Max ultrapassou hoje o Hamilton em percentagem de vitórias total:
Isto é impressionante, sobretudo se tivermos n factos em consideração como (só considerando épocas completas):
O Max ter começado a carreira super tenrinho com nem 18 anos e com o 7o melhor carro, isto enquanto HAM começou a carreira com o melhor carros nas mãos e com muitas horas de treino no carro antes da época começar (ao contrário do ALO).
Depois, outros factos, como o facto de em 17 épocas completas o HAM ter tido o melhor carro nas mãos (e nalguns dos anos a distância para o 2o melhor carro era completamente absurda...) em 10 dessas épocas.
Já o Max teve uma época com o 7o melhor carro como já disse (o HAM nunca terminou uma época com algo abaixo do 3o melhor carro, salvo erro) e depois de 2016 até 2023 teve mais vezes o 3o melhor carro que o 2o melhor carro, e mesmo assim teve várias vitórias, já o HAM teve, estatisticamente, o 3o melhor carro em 2022 e 2o melhor carro em 2023 e nem uma vitória...
Agora vamos pegar em % de épocas com melhor carro vs 2o ou 3o melhor carro (ou até 7o carro, o que para mim anula logo o facto de 2023 ter tido um carro tão dominador) e temos 58,8% para o HAM e 22,2% para o Max.
Sim, 2021 foi muito equilibrado mas a Merc fez mais ~30 pts e o Bottas ficou a 30 e tal pontos do Perez, e isto com o Bottas a ter uma época bem menos feliz que as anteriores IMHO.
Mas mesmo se retirarmos 2021 da equação para ambos pelo equilíbrio, temos 56,25% para o HAM e 25% para o Max.
E nem me venham com tangas sobre o Rosberg pq sendo um tipo competente não é nenhum suprasumo e esta diferença de % de épocas com melhor carro é demasiado esmagadora para sequer haver argumentos. Aliás, se o HAM fosse o suprasumo que muitos afirmam teria dado sovas monumentais ao Rosberg, e isso nunca aconteceu mesmo quando lhe ganhou em 14 e 15.
E outra nota, isto é % de vitórias, portanto nem há questões como dantes haver menos corridas ou o facto de dantes a pontuação ser até 10 e não até 25 pts.
Lembro-me de haver neste fórum salvo erro era um moderador que metia o HAM como o GOAT quando, para mim, ele nem está sequer no pódio dos melhores de sempre. Digam-me em que é que o HAM é melhor que um Schumi, Senna ou Max? E não me venham falar de vitórias em valor absoluto, pontos ou mesmo campeonatos ganhos já que isso pode ser bastante enganador como se vê pelos últimos 2 anos.