Fórmula 1 2024

O que eu acho é que o Max até podia estar à frente no apex, mas isso foi porque retardou tanto a travagem que nunca conseguiria fazer aquela curva sem sair da pista. O Lando foi mais prudente, mas não conseguiu ir por dentro da pista porque foi empurrado.
Eu não penalizava ninguém porque ambos saíram, portanto let them race.
Com isto só estragam a F1.

Eu estava do Lado do Max na guerra com o Hamilton.
Hoje estou do Lado de outro que não o Max. Por isso preferia ter visto o Norris na frente.

Mas a verdade é que vendo de maneira fria, o Max escapa a penalizações porque as situações foram diferentes.
No arranque há e sempre houve mais permissão a "empurrões", o Norris foi tenrinho e deixou a porta aberta.
Apesar de ter sido empurrado, não vejo razão para penalizar.

No caso da ultrapassagem e a comparação com o Russel, são situações diferentes. Um estava a defender e outro a atacar.
Também não saberemos que o Norris conseguiria fazer a curva. Por isso acho que de facto ele ganha por fora.

Agora a McLaren fez bem em dizer para ele andar para a frente. Nunca se sabia se seria ou não penalizado. E deixar voltar a passar e depois ter de tentar outra vez... Arriscaram e quase dava, acabam om 4.1seg de vantagem, foi quase.

Bom bom teria sido baterem os dois. [:)] Ai o LEC ganhava uma bela margem.

Ontem fiquei foi com pena do ColaPinto, que tinha a volta mais rápida feita em corrida. E perdeu na última volta para o Ocon que foi mudar de pneus só mesmo para roubar o ponto à Williams.

Hoje estou do Lado de outro que não o Max. Por isso preferia ter visto o Norris na frente.

Mas a verdade é que vendo de maneira fria, o Max escapa a penalizações porque as situações foram diferentes.
No arranque há e sempre houve mais permissão a "empurrões", o Norris foi tenrinho e deixou a porta aberta.

No caso da ultrapassagem e a comparação com o Russel, são situações diferentes. Um estava a defender e outro a atacar.
Também não saberemos que o Norris conseguiria fazer a curva. Por isso acho que de facto ele ganha por fora.

Agora a McLaren fez bem em dizer para ele andar para a frente. Nunca se sabia se seria ou não penalizado. E deixar voltar a passar e depois ter de tentar outra vez... Arriscaram e quase dava, acabam om 4.1seg de vantagem, foi quase.

O Norris ganhou vantagem fora da pista, mas o Max também defendeu fora da pista!
Se eles estavam a correr fora da pista, a ultrapassagem tinha que ser feita fora da pista!!!
A penalização foi ridícula.

O Norris ganhou vantagem fora da pista, mas o Max também defendeu fora da pista!
Se eles estavam a correr fora da pista, a ultrapassagem tinha que ser feita fora da pista!!!
A penalização foi ridícula.

Se foram os dois fora de pista então o normal seria terem de ficar os dois nas posições que estavam antes. Simples.

Tiveste dois pilotos fora das regras, mas um saiu beneficiado, estava atrás e acabou à frente. Logo tal situação não é justa.

Se foram os dois fora de pista então o normal seria terem de ficar os dois nas posições que estavam antes. Simples.

Tiveste dois pilotos fora das regras, mas um saiu beneficiado, estava atrás e acabou à frente. Logo tal situação não é justa.

Não concordo.
O Max abusou na defesa, logo, dá legitimidade ao atacante para abusar também. Senão era impossível ultrapassar em curva, bastava empurrar toda a gente para fora de pista e saías junto com ele, fazendo com que ele não te pudesse ultrapassar por estarem fora de pista.

Eu percebo isso tudo... Mas a Ferrari no fim do dia quer ser um Real Madrid, não quer ser um AlNassr.

O Hamilton é sem dúvida um dos maiores talentos do pelotão e apesar de não ser adepto do discurso woke que adotou, sempre fui admirador do talento ao volante e do espírito combativo e implacável com que luta pelos campeonatos, mas nos últimos anos, em especial depois de 2021 o espírito competitivo parece estar claramente em queda e dá ideia que já teve melhores dias, tanto que tem sido batido de forma consistente por um piloto mediano como o Russell. Podemos sempre acreditar que esta mudança para a Ferrari vai acordar de novo a chama de campeão, mas são muitos os exemplos que isso nem sempre acontece, um dos maiores talentos de todos os tempos como o Schumaquer, relaxou durante algum tempo e depois quando voltou nunca mais foi igual ao que era antes.

Enfim, eu espero que o velho Hamilton renasça na Ferrari, até porque acho que com o Leclerc só lado vai dar faísca e estou ansioso por ver isso, mas tenho muitas dúvidas e acho que vai haver arrependimentos de largarem o Sainz.

Sim, nisso tens razão, a Ferrari quer ser um RM e não um Al-Nassr.

Mas como foi como te disse, não seria a minha decisão (e já na altura quando foi anunciado o achava, não é só de agora) mas nem eu nem tu somos TP e eles terão as suas razões. Se será uma aposta ganha ou não vamos ter de esperar para ver.

Agora com os últimos desenvolvimentos (o HAM parece estar "washed") e o Leclerc a melhorar os seus pontos menos fortes (racecraft e gestão de pneus) como vimos ontem à noite parece-me difícil a aposta da Ferrari ser certeira do ponto de vista desportivo, mas seja como for a ideia sempre foi mais marketing que outra coisa parece-me.

Sim, o HAM que vimos até 2021 parece já não existir. A mudança para a Ferrari pode mudar isso, nomeadamente se o carro estiver realmente bom que dá logo outra motivação, mas a idade também já é outra e quando correr pela primeira vez pela Ferrari já vai ter 40 anos (e com um contrato de 3 anos pela frente...).

Aliás mesmo em 2021 o HAM parecia estar no seu limite. Notava-se isso a sair do carro, muito desgasto fisico e mental.

Se der faísca com o Leclerc tanto melhor que a F1 precisa é disso para haver interesse. Ontem deixei a corrida a meio e nem me voltei a lembrar da corrida até depois de jantar e abrir as redes sociais com a vitória do Leclerc.

Acho que ninguém corre para perder. Muito menos o Hamilton.

Mas acho que a posição em que se encontra já tem muitos detalhes para analisar assim a frio.
Ele nunca gostou do carro e sempre foi crítico, a Mercedes manteve a ideia, e ele simplesmente não se adapta, mesmo com os 10cm que ganharam para o posição de condução.
Neste ponto ele será sempre o 2º piloto do ponto de vista da marca em desenvolvimento e updates e foco.
Por outro lado, pode já estar a pensar neste fim de temporada como "ano sabático"...

Acho que se adaptar ao Ferrari, vamos ver um Hamilton "renascido". Esperemos.

O que dizes para mim também é óbvio. Só não vê quem não quer.

Quanto ao apoiar quem desafia o campeão incumbente, eu percebo e por norma também estaria do lado do underdog, mas honestamente tenho de ver competência, determinação e aquele espírito implacável dos verdadeiros campeões para me entusiasmar e nesta candidatura ao título do Norris não vejo nada disso. Têm por larga margem o melhor carro praticamente desde o fim do primeiro quarto do campeonato e continuam GP após GP a tomar decisões incompreensíveis, a cometer erros constantes, quer de pilotagem quer de gestão de corridas, estratégicas, etc... Não consigo simpatizar com isso.

Além disso, ver o Norris ceder a vitória ao Piastri por ordem de equipa é próprio de quem não quer ser campeão, nem quer a equipa, nem o piloto. Nunca, nunca, nunca na vida um Senna, Schumacher, Hamilton, Max, etc.. aceitariam isso. Aliás, a própria equipa nem sequer teria coragem de pedir isso a qualquer um desses pilotos.

Estou bastante mais espectante para ver o que faz em 25 o Piastri, ou o Leclerc.

Se fizeres um paralelismo com a penalização do Russel, concluís que está tudo louco.

A análise e justificação de quem percebe alguma coisa.
9fcc8d6b2b1e2b07fc8cd5bba818f7cc.jpg

Eu sou adepto do let them race.

Detesto as queixinhas que todos fazem no radio, são iguais neste aspecto;

Acho um absurdo as penalizações ao Russell e ao Norris;

O Max é o mais esperto deles todos, usa o regulamento em seu favor... os outros que façam o mesmo!!

Não concordo, o Norris apenas foi fora de pista porque o Max o empurrou e o Norris não tinha mais nenhum sitio para onde ir.
Podia não ter ultrapassado e aí, pela norma o Max tinha de ser penalizado (como foi o Russ e o Gasly) mas ja sabemos que isso não era certo porque a FIA custa-lhe aplicar as regras ao Max.
O Max exagerou tanto na travagem tardia que nem na pista se conseguiu manter, ele nunca na vida faria aquela curva dentro de pista e se fosse um circuito de gravilha ou muro ficaria ali.
Se há alguem que devia ser penalizado era o Max, seguindo a logica aplicada nas outras situações na mesma curva e no mesmo dia.
O Max ja o tinha feito na primeira curva mas ai correu-lhe mal, porque tambem perdeu posição.
A FIA é uma miséria na aplicação das regras, uma vez é assim, outra assado, se o carro fosse vermelho era penalizado na hora.

Eu sou adepto do let them race.

Detesto as queixinhas que todos fazem no radio, são iguais neste aspecto;

Acho um absurdo as penalizações ao Russell e ao Norris;

O Max é o mais esperto deles todos, usa o regulamento em seu favor... os outros que façam o mesmo!!
Nao é bem isso... os outros quando fazem o que o Max faz são penalizados(Russ, Gasly), o que o Max usa em seu favor é a agua benta da FIA... ele sabe bem que tem carta branca quase pra tudo.

Só tive tempo de ver agora ao almoço...

Portantes...

- um empurra é um condutor mediano e é penalizado...

- outro empurra, é um condutor mestre e não passa nada...

[:D][:D][:D]

Decisões que valem títulos, parece que saem sempre na mesma direção... não acredito em bruxas mas que as há, há...

Mas seja como for, Norris mais uma vez tenrinho, se quer ser campeão, tem de ter mais músculo e mais EQ durante a corrida.

Last edited:
Acho que ninguém corre para perder. Muito menos o Hamilton.

Mas acho que a posição em que se encontra já tem muitos detalhes para analisar assim a frio.
Ele nunca gostou do carro e sempre foi crítico, a Mercedes manteve a ideia, e ele simplesmente não se adapta, mesmo com os 10cm que ganharam para o posição de condução.
Neste ponto ele será sempre o 2º piloto do ponto de vista da marca em desenvolvimento e updates e foco.
Por outro lado, pode já estar a pensar neste fim de temporada como "ano sabático"...

Acho que se adaptar ao Ferrari, vamos ver um Hamilton "renascido". Esperemos.

Tudo certo, e posso estar errado e aparecer um Hamilton renascido.

No entanto começares numa nova equipa com 40 anos, com um colega que é um piloto que a continuar assim é realmente de topo (e não só rápido em quali ou bom no wheel to wheel) e estares há 3/4 anos sem motivação e sem um carro ao teu gosto nas mãos tem as suas consequências.

E há ainda outro ponto que até acho que precisamente tu já lhe tocaste no passado por aqui que é o aparente facto de pilotos mais velhos no geral não se terem adaptado muito bem a estes carros atuais da era ground effect, talvez por um misto de razões como serem muito duros e já terem mais dificuldades em se habituarem a algo totalmente novo vs a rapaziada mais nova que se adapta melhor.

Seja o Hamilton, o Ricciardo, o Vettel (ainda apanhou 2022) ou mesmo o Alonso, embora este ainda mostre qualidade de tempos a tempos tendo em conta o carro que tem, tal como fez pódios quando o AM teve ali uma fase boa em inícios de 2023 salvo erro.

Aainda assim ele tem uma coisa que o Schumi não teve que é não ter parado uma única época. O Schumi parou 4 anos salvo erro, e quando voltou não tinha um dos melhores carros, tinha talvez o 4º melhor carro, também já não tinha a motivação do passado etc. O Hamilton pode perfeitamente começar a próxima época com o melhor carro nas mãos (ou um dos melhores com pouca distância entre eles como temos agora) e gostar do feeling do carro e tudo mais e isso ser suficiente para ligar ali um botão.

Nestas coisas a motivação é quase tudo e mesmo eu que não gosto particularmente dele consigo perceber que é normal os resultados não aparecerem quando não estás motivado.

Mas não sou troca tintas, continuo a meter as fichas em como o Leclerc vai bater o HAM no próximo ano :)

Então é impossível ultrapassar.
O Lando estava à frente na chegada à curva e só não ficou na frente porque o Max travou para além dos limites e saiu de pista, levando o Lando com ele.
Assim é impossível ultrapassar, porque o Max defende por dentro, falha a travagem e depois quem quiser que ceda porque a curva é dele à luz do regulamento!!!
O regulamento tem que ser seguido pelos 2, por isso naquela situação não penalizava ninguém.
Sair de pista na defesa de posição tem que ser penalizado.

Back