acho que elas precisam ser abordadas rapidamente para garantir que tenhamos dez times independentes”, concluiu Brown.

A pressão de Brown e da McLaren é mais um capítulo na saga da controversa aliança Red Bull/AlphaTauri. Resta saber se a FIA e as demais equipes da categoria darão ouvidos e apoio ao assunto, buscando preservar o fair play e a igualdade de condições na Fórmula 1.

Back