Fórmula 1 2024

Uma opinião de quem acompanhou os tempos e os pneus usados:

Red Bull is Still the best car in terms of race pace.

The best indicator for that is that Max was getting faster and faster on the C3 tyre (the one that would be considered softs next weekend and that no one uses on race day really), while Ferrari and McLaren were dropping almost 2-3 tenths per lap on it in a long run.

Max I think did a 17 lap stint on that tyre, consistently banging in 1:37,1s over and over again with no drop off, sometimes even touching 1:36,9s.

Obviously Charles and Oscar both had very impressive showings on the C2 tyre, with Charles having two seperate stints of averaging 1:36,0s and 1:34,9s, and Oscar averaging stable 1:37,5s, but I think if you can have almost no degradation on the C3 that'll go a long way towards your best pace for the season because it'll mean that you have car that will look after its tyres the best.

Still, I'm hopeful. Not so much for McLaren but Ferrari honestly blew me away. I think Charles will challenge for pole next week and could make it interesting with Max.

Ultimately Max should win, but imo it shouldn't be more than 8-10 seconds. No 40 second win like last year hopefully.

Alonso sobre o que ele pensa:

"The new car is better than last year's, that's a fact. We have corrected some things and made progress in others.

The problem is that the mid-range is at a very high level. And it is especially the irruption of Racing Bulls, the Red Bull subsidiary team, that is altering everything.
Getting into Q3 is going to be very expensive."

In addition, we asked about which team he sees dominating Formula 1 this season, Alonso was very blunt:

"There are 19 drivers who already know they will not be champions this year, that's how brutal this sport is."

Última edição:
Eu não acredito numa diferença tão grande:

GHCXDB2XMAEC9iI

Vi agora o Allison a falar e ele diz que a Red Bull está na frente.

Depois há 3 equipas: Mercedes, Ferrari e Aston Martin.

Diz que a Ferrari continua muito forte numa volta só mas que a Mercedes é capaz de ter melhor ritmo de corrida.

Newey pode fazer parte da bomba de Hamilton, diz Salo

Mika Salo, ex-piloto da Ferrari, acha que há mais na história quando se trata da mudança chocante de Lewis Hamilton da Mercedes para Maranello em 2025.

Hamilton acionou uma cláusula de rescisão em seu contrato recém-assinado de 2 anos e surpreendeu seu chefe Toto Wolff com a troca de equipe.

Salo, que substituiu Michael Schumacher na Ferrari em 1999 quando o alemão quebrou a perna, suspeita que há partes importantes da história que o mundo ainda não conhece.

“Eu acredito que Hamilton sabe de algo que o resto de nós ainda não sabe”, declarou ele ao jornal Iltalehti.

“É difícil dizer se está relacionado ao desenvolvimento do carro da Ferrari ou aos membros da equipe. No entanto, deve haver uma razão pela qual ele tomou a decisão. Tendo em vista o atual equilíbrio de poder na F1, não faria sentido de outra maneira”.

O heptacampeão mundial argumenta simplesmente que sempre foi seu “sonho de infância” correr de vermelho – mas Salo suspeita que mais notícias bombásticas ainda possam surgir.

“É difícil avaliar o impacto da chegada de Hamilton à Ferrari”, disse ele. “O sucesso envolve muitos outros requisitos além do piloto”.

“Há muitos pontos de interrogação na situação da Red Bull no momento, por exemplo, e não há outro projetista como Adrian Newey. Se a Ferrari pudesse contratá-lo também, acho que eles teriam uma equipe vencedora novamente”.

Salo correu brevemente pela Ferrari na época de Schumacher, mas ele diz que nunca se intimidou com a pressão especial de representar a lendária marca.

“No meu caso, a mídia, os fãs e toda a comoção não me incomodaram”, sorriu ele. “Pelo menos naquela época, os pilotos podiam se concentrar na pilotagem e as outras pessoas cuidavam de todo o resto, como relações com a mídia”.

Neste momento tenho dúvidas que o Newey pudesse trabalhar para outra equipa antes de 2027 ou mais...
Chama-se "gardening leave". O Newey sabe de tudo sobre o Red Bull de 2026.

Nao sei o que é tão difícil de acreditar na mudança do Hamilton:

- A Ferrari tem estado melhor que a Mercedes;
- O Hamilton já está cansado de lá estar, são muitos anos e os últimos de alguns confrontos, públicos até, com os engenheiros;
- A Ferrari vai ficar ainda melhor em 2026 porque estão bem avançados no desenvolvimento do motor e as especificações deste vão muito mais ao encontro do que a Ferrari é mestre a fazer;
- A Ferrari é a Ferrari mesmo que o carro não ande nada, e é a última oportunidade do Hamilton ir para lá;
- O carro da Ferrari tem sido rápido e com um motor que possa fazer a diferença em 2026, podem limpar o campeonato facilmente.

Última edição:
Neste momento tenho dúvidas que o Newey pudesse trabalhar para outra equipa antes de 2027 ou mais...
Chama-se "gardening leave". O Newey sabe de tudo sobre o Red Bull de 2026.

Nao sei o que é tão difícil de acreditar na mudança do Hamilton:

- A Ferrari tem estado melhor que a Mercedes;
- O Hamilton já está cansado de lá estar, são muitos anos e os últimos de alguns confrontos, públicos até, com os engenheiros;
- A Ferrari vai ficar ainda melhor em 2026 porque estão bem avançados no desenvolvimento do motor e as especificações deste vão muito mais ao encontro do que a Ferrari é mestre a fazer;
- A Ferrari é a Ferrari mesmo que o carro não ande nada, e é a última oportunidade do Hamilton ir para lá;
- O carro da Ferrari tem sido rápido e com um motor que possa fazer a diferença em 2026, podem limpar o campeonato facilmente.
Concordo na íntegra. E ainda não estou convencido que a Merc tem melhor Race pace que a Ferrari. Já o ano passado a Ferrari tinha melhor pace, não fosse o deg, que aparenta estar resolvido.

Voltar
Superior