Fórmula 1 2024

Um ganho de 1.2 segundos em race pace desde o inico da epoca por parte da Mclaren é tudo menos normal e natural, existem equipas que não conseguem essa evolução de uma temporada para a outra. Ainda assim eles são avaliados pela FIA várias vezes e se nada foi apontado até ver está tudo legal, um milagre em termos de ganhos de performance que não me recordo de ter visto na F1. A REDBull safou-se devido ao buffet de pontos nas primeiras corridas mas amamha o campeonato de construtores já era...

Achei estranho o Max até ter feito um tempo mais ou menos no Q2 e depois no Q3 com dois sets diferentes não ter grip nenhuma.

No Q3 foi mais lento 0.400 do que no Q2.

A RedBull em singapura vai ser bonito de se ver.

Last edited:
Um ganho de 1.2 segundos em race pace desde o inico da epoca por parte da Mclaren é tudo menos normal e natural, existem equipas que não conseguem essa evolução de uma temporada para a outra. Ainda assim eles são avaliados pela FIA várias vezes e se nada foi apontado até ver está tudo legal, um milagre em termos de ganhos de performance que não me recordo de ter visto na F1. A REDBull safou-se devido ao buffet de pontos nas primeiras corridas mas amamha o campeonato de construtores já era...

Achei estranho o Max até ter feito um tempo mais ou menos no Q2 e depois no Q3 com dois sets diferentes não ter grip nenhuma.

Como referi, estes resultados são fruto do trabalho dos últimos anos. Não percebo a admiração.

Quanto à queda da Red Bull, também não percebo a admiração. A Mercdes em entre 2013 e 2021 foi dominante. Em 2022 não ganhou uma corrida. Situação identica passou a Red Bull em 2014. Foi dominante entre 2010 e 2013.
Antes disso, em 2009 a Brawn foi dominante até quase meio da época, depois foi gerindo ... um pouco o que está acontecer este ano com a Red Bull. Em 2010 a sua sucessora, uma tal de Mercedes nada ganhou, depois precisou de 3/4 anos para ganhar frequentemente e de forma avassaladora durante quase 10 anos. Depois a Red Bull apanhou-a. Agora parece que foi a Mclaren a apanhar a red Bull...

Qual é mesmo a novidade?

Há sempre muitas mudanças a meio da época, umas resultam, outras não.

Posso ir mais para trás, mas certamente vocês têm memória...

GWUrJ0aWEAAR3wF
.

Como referi, estes resultados são fruto do trabalho dos últimos anos. Não percebo a admiração.

Quanto à queda da Red Bull, também não percebo a admiração. A Mercdes em entre 2013 e 2021 foi dominante. Em 2022 não ganhou uma corrida. Situação identica passou a Red Bull em 2014. Foi dominante entre 2010 e 2013.
Antes disso, em 2009 a Brawn foi dominante até quase meio da época, depois foi gerindo ... um pouco o que está acontecer este ano com a Red Bull. Em 2010 a sua sucessora, uma tal de Mercedes nada ganhou, depois precisou de 3/4 anos para ganhar frequentemente e de forma avassaladora durante quase 10 anos. Depois a Red Bull apanhou-a. Agora parece que foi a Mclaren a apanhar a red Bull...

Qual é mesmo a novidade?

Há sempre muitas mudanças a meio da época, umas resultam, outras não.

Posso ir mais para trás, mas certamente vocês têm memória...

Quando não consegues separar esses domínios das mudanças de regulamento, está tudo dito...

Sem mudanças de regras uma equipa perder o domínio como a Red Bull perdeu é histórico.

A titulo de exemplo:
2009 - Brawn/ várias
2006 - Renault/Ferrari
2005 - Renaul/Mclaren
2000 - Ferrari perdida a meio da época

... posso ir mais para trás...

Gabo-te a pachorra @mundano... 🤭
Eu? Eu estou caladinho...

Completamente sem paciência para a conversa dos 2 ou 3 que parecem os velhos a discutir futebol na tasca. A sua equipa é sempre roubada, é sempre fora de jogo, é sempre penalty e os árbitros são todos vigaristas... Estou com zero paciência para pessoas assim.

Aliás, há aí dois que no Tapatalk tenho silenciados porque já sei que tudo o que escreverem não acrescenta absolutamente nada e nunca são comentários com conteúdo ou com interesse, é sempre comentários que ignoram totalmente a história da F1, não mostram qualquer apreciação pela competência, são sempre totalmente enviesados e apenas têm a intenção de intoxicar as discussões neste tópico. Só vou confirmando que continuam iguais quando de longe a longe entro no fórum pelo PC.

A Redbull à medida que a época avança parece estar a cair cada vez mais no buraco negro em que a Mercedes caiu em 2022 e 23. Embora neguem , parece óbvio que as clarificações dos regulamentos obrigaram a RB a fazer mudanças na suspensão e travões e agora não entendem o carro, não sabem para onde desenvolver e qualquer pequena alteração causa enormes alterações no balanço do carro. Quando as estrelas se alinham têm um carro tão rápido como o McLaren, mas qualquer alteração de temperatura, grip, etc, parece ser o suficiente para desestabilizar completamente o equilíbrio do carro.

O Max foi mais rápido com uns pneus usados no Q2 do que com pneus novos no Q3. Percebe-se que tal como acontecia há 2 anos com o Mercedes, o incremento de grip que os pneus novos trouxeram em vez de tornarem o carro mais rápido alteraram totalmente o equilíbrio e tornaram o carro "inguiavel". Isto é um sintoma mortal... Nada de bom vem de um carro com este comportamento.

Honestamente, até há uma semana achava que a vantagem do Max seria inalcançável, bastaria andar ali por perto, mesmo com o Lando a ganhar, mas depois do que vi ontem, da Q2 para a Q3 acho que este campeonato vai ser muito, muito difícil para o Max. A RB neste momento está perdida e cada vez mais vai lutar pelo 6º e 7º lugar.

Falta só dizer que os regulamentos que foram introduzidos para equalizar as equipas, como o teto orçamental e o tempo de túnel de vento decrescente, não conseguiram tornar o pelotão mais compacto e as corridas mais imprevisíveis, já que continuamos a ter sempre uma equipa dominante, mas trouxeram um efeito interessante, que é esses domínios serem bastante mais curtos do que na era anterior. A Mercedes e a Ferrari, incapazes de reter o talento, sofreram uma verdadeira debandada de engenheiros chave e sofreram as consequências, depois foi a Redbull a perder uma mão cheia de peças chave e está em queda livre, vamos ver o que acontece a seguir...

A titulo de exemplo:
2009 - Brawn/ várias
2006 - Renault/Ferrari
2005 - Renaul/Mclaren
2000 - Ferrari perdida a meio da época

... posso ir mais para trás...

Volto a repetir, nada a ver...

Quando achas que o caso da Brawn é igual ao parecido ao da Red Bull...

Senão vejamos, a Honda decide abandonar o mundial para 2009, no entanto tenha produzido um monolugar ganhador, tinha acertado no jackpot, o Brawn decide pegar na equipa e mete-lhe à pressa um motor Mercedes, o monolugar nas rondas iniciais é claramente superior a todos os outros, principalmente por causa do difusor, no entanto... não há dinheiro para continuar a desenvolver e como as equipas de desenvolvimento são diferentes... o desenvolvimento ao longo da época foi quase nulo, daí a aproximação das outras equipas na altura.

Temos um belo setup para a corrida. 6 pilotos em menos de 2 décimos em qualificação.

Ja o setup do RB do Max não parece assim tão bom![:)] Claro q dependendo das incidências da corrida pode subir lugares. Já o setup do RB só Perez parece estar o habitual.[;)]

Mto importante será a partida. Nada garante q seja um McL a liderar a primeira volta embora ajude os dois na primeira linha.

Só azia que por aqui vai... vishe.
O tabu de tocar no assunto RB é simplesmente surreal... é um não assunto neste forum.
Parecem os fanáticos do ISIS... arre😄

Volto a repetir, nada a ver...

Quando achas que o caso da Brawn é igual ao parecido ao da Red Bull...

Senão vejamos, a Honda decide abandonar o mundial para 2009, no entanto tenha produzido um monolugar ganhador, tinha acertado no jackpot, o Brawn decide pegar na equipa e mete-lhe à pressa um motor Mercedes, o monolugar nas rondas iniciais é claramente superior a todos os outros, principalmente por causa do difusor, no entanto... não há dinheiro para continuar a desenvolver e como as equipas de desenvolvimento são diferentes... o desenvolvimento ao longo da época foi quase nulo, daí a aproximação das outras equipas na altura.
Nao vale a pena explicar a quem não quer ver... o fanatismo tolda a visão.
Este topico está sequestrado por meia duzia que sempre que alguem toca na vaca sagrada do Max ou RB, ainda que se fale de assunto concretos, atuais e verificaveis cai tudo em cima da pessoa que o fizer. É lamentavel que não se possa discutir aberta e francamente assuntos pertinentes da F1 atual...
Com esta me retiro e deixo aí as cheerleaders da claque comandarem isto.
E força pro vosso "alien", bem vai precisar 😄

Eu? Eu estou caladinho...

Completamente sem paciência para a conversa dos 2 ou 3 que parecem os velhos a discutir futebol na tasca. A sua equipa é sempre roubada, é sempre fora de jogo, é sempre penalty e os árbitros são todos vigaristas... Estou com zero paciência para pessoas assim.

Aliás, há aí dois que no Tapatalk tenho silenciados porque já sei que tudo o que escreverem não acrescenta absolutamente nada e nunca são comentários com conteúdo ou com interesse, é sempre comentários que ignoram totalmente a história da F1, não mostram qualquer apreciação pela competência, são sempre totalmente enviesados e apenas têm a intenção de intoxicar as discussões neste tópico. Só vou confirmando que continuam iguais quando de longe a longe entro no fórum pelo PC.
Sim sim... a gente sabe.
Vá... agora diz lá a verdade, tu não vens cá porque o Max e a Red Bull andam miseráveis e não tens coragem de vir defender a dama e dizer as alarvidades que dizias sobre o semi-deus.
Max the GOAT

Prevejo uma partida mais aguerrida por parte do Max para tentar ultrapassar 1/2 carros, se fica na mesma posição entra no comboio do DRS e depois só nas boxes pode passar alguem.
Claro que se arriscar mais na partida corre o risco de dar um toque e ficar pior.mas tb é aqui que se vê os campeões.

Prevejo uma partida mais aguerrida por parte do Max para tentar ultrapassar 1/2 carros, se fica na mesma posição entra no comboio do DRS e depois só nas boxes pode passar alguem.
Claro que se arriscar mais na partida corre o risco de dar um toque e ficar pior.mas tb é aqui que se vê os campeões.
A primeira curva em Monza é extremamente apertada, se o Norris arrancar mal e alguem se entusiasmar demasiado podemos ter carnificina logo aí.

Pneus duros para inicio de corrida para a RedBull, estranho pois vão estar em desvantagem na partida onde podiam arriscar algumas ultrapassagens.

Back