Fórmula 1 2024

O que parece que está a criar alguma cautela é a questão da abertura das asas ser da responsabilidade de um software e não ser controlado pelos pilotos.

Apparently today was quite the chaotic day with the release of these new regulations. I’ve been informed that each team has sent a technical representative to meet with the FiA about the release of the regulations at some point today. Apparently the released regs were never finally approved by all teams, and at least two teams are threatening to walk away from the series if they go ahead as released today. There are a LOT of angry team members across the grid. After a bit more digging, specifically the concerns are around the active aero for the front and rear wings which will NOT be driver controlled, but triggered via control systems and software. The teams feel this is a huge risk in the event of failure. Additionally the concern is that the cost cap would prohibit the cost of replacement active aero parts as well.​

Feio que dói... cada vez estão piores com o passar do anos.

Disparate completo... nada de novo portanto;

Diamond:

Feios são os actuais, este concept é esteticamente muito mais agradável que o concept de 2022:

Asa frontal com endplates verticais dentro das rodas;

Asa traseira com endplates verticais;

Dimensões algo mais contidas;

Quanto ao peso, só voltaremos a pesos na ordem dos 600kg, quando abandonarem de vez o flagelo dos motores eléctricos;

Gostaria que houvesse mais liberdade, para que os carros não se parecessem todos iguais como ocorre actualmente, mas isso não vai acontecer por enquanto...

Ah, e as rodas... deveriam passar para 17 ou 16 polegadas, e livrarem-se de vez dos testos das panelas. Entendo que a estetica tenha nascido algo... obsoleta, mas qualquer coisa é melhor que estes carros actuais, com as suas asas horriveis...

Ah, e as rodas... deveriam passar para 17 ou 16 polegadas, e livrarem-se de vez dos testos das panelas. Entendo que a estetica tenha nascido algo... obsoleta, mas qualquer coisa é melhor que estes carros actuais, com as suas asas horriveis...

Amigo, as actuais são de 18"... queres que diminua?

O que parece que está a criar alguma cautela é a questão da abertura das asas ser da responsabilidade de um software e não ser controlado pelos pilotos.

No website da FIA diz que é activado pelo piloto:

"The 2026 cars will also benefit from all-new Active Aerodynamics systems.

The system, involving movable front and rear wings, will result in greater cornering speeds with standard Z-Mode deployed.

On straights drivers will be able to switch to X-Mode a low-drag configuration designed to maximise straight-line speed."

Amigo, as actuais são de 18"... queres que diminua?

Eu gostava muito dos pneus mais pequenos com jante 16".

Em relação ao carro para 2026, gosto de praticamente tudo mas o que me entusiasma mais é a aproximação da F1 aos carros de estrada.
Os motores que vão ser usados na F1 são o que se está a comercializar neste momento para carros de estrada e isso vai ser uma excelente sinergia para as marcas que conseguirem sobressair.

Last edited:
Tenho dúvidas que isto seja bom:

"A Manual Override mode has been included to create improved overtaking opportunities.

While the deployment of a leading car will taper off after 290kph, reaching zero at 355kph, the following car will benefit from MGUK Override providing 350kW up to 337kph and +0.5MJ of extra energy.​"

Mais algumas coisas interessantes:

"The cars will feature a partially flat floor and a lower-powered diffuser, which will reduce the ground effect and the reliance of the cars on ultra-stiff and low set-ups."

"The fuel will be ‘drop-in’, meaning it can be used in almost any ICE-powered vehicle, offering a potentially game-changing solution to greenhouse gasses in the transportation sector.

By 2030 there will be 1.2bn ICE cars on the road worldwide and the fuel developed for Formula 1 could be used to reduce emissions on an industrial scale.​"

Tenho dúvidas que isto seja bom:

"A Manual Override mode has been included to create improved overtaking opportunities.

While the deployment of a leading car will taper off after 290kph, reaching zero at 355kph, the following car will benefit from MGUK Override providing 350kW up to 337kph and +0.5MJ of extra energy.​"

Péssimo, simplesmente péssimo.

Vai deixar de ser uma corrida entre pilotos mas sim de software developers.

Se calhar estou a ser pessimista mas não vejo nada de bom neste futuro da F1.

Já começa bem com esta salgalhada de se ter um sistema de aerodinâmica activa controlado remotamente, mas está tudo maluco? E sem estar aprovado por todas as equipas?

Um sistema de propulsão que vai ser quase 50/50 entre ICE e bateria... Achavam as corridas enfadonhas com a gestão de consumos? Então esperem por 2026 e aí é que vai ser!​

Já o disse e volto a dizer, desculpando o termo, deixem-se de m...s e deixem a F1 ser a F1.

A F1 é um desporto, não tem de seguir modas. Como já disseram muitas vezes, invista-se em combustíveis sintéticos e "voltem" aos motores com som, V10 ou V8. Carros mais pequenos sem truques aero, focando o desenvolvimento dos carros na segurança dos pilotos e em carros que possam correr próximos uns dos outros.

Este novo regulamento soa a algo tão artificial, quase parece ter a mão dos donos americanos para tentar melhorar o espectáculo e não as corridas.

Já começa bem com esta salgalhada de se ter um sistema de aerodinâmica activa controlado remotamente, mas está tudo maluco? E sem estar aprovado por todas as equipas?

Um sistema de propulsão que vai ser quase 50/50 entre ICE e bateria... Achavam as corridas enfadonhas com a gestão de consumos? Então esperem por 2026 e aí é que vai ser!​

Já o disse e volto a dizer, desculpando o termo, deixem-se de m...s e deixem a F1 ser a F1.

A F1 é um desporto, não tem de seguir modas. Como já disseram muitas vezes, invista-se em combustíveis sintéticos e "voltem" aos motores com som, V10 ou V8. Carros mais pequenos sem truques aero, focando o desenvolvimento dos carros na segurança dos pilotos e em carros que possam correr próximos uns dos outros.

Este novo regulamento soa a algo tão artificial, quase parece ter a mão dos donos americanos para tentar melhorar o espectáculo e não as corridas.

Plenamente de acordo, excetuando a redução de dimensões, o restante não me entusiasma em nada.

Eu gostava muito dos pneus mais pequenos com jante 16".

Em relação ao carro para 2026, gosto de praticamente tudo mas o que me entusiasma mais é a aproximação da F1 aos carros de estrada.
Os motores que vão ser usados na F1 são o que se está a comercializar neste momento para carros de estrada e isso vai ser uma excelente sinergia para as marcas que conseguirem sobressair.

Mas antes era jante 13", o problema foi que passaram para as de 18" em formato tampão, o depois como vês muita superfície dessa pelo maior tamanho, a estética fica sofrível.

Mas a F1 já nos habituou a muita estética sofrível, apêndices aerodinâmicos em locais absurdos, narizes ridículos, etc...

E este novo conceito tem logo um detalhe que acho horrível, asa traseira rectilínea e asa da frente curvilínea, para além do suporte da asa traseira ser curvo.

Temos 6 motores diferentes para 2026 porque são híbridos e representam o que se está a desenvolver para a estrada. Os construtores adoram isto.

Talvez o V12/V10 um dia regresse, mas tenho dúvidas que a FIA consiga atrair tantos construtores com essa solução.

Em relação à confusão recente:

O problema é que este motor híbrido fica sem energia mais rapidamente (baterias) e há necessidade de introduzir o Active Aero mais extensamente para compensar, sob pena dos carros ficarem demasiado lentos.

O Active Aero na asa frontal vai ser uma bota difícil de descalçar, agora que deu barraca com as equipas.
Apesar de ser uma asa mais pequena, é das peças que mais facilmente parte numa corrida e o custo dela vai aumentar bastante. As equipas estão preocupadas com o Cost Cap, tendo agora esta asa mais complexa e cara.

Há também o problema do DRS dessa asa não fechar (por avaria) no fim da recta e provocar um acidente grave com a falta de grip nos pneus da frente.

Vamos lá ver como resolvem isto.

E também há o risco de haver contacto entre 2 carros e ficarem sem active aero até ao fim da corrida, algo que tem um efeito MUITO pior que o DRS de hoje em dia nao abrir.

Back