Fórmula 1 2024

Acabei de ver agora, não pude ver em directo. Finalmente, a mais que merecia vitória do Lando.

Com uma brutal ajuda do safety car que resolveu os erros da McLaren na qualificação, não só pelo timing que veio mesmo a calhar, mas também pela forma como o SC entrou no meio do pelotão e não à frente do 1º como deveria acontecer, é um erro imperdoável da direção de corrida. Ainda bem que o Lando acabou por ser super dominante no último stint porque, se a vitória fosse renhida, ia correr muita tinta sobre a forma como este erro da direção de corrida beneficiou o Lando.

Foi o escândalo total.

Mas como a RB quer tudo menos mais uma polémica, para o Max, não sendo ele a ganhar que seja o Lando, e porque o beneficiado foi um dos preferidos da imprensa Britânica, tentaram e estão a tentar branquear a situação.

Os comentadores tugas, pelo menos na corrida, nem perceberam a situação. No pós-corrida não sei se alguém falou disso.

Foi o escândalo total.

Mas como a RB quer tudo menos mais uma polémica, para o Max, não sendo ele a ganhar que seja o Lando, e porque o beneficiado foi um dos preferidos da imprensa Britânica, tentaram e estão a tentar branquear a situação.

Os comentadores tugas, pelo menos na corrida, nem perceberam a situação. No pós-corrida não sei se alguém falou disso.

Sim, foi estranho, chamemos-lhe assim, o momento escolhido para entrada. E isso possivelmente decidiu a corrida.

O Sainz está na lista negra da F1. Está sem volante para o ano e portanto isto é como na selva: estás debilitado é a ti que atacamos......o Piastri está no pólo oposto....e a ferrari.....a ferrari não pode levantar muitas ondas, se não perderá muita coisa.....

Ai estava tudo controladissimo. apr:)
O Piastri fez uma ultrapassagem super limpa, manteve o carro na pista, não bateu em ninguém.
Tudo controlado. [:)]

Já o Sainz foi um arruaceiro que não tinha nada controlado.
E depois ainda é penalizado já na secretaria....
Estava a falar de memória, mas vendo as imagens estou a lembrar-me da situação e admito que possam ter razão na falta de critério que indicam. O Piastri ao retomar a posição também não o fez pelas regras.

Estava a falar de memória, mas vendo as imagens estou a lembrar-me da situação e admito que possam ter razão na falta de critério que indicam. O Piastri ao retomar a posição também não o fez pelas regras.

Eu admito que o Sainz foi agressivo e não ia controlado.
A questão é que talvez tenha sidf mais 10% agressivo que o Piastri, mas até conseguiu manter-se mais em pista e dentro dos limites.
Por isso mesmo é que não tem lógica um ser penalizado e o outro não. E até mais, sendo os mesmos dos pilotos quase que se paga uma com a outra.

Acabei de ver agora, não pude ver em directo. Finalmente, a mais que merecia vitória do Lando.

Com uma brutal ajuda do safety car que resolveu os erros da McLaren na qualificação, não só pelo timing que veio mesmo a calhar, mas também pela forma como o SC entrou no meio do pelotão e não à frente do 1º como deveria acontecer, é um erro imperdoável da direção de corrida. Ainda bem que o Lando acabou por ser super dominante no último stint porque, se a vitória fosse renhida, ia correr muita tinta sobre a forma como este erro da direção de corrida beneficiou o Lando.

O Max estava a 11 segundos do Norris antes do Safety Car.
O Leclerc a 2,5 segundos do Max.
O Perez estava a cerca de 20 segundos do Max em 6.º lugar e o Tsunoda logo atrás dele.

O Norris perdeu mais de 20 segundos nas Boxes! Sem o erro do Safety Car vinha para 6.º ou 7.º na melhor das hipóteses.

Erros acontecem, mas a realidade é que o Norris não ganhava este GP se o Safety Car entrasse no sítio correcto, na frente dele.

Não lhe retira mérito nenhum, estou apenas a fazer uma análise se-se! O Max fez muita borrada. E estas coisas acontecem em corridas.

Last edited:
Como dizia o outro... há coisas que eu não percebo... atão não é que agora, o Masi era o maior, a julgar pelas revoltas que vão por aqui...

O Perez estava a cerca de 20 segundos do Max em 6.º lugar e o Tsunoda logo atrás dele.

O Norris perdeu mais de 20 segundos nas Boxes! Sem o erro do Safety Car vinha para 6.º ou 7.º na melhor das hipóteses.

Erros acontecem, mas a realidade é que o Norris não ganhava este GP se o Safety Car entrasse no sítio correcto, na frente dele.

Não lhe retira mérito nenhum, estou apenas a fazer uma análise se-se! O Max fez muita borrada. E estas coisas acontecem em corridas.

Sem tirar nem por. O Norris tinha mais pace, mas nao ganhava sem o safety car.

Da mesma forma que agora teve muita sorte, na Russia teve muito azar. Faz parte do desporto

Não podes fazer as contas assim. Porque os 11s são em condições normais de corrida, a partir do momento que o SC é deployed a diferença de tempo muda porque a velocidade de toda a gente reduz drasticamente. Ou seja o tempo por volta aumenta bastante mas o tempo do pitstop mantèm-se na mesma.

Só confirmando com as onboard mas acho que o Norris até já tinha parado antes do Verstappen ter "sido apanhado" pelo SC.

Tens aqui um video que explica bem o que acontece: https://www.youtube.com/watch?v=YWE85TuXf5I

Não podes fazer as contas assim. Porque os 11s são em condições normais de corrida, a partir do momento que o SC é deployed a diferença de tempo muda porque a velocidade de toda a gente reduz drasticamente. Ou seja o tempo por volta aumenta bastante mas o tempo do pitstop mantèm-se na mesma.

Só confirmando com as onboard mas acho que o Norris até já tinha parado antes do Verstappen ter "sido apanhado" pelo SC.

Tens aqui um video que explica bem o que acontece: https://www.youtube.com/watch?v=YWE85TuXf5I

O problema foi que o SC entrou à frente do segundo e reteve-o atrás e como tal, em vez de uma almofada de 11,5, deu ao Norris mais de 30.

Cumprindo o delta, uma paragem em sc custa 15 segs.

O Norris entraria com 100% de chance atrás do Max e eventualmente atrás do Lec caso as regras fossem cumpridas...

E o carro do Norris não era assim tão competente em ar sujo como se viu pelo tempo que passou atrás do Perez, sem nunca conseguir passar...

Eu sei disso mas neste caso, tanto podia perder menos tempo como mais! Iria depender da altura que ele entrasse nas boxes.
Ele para perder menos lugares, teria que ir às boxes antes do SC entrar em pista.

Na altura que o Lando entrou, os carros já estavam todos juntinhos atrás do SC. Se ele não tivesse os 30 segundos de avanço, perdia imensos lugares.

Last edited:
Eu sei disso mas neste caso, tanto podia perder menos tempo como mais! Iria depender da altura que ele entrasse nas boxes.
Ele para perder menos lugares, teria que ir às boxes antes do SC entrar em pista.

Na altura que o Lando entrou, os carros já estavam todos juntinhos atrás do SC. Se ele não tivesse os 30 segundos de avanço, perdia imensos lugares.

A direção de corrida deveria ter declarado o safety car e este deveria ter ficado à saída das boxes à espera do P1. O Norris iria ser sempre beneficiado porque teria uma paragem menos penalizadora, mas iria provavelmente cair para trás do Leclerc, porque dessa forma todos iriam a cumprir os deltas e as diferenças ficariam congeladas.

O que fizeram é ridículo, o SC entrou à frente do P2 e não do P1, nunca tinha visto isso. Enquanto o resto do pelotão ficou preso pelo SC, o Norris continuou a circular em velocidade de VSC, quando chegou às boxes a sua vantagem tinha passado de 11 para quase 40 segundos, em vez de sair das boxes em 3º (?) saiu em 1º. E como o Norris estava ainda à frente do SC o que ia acontecer é que iria acabar por dar uma volta de avanço a todo o pelotão. Só aí é que a direção de corrida percebeu o erro e corrigiu em parte, quando mandou o SC parar, deixou passar o pelotão e então sim, arrancou novamente de forma a apanhar o pelotão no sítio certo, ou seja, à frente do P1.

Não querendo desvalorizar a vitória do Norris e a excelente corrida que fez, mas provavelmente não teria ganho sem o incrível erro que foi colocarem o SC à frente do P2.

Se quisermos julgar os erros pela atitude/gravidade e não pelas consequências, este é um erro muito mais grave do que o erro do Masi com o SC no final de 2021. Porque a decisão que ele na altura tomou apesar da injustiça da mesma, está dentro da liberdade de decisão do diretor de prova e tem cobertura na letra da lei, agora fazer entrar o SC de forma atabalhoada, sem perceber que o líder da corrida já estava demasiado perto e acabar por entrar entre o P1 e o P2 é uma azelhice que simplesmente não pode acontecer a este nível. Se isto fosse no final da época e com a luta do título à mistura estaria outra vez o caldo entornado durante anos.

A isto juntamos as inconsistências em todas as outras penalizações e decisões e acabamos os ter um GP onde a greve derrotada é mesmo a FIA.

Last edited:
Já o Magnussen, fez imensa asneira no fds todo, depois numa luta em pista, com mais de meio carro à frente dentro da pista e é culpado...

E teve a culpa. Não tinha espaço na 3ª curva.

Sky Sports F1 | 2024 MiamiGP | Post-race
https://streamable.com/9h5zqs

GM2sNGYXsAEHt98

A Aston Martin tem um problema.

Eu neste momento não consigo perceber se o carro deles não tem praticamente progredido ou se é o Alonso a dar alguns sinais que a idade já pode estar a pesar.

O problema da Aston Martin é que só tem um verdadeiro piloto e fica difícil perceber se o problema é do carro ou dele mesmo.

A Aston Martin nunca irá atrair muito talento (engenheiros) nem nunca serão sérios candidatos ao título com um piloto em fim de vida e outro que não anda lá a fazer nada. Não consigo entender o que eles querem sinceramente.

A Aston Martin tem um problema.

Eu neste momento não consigo perceber se o carro deles não tem praticamente progredido ou se é o Alonso a dar alguns sinais que a idade já pode estar a pesar.

O problema da Aston Martin é que só tem um verdadeiro piloto e fica difícil perceber se o problema é do carro ou dele mesmo.

A Aston Martin nunca irá atrair muito talento (engenheiros) nem nunca serão sérios candidatos ao título com um piloto em fim de vida e outro que não anda lá a fazer nada. Não consigo entender o que eles querem sinceramente.

É bastante fácil, o papá Lawrence comprou uma equipa de F1 para o seu filho Stroll poder estar e andar a conduzir um F1, o mais curioso é que parece-me que isso é mais um desejo do pai do que do filho...

Back